Pular para o conteúdo

Dímero D e COVID-19

Cuidado com resultado falso positivo do Dimero D - entenda o resultado do exame
Cuidado com resultado falso positivo do Dimero D - entenda o resultado do exame
Blood test for D dimer strong predictor of mortality in those suffering from COVID 19. Fibrin degradation product present in blood after blood clot

Artigo 4: Dímero D e COVID-19: o papel do exame na avaliação de complicações

A pandemia de COVID-19 trouxe uma série de desafios para a saúde pública e a medicina. Entre os diversos aspectos relacionados à doença, o exame de Dímero D ganhou destaque como um importante aliado na avaliação de complicações associadas à infecção pelo novo coronavírus. No entanto, é fundamental entender que o exame não deve ser realizado rotineiramente e, sim, apenas com indicações precisas, a fim de evitar diagnósticos falso positivos.

Dímero D e COVID-19

A COVID-19 pode levar a uma série de complicações, especialmente em pacientes com quadros mais graves da doença. Entre essas complicações, estão a formação de coágulos sanguíneos e a coagulação intravascular disseminada (CIVD), que podem causar trombose venosa profunda, embolia pulmonar e outras condições graves.

O exame de Dímero D pode ser útil na avaliação dessas complicações em pacientes com COVID-19, pois pode indicar a presença de coágulos sanguíneos e ajudar a identificar a necessidade de tratamento específico.

Indicações do exame de Dímero D em pacientes com COVID-19

O exame de Dímero D em pacientes com COVID-19 deve ser realizado apenas com indicação médica precisa. Algumas situações em que o exame pode ser indicado incluem:

  • Pacientes com quadros graves de COVID-19 e suspeita de complicações tromboembólicas;
  • Monitoramento de pacientes em tratamento com anticoagulantes;
  • Avaliação de pacientes com fatores de risco para formação de coágulos sanguíneos e COVID-19.

Conclusão

O exame de Dímero D é uma importante ferramenta na avaliação de complicações associadas à COVID-19, como a formação de coágulos sanguíneos e a coagulação intravascular disseminada. Contudo, é essencial que o exame seja realizado apenas com indicações precisas e interpretado corretamente, a fim de evitar diagnósticos falso positivos. Consulte sempre um médico para esclarecer dúvidas e receber orientações adequadas sobre a realização desse exame em pacientes com COVID-19.

Veja mais:

Tags: Dímero D, COVID-19, coágulos sanguíneos, complicações, diagnóstico, trombose

arvore medonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice