Tilt Test

Útil para avaliar a causa de desmaios Úsíncope)

Tilt test é útil para avaliar a causa de desmaios (síncope). Seu médico(a) pode recomendar um Tilt Test se você tem episódios repetidos de tontura, desmaio ou sensação de desmaio sem uma causa definida.

Quais as indicações do Tilt Test?

O teste ajuda a determinar se a causa da síncope está relacionada a alterações da pressão arterial ou da frequência cardíaca com a mudança postural.

Como é realizado o Tilt Teste?

O Tilt Test é realizado utilizando-se uma maca especial (mesa basculante), que permite a avaliação do paciente em diversas inclinações.

Durante o Tilt Test, será realizado o monitoramento da atividade elétrica do coração, frequência cardíaca e pressão arterial. Enquanto isso, o(a) médico(a) cardiologista observa se irão surgir sintomas, hipotensão (queda da pressão arterial) ou arritmias cardíacas desencadeados pela mudança postural.

Eventualmente, conforme indicação médica, pode ser necessária a administração de medicação para sensibilização do exame.

Como se preparar para o teste?

É necessário jejum por 4 a 6 horas antes do teste.

Você deverá informar quais medicamentos faz uso. A indicação de suspensão de qualquer medicação ficará a critério do médico que solicitou o exame.

Existem contraindicações?

Sim, e dentre as principais podemos citar:

Resultados

Os resultados irão se basear na ocorrência de sintomas, bem como no comportamento da pressão arterial e da frequência cardíaca diante das mudanças de posição corporal.

Um laudo completo é fornecido ao paciente, contendo todos os detalhes do exame permitindo ao médico solicitante tomar a conduta adequada.

Agende agora sua consulta

Outros Exames