Pular para o conteúdo

O que é o Ecocardiograma?

aparelho de ecocardiograma
an echocardiogram machine in a beautiful medical office. Include a female doctor of mixed Caucasian Latino and

A ecocardiografia ou ecocardiograma bidimensional com Doppler é um exame de ultrassom, que permite a aquisição de imagens em tempo real do coração.

É um método diagnóstico muito utilizado atualmente em cardiologia para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Como é realizado o Ecocardiograma?

Realizado por médico cardiologista, especialista em ecocardiografia, consiste em um exame seguro, indolor, totalmente livre de radiação, e que conta com equipamento de alta tecnologia. É realizado com o paciente deitado, e as imagens do coração são captadas por um transdutor colocado sobre seu tórax, sendo então transmitidas para um monitor, onde são realizadas as diversas análises.

Quais as Indicações do Ecocardiograma?

Dentre as principais indicações estão: avaliação e dimensão das cavidades e função ventricular; doenças valvulares; cardiopatias congênitas; sopros cardíacos; endocardite infecciosa; pericardites e derrame pericárdico; hipertrofia ventricular; dor torácica, edema e/ou dispneia com suspeita de etiologia cardíaca; avaliação dos efeitos da hipertensão arterial sistêmica; avaliação pós- infarto e cirurgia cardíaca, etc.

Como é o preparo para o ecocardiograma?

DALL·E 2023 12 20 15.58.28 A contemporary and inviting cardiology clinic room with warm lighting and a state of the art 3D echocardiogram machine. A female doctor of mixed Cauca

Não é necessário nenhum preparo ou suspensão de medicação antes do exame.

 

Há contraindicação para o ecocardiograma realizado em repouso?

Não há relatos de efeitos adversos decorrentes do uso de ultrassom para fins diagnósticos.

Quantos ovos comer? Ovo faz mal ao coração – Mito ou verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice