Pular para o conteúdo

Teste Ergométrico – Entendendo os parâmetros do Teste de Esteira

Qual o Tempo médio do Teste Ergométrico?

Em geral, o médico escolhe um protocolo que permita um tempo de esforço até chegar a exaustão em cerca de 08 a 12 minutos, ou seja, em média 10 minutos.

Se você atingiu bem menos do que 08 minutos, podem ter ocorrido 03 alternativas principais:

  • Você não está com um bom condicionamento físico, ou
  • Você não se esforçou no seu máximo, ou
  • Talvez o protocolo realizado tenha sido pesado para você

Se você atingiu próximo a 12 minutos ou mais, é bem provável que você está em excelente aptidão física, acima da média da população da sua idade.

FOR-WEB---TESTE-ERGOMÉTRICO---MULHER-DE-PERTO

 

Qual a Frequência Cardíaca Mínima a ser atingida durante o Teste Ergométrico?

Depende da idade. De maneira geral, a frequência cardíaca máxima diminui com a idade. 

Primeiro estimamos a Frequência Cardíaca Máxima através da Fórmula: FC máxima = 220 – idade.

Exemplo => Paciente de 36 anos => FC máx = 220 – 36 (idade) = 184 bpm

Para o Teste ser considerado eficaz deve-se atingir 85% da FC máxima. No caso do exemplo acima seria 156 bpm (que representa a FC máxima x 0,85)

Em resumo, um paciente de 36 anos precisa atingir uma Frequência Cardíaca de 156 batimentos por minutos para o teste ser considerado eficaz.

 

O Teste Ergométrico ajuda a estimar minha Aptidão Cardiorrespiratória?

Sim.

Automaticamente, através da análise de sua idade, sexo masculino ou feminino, inclinação da esteira, velocidade atingida, entre outras variáveis,  será calculada a Aptidão Cardiorrespiratória.

As classificações são:

  • Fraca
  • Regular
  • Boa (Recomendado)
  • Excelente (Recomendado)

Além disso, também é estimada a capacidade de exercício através dos METs

 

Doutor, o que é MET?

O termo MET vem do inglês Metabolic Equivalent of Task

1 MET é equivalente ao consumo de O² em repouso em uma posição sentada.

Além disso 1 MET é equivalente ao consumo de O²  de 3.5ml/Kg por minuto.

Para entender melhor vamos fornecer alguns exemplos:

Se você estiver sentado em repouso, você está em um esforço de 01 MET.

A medida que o esforço aumenta, gera um maior consumo de Oxigênio, com necessidade de aumentar a ventilação pulmonar e aumentam os METs

Exemplos:

Tomar banho – Fazer a barba – Vestir – Conduzir um veículo = 3 METs

Caminhar a 5 ou 6 km/h – Bicicleta em terreno plano – Limpar janelas = 3 a 5 METs

Subir escadas em uma velocidade moderada – Correr a 8 km/h = 7 a 9 METs

Subir escada rápido – Correr a 9,7 km/h – Squash – Basquete Vigoroso = 10 METs ou mais

Somente em termos de curiosidade, os maiores valores de METs dos últimos anos de exames realizados na nossa Clínica até 2018 foram:

Homens: 18 METs (02 Atletas Profissionais de Futebol e um Médico).

Mulheres: 16-17 METs (Uma Atleta que compete em nível mundial).

Em 2019, um corredor amador surpreendentemente fez 21 METs e uma corredora de longa distância fez 18 METs (maior marca de METs atingido por mulheres na nossa clínica).

 

Qual a IMPORTÂNCIA prática do MET e da Frequência Cardíaca?

A capacidade de atingir 10 METs e uma FC de 160 bpm em um teste ergométrico que não tenha alterações de isquemia ou arritmias cardíacas complexas confere um excelente prognóstico.

Um estudo mostrou que atingindo os valores acima, desde que não tenha alterações de isquemia, o seguimento em 12 meses livre de eventos cardiovasculares foi maior do que 99%.

Outro estudo mostrou que atingir > 10 METs sem alteração no eletrocardiograma conferiu aproximadamente 0% de probabilidade de ter uma isquemia significativa. 

 

Doutor, quais outros dados são avaliados no Teste Ergométrico?

Além da Capacidade Funcional, Aptidão Cardiorrespiratória, Frequência Cardíaca são avaliados o comportamento da Pressão Arterial no esforço físico, o surgimento de sintomas, arritmias e sinais de isquemia miocárdica.

 

Qual a importância de avaliar as Arritmias no Teste Ergométrico?

As arritmias cardíacas surgidas no esforço físico ou até mesmo na recuperação são de extrema importância. Há dados que mostram que mesmo arritmias muitas vezes consideradas benignas como as extrassístoles, se ocorrerem de maneira frequente ou de forma complexa, podem indicar risco cardiovascular aumentado.

Um estudo mostrou que extrassístoles ventriculares frequentes foram associadas a maior risco em um acompanhamento de 05 anos.

Exemplo: um estudo que acompanhou 29 mil pacientes durante 05 anos mostrou um risco relativo de mortalidade 50% maior no grupo que teve extrassístoles ventriculares frequentes, definidas como 07 ou mais extrassístoles ventriculares por minuto, bigeminismo ventricular, trigeminismo ventricular, extrassístoles ventriculares pareadas, TVNS, principalmente se ocorreram após o esforço físico, ou seja, durante a recuperação.

Levando em consideração os dados acima, além do esforço físico, torna-se importante, continuar a monitorização eletrocardiográfica durante a recuperação pelo tempo recomendado pelas diretrizes de cardiologia.

 

Por fim, mas não menos importante, o Teste Ergométrico tem a capacidade de detectar Isquemia. Mas o que seria uma Isquemia?

Imagem ilustrativa de Placas Ateroscleróticas. Entupimento de artérias do coração

Imagem ilustrativa de Placa Ateromatosa

Isquemia miocárdica é um termo médico empregado para descrever o sofrimento do músculo cardíaco, em decorrência da oferta inadequada de sangue e consequentemente oxigênio (O²). Um exemplo que pode gerar isquemia seria a presença de placas de ateroma obstruindo as artérias que irrigam o coração. Em outras palavras, um “entupimento” de uma ou mais artérias do coração, pode gerar uma isquemia, durante ou após o esforço físico.

Um ponto importante para se levar em consideração é que em um processo de isquemia a alteração do eletrocardiograma surge antes mesmo da dor.

Em outras palavras, um princípio que torna o teste ergométrico um exame tão importante na cardiologia é a capacidade de detectar isquemia, mesmo antes do surgimento de sintomas.

Para que serve o Teste Ergométrico?

Veja mais:

5 comentários em “Teste Ergométrico – Entendendo os parâmetros do Teste de Esteira”

  1. Avatar

    Solicito informação pela aceitação do emprego da esteira rolante em testes ergométricos, mesmo sabendo-se ser bem mais perigosa do q a bicicleta ergométrica em testes de avaliação cardíaca. Qualquer desequilíbrio ou mal estar súbito podem provocar sérios acidentes.
    Aguardo retorno.att.

    1. Avatar

      Olá, Wallace! Um valor de 25,26 METs é, de fato, bastante elevado, e geralmente é alcançado por atletas de alto desempenho ou pessoas com um excelente condicionamento físico. O MET (Equivalentes Metabólicos) é uma medida da quantidade de energia que uma pessoa consome em repouso e durante a atividade física. Um MET de 1 é o valor atribuído ao repouso, enquanto valores mais altos são alcançados durante a atividade física.

      No entanto, é importante ressaltar que cada pessoa é única, e o valor máximo de METs que alguém pode alcançar varia dependendo de fatores como idade, gênero, condicionamento físico e outros.

  2. Avatar

    Atingi 13 Mets e 179 bpm no teste ergométrico, foi um bom prognóstico em relação a isquemia? Na hora não tive sintomatologia de dores toracicas.
    Mas eu sinto dores no peito, no dia a dia, sou bastante ansioso. Mas tbm tenho fatores de risco, diabetes 2, hipertensao, e obesidade 1.
    Devo me preocupar?? Ou fico tranquilo?

    1. Avatar

      Olá, Paulo Marino,

      Antes de mais nada, é importante entender que o teste ergométrico e seu resultado dependem muito da probabilidade pré-teste. Isso significa avaliar qual é a chance da dor no peito que você está sentindo ser clinicamente compatível com uma angina e o risco de evoluir para um infarto. O teste ergométrico é um bom exame para pacientes com probabilidade pré-teste intermediária. E também útil quando vem com positividade para encaminhar para exames mais específicos.

      No entanto, em pacientes com alto risco, que talvez possa ser o seu caso devido à diabetes tipo 2, hipertensão e obesidade grau 1, mesmo que o teste ergométrico venha negativo para isquemia, ele pode não ser o exame ideal para avaliar a origem da dor torácica.

      Dado o que você compartilhou sobre seus sintomas e fatores de risco, minha sugestão é que você consulte um cardiologista de confiança para avaliar se é necessário realizar mais exames para investigar a dor torácica que você sente no dia a dia.

      Estou à disposição para uma consulta, caso julgue necessário. Priorize sempre sua saúde e bem-estar.

      Atenciosamente,
      Dr. Rafael Vinicius Otsuzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice