Pular para o conteúdo

A Importância da Qualidade das Gorduras para a Saúde

gordura trans

Você já parou para pensar qual a verdadeira importância da qualidade das gorduras que consumimos? Vamos discutir neste artigo o papel das gorduras na nossa alimentação e como elas podem afetar a nossa saúde.

foto iluminada de uma mesa de restaurante exibindo vários alimentos ricos em gorduras trans, como rosquinhas, batatas fritas e produtos assados processados.

A Diferença entre Gorduras Boas e Gorduras Ruins

Existem diferentes tipos de gorduras que podem ser consumidas, e nem todas são prejudiciais à saúde. Algumas são até benéficas e essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Então, quais são as boas e quais são as ruins?

Gorduras boas

As gorduras boas são aquelas que, quando consumidas em quantidades adequadas, ajudam a melhorar a saúde do coração e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. São elas:

  • Gorduras insaturadas: Podem ser encontradas em alimentos como peixes, abacate, nozes e azeite de oliva. São benéficas ao substituírem as ‘gorduras ruins’.
  • Gorduras poli-insaturadas: Essas gorduras estão presentes em alimentos como óleos vegetais, sementes e peixes gordurosos. Ao entrarem no lugar das ‘gorduras ruins’, elas geram um efeito positivo na saúde cardiovascular e são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Gorduras ruins

Já as gorduras ruins são aquelas que, quando consumidas em excesso, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. São elas:

  • Gorduras saturadas: Encontradas principalmente em carnes vermelhas, laticínios integrais e óleos de palma e coco. O consumo excessivo de gorduras saturadas pode elevar o colesterol LDL e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
  • Gorduras trans: Presentes principalmente em alimentos industrializados, como margarinas, biscoitos, bolos e frituras. São extremamente prejudiciais à saúde, aumentando os níveis de colesterol LDL e reduzindo o HDL, o “colesterol bom”.

O Impacto das Gorduras Trans na Saúde

As gorduras trans são especialmente preocupantes, pois além de aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom, elas também estão associadas a outros problemas de saúde. Mas por que elas são tão prejudiciais?

Origem das gorduras trans

As gorduras trans podem ser encontradas naturalmente em alguns alimentos de origem animal, como laticínios e carnes de ruminantes. No entanto, a principal fonte dessas gorduras na nossa alimentação são os alimentos industrializados, que contêm gorduras trans devido à hidrogenação parcial de óleos vegetais.

Efeitos das gorduras trans no organismo

As gorduras trans interferem no metabolismo dos ácidos graxos ômega-3, importantes na prevenção de doenças cardíacas e complicações na gravidez. Além disso, estudos mostram que o consumo de gorduras trans está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares.

Legislação e restrições às gorduras trans

Devido aos seus efeitos nocivos à saúde, a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos passou a exigir, a partir de 2006, que os rótulos de alimentos informassem o conteúdo de gorduras trans. Além disso, em 2018, a FDA implementou a proibição de óleos vegetais parcialmente hidrogenados, eliminando as gorduras trans industriais da oferta de alimentos no país.

Em outros lugares do mundo, ainda é possível encontrar alimentos com gorduras trans, principalmente em produtos de panificação e frituras. Portanto, é essencial estar atento aos rótulos dos alimentos e evitar o consumo de produtos que contenham “hidrogenado parcialmente” na lista de ingredientes.


Gorduras Saturadas versus Gorduras Trans

Embora as gorduras saturadas também possam ser prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso, os efeitos negativos das gorduras trans são consideravelmente piores. As gorduras saturadas aumentam o colesterol LDL. Já as gorduras trans elevam o LDL e reduzem o HDL, piorando ainda mais o perfil lipídico e aumentando o risco de doenças cardiovasculares.


O Papel do Ácido trans-palmitoleico

Uma exceção interessante no universo das gorduras trans é o ácido trans-palmitoleico, presente naturalmente em laticínios e outros alimentos de ruminantes. Diferentemente das gorduras trans industriais, o ácido trans-palmitoleico não está associado a um maior risco cardiovascular e, na verdade, pode até reduzir o risco de diabetes tipo 2, possivelmente diminuindo a resistência à insulina.

No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para entender os mecanismos e a causalidade por trás desses possíveis benefícios do ácido trans-palmitoleico e de suas principais fontes alimentares.


Conclusão: Como fazer escolhas saudáveis em relação às gorduras

A realistic, horizontal image of a beautifully prepared salmon dish, showcasing a grilled salmon fillet rich in omega-3 and vitamin D, presented on a

Agora que você já entende a importância da qualidade das gorduras para a saúde, fica mais fácil fazer escolhas conscientes e saudáveis em relação ao consumo de gorduras:

  • Opte por alimentos ricos em gorduras insaturadas e poli-insaturadas, como peixes, nozes, azeite de oliva e óleos vegetais.
  • Reduza o consumo de gorduras saturadas, preferindo carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Evite ao máximo o consumo de gorduras trans presentes em alimentos industrializados.
  • Leia atentamente os rótulos dos alimentos e fique atento à presença de gorduras hidrogenadas parcialmente.

Ao fazer essas escolhas, você estará cuidando da sua saúde e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e outras complicações relacionadas ao consumo excessivo de gorduras ruins. Lembre-se: a qualidade das gorduras que você consome é tão importante quanto a quantidade!


Referências:

  1. Uptodate
  2. World Health Organization – Eliminating trans fats
  3. FDA – Final Determination Regarding Partially Hydrogenated Oils
  4. PubMed – Trans Fatty Acids and Cardiovascular Disease
  5. [American Heart Association – Trans Fat](https://heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/fats/trans-fat)


image

Descubra os sabores autênticos do Brasil e enriqueça sua dieta no “Tempero Brasileiro”. Nossos pratos, repletos de ingredientes naturais ricos em nutrientes, oferecem uma experiência culinária única e saudável. Visite nosso site para explorar nosso menu diversificado, fazer pedidos facilmente e encontrar a unidade mais próxima. Transforme sua refeição em uma viagem gastronômica inesquecível. Acesse Tempero Brasileiro e descubra mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice