Como fazer as medidas de controle da pressão arterial em sua residência

 

Orientações para realizar medidas da pressão arterial em sua residência.  

Realizar 03 medidas pela manhã + 03 medidas a noite por cerca de 05 dias. Veja detalhes abaixo.

As medidas da pressão arterial devem ser feitas em dois horários diferentes:

  • PRIMEIRO HORÁRIO: pela manhã, antes das suas medicações e antes do café da manhã.  Realizar três medidas com intervalo de 01 minuto entre cada medida.
  • SEGUNDO HORÁRIO:  Faça a medida 30 minutos antes do jantar ou 02 horas após o jantar. Faça três medidas em sequência com intervalo de 01 minuto.

Observe as seguintes dicas para a medida correta da pressão arterial:

Figura - Moça com boa pressão arterial

  • Esteja em ambiente calmo e em repouso há pelo menos 5 minutos.
  • Não fale durante a medida.
  • Se houver algum estresse emocional, espere se acalmar, cerca de 20 a 30 minutos, para realizar as medidas.
  • Realize as medidas com o braço apoiado na altura do coração.
  • Não fumar, ingerir cafeína ou qualquer outro estimulante, nos 30 minutos anteriores a aferição da pressão arterial.
  • Utilizar um aparelho calibrado.
  • Utilize um manguito (a borracha que reveste seu braço) de tamanho adequado para a circunferência do seu braço.

Exemplo de como anotar as medidas:

Tabela para medidas da pressão arterial

Link do modelo acima para imprimir => Folha para anotar Pressão Arterial

🏅Martine Grael e Kahena Kunze 🇧🇷garantem o bicampeonato olímpico na classe 49er da vela ⛵️ 

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As vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna foram relacionadas a miocardite e pericardite por centros de vigilância sanitária nos Estados Unidos, Israel e Europa.

Já adianto que as próprias Entidades Governamentais Reguladoras descrevem que esse evento é raro e que o benefício da vacinação tem superado os riscos até o presente momento. ⠀⠀
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Entre o público mais afetado com esse efeito adverso estão adolescentes e adultos jovens do sexo masculino.
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Dos casos notificados, o início do problema se deu, em sua maioria, após a segunda dose.
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De maneira geral os pacientes responderam bem ao tratamento e serão acompanhados para verificar consequências futuras. 
 
A possibilidade de miocardite deve ser considerada em jovens que desenvolveram dor no peito, falta de ar ou palpitações após receberem a vacina de RNA mensageiro (Pfizer e Moderna). 
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Todavia, segundo informações atualizadas do Uptodate®: 

``Sua incidência é rara e amplamente superada pelos benefícios da vacinação para Covid-19``. 
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E você já recebeu a vacina contra Covid-19? Comente!
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Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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O número estimado de hipertensos no mundo passou de 01 bilhão de pessoas! 

Nas últimas quatro décadas houve aumento de 90% nos casos, sendo que 597 milhões foram em homens e 529 milhões em mulheres. 

Atualmente a pressão arterial  é considerada a principal comorbidade que leva à incapacidade, principalmente por AVC e sequelas de infarto do miocárdio. 

Em 2025 estima-se que o número de hipertensos afetará 1,56 bilhões de pessoas!

Eu quero ajudar você a prevenir a Hipertensão Arterial e reverter essa tendência mundial. 

Para isso, vamos analisar o que outros especialistas citam como principais fatores no aumento expressivo da Hipertensão: 

►Ingestão elevada de sódio e baixa de potássio. 
►Sedentarismo.
►Envelhecimento da população.

Você sabia que mais de 90% dos brasileiros(as) têm uma ingestão inadequada de potássio?

No post anterior eu explico os benefícios do potássio para redução da pressão arterial e em breve darei dicas relevantes sobre como adequar o sal na alimentação, além de sempre incentivar a prática de exercícios físicos! 

Acompanhe e compartilhe para juntos revertermos essa tendência de aumento da pressão arterial e vivermos com mais qualidade de vida.

Até breve! Atenciosamente,
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Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

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Quais os benefícios e riscos da ingestão de potássio para prevenção ou controle da pressão arterial?

Fortes evidências na literatura médica atual mostram a relação entre o aumento da ingestão de potássio e a diminuição da pressão arterial.

A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial cita que a suplementação de potássio pode ser uma alternativa para PREVENÇÃO de hipertensão Arterial. 

É seguro? Sim! 
A suplementação de potássio, se acompanhada por um médico, se mostrou segura e benéfica. 

Qual a ingestão adequada e o impacto na pressão arterial?

Uma ingestão adequada de potássio, na ordem 3 a 4 g/dia, pode acarretar uma diminuição de 5,3 mmHg na Pressão Arterial Sistólica e 3,1 mmHg na Pressão Arterial Diastólica.

Esse resultado tem impacto modesto, porém, significativo no controle da pressão arterial. 

Para você aumentar a ingestão de potássio de forma prática e segura, aqui vai uma lista de alimentos com pouco sódio e ricos em potássio:

- Banana
- Batata-inglesa
- Beterraba
- Cenoura
- Ervilha
- Feijão
- Frutas secas
- Laranja
- Melão
- Vegetais de cor verde-escura

Vale ressaltar ainda que os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio, apesar de limitações em seu uso! Portanto, nunca usá-los em excesso!

Atenção! Se você tem Pressão Alta e faz uso de medicamentos anti-hipertensivos, não faça suplementação de potássio por conta própria. 

Alguns remédios para Hipertensão Arterial podem levar a acúmulo excessivo de potássio no organismo e consequentemente arritmias graves ou até fatais. 

Esse foi o post#05 de uma série sobre como melhorar a pressão arterial com alimentação e mudança no estilo de vida. Acompanhe já que toda semana escreverei uma postagem nova para seu benefício. ⠀⠀⠀⠀⠀

Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

#ribeirãopreto #potássio #hipertensão #alimentaçãosaudavel #dietasaudável
Será que temos uma boa notícia para os amantes de café? ☕️

Sim! 
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A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia nos apresentou estudos interessantes. 

Além de ser rico em cafeína, o café contém polifenóis como os ácidos clorogênicos que, com sua ação antioxidante, podem trazer benefícios para a saúde do seu coração e artérias. ❤

O café também possui magnésio e potássio. Acompanhe que o próximo post será dedicado aos benefícios do potássio para a pressão arterial.
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"Mas doutor, falam que café faz mal..."
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A cafeína pode elevar a pressão arterial por mais de 03 horas, porém, com o tempo nós desenvolvemos uma tolerância e esse efeito tende a diminuir. 
 
📄 Estudos foram realizados para prever os efeitos a longo prazo da ingestão de café sobre a pressão arterial e é aí que temos a boa notícia! 

Os três estudos mais recentes não associaram a ingestão de café em doses habituais, a maior incidência de hipertensão arterial. 

Uma meta-análise mostrou que o consumo de café se associou a um efeito discreto na REDUÇÃO do risco de hipertensão arterial. Saliento que foi somente uma meta análise, em que os participantes tinham um consumo leve a moderado de café. Um único estudo ainda é pouco para recomendar a ingestão de café no sentido de prevenção.

Em termos práticos, o que podemos afirmar é que o café se mostrou seguro em quantidade leve a moderada. 
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Qual a dose considerada segura para consumo? 🧐
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Recomenda-se um consumo moderado de café, sem exceder a quantidade de 200mg de cafeína por dia (cerca de 280 ml de café coado). 

Vale citar que cada pessoa reage de uma forma diferente. Algumas pessoas podem ter gastrite, insônia e até palpitações, mesmo com doses habituais. 

Se quiser se aprofundar no tema, escrevi em meu site sobre cafeína e seus efeitos cardiovasculares. Lá você encontrará tabelas com a quantidade de cafeína em diversas bebidas, entre outras informações.
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Um abraço!
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Dr. Rafael Otsuzi
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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#ribeiraopreto #cafe  #coração #cardio #saude
Quer notícia melhor do que chocolate ajudar no controle da pressão arterial? Será mesmo?

Um estudo recente feito com 10 ensaios clínicos randomizados mostrou que o aumento no consumo de produtos com cacau reduz a pressão sistólica e diastólica em 4,5 mmHg e 2,5 mmHg, respectivamente.
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Isso acontece porque produtos de cacau são ricos em flavonóides, substâncias com ação antioxidante que estimulam a produção de óxido nítrico pelo organismo. 
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O óxido nítrico, por sua vez, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue flua melhor e ajude a diminuir a pressão arterial.
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Embora haja evidências científicas dos efeitos do cacau e seus produtos sobre a hipertensão no curto prazo, ainda faltam mais estudos para comprovar este benefício a longo prazo.
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Sendo assim, para quem gosta de chocolate e já consome regularmente, uma recomendação prática é substituir o chocolate ao leite pelo chocolate amargo que contém maior quantidade de cacau e menos açúcar. Deve-se ficar atento as calorias e evitar o ganho de peso. Aqueles que tem diabetes não devem adotar o chocolate com açúcar sem antes consultar seu médico. 
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Lembrando que essa recomendação não é uma regra padrão, mas apenas uma referência que pode variar de acordo com características de cada pessoa, como: gasto energético diário, peso, níveis de glicemia, insulina e triglicérides.
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Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.
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#ribeirãopreto #hipertensão #saudeebemestar #tratamentonatural #cacau
A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, representa um grave problema de saúde pública já que afeta milhares de pessoas a cada ano.
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Trata-se de uma doença crônica em que o nível da pressão arterial se mantém elevado de maneira persistente. Os níves atuais considerados anormais no consultório são pressão sistólica igual ou superior a 140mmHg e/ou pressão diastólica igual ou superior a 90mmHg.
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Considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, a Hipertensão Arterial é uma condição que muitas vezes não apresenta sintomas aparentes. Por isso, fazer ``checkups`` regulares e buscar o tratamento adequado é fundamental para evitar que ocorram complicações cardiovasculares em idade precoce. 
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Algumas abordagens terapêuticas convencionais como a prática regular de atividade física regular, redução no consumo de sal, melhora da qualidade do sono, entre outras, são bastante comentadas e embasadas cientificamente.
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Ao longo das próximas semanas conversaremos sobre as novas evidências a favor ou contra a eficácia no controle da pressão arterial relacionado a:
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- Atividade física.
- Bebidas alcoólicas.
- Chocolate e produtos com cacau.
- Cafeína.
- Controle de estresse.
- Laticínios.
- Magnésio e cálcio.
- Perda de peso.
- Potássio.
- Respiração lenta.
- Sódio e substitutos na dieta (Potássio).
- Suplementos.
- Vitamina D
- Espiritualidade
- Padrão Alimentar (Dieta DASH -Dietary Approach to Stop Hypertension). 
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Quer saber mais? Acompanhe as próximas postagens e marque seus amigos ou familiares que também se interessam pelo assunto.
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Att,
Dr. Rafael Vinicius Otsuzi - CRM: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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Hoje a palavra é #gratidão. Só tenho a agradecer por mais um ano de vida! 

Eu até iria escrever muito mais, porém morrendo de vontade de chegar em casa logo para comemorar com minha esposa e dar um abração no meu filhinho!  Obrigado a todos que de alguma forma lembraram do meu aniversário e enviaram os parabéns!!

Um comentário sobre “Como fazer as medidas de controle da pressão arterial em sua residência

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