Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma registra os sinais elétricos do seu coração

O que é o Eletrocardiograma?

É um teste comum, usado para detectar problemas cardíacos e monitorar o coração em muitas situações. O eletrocardiograma, também chamado de ECG, pode ser realizado no consultório médico, em uma clínica, salas de emergências e ambulâncias.

O eletrocardiograma (ECG) é um teste não invasivo, indolor, com resultados rápidos. Durante o ECG, sensores (eletrodos) que podem detectar a atividade elétrica do seu coração são colocados em seu tórax, nos braços e pernas. Esses sensores são deixados por apenas poucos minutos.

O eletrocardiograma é uma forma indolor e não invasiva de ajudar a diagnosticar muitos problemas cardíacos comuns em pessoas de todas as idades.

Seu médico pode usar um eletrocardiograma para detectar:

Você pode precisar de um ECG se tiver algum dos seguintes sinais e sintomas:

O eletrocardiograma é um procedimento seguro. Você não terá nenhum risco de sofrer um choque elétrico durante o teste porque os eletrodos colocados em seu corpo não emitem eletricidade. Eles só registram a atividade elétrica do seu coração.

Como se preparar para um eletrocardiograma?

Deve-se retirar metais próximos as regiões onde será colocado os eletrodos (adesivos). Nenhuma outra preparação especial é necessária para um eletrocardiograma padrão.

Informe o seu médico sobre quaisquer medicamentos e suplementos que você esteja em uso, porque alguns podem afetar os resultados do seu teste.

Quem realiza o ECG?

O eletrocardiograma pode ser feito em um consultório ou hospital e geralmente é realizado por um técnico ou pelo próprio médico.

No exame:

Você vai deitar em uma mesa de exame, maca ou cama. Serão acoplados 06 eletrodos no peito e 01 eletrodo em cada membro. 

Os eletrodos são adesivos aplicados para ajudar a registrar a atividade elétrica do seu coração. Cada um tem um fio ligado a um monitor.

Caso o paciente tenha muitos pelos nas áreas do corpo onde os eletrodos serão colocados, pode ser necessário a raspagem para que o exame seja registrado de maneira correta.

Você pode respirar normalmente durante o eletrocardiograma. Porém durante alguns segundos é importante manter-se parado. Mover-se, falar ou tremer pode distorcer os resultados do teste. Todo processo para realizar um ECG leva poucos minutos. O registro elétrico do seu coração é gravado por um computador e exibido como ondas em um monitor ou impressos em papel.

O que ocorre após o eletrocardiograma?

Se os resultados mostrarem uma anormalidade no coração, talvez seja necessários outros testes diagnósticos, como por exemplo, um ecocardiograma, teste ergométrico ou holter.

Agende agora sua consulta

Outros Exames