Pular para o conteúdo

Alimentos e suplementos podem reduzir o colesterol?

Alimentos e suplementos podem reduzir o colesterol?

AdobeStock---DIETA-PARA-HDL---FOR-WEB----COM-SÍMBOLO

 

Posso baixar meu colesterol mudando minha dieta? 

Sim.  

Você pode reduzir o seu colesterol, se você evitar excesso de carne vermelha, manteiga, alimentos fritos, queijo e outros alimentos com muita gordura saturada.

Em geral, uma dieta saudável pode incluir:

? Comer mais fibra solúvel – Fibra solúvel é encontrada em frutas, aveia, cevada, feijão e ervilhas.

? Muitas frutas, vegetais e grãos integrais (exemplos de grãos integrais incluem trigo integral, aveia e cevada)

? Alguns feijões, ervilhas, lentilhas, grão de bico e alimentos similares
? Algumas oleaginosas em quantidade restrita, como nozes, amêndoas e amendoim

? Alguns peixes

? Uma dieta rica em fitoesteróis
Para ter uma dieta saudável, também é importante limitar ou evitar açúcar, doces e grãos refinados. (Os grãos refinados são encontrados em pão branco, arroz branco, a maioria das formas de macarrão e a maioria dos alimentos embalados do tipo “lanche”).

 

E os ovos? 

Ovos

Os ovos não são ruins, mas não exagere. O noticiário é muitas vezes repleto de histórias sobre os benefícios para a saúde ou os riscos dos ovos. A verdade é que os ovos são uma boa fonte de proteína e não aumentam muito o colesterol, apesar de terem muito colesterol neles. Porém reforçando, não se deve exagerar nos ovos.

 

 

Existem alimentos específicos que podem diminuir meu colesterol?

 

Aqui estão alguns alimentos que estão sendo estudados:

 

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 

Omega 03.PNG

Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 incluem peixes oleosos e azeite e óleo de canola. Esses alimentos parecem aumentar o colesterol bom e podem reduzir certos tipos de colesterol ruim. Mais importante, os estudos mostram que as pessoas que comem muitos desses alimentos são menos propensas do que aqueles que comem menos deles a terem doença cardíaca. Se quiser, é bom comer 1 a 2 porções de peixe (rico em ômega 3) por semana (como salmão, arenque ou atum). Por outro lado, tal benefício não se comprovou na suplementação com ômega 3. Se você pretende tomar suplementos de óleo de peixe, converse com seu médico.

Nuts (Nozes)

AdobeStock--FOR-WEB---NOZES---COM-LOGOTIPO.jpg

 

Alguns estudos mostram que comer certas oleoginosas, como nozes e pistácios, podem ajudar a reduzir o colesterol e até mesmo o risco de ataque cardíaco ou morte.

Alimentos ricos em fibras 

Fibras

Alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, feijão e aveia, parecem diminuir o colesterol e geralmente são bons para sua saúde. Alguns médicos recomendam suplementos de fibras.

 

E quanto aos alimentos ´´enriquecidos´´ que afirmam baixar o colesterol? 

Tenha cuidado com esses alimentos. Existem agora muitos alimentos que adicionaram extratos vegetais chamados de “esteróis” ou “estanóis”. Exemplos incluem alguns sucos de laranja, iogurtes e margarinas especiais. Alimentos com esteróis ou estanóis adicionados podem baixar o colesterol. Mas não está claro se esses alimentos ajudam a reduzir o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Além disso, a pesquisa em animais mostra que esses extratos podem realmente causar problemas de saúde. Os especialistas acham que é necessária mais pesquisa antes que eles possam recomendar que as pessoas comam alimentos com esteróis ou estanóis vegetais adicionados.

 

Devo tomar suplementos para diminuir meu colesterol? 

Talvez. 

  • Fitoesteróis – A suplementação com fitoesteróis reduz em cerca de 10% o nível de colesterol total e LDL.

Fitoesteróis 02

  • Cálcio – Alguns estudos mostram que os suplementos de cálcio podem diminuir o colesterol. Mas não há estudos que mostrem que eles reduzem o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Alguns estudos até sugerem que os suplementos de cálcio podem aumentar esses riscos.

 

Importante:  Há mudanças que você pode fazer em sua dieta, que irá reduzir o risco de doença cardíaca e outros problemas – mesmo que não baixem muito o seu colesterol.

 

 

 

Assuntos relacionados:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice