Pular para o conteúdo

Exercícios após Covid-19: informações para um retorno seguro

É recomendado que todo indivíduo após recuperação do Covid-19  passe por uma avaliação médica, de preferência com cardiologista, antes de reiniciar a prática de exercícios.

Nessa avaliação, o mínimo a ser realizado deve ser um exame físico, anamnese (história clínica) e eletrocardiograma.

Outros exames, como o teste ergométrico, holter 24hs, ecodopplercardiograma, ressonância cardíaca, podem ser necessários, de acordo com o tipo de prática esportiva, gravidade do acometimento prévio do Covid-19, achados da consulta inicial e alterações no eletrocardiograma realizado.

ATIVIDADE FÍSICA EXERCÍCIO NO TRABALHO COM LOGO NA TV

O teste ergométrico, por exemplo, é um exame muito prático para ajudar na segurança de realização de exercícios, principalmente os de alta intensidade.



No contexto atual, atenção especial deve ser dada à possibilidade de agressão ao miocárdio e pericárdio pelo SARS-CoV2. Como a COVID-19 é uma nova doença e o conhecimento a seu respeito ainda é limitado, deve ser feita uma avaliação criteriosa com o objetivo de afastar a presença e/ou sequela de miopericardite, mesmo nos indivíduos assintomáticos que testaram positivo.
Sendo assim, recomendamos que todos aqueles que tiveram COVID-19, assintomáticos ou não, passem por avaliação médica, preferencialmente cardiológica, incluindo pelo menos anamnese, exame físico e eletrocardiograma de repouso de (ECG). Como o maior risco de Morte Súbita está relacionado à maior intensidade do exercício, as recomendações de exames complementares na Avaliação Pré-Participação são diferentes conforme a prática esportiva.

Colombo CSSS, Leitão MB, Avanza Jr. AC, Borges SF, Silveira AD, Braga F, et al. Posicionamento sobre Avaliação Pré-Participação Cardiológica após a Covid-19: Orientações Para Retorno À Prática De Exercícios Físicos E Esportes – 2020. Arq Bras Cardiol. 2020; [online].ahead print, PP.0-0.

Porque a necessidade de investigação cardiológica após covid-19?

A necessidade de investigação cardiológica após a infecção por Covid-19 é devido ao fato de que a doença tem se mostrado capaz de causar danos ao coração em uma proporção significativa de pacientes.

Na verdade, a lesão cardíaca parece ser um aspecto importante da Covid-19, ocorrendo em 20 a 30% dos pacientes que precisam ser hospitalizados, e contribuindo para cerca de 40% das mortes.

Várias complicações cardiovasculares foram descritas em pacientes hospitalizados por Covid-19, incluindo:

  • Lesão do músculo do coração (miocárdio) em 20% dos casos
  • Arritmias (ritmos cardíacos anormais) em 16% dos casos
  • Miocardite (inflamação do músculo do coração) em 10% dos casos
  • Insuficiência cardíaca congestiva (quando o coração não consegue bombear sangue suficiente) e choque (uma condição grave que requer atendimento médico de emergência) em 5% dos casos

Um estudo que avaliou 138 pacientes hospitalizados com Covid-19 encontrou que 16,7% desenvolveram arritmia e 7,2% tiveram lesão cardíaca aguda.

Além disso, 12% dos pacientes que não tinham doença cardiovascular conhecida antes de contrair o Covid-19 apresentaram níveis elevados de uma substância chamada troponina T ultrassensível (um marcador de lesão no músculo do coração) ou sofreram parada cardíaca durante a hospitalização.

Um estudo alemão também realizou exames de ressonância magnética cardíaca em 100 pessoas que tinham se recuperado do Covid-19 e encontrou que 78% tinham resultados anormais. Dessas pessoas, apenas 33% haviam necessitado de internação hospitalar durante a infecção, e 18% foram assintomáticos.

Então, diante dessas evidências, é fundamental realizar uma avaliação cardiológica após a recuperação da Covid-19, principalmente para aqueles que planejam retomar ou iniciar atividades físicas intensas.

Quando realizar a avaliação para retorno aos exercícios?

Para garantir a segurança no retorno às atividades físicas após a recuperação do Covid-19, é recomendável seguir um período de espera antes de realizar uma avaliação médica.

Se você teve sintomas de Covid-19, o ideal é esperar pelo menos 14 dias após esses sintomas terem desaparecido. Isso dá ao seu corpo tempo para se recuperar e permite que qualquer possível efeito tardio da doença se manifeste.

Se você testou positivo para Covid-19, mas não apresentou sintomas, ainda é importante esperar pelo menos 14 dias após o teste positivo antes de fazer a avaliação médica. Isso se dá porque o vírus pode causar danos ao seu corpo mesmo sem causar sintomas visíveis, e esses danos podem levar algum tempo para serem detectados.

Após este período de espera, uma avaliação médica é fundamental antes de retomar qualquer atividade física. Essa avaliação pode identificar qualquer problema cardíaco ou outro problema de saúde que possa tornar o exercício perigoso. Por isso, não negligencie este passo importante na sua recuperação da Covid-19.

Conclusão

A avaliação pré-participação cardiológica (APP) é uma das principais maneiras de prevenir a morte súbita no esporte. Diretrizes estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e pela Sociedade de Medicina do Exercício e Esporte aconselham que todos devem passar por uma avaliação médica antes de começar a prática de exercícios físicos. Como a maioria das pessoas teve que parar ou diminuir seus treinos físicos durante a pandemia, é altamente recomendado que sejam submetidas a uma nova APP antes de retomar essas atividades.

Além disso, devemos levar em conta que a Covid-19 pode causar problemas cardíacos, principalmente a miocardite, como uma de suas sequelas. Essa condição precisa ser considerada e investigada antes que qualquer pessoa retome a prática esportiva, pois pode levar a arritmias durante o esforço físico, aumentando o risco de morte súbita em esportistas e atletas.

Portanto, é de suma importância que uma avaliação minuciosa seja realizada para garantir a maior segurança possível ao retomar a prática de atividades físicas após a recuperação da Covid-19.

2 comentários em “Exercícios após Covid-19: informações para um retorno seguro”

  1. Avatar
    NATÁLIA CRISTINA MAGALHÃES

    ótimo! A abordagem foi pontual e precisa ser divulgada. Particularmente, como tive covid com arritmias, o acometimento do meu coração já era esperado, após 8 meses de tratamento com cardiologista fiz meu primeiro exame eletrocardiograma “normal” (fev), continuo com os cuidados médicos e a avaliação física para retomar as atividades. Se Deus quiser logo estarei 100%.

    1. Avatar

      Muito obrigado pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência pessoal! Fico feliz em saber que você está se recuperando bem e seguindo os cuidados médicos recomendados após ter tido Covid-19.

      É fundamental que as pessoas sejam conscientes da importância de uma abordagem cuidadosa e avaliação médica antes de retomar as atividades físicas após a recuperação da doença. A saúde do coração é especialmente importante, e é ótimo ouvir que seu eletrocardiograma voltou ao normal.

      Desejo a você uma recuperação contínua e espero que, em breve, você possa retomar suas atividades físicas com segurança e bem-estar. Continue cuidando de si mesmo e seguindo as orientações do seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice