Pular para o conteúdo

Insuficiência Mitral: o que é e como deve ser tratada OLD

comparação entre um coração humano saudável e outro com insuficiência mitral. À esquerda, o coração com uma válvula mitral saudável é retratado com cores vivas e detalhes precisos. À direita, o coração com insuficiência mitral destaca a válvula mitral defeituosa e a regurgitação do sangue.

Embora doenças cardíacas sejam uma causa comum de preocupação para a saúde global, a insuficiência mitral não é frequentemente discutida, apesar de sua significativa prevalência. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, estima-se que cerca de 2% da população sofra com esta condição, tornando-a relativamente comum. Por isso, é essencial que aumentemos a consciência sobre este problema de saúde.

O que é a Insuficiência Mitral

O coração é uma máquina incrivelmente complexa, composta por várias câmaras e válvulas que trabalham em conjunto para bombear sangue para o corpo. 

A insuficiência mitral ocorre quando a válvula mitral — a “porta” entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo — não fecha adequadamente. Isso permite que o sangue flua de volta ao átrio, uma condição conhecida como regurgitação.

Pense na válvula mitral como uma porta de sentido único em um prédio movimentado. 

Quando funciona corretamente, a porta permite que as pessoas passem de uma sala para outra sem permitir que retornem. Mas quando a porta está quebrada, as pessoas podem passar de volta, criando confusão e interrompendo o fluxo normal de tráfego.

As causas da insuficiência mitral são variadas. Envelhecimento, doenças do tecido conjuntivo, infecções cardíacas e problemas congênitos do coração são algumas das causas mais comuns.

Mau funcionamento da válvula mitral

Pense na válvula mitral como uma porta de sentido único em um prédio movimentado. 

Quando funciona corretamente, a porta permite que as pessoas passem de uma sala para outra sem permitir que retornem.

Mas quando a porta está quebrada, as pessoas podem passar de volta, criando confusão e interrompendo o fluxo normal de tráfego.

As causas da insuficiência mitral são variadas: envelhecimento, doenças do tecido conjuntivo, infecções cardíacas e problemas congênitos do coração são algumas das causas mais comuns.

Causas e Fatores de Risco da Insuficiência Mitral

A insuficiência mitral, também conhecida como regurgitação mitral, é uma condição na qual a válvula mitral do coração não se fecha adequadamente. Isso permite que o sangue flua em sentido contrário (regurgitação) no coração, o que pode levar a diversos sintomas e complicações. 

Mas o que causa essa condição e quais são os fatores que aumentam o risco de desenvolvê-la? Vamos explorar.

Doença Cardíaca, Degeneração e Infecção

Existem várias causas potenciais para a insuficiência mitral, incluindo doenças cardíacas, degeneração da válvula mitral e infecções, no entanto, devemos lembrar que cerca de 70 a 80% das insuficiências mitrais são fisiológicas, ou seja, sem necessidade de tratamento algum.

É simplesmente, um escape de sangue que reflue quando a válvula se fecha, sem nenhuma alteração em sua morfologia ou em estruturas a ela relacionadas.

Dentre as principais causas/condições patológicas temos:

A imagem concentra-se em áreas que exibem necrose e isquemia do tecido cardíaco, características típicas de um infarto. As cores são vivas, com regiões afetadas destacadas em tons mais escuros ou pálidos, ilustrando a gravidade do infarto. O fundo neutro, enriquecido com um toque sutil de azul Tiffany e detalhes em ciano e dourado, realça a complexidade da condição.
Portal Medicina Ribeirão: Imagem ilustrativa sobre Insuficiência Mitral.

Condições como infarto do miocárdio podem danificar o músculo cardíaco e alterar a forma ou a função da válvula mitral, resultando em insuficiência mitral.

Doenças como cardiomiopatia, que afeta o músculo cardíaco, também podem causar insuficiência mitral. Esse tipo de causa é dita como secundária, porque não é uma alteração direta da válvula mitral, mas uma alteração em outra estrutura levando ao mau funcionamento da válvula.

Com o tempo, o desgaste natural pode levar ao enfraquecimento ou degeneração da válvula mitral, fazendo com que ela adquira uma forma mais grosseira e não feche adequadamente, levando à insuficiência. Esse tipo de degeneração é mais comum em pessoas idosas. 

Entre as causas degenerativas, uma causa muito comum de insuficiência mitral, é o prolapso da válvula mitral, estando como a principal causa em países desenvolvidos.

Ele se apresenta como uma protusão de parte de um dos folhetos ou dos dois folhetos e com o tempo, essa alteração vai se tornando mais grosseira, com maior desestruturação dos folhetos, aumentando a insuficiência mitral.

Conforme for a evolução desse prolapso, pode ser necessária a correção cirúrgica.

Já em países subdesenvolvidos, temos como uma das maiores causas de insuficiência mitral, a febre reumática. É uma doença inflamatória que ocorre após uma amigdalite mal tratada por uma bactéria chamada “streptococcus”

Infecções como endocardite, uma infecção do revestimento interno do coração, podem danificar a válvula mitral e resultar em insuficiência mitral.

Assim como outras condições médicas, existem vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver insuficiência mitral:

  • História de certas condições médicas: Pessoas com histórico de infarto do miocárdio, endocardite, febre reumática ou cardiomiopatia estão em maior risco de desenvolver insuficiência mitral.
  • Idade: A degeneração da válvula mitral é mais comum em pessoas mais velhas, então a idade avançada é um fator de risco para a insuficiência mitral.
  • Uso de certos medicamentos: Alguns medicamentos, como os usados para tratar a doença de Parkinson ou enxaqueca, podem aumentar o risco de insuficiência mitral.

Conhecendo as causas e os fatores de risco da insuficiência mitral, você pode conversar de forma mais informada com o seu médico sobre o seu risco pessoal e sobre as medidas que pode tomar para proteger a saúde do seu coração.

Sintomas e complicações da Insuficiência Mitral

Ele tem uma expressão de desconforto suave e apresenta traços hispânicos, com cabelo curto e escuro, vestindo roupas casuais. A região do peito é destacada em vermelho, simbolizando o foco dos sintomas. As cores da imagem são naturais e o fundo é neutro, mantendo o realismo da representação.
Portal Medicina Ribeirão: Imagem ilustrativa sobre Insuficiência Mitral.

Os sintomas da insuficiência mitral podem ser insidiosos e, muitas vezes, os pacientes podem não apresentar sintomas evidentes nos estágios iniciais da doença. No entanto, à medida que a condição progride, os sintomas podem incluir:

  • Fadiga constante;
  • Falta de ar, especialmente durante a atividade física;
  • Palpitações cardíacas;
  • Tonturas ou episódios de desmaio;
  • Inchaço visível nos tornozelos, pés ou abdômen.

“A prevenção e a detecção precoce são fundamentais para o manejo eficaz da insuficiência mitral.”

Diagnóstico e tratamento da Insuficiência Mitral

O coração é destacado dentro do corpo transparente, com ênfase na válvula mitral defeituosa e na regurgitação do sangue. A transparência do corpo proporciona uma visão clara do coração e da condição cardíaca, com cores realistas e detalhes precisos que realçam a complexidade da insuficiência mitral. O fundo neutro mantém o foco na representação do coração.
Portal Medicina Ribeirão: Imagem ilustrativa sobre Insuficiência Mitral.

O tratamento da insuficiência mitral depende da gravidade da condição, da presença de sintomas e das causas subjacentes. Em alguns casos, especialmente quando os sintomas são leves, o médico pode optar por monitorar a condição regularmente sem intervenção imediata.

Quando o tratamento é necessário, as opções incluem medicamentos para controlar os sintomas, reduzir a carga de trabalho do coração e prevenir a formação de coágulos sanguíneos. 

Para casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para reparar ou substituir a válvula mitral.

No mais, os médicos costumam recomendar mudanças no estilo de vida, como manter um peso saudável, fazer exercícios regulares, seguir uma dieta balanceada e evitar o consumo de tabaco e álcool.

Exames e testes para identificação da Insuficiência Mitral

"Mulher asiática correndo em esteira com eletrodos durante teste cardíaco em consultório médico."

O diagnóstico da insuficiência mitral começa com um exame físico, onde o médico avaliará os sinais e sintomas do paciente. Com um estetoscópio,pode-se ouvir um sopro cardíaco, e de acordo com suas características, sugerir um  problema com a válvula mitral.

Para uma avaliação mais completa e detalhada, o médico pode complementar seu exame físico, com alguns exames de imagem, sendo o principal o ecocardiograma, que fornece uma avaliação minuciosa do coração em ação. 

Com o ecocardiograma, pode-se ver a válvula mitral, seu anel, seus folhetos e analisar espessura, mobilidade, abertura, coaptação (fechamento) desses folhetos. Pode-se ainda avaliar estruturas que completam o aparato valvar, como o anel valvar, os músculos papilares e as cordoalhas (sendo filamentos que ligam os folhetos aos músculos papilares).

É possível ainda avaliar os fluxos que passam através da válvula mitral, tanto durante a sua abertura (avalia-se estenose), quando no seu fechamento (avalia-se a insuficiência).

Leia mais sobreEcocardiograma com Estresse: O que você precisa saber.

O vazamento de fluxo para dentro do átrio esquerdo quando a válvula se fecha é o que chamamos de insuficiência mitral e ela pode ser graduada de acordo com vários parâmetros em leve, moderada e grave. 

Dessa maneira, o ecocardiograma mostra características da válvula e repercussão de sua insuficiência nas câmaras cardíacas, guiando o médico assistente quanto à terapêutica, desde o não tratamento, onde o ecocardiograma é uma importante ferramenta  nos casos mais leves, assintomáticos e sem repercussão, como monitoramento, até casos mais graves onde seja necessária intervenção cirúrgica ou percutânea.

Mesmo nos tratamentos cirúrgicos e percutâneos, o acompanhamento do procedimento pelo ecocardiograma se torna fundamental para avaliar o pré-procedimento e dar as características da valva e seu grau de insuficiência, durante o procedimento (no caso dos percutâneos), onde o ecocardiograma guia o melhor local de correção e também após o procedimento, avaliando o resultado.

Testes de esforço cardíaco também podem ser realizados para avaliar o desempenho do coração durante a atividade física.

Opções de tratamento e cuidados cardíacos

Paciente africano consultando com médica caucasiana em consultório moderno.

A insuficiência mitral é mais frequentemente tratada por um cardiologista, um médico clínico especializado em doenças do coração. 

Por isso é sempre importante consultar com um cardiologista para que ele avalie se há alguma alteração do coração.

Vários diagnósticos cardiológicos, entre eles, as valvulopatias, são descobertas durante uma consulta de rotina.

Viver com insuficiência mitral, se ela for leve, sem repercussão hemodinâmica, não requer grandes esforços, nem grandes mudanças de estilo de vida, visto que são assintomáticas, devendo, apenas, ser acompanhadas para observar sua evolução ao longo dos anos.

 Quando temos uma insuficiência mitral de grau maior ou com alguma repercussão cardíaca, pode-se haver necessidade de tratamento que vai desde medicamentos até intervenções sejam cirúrgicas ou percutâneas. 

Em qualquer grau de insuficiência mitral, é fundamental o acompanhamento com o ecocardiograma para indicar o melhor momento de intervenção, caso esta seja necessária, evitando assim, sequelas cardiológicas.

Leia mais sobre: A Importância do Ecocardiograma no Diagnóstico Cardíaco.

Perguntas frequentes sobre Insuficiência Mitral

A horizontal 3D image featuring a metallic blue shield with a clear traditional shield shape angled to resemble a push button with a Swiss style cr

1. O que é insuficiência mitral?

A insuficiência mitral é uma condição cardíaca onde a válvula mitral do coração não fecha adequadamente. Isso permite que o sangue flua de volta ao átrio esquerdo, levando a vários problemas de saúde.

2. Quais são os sintomas da insuficiência mitral?

Os sintomas da insuficiência mitral podem incluir:u003cbru003eFadiga constante;u003cbru003eFalta de ar durante atividades físicas;u003cbru003ePalpitações cardíacas;u003cbru003eTontura ou desmaios;u003cbru003eInchaço nos tornozelos, pés ou abdômen.

3. Quais são as causas da insuficiência mitral?

A insuficiência mitral pode ser causada por diversos fatores, incluindo:u003cbru003eIdade avançada;u003cbru003eInfecções do coração;u003cbru003eDoenças do tecido conjuntivo;u003cbru003eProblemas congênitos do coração.

4. Como é diagnosticada a insuficiência mitral?

u003cstrongu003eEtapa do Diagnósticou003c/strongu003e/u003cstrongu003eDescriçãou003c/strongu003eu003cbru003eExame físico: O médico avalia sinais e sintomas e pode ouvir o coração com um estetoscópio.u003cbru003eEcocardiograma: Este exame fornece uma imagem detalhada do coração em ação.u003cbru003eTestes de esforço cardíaco: Estes testes avaliam o desempenho do coração durante a atividade física.

5. Como é tratada a insuficiência mitral?

As opções de tratamento para a insuficiência mitral podem incluir medicamentos, cirurgia e mudanças no estilo de vida, dependendo da gravidade dos sintomas e da causa subjacente da condição.

6. Que tipo de médico trata da insuficiência mitral?

A insuficiência mitral é geralmente tratada por um cardiologista, um médico especializado em doenças do coração.

7. É possível viver uma vida normal com insuficiência mitral?

Sim, é possível levar uma vida normal com insuficiência mitral, com a ajuda de tratamento, adaptações no estilo de vida e acompanhamento médico regular.

8. Qual a prevalência da insuficiência mitral no Brasil?

Estima-se que cerca de 2% da população brasileira sofra de insuficiência mitral, tornando-a uma condição relativamente comum.

9. Quais são as mudanças no estilo de vida recomendadas para pacientes com insuficiência mitral?

As mudanças no estilo de vida recomendadas podem incluir manter um peso saudável, fazer exercícios regulares, seguir uma dieta balanceada e evitar o consumo de tabaco e álcool.

10. A insuficiência mitral é uma condição perigosa?

Se não tratada, a insuficiência mitral pode levar a complicações sérias, como insuficiência cardíaca. Entretanto, com o diagnóstico e o tratamento adequados, a maioria dos pacientes consegue gerir a condição eficazmente.

Reflexão final sobre insuficiência mitral

O diagnóstico precoce é a chave para a gestão eficaz da insuficiência mitral.

Quanto melhor for o acompanhamento, mais cedo percebem-se as mudanças e, melhores são as chances de gerir os sintomas, mantendo a saúde e vivendo uma vida plena.

Caso você esteja com algum sintoma sugestivo de valvopatia ou mesmo já tenha sido diagnosticado com uma e não está fazendo o devido seguimento, não perca mais tempo e procure um cardiologista para ser devidamente acompanhado.

E para uma melhor avaliação das cardiopatias, a clínica AMZ Diagnósticos Médicos conta com médicos ecocardiografistas experientes que irão, juntamente com seu cardiologista, diagnosticar e acompanhar durante toda a evolução para que você tenha sempre o melhor tratamento.

Agende seu exame conosco pelo telefone (16) 3236 8506. Teremos o maior prazer em recebê-lo.

DALL·E 2023 12 04 00.29.34 Create a high resolution horizontal realistic image that illustrates the theme of motivation for weight loss with an emphasis on perseverance. The s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice