CETE
CETE – Cardioestimulação Trans-Esofágica
A Cardioestimulação transesofágica é um exame utilizado para identificar arritmias supraventriculares, podendo também ser utilizado para a reversão de uma taquicardia supraventricular sustentada. Para sua realização, utiliza-se um fino eletrodo de silicone, que é introduzido pelo orifício nasal e, através dele, obtém-se o registro da atividade elétrica do coração e, ao mesmo tempo, é possível estimulá-lo.
A estimulação se faz por meio de um equipamento especial e o registro é feito em um eletrocardiograma computadorizado. O exame é bem tolerado e dura em média 30 minutos.
O paciente deverá estar em jejum de 4h e deverá ir ao hospital com uma camisa aberta na frente para permitir a conexão do eletrocardiograma.
Durante a CETE, os portadores de taquicardia poderão apresentar uma taquicardia controlada, sendo imediatamente registrada e revertida pelo equipamento, permitindo assim o seu diagnóstico preciso.
O exame é realizado a nível ambulatorial, ou seja, não é necessária internação e o paciente pode alimentar-se normalmente e retornar para sua casa no final do procedimento.
Os usuários de medicações antiarrítmicas deverão verificar com o médico a possibilidade de suspender a medicação para não interferir no resultado do exame.
Será emitido um relatório detalhado o qual deverá ser entregue ao médico solicitante para que o mesmo possa orientar a melhor terapêutica para o caso
Indicações principais
- Pacientes com palpitações ou taquicardias ainda sem diagnóstico;
- Pacientes com suspeita de disfunção do marca-passo natural;
- Pacientes com tonturas ou síncopes sem diagnóstico;
- Reversão de taquicardia supraventricular sustentada.