Pular para o conteúdo

MRPA – Monitorização Residencial da Pressão Arterial

MRPA texto sobre vantagem

O exame de MRPA é melhor do que a medida do consultório e de uma medida casual?

Segundo informações da literatura médica sim!

Veja trecho abaixo:

A medida da Pressão Arterial no consultório, apesar de considerada procedimento-padrão para o diagnóstico dos vários tipos de comportamento da Pressão Arterial e para o seguimento de pacientes hipertensos, está sujeita a inúmeros fatores de erro, destacando-se a influência do observador e do ambiente onde a medida é realizada (possível ocorrência do efeito do avental branco).

Além disso, a medida da Pressão Arterial no consultório propicia um número reduzido de leituras, que podem não apresentar boa reprodutibilidade em longo prazo. Entre outras, essas são razões para a necessidade de obtenção de medidas por meio de outros métodos – que sejam capazes de abstrair tais erros e de criar condições que propiciem uma medida de Pressão Arterial que reflita, com segurança e fidelidade, o seu real comportamento.

Qual a definição de monitorização residencial da pressão arterial (MRPA)?

A MRPA é o método destinado a fazer os registros da Pressão Arterial por longo período de tempo, fora do ambiente do consultório.

Deve ser feita com equipamento validado, calibrado e provido de memória. Sua característica fundamental é obedecer a um protocolo previamente estabelecido e normatizado.

A MRPA fornece informações úteis e adicionais sobre os níveis da Pressão Arterial fora do ambiente do consultório, em diferentes momentos.

As medidas da Pressão Arterial obtidas pela MRPA apresentam melhores correlações com lesões de órgãos-alvo (rins, coração, cérebro) e eventos cardiovasculares, em comparação com as medidas obtidas em consultório.

6ª DIRETRIZES DE MONITORIZAÇÃO
AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL
E 4ª DIRETRIZES DE MONITORIZAÇÃO
RESIDENCIAL DA PRESSÃO ARTERIAL – SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA • ISSN-0066-782X • 110, Nº 5, SUPL. 1, MAIO 2018
MRPA Indicacoes e Vantagens 1

Outras Vantagens da MRPA?

Na 4ª Diretriz sobre MRPA da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2018 encontramos os seguintes trechos:

  • A MRPA é superior à medida casual do consultório para avaliar o comportamento da Pressão Arterial. Especialmente o uso da MRPA permite a detecção de Hipertensão do Avental Branco, Efeito do Jaleco Branco e Hipertensão Mascarada.
  • A associação de dano em órgão alvo com a PA durante o entardecer/anoitecer da MRPA pode ser equivalente à Pressão Arterial durante o sono da MAPA de 24horas.
  • A Pressão Arterial matinal elevada (ao acordar antes do café da manhã) pode estar associada a dano em órgão-alvo como Acidente Vascular Encefálico (AVE ou AVC).
  • Atualmente, há dados populacionais consistentes sobre o valor preditivo de eventos cardiovasculares em relação aos dados obtidos por MRPA baseados em 9 grandes estudos populacionais que avaliaram no total quase 40 mil indivíduos. As medidas de Pressão Arterial pela MRPA auxiliam na avaliação do prognóstico de eventos cardiovasculares, tendo melhor correlação com os eventos do que as medidas de consultório na maioria dos estudos.
  • Evidências também mostraram que MRPA reflete as lesões de órgãos-alvo com confiabilidade semelhante à MAPA 24hs.
  • Na avaliação do tratamento anti-hipertensivo, a MRPA apresenta importante vantagem em relação às medidas do consultório. Uma das indicações da MRPA é para o acompanhamento em longo prazo de hipertensos em tratamento. A detecção de Hipertensão Avental Branco (*hipertensão detectada em consultório em decorrência do efeito do avental branco, com pressão arterial normal em domicílio) evita tratamentos desnecessários, avalia efeitos colaterais e reduz custos com cuidados em saúde.
  • O emprego da MRPA resulta, geralmente, em uso de menor quantidade de drogas do que a empregada em pacientes controlados apenas com medida de Pressão Arterial de consultório, sendo possível, também, que esteja relacionada a efeito na adesão ao tratamento.

Qual aparelho utilizamos na nossa clínica?

Aparelho Omron Elite plus

Utilizamos o Omron Elite Plus, que é um aparelho validado e autorizado por Organizações Internacionais para uso em MRPA, que oferece medidas precisas, praticidade e tecnologia para conforto e melhor acurácia nas medições.

Depois de obtidas as medidas utilizamos um software para a análise e concluir o laudo do exame.

Aparelho utilizado para Monitorização Residencial Pressão Arterial – Após as obtenções das medidas utilizamos um software apropriado para laudos de MRPA


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice