Teste Ergométrico

O teste ergométrico é também conhecido como teste de esforço ou teste de esteira.

O teste ergométrico consiste na avaliação do comportamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. Durante o exame, é realizada a monitorização contínua do eletrocardiograma, da frequência cardíaca, da pressão arterial e dos sintomas do paciente.

Quais as Indicações para teste ergométrico?

O teste ergométrico é amplamente utilizado atualmente, tanto para diagnóstico de doenças cardíacas, quanto na avaliação para prática de atividades esportivas.

Agende agora sua consulta

Como é feito o Teste?

O teste ergométrico é realizado em esteira ergométrica, com incremento progressivo na intensidade de exercício, sempre se iniciando com uma caminhada leve. Utilizam-se protocolos (programas que determinam a forma de acelerar e/ou inclinar a esteira), de acordo com as características clínicas do paciente.

Traçados eletrocardiográficos e medidas da pressão arterial são realizados antes, durante e após o exercício.

A interrupção do exame ocorrerá caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia, alterações significativas do ritmo cardíaco, ou quando o médico responsável julgar necessário.

Quais as Indicações para teste ergométrico?

Outros Exames