Teste Ergométrico – Entendendo os parâmetros do Teste de Esteira

Qual o Tempo médio do Teste Ergométrico?

Em geral, o médico escolhe um protocolo que permita um tempo de esforço até chegar a exaustão em cerca de 08 a 12 minutos, ou seja, em média 10 minutos.

Se você atingiu bem menos do que 08 minutos, podem ter ocorrido 03 alternativas principais:

  • Você não está com um bom condicionamento físico, ou
  • Você não se esforçou no seu máximo, ou
  • Talvez o protocolo realizado tenha sido pesado para você

Se você atingiu próximo a 12 minutos ou mais, é bem provável que você está em excelente aptidão física, acima da média da população da sua idade.

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Qual a Frequência Cardíaca Mínima a ser atingida durante o Teste Ergométrico?

Depende da idade. De maneira geral, a frequência cardíaca máxima diminui com a idade. 

Primeiro estimamos a Frequência Cardíaca Máxima através da Fórmula: FC máxima = 220 – idade.

Exemplo => Paciente de 36 anos => FC máx = 220 – 36 (idade) = 184 bpm

Para o Teste ser considerado eficaz deve-se atingir 85% da FC máxima. No caso do exemplo acima seria 156 bpm (que representa a FC máxima x 0,85)

Em resumo, um paciente de 36 anos precisa atingir uma Frequência Cardíaca de 156 batimentos por minutos para o teste ser considerado eficaz.

 

O Teste Ergométrico ajuda a estimar minha Aptidão Cardiorrespiratória?

Sim.

Automaticamente, através da análise de sua idade, sexo masculino ou feminino, inclinação da esteira, velocidade atingida, entre outras variáveis,  será calculada a Aptidão Cardiorrespiratória.

As classificações são:

  • Fraca
  • Regular
  • Boa (Recomendado)
  • Excelente (Recomendado)

Além disso, também é estimada a capacidade de exercício através dos METs

 

Doutor, o que é MET?

O termo MET vem do inglês Metabolic Equivalent of Task

1 MET é equivalente ao consumo de O² em repouso em uma posição sentada.

Além disso 1 MET é equivalente ao consumo de O²  de 3.5ml/Kg por minuto.

Para entender melhor vamos fornecer alguns exemplos:

Se você estiver sentado em repouso, você está em um esforço de 01 MET.

A medida que o esforço aumenta, gera um maior consumo de Oxigênio, com necessidade de aumentar a ventilação pulmonar e aumentam os METs

Exemplos:

Tomar banho – Fazer a barba – Vestir – Conduzir um veículo = 3 METs

Caminhar a 5 ou 6 km/h – Bicicleta em terreno plano – Limpar janelas = 3 a 5 METs

Subir escadas em uma velocidade moderada – Correr a 8 km/h = 7 a 9 METs

Subir escada rápido – Correr a 9,7 km/h – Squash – Basquete Vigoroso = 10 METs ou mais

Somente em termos de curiosidade, os maiores valores de METs dos últimos anos de exames realizados na nossa Clínica até 2018 foram:

Homens: 18 METs (02 Atletas Profissionais de Futebol e um Médico).

Mulheres: 16-17 METs (Uma Atleta que compete em nível mundial).

Em 2019, um corredor amador surpreendentemente fez 21 METs e uma corredora de longa distância fez 18 METs (maior marca de METs atingido por mulheres na nossa clínica).

 

Qual a IMPORTÂNCIA prática do MET e da Frequência Cardíaca?

A capacidade de atingir 10 METs e uma FC de 160 bpm em um teste ergométrico que não tenha alterações de isquemia ou arritmias cardíacas complexas confere um excelente prognóstico.

Um estudo mostrou que atingindo os valores acima, desde que não tenha alterações de isquemia, o seguimento em 12 meses livre de eventos cardiovasculares foi maior do que 99%.

Outro estudo mostrou que atingir > 10 METs sem alteração no eletrocardiograma conferiu aproximadamente 0% de probabilidade de ter uma isquemia significativa. 

 

Doutor, quais outros dados são avaliados no Teste Ergométrico?

Além da Capacidade Funcional, Aptidão Cardiorrespiratória, Frequência Cardíaca são avaliados o comportamento da Pressão Arterial no esforço físico, o surgimento de sintomas, arritmias e sinais de isquemia miocárdica.

 

Qual a importância de avaliar as Arritmias no Teste Ergométrico?

As arritmias cardíacas surgidas no esforço físico ou até mesmo na recuperação são de extrema importância. Há dados que mostram que mesmo arritmias muitas vezes consideradas benignas como as extrassístoles, se ocorrerem de maneira frequente ou de forma complexa, podem indicar risco cardiovascular aumentado.

Um estudo mostrou que extrassístoles ventriculares frequentes foram associadas a maior risco em um acompanhamento de 05 anos.

Exemplo: um estudo que acompanhou 29 mil pacientes durante 05 anos mostrou um risco relativo de mortalidade 50% maior no grupo que teve extrassístoles ventriculares frequentes, definidas como 07 ou mais extrassístoles ventriculares por minuto, bigeminismo ventricular, trigeminismo ventricular, extrassístoles ventriculares pareadas, TVNS, principalmente se ocorreram após o esforço físico, ou seja, durante a recuperação.

Levando em consideração os dados acima, além do esforço físico, torna-se importante, continuar a monitorização eletrocardiográfica durante a recuperação pelo tempo recomendado pelas diretrizes de cardiologia.

 

Por fim, mas não menos importante, o Teste Ergométrico tem a capacidade de detectar Isquemia. Mas o que seria uma Isquemia?

Imagem ilustrativa de Placas Ateroscleróticas. Entupimento de artérias do coração
Imagem ilustrativa de Placa Ateromatosa

Isquemia miocárdica é um termo médico empregado para descrever o sofrimento do músculo cardíaco, em decorrência da oferta inadequada de sangue e consequentemente oxigênio (O²). Um exemplo que pode gerar isquemia seria a presença de placas de ateroma obstruindo as artérias que irrigam o coração. Em outras palavras, um “entupimento” de uma ou mais artérias do coração, pode gerar uma isquemia, durante ou após o esforço físico.

Um ponto importante para se levar em consideração é que em um processo de isquemia a alteração do eletrocardiograma surge antes mesmo da dor.

Em outras palavras, um princípio que torna o teste ergométrico um exame tão importante na cardiologia é a capacidade de detectar isquemia, mesmo antes do surgimento de sintomas.

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www.cardiologia.ribeirao.br

Casos clínicos relacionados a Teste Ergométrico:

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As vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna foram relacionadas a miocardite e pericardite por centros de vigilância sanitária nos Estados Unidos, Israel e Europa.

Já adianto que as próprias Entidades Governamentais Reguladoras descrevem que esse evento é raro e que o benefício da vacinação tem superado os riscos até o presente momento. ⠀⠀
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Entre o público mais afetado com esse efeito adverso estão adolescentes e adultos jovens do sexo masculino.
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Dos casos notificados, o início do problema se deu, em sua maioria, após a segunda dose.
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De maneira geral os pacientes responderam bem ao tratamento e serão acompanhados para verificar consequências futuras. 
 
A possibilidade de miocardite deve ser considerada em jovens que desenvolveram dor no peito, falta de ar ou palpitações após receberem a vacina de RNA mensageiro (Pfizer e Moderna). 
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Todavia, segundo informações atualizadas do Uptodate®: 

``Sua incidência é rara e amplamente superada pelos benefícios da vacinação para Covid-19``. 
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E você já recebeu a vacina contra Covid-19? Comente!
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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O número estimado de hipertensos no mundo passou de 01 bilhão de pessoas! 

Nas últimas quatro décadas houve aumento de 90% nos casos, sendo que 597 milhões foram em homens e 529 milhões em mulheres. 

Atualmente a pressão arterial  é considerada a principal comorbidade que leva à incapacidade, principalmente por AVC e sequelas de infarto do miocárdio. 

Em 2025 estima-se que o número de hipertensos afetará 1,56 bilhões de pessoas!

Eu quero ajudar você a prevenir a Hipertensão Arterial e reverter essa tendência mundial. 

Para isso, vamos analisar o que outros especialistas citam como principais fatores no aumento expressivo da Hipertensão: 

►Ingestão elevada de sódio e baixa de potássio. 
►Sedentarismo.
►Envelhecimento da população.

Você sabia que mais de 90% dos brasileiros(as) têm uma ingestão inadequada de potássio?

No post anterior eu explico os benefícios do potássio para redução da pressão arterial e em breve darei dicas relevantes sobre como adequar o sal na alimentação, além de sempre incentivar a prática de exercícios físicos! 

Acompanhe e compartilhe para juntos revertermos essa tendência de aumento da pressão arterial e vivermos com mais qualidade de vida.

Até breve! Atenciosamente,
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Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

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Quais os benefícios e riscos da ingestão de potássio para prevenção ou controle da pressão arterial?

Fortes evidências na literatura médica atual mostram a relação entre o aumento da ingestão de potássio e a diminuição da pressão arterial.

A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial cita que a suplementação de potássio pode ser uma alternativa para PREVENÇÃO de hipertensão Arterial. 

É seguro? Sim! 
A suplementação de potássio, se acompanhada por um médico, se mostrou segura e benéfica. 

Qual a ingestão adequada e o impacto na pressão arterial?

Uma ingestão adequada de potássio, na ordem 3 a 4 g/dia, pode acarretar uma diminuição de 5,3 mmHg na Pressão Arterial Sistólica e 3,1 mmHg na Pressão Arterial Diastólica.

Esse resultado tem impacto modesto, porém, significativo no controle da pressão arterial. 

Para você aumentar a ingestão de potássio de forma prática e segura, aqui vai uma lista de alimentos com pouco sódio e ricos em potássio:

- Banana
- Batata-inglesa
- Beterraba
- Cenoura
- Ervilha
- Feijão
- Frutas secas
- Laranja
- Melão
- Vegetais de cor verde-escura

Vale ressaltar ainda que os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio, apesar de limitações em seu uso! Portanto, nunca usá-los em excesso!

Atenção! Se você tem Pressão Alta e faz uso de medicamentos anti-hipertensivos, não faça suplementação de potássio por conta própria. 

Alguns remédios para Hipertensão Arterial podem levar a acúmulo excessivo de potássio no organismo e consequentemente arritmias graves ou até fatais. 

Esse foi o post#05 de uma série sobre como melhorar a pressão arterial com alimentação e mudança no estilo de vida. Acompanhe já que toda semana escreverei uma postagem nova para seu benefício. ⠀⠀⠀⠀⠀

Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

#ribeirãopreto #potássio #hipertensão #alimentaçãosaudavel #dietasaudável
Será que temos uma boa notícia para os amantes de café? ☕️

Sim! 
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A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia nos apresentou estudos interessantes. 

Além de ser rico em cafeína, o café contém polifenóis como os ácidos clorogênicos que, com sua ação antioxidante, podem trazer benefícios para a saúde do seu coração e artérias. ❤

O café também possui magnésio e potássio. Acompanhe que o próximo post será dedicado aos benefícios do potássio para a pressão arterial.
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"Mas doutor, falam que café faz mal..."
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A cafeína pode elevar a pressão arterial por mais de 03 horas, porém, com o tempo nós desenvolvemos uma tolerância e esse efeito tende a diminuir. 
 
📄 Estudos foram realizados para prever os efeitos a longo prazo da ingestão de café sobre a pressão arterial e é aí que temos a boa notícia! 

Os três estudos mais recentes não associaram a ingestão de café em doses habituais, a maior incidência de hipertensão arterial. 

Uma meta-análise mostrou que o consumo de café se associou a um efeito discreto na REDUÇÃO do risco de hipertensão arterial. Saliento que foi somente uma meta análise, em que os participantes tinham um consumo leve a moderado de café. Um único estudo ainda é pouco para recomendar a ingestão de café no sentido de prevenção.

Em termos práticos, o que podemos afirmar é que o café se mostrou seguro em quantidade leve a moderada. 
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Qual a dose considerada segura para consumo? 🧐
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Recomenda-se um consumo moderado de café, sem exceder a quantidade de 200mg de cafeína por dia (cerca de 280 ml de café coado). 

Vale citar que cada pessoa reage de uma forma diferente. Algumas pessoas podem ter gastrite, insônia e até palpitações, mesmo com doses habituais. 

Se quiser se aprofundar no tema, escrevi em meu site sobre cafeína e seus efeitos cardiovasculares. Lá você encontrará tabelas com a quantidade de cafeína em diversas bebidas, entre outras informações.
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Um abraço!
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Dr. Rafael Otsuzi
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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#ribeiraopreto #cafe  #coração #cardio #saude
Quer notícia melhor do que chocolate ajudar no controle da pressão arterial? Será mesmo?

Um estudo recente feito com 10 ensaios clínicos randomizados mostrou que o aumento no consumo de produtos com cacau reduz a pressão sistólica e diastólica em 4,5 mmHg e 2,5 mmHg, respectivamente.
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Isso acontece porque produtos de cacau são ricos em flavonóides, substâncias com ação antioxidante que estimulam a produção de óxido nítrico pelo organismo. 
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O óxido nítrico, por sua vez, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue flua melhor e ajude a diminuir a pressão arterial.
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Embora haja evidências científicas dos efeitos do cacau e seus produtos sobre a hipertensão no curto prazo, ainda faltam mais estudos para comprovar este benefício a longo prazo.
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Sendo assim, para quem gosta de chocolate e já consome regularmente, uma recomendação prática é substituir o chocolate ao leite pelo chocolate amargo que contém maior quantidade de cacau e menos açúcar. Deve-se ficar atento as calorias e evitar o ganho de peso. Aqueles que tem diabetes não devem adotar o chocolate com açúcar sem antes consultar seu médico. 
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Lembrando que essa recomendação não é uma regra padrão, mas apenas uma referência que pode variar de acordo com características de cada pessoa, como: gasto energético diário, peso, níveis de glicemia, insulina e triglicérides.
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Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.
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#ribeirãopreto #hipertensão #saudeebemestar #tratamentonatural #cacau
A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, representa um grave problema de saúde pública já que afeta milhares de pessoas a cada ano.
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Trata-se de uma doença crônica em que o nível da pressão arterial se mantém elevado de maneira persistente. Os níves atuais considerados anormais no consultório são pressão sistólica igual ou superior a 140mmHg e/ou pressão diastólica igual ou superior a 90mmHg.
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Considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, a Hipertensão Arterial é uma condição que muitas vezes não apresenta sintomas aparentes. Por isso, fazer ``checkups`` regulares e buscar o tratamento adequado é fundamental para evitar que ocorram complicações cardiovasculares em idade precoce. 
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Algumas abordagens terapêuticas convencionais como a prática regular de atividade física regular, redução no consumo de sal, melhora da qualidade do sono, entre outras, são bastante comentadas e embasadas cientificamente.
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Ao longo das próximas semanas conversaremos sobre as novas evidências a favor ou contra a eficácia no controle da pressão arterial relacionado a:
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- Atividade física.
- Bebidas alcoólicas.
- Chocolate e produtos com cacau.
- Cafeína.
- Controle de estresse.
- Laticínios.
- Magnésio e cálcio.
- Perda de peso.
- Potássio.
- Respiração lenta.
- Sódio e substitutos na dieta (Potássio).
- Suplementos.
- Vitamina D
- Espiritualidade
- Padrão Alimentar (Dieta DASH -Dietary Approach to Stop Hypertension). 
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Quer saber mais? Acompanhe as próximas postagens e marque seus amigos ou familiares que também se interessam pelo assunto.
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Att,
Dr. Rafael Vinicius Otsuzi - CRM: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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#hipertensãoarterial #tratamentonãomedicamentoso #pressãoalta #tratamento #controle #saúdedocoração #pressãosistólica #pressãodiastólica #cardiologia
Hoje a palavra é #gratidão. Só tenho a agradecer por mais um ano de vida! 

Eu até iria escrever muito mais, porém morrendo de vontade de chegar em casa logo para comemorar com minha esposa e dar um abração no meu filhinho!  Obrigado a todos que de alguma forma lembraram do meu aniversário e enviaram os parabéns!!
41° Congresso de Cardiologia da SOCESP - 2021 - Terceiro Dia 
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Principais temas de cardiologia que serão abordados em 2021:
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1. Covid-19 e Coração
2. Hipertensão Arterial
3. Cardiologia do Esporte
4. Prevenção de Aterosclerose e Dislipidemias
5. Insuficiência Cardíaca
6. Doença Arterial Coronária
7. Síndromes Coronárias Agudas - Infarto e Angina Instável
8. Valvopatias

#socesp2021vitual

4 comentários sobre “Teste Ergométrico – Entendendo os parâmetros do Teste de Esteira

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