Olá, amantes do Beach Tennis!
Hoje, temos algo muito especial para vocês. Vamos mergulhar nas novas regras oficiais da ITF para 2023.
Afinal, estar atualizado sobre as regras é crucial para qualquer jogador, seja você um iniciante ou um profissional.
Então, pegue sua raquete e prepare-se para uma jornada informativa!
Você já parou para pensar na importância da quadra em uma partida de Beach Tennis?
A quadra não é apenas um espaço delimitado na areia; ela é o palco onde toda a ação acontece.
Vamos entender o que a ITF definiu para as dimensões e características da quadra em 2023.
A quadra deve ser um retângulo. Para partidas de duplas, a largura é de 8 metros, enquanto para partidas individuais, a largura é reduzida para 4,5 metros.
O comprimento permanece constante em 16 metros.
Aqui está uma parte que muitas vezes passa despercebida: a rede.
Ela deve ser suspensa por um cabo de corda ou metal e deve ter uma altura mínima de 1,7 metros para eventos femininos, mistos e juvenis.
Para os homens, essa altura sobe para 1,8 metros.
As linhas que delimitam a quadra têm suas próprias especificações.
Elas devem ter uma largura que varia entre 2,5 cm e 5 cm.
No entanto, as linhas de base podem ser um pouco mais largas, chegando a até 10 cm.
Então, você já sabe tudo sobre a quadra, mas e a superfície onde você vai jogar?
Afinal, estamos falando de Beach Tennis, e a areia é um elemento crucial do jogo.
Vamos entender o que a ITF estabeleceu para a superfície de jogo em 2023.
A superfície deve ser composta de areia nivelada, o mais plana e uniforme possível.
Isso não é apenas uma questão de jogo justo, mas também de segurança.
A areia deve estar livre de rochas, conchas e quaisquer outros objetos que possam ser irregulares ou perigosos.
A segurança é uma prioridade.
A superfície de jogo não deve apresentar qualquer perigo de lesão aos jogadores.
Isso significa que a areia deve ser cuidadosamente selecionada e preparada para garantir que esteja livre de detritos e objetos perigosos.
Nota Adicional
As diretrizes para a profundidade mínima da areia podem ser encontradas no Apêndice X.
Isso é especialmente útil para aqueles que estão planejando construir sua própria quadra de Beach Tennis.
Você já se perguntou o que mais faz parte da quadra além da rede e da areia?
Bem, a Regra 3 aborda as instalações permanentes que fazem parte da quadra.
As instalações permanentes incluem os backstops e sidestops, os espectadores, as arquibancadas e assentos para os espectadores, e todos os outros elementos ao redor e acima da quadra.
Isso também inclui o árbitro de cadeira e os árbitros de linha quando em suas posições reconhecidas.
Ah, a bola! Um elemento tão simples, mas crucial para qualquer partida de Beach Tennis.
Vamos mergulhar nas especificações e regras que a ITF definiu para a bola em 2023.
As bolas de estágio 2 (ou seja, de baixa compressão), conforme descritas na edição atual de “ITF Approved Tennis Balls, Classified Surfaces & Recognised Courts”, são aprovadas para o jogo.
Isso garante que a bola seja adequada tanto para profissionais quanto para amadores, proporcionando uma experiência de jogo uniforme.
Especificações
As bolas que são aprovadas para o jogo devem estar em conformidade com as especificações no Apêndice III.
Isso é crucial para manter a integridade do jogo e garantir que todas as partidas sejam disputadas em condições justas.
Troca de Bolas
As trocas de bolas, se houver, podem ser feitas de duas maneiras:
Se uma bola se romper durante o jogo, o ponto deve ser repetido.
Nota Importante
Qualquer bola a ser usada em um torneio que seja jogado sob as Regras do Beach Tennis deve estar na lista oficial da ITF de bolas de estágio 2 aprovadas.
Ah, a bola! Um elemento tão simples, mas crucial para qualquer partida de Beach Tennis.
Vamos mergulhar nas especificações e regras que a ITF definiu para a bola em 2023, incluindo os detalhes do Apêndice III.
As bolas de Estágio 2 (Laranja) são as aprovadas para o jogo. Elas devem atender aos seguintes critérios:
Notas Importantes:
Todos os testes para rebote, massa, tamanho, deformação e durabilidade devem ser feitos de acordo com os Regulamentos descritos na edição atual de “ITF Approved Tennis Balls, Classified Surfaces & Recognised Courts”.
Ah, a raquete! Esse é o instrumento que nos permite fazer todas aquelas jogadas incríveis no Beach Tennis.
Mas você sabia que nem todas as raquetes são aprovadas para o jogo? Vamos entender melhor as especificações e regras que a ITF estabeleceu para as raquetes em 2023.
As raquetes aprovadas para o jogo devem estar em conformidade com as especificações do Apêndice II.
A Federação Internacional de Tênis (ITF) é a autoridade que decide se uma raquete ou protótipo está em conformidade com o Apêndice II ou se é aprovada ou não para o jogo.
Essas decisões podem ser tomadas por iniciativa própria da ITF ou mediante solicitação de qualquer parte com um interesse legítimo, incluindo jogadores, fabricantes de equipamentos ou Associações Nacionais.
Pergunta: Um jogador pode usar mais de uma raquete a qualquer momento durante o jogo?
Decisão: Não.
Pergunta: Um jogador pode alterar as características de jogo de uma raquete?
Decisão: Sim, exceto quando especificamente proibido pelos organizadores do evento ou quando a alteração resulta em não conformidade com o Apêndice II.
Pergunta: Um jogador pode usar uma raquete com cordas?
Decisão: Não.
No Beach Tennis, a pontuação é um aspecto crucial que determina o vencedor da partida.
Uma partida pode ser jogada no melhor de 3 sets, o que significa que um jogador ou equipe precisa vencer 2 sets para ganhar a partida.
O formato escolhido deve ser anunciado antes do evento.
A pontuação em um set é feita usando o método “Tie-break Set”.
O primeiro jogador/equipe a vencer seis jogos ganha aquele “Set”, desde que haja uma margem de dois jogos sobre o(s) adversário(s).
Se a pontuação chegar a seis jogos para cada lado, um jogo de tie-break deve ser jogado.
Se a pontuação chegar a um set para cada lado, um tie-break de partida será jogado para decidir a partida. Este tie-break substitui o set final decisivo.
O primeiro jogador/equipe a vencer dez (10) pontos ganhará este tie-break de partida e a partida, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o(s) adversário(s).
Na ausência de um árbitro de cadeira, a pontuação do jogo deve ser anunciada pelo sacador antes do início de cada ponto.
A pontuação padrão é a seguinte, com a pontuação do sacador sendo chamada primeiro:
Se cada equipe tiver ganho três pontos, a pontuação é “Deuce” e um ponto decisivo será jogado.
Durante um jogo de tie-break, os pontos são marcados como “Zero”, “1”, “2”, “3”, etc. O primeiro jogador/equipe a vencer sete pontos ganha o “Jogo” e o “Set”, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o(s) adversário(s).
No Beach Tennis, o posicionamento e as ações do sacador e do receptor são cruciais para o desenvolvimento do jogo. Vamos entender como essas regras funcionam:
O jogador ou a equipe deve ficar em lados opostos da rede. O sacador é o jogador que coloca a bola em jogo para o primeiro ponto.
Os jogadores ou a equipe que estão prontos para devolver a bola servida pelo sacador são os receptores.
Antes do início de cada ponto, os receptores devem primeiro tomar suas posições, seguidos pelo sacador, que então sacará.
Os receptores não podem alterar significativamente suas posições em relação um ao outro e ao sacador, uma vez que o sacador tenha escolhido sua posição, até que a bola esteja em jogo.
A regra da “Zona de Retorno Proibida” deve ser aplicada em todas as partidas.
Os receptores não devem tocar em nenhuma parte da quadra dentro da zona proibida até que a bola esteja em jogo.
Antes do início do aquecimento, a escolha de lados e a decisão de ser o sacador ou o receptor no primeiro jogo são determinadas por um sorteio.
O jogador/equipe que vencer o sorteio pode escolher:
a. Ser o sacador ou o receptor no primeiro jogo, caso em que o(s) oponente(s) escolherá(ão) o lado da quadra para o primeiro jogo; ou
b. O lado da quadra para o primeiro jogo, caso em que o(s) oponente(s) escolherá(ão) ser o sacador ou o receptor para o primeiro jogo; ou
c. Exigir que o(s) oponente(s) faça(m) uma das escolhas acima.
Os jogadores/equipes têm o direito de fazer novas escolhas se o aquecimento for interrompido e os jogadores saírem da quadra?
Os jogadores/equipes devem trocar de lado ao final do primeiro, terceiro e de todos os jogos ímpares subsequentes de cada set. Também devem trocar de lado ao final de cada set, a menos que o número total de jogos nesse set seja par. Nesse caso, a troca ocorre ao final do primeiro jogo do próximo set.
Durante um jogo de tie-break, os jogadores/equipes devem trocar de lado após o primeiro ponto e, em seguida, a cada quatro pontos.
A menos que seja chamado um “fault” ou um “let”, a bola está em jogo desde o momento em que o sacador acerta a bola e permanece em jogo até que o ponto seja decidido.
Essas regras ajudam a manter a ordem e a estrutura durante uma partida de Beach Tennis, garantindo que ambos os lados tenham oportunidades iguais. Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para perguntar.
Se uma bola tocar uma linha, ela é considerada como tendo tocado a quadra delimitada por essa linha.
Em caso de mudança na posição de qualquer linha, antes do início de um ponto, um jogador/equipe pode solicitar ao árbitro que estique a linha (isso pode ser feito por um jogador no caso de uma partida sem árbitro), mas qualquer ajuste não afetará o resultado de qualquer ponto anterior.
Se a bola em jogo tocar um objeto fixo ou o poste da rede antes de tocar o chão, o jogador que bateu a bola perde o ponto.
Ao final de cada jogo padrão, o(s) receptor(es) se torna(m) o(s) sacador(es) e o(s) sacador(es) se torna(m) o(s) receptor(es) para o próximo jogo.
Em duplas, a equipe que deve sacar no primeiro jogo de cada set decidirá qual membro dessa equipe sacará para aquele jogo.
Da mesma forma, antes do início do segundo jogo, seus oponentes decidirão qual jogador sacará para aquele jogo.
O parceiro do jogador que sacou no primeiro jogo sacará no terceiro jogo e o parceiro do jogador que sacou no segundo jogo sacará no quarto jogo.
Essa rotação continuará até o final do set.
A bola sacada pelo sacador pode ser devolvida por qualquer jogador (receptor) no lado oposto da rede.
Essas regras fornecem uma estrutura clara para o saque e a recepção, tanto em jogos individuais quanto em duplas, garantindo que o jogo seja justo e organizado.
Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais esclarecimentos, fique à vontade para perguntar.
Imediatamente antes de iniciar o movimento do saque, o sacador deve ficar parado com ambos os pés atrás (ou seja, mais distantes da rede do que) da linha de base e dentro das extensões imaginárias das linhas laterais.
O sacador deve então soltar a bola com a mão em qualquer direção e acertar a bola com a raquete antes que ela toque o chão.
O movimento do saque é concluído no momento em que a raquete do jogador acerta ou erra a bola.
Um jogador que só pode usar um braço pode usar a raquete para soltar a bola.
Caso 1: Se, ao sacar, o sacador jogar duas ou mais bolas no ar, em vez de uma, ele perde o ponto?
Decisão: Na primeira ocasião, um “let” será chamado e o sacador sacará novamente. Na segunda e em qualquer ocasião subsequente, a ação será considerada deliberada e o sacador perderá o ponto.
Ao sacar, o sacador pode ficar em qualquer lugar atrás da quadra.
O saque deve passar por cima da rede antes que um receptor o devolva.
Não haverá segundo saque.
Em eventos de duplas mistas, os jogadores masculinos devem sacar por baixo.
Durante o movimento do saque, o sacador não deve:
Se o sacador quebrar essa regra, é uma “Falta de Pé”.
Caso 1: O sacador pode ter um ou ambos os pés fora do chão?
Decisão: Sim.
Caso 2: É falta se o pé de apoio/frontal do sacador tocar a linha de base durante o movimento do saque?
Decisão: Sim. Nenhum pé pode tocar a linha de base durante o movimento do saque (até que o sacador tenha acertado a bola).
Caso 3: É falta se a linha de base se mover por causa da areia empurrada pelo sacador durante o movimento do saque?
Decisão: Não.
Caso 4: É falta se o pé do sacador for para debaixo da linha de base?
Decisão: Sim. A área sob a linha de base faz parte da quadra. O pé do sacador não pode tocar a linha de base ou a quadra durante o movimento do saque.
O saque é uma falta se:
a. O sacador quebra as regras 17, 18 ou 19; ou
b. O sacador erra a bola ao tentar acertá-la; ou
c. A bola sacada toca um objeto fixo permanente ou o poste da rede; ou
d. A bola sacada toca o sacador ou o parceiro do sacador, ou qualquer coisa que o sacador ou o parceiro do sacador esteja vestindo ou carregando.
Caso 1: Depois de jogar uma bola para sacar, o sacador decide não acertá-la e a pega de volta. Isso é uma falta?
Decisão: Não. Um jogador que joga a bola e depois decide não acertá-la tem permissão para pegar a bola com a mão ou a raquete, ou deixá-la cair no chão.
O sacador não deve sacar até que o(s) receptor(es) estejam prontos.
No entanto, o(s) receptor(es) devem jogar no ritmo razoável do sacador e devem estar prontos para receber dentro de um tempo razoável após o sacador estar pronto.
Um receptor que tenta devolver o saque deve ser considerado como estando pronto. Se for demonstrado que o receptor não está pronto, o saque não pode ser chamado de falta.
Uma bola sacada que toca na rede ou na faixa e continua sobre a rede está em jogo (não há regra de let).
Em todos os casos em que um let é chamado, o ponto deve ser repetido.
Caso 1: Se a bola se romper durante a execução de um ponto, um let deve ser chamado?
Decisão: Sim.
Caso 2: Se, durante a execução de um ponto, uma das linhas da área de jogo se romper ou se soltar, um let deve ser chamado?
Decisão: Sim.
Caso 3: Se qualquer membro da equipe receptora de duplas não estiver pronto quando a bola é sacada, um let deve ser chamado?
Decisão: Sim.
O ponto é perdido se:
a. O sacador comete uma falta;
b. A bola toca o chão dentro da área da quadra do lado deles da rede;
c. Um jogador/membro de uma equipe de duplas devolve a bola em jogo de forma que ela toque o chão ou um objeto fora da quadra correta;
d. Um jogador/membro de uma equipe de duplas devolve a bola em jogo de forma que, antes de tocar o chão, ela toque uma instalação permanente ou o poste da rede;
e. Um jogador/membro de uma equipe de duplas deliberadamente carrega ou pega a bola em jogo na raquete ou a toca deliberadamente com a raquete mais de uma vez;
f. Um jogador/membro de uma equipe de duplas ou a raquete, esteja na mão do jogador ou não, ou qualquer coisa que esse jogador esteja vestindo ou carregando toca a rede, postes da rede, corda ou cabo de metal ou faixa, ou a quadra do(s) oponente(s) a qualquer momento enquanto a bola está em jogo;
g. Um jogador/membro de uma equipe de duplas acerta a bola antes que ela tenha passado pela rede;
h. A bola em jogo toca um jogador/membro de uma equipe de duplas ou qualquer coisa que esse jogador esteja vestindo ou carregando, exceto a raquete;
i. A bola em jogo toca uma raquete quando um jogador não a está segurando;
j. Ambos os membros de uma equipe de duplas tocam a bola ao devolvê-la.
k. Um jogador da equipe receptora ou sacadora toca qualquer parte da quadra dentro da Zona Proibida de Devolução de Saque antes que a bola esteja em jogo (ver Apêndice I).
Caso 1: Um membro da equipe receptora de duplas toca a rede antes que a bola que foi sacada toque o chão fora da quadra correta.
Decisão: A equipe receptora de duplas perde o ponto porque um deles tocou a rede enquanto a bola estava em jogo.
Caso 2: Uma equipe de duplas perde o ponto se uma linha imaginária na extensão da rede é cruzada antes ou depois de acertar a bola?
Decisão: A equipe de duplas não perde o ponto em nenhum dos casos, desde que um membro dessa equipe de duplas não toque a quadra da equipe adversária.
Caso 3: Um jogador atira a raquete na bola em jogo. Ambos, a raquete e a bola, caem na quadra do lado da rede da equipe de duplas adversária, e os membros da equipe de duplas adversária não conseguem alcançar a bola.
Decisão: A equipe de duplas que atirou a raquete na bola perde o ponto.
Caso 4: Uma bola que acabou de ser sacada atinge qualquer membro da equipe receptora de duplas antes de tocar o chão.
Decisão: O sacador ganha o ponto.
Caso 5: Um membro de uma equipe de duplas, parado fora da quadra, acerta a bola ou a pega antes que ela toque o chão e reivindica o ponto porque a bola definitivamente estava saindo da quadra correta.
Decisão: A equipe de duplas perde o ponto, a menos que seja uma boa devolução, caso em que o ponto continua.
Essas regras e decisões ajudam a manter o jogo justo e a garantir
É considerada uma boa devolução se:
a. A bola toca a rede, corda ou cabo de metal, alça ou faixa, desde que passe por cima de qualquer um deles e toque o chão dentro da quadra correta; ou
b. A bola é devolvida fora dos postes da rede, seja acima ou abaixo do nível do topo da rede, desde que toque o chão na quadra correta; ou
c. A raquete de um jogador passa por cima da rede após acertar a bola no lado do jogador da rede e a bola toca o chão na quadra correta; ou
d. Um jogador/membro de uma equipe de duplas acerta a bola em jogo, que atinge outra bola que está na quadra correta.
Se um jogador é impedido de jogar o ponto por um ato deliberado do(s) oponente(s), esse jogador/equipe ganhará o ponto.
No entanto, o ponto será repetido se um jogador for impedido de jogar o ponto por um ato não intencional do(s) oponente(s), ou algo fora do controle do jogador (não incluindo uma instalação permanente).
Caso 1: Um duplo toque não intencional é um impedimento?
Decisão: Não.
Caso 2: Um jogador/membro de uma equipe de duplas afirma ter parado o jogo porque pensou que um oponente estava sendo impedido. Isso é um impedimento?
Decisão: Não, o jogador/equipe de duplas perde o ponto.
Caso 3: Uma bola em jogo atinge um pássaro voando sobre a quadra. Isso é um impedimento?
Decisão: Sim, o ponto deve ser repetido.
Caso 4: Durante um ponto, uma bola ou outro objeto que estava no lado da quadra do jogador/equipe de duplas quando o ponto começou impede um dos jogadores. Isso é um impedimento?
Decisão: Não.
Caso 5: Onde o parceiro do sacador e os membros da equipe receptora de duplas têm permissão para ficar?
Decisão: O parceiro do sacador e os membros da equipe receptora de duplas podem assumir qualquer posição em seu próprio lado da rede, dentro ou fora da quadra, desde que não toquem em nenhuma parte da quadra dentro da Zona Proibida de Devolução de Saque (ver Apêndice I). No entanto, se um jogador estiver criando um impedimento para o(s) oponente(s), a regra de impedimento deve ser usada.
Como princípio, quando um erro em relação às Regras do Beach Tennis é descoberto, todos os pontos previamente jogados devem permanecer. Os erros descobertos devem ser corrigidos da seguinte forma:
a. Durante um jogo padrão ou um tie-break, se o jogador/equipe estiver nas extremidades erradas da quadra, o erro deve ser corrigido assim que for descoberto, e o sacador deve sacar da extremidade correta da quadra de acordo com a pontuação.
b. Se um jogador sacar fora de ordem durante um jogo padrão, o jogador que originalmente deveria sacar deve fazê-lo assim que o erro for descoberto. No entanto, se um jogo for concluído antes que o erro seja descoberto, a ordem do saque permanecerá como alterada.
c. Se um jogador sacar fora de ordem durante um tie-break e o erro for descoberto após um número par de pontos ter sido jogado, o erro é corrigido imediatamente. Se o erro for descoberto após um número ímpar de pontos ter sido jogado, a ordem do saque permanecerá como alterada.
d. Se, por erro, um jogo padrão for iniciado com 6 jogos para cada lado, quando foi previamente acordado que o set seria um “Tie-break set”, o erro deve ser corrigido imediatamente se apenas um ponto tiver sido jogado. Se o erro for descoberto após o segundo ponto estar em jogo, o set continuará como um “Advantage set” até que a pontuação alcance 8 jogos para cada lado (ou um número par mais alto), quando um jogo de tie-break será jogado.
e. Se, por erro, um “Advantage set” ou “Tie-break set” for iniciado, quando foi previamente acordado que o set final seria um match tie-break, o erro deve ser corrigido imediatamente se apenas um ponto tiver sido jogado. Se o erro for descoberto após o segundo ponto estar em jogo, o set continuará até que um jogador/equipe de duplas vença três jogos (e, portanto, o set) ou até que a pontuação alcance 2 jogos para cada lado, quando um match tie-break será jogado. No entanto, se o erro for descoberto após o segundo ponto do quinto jogo ter começado, o set continuará como um “Tie-break set”. (Consulte o Apêndice VI das Regras do Beach Tennis da ITF).
Para partidas em que oficiais são designados, seus papéis e responsabilidades podem ser encontrados no Apêndice VII das Regras do Beach Tennis da ITF.
Como princípio, o jogo deve ser contínuo, desde o momento em que a partida começa (quando o primeiro saque da partida é colocado em jogo) até o final da partida.
a. O tempo máximo começa a contar a partir do momento em que um ponto termina até o primeiro saque ser feito para o próximo ponto. Organizadores de eventos podem solicitar aprovação da ITF para estender os 90 segundos permitidos quando as equipes de duplas mudam de lado ao final de um jogo e os 120 segundos permitidos em um intervalo de set.
b. Se, por razões fora do controle de um jogador/membro de uma equipe de duplas, roupas, calçados ou equipamentos necessários (excluindo a raquete) estiverem quebrados ou precisarem ser substituídos, o jogador pode receber um tempo extra razoável para corrigir o problema.
c. Não será concedido tempo extra para permitir que um jogador/membro de uma equipe de duplas recupere sua condição. No entanto, um jogador/membro de uma equipe de duplas que sofre de uma condição médica tratável pode receber um tempo médico de três minutos para o tratamento dessa condição médica. Um número limitado de intervalos para uso do banheiro/troca de roupa também pode ser permitido, se isso for anunciado com antecedência do evento.
d. Organizadores de eventos podem permitir um período de descanso de no máximo dez (10) minutos, se isso for anunciado com antecedência do evento. Esse período de descanso pode ser feito após o 2º set em uma partida melhor de 3 sets.
e. O tempo de aquecimento deve ser de no máximo cinco (5) minutos, a menos que decidido de outra forma pelos organizadores do evento.
f. Os saques de prática devem ser estritamente limitados ao período de aquecimento.
O coaching é considerado qualquer forma de comunicação, conselho ou instrução, por qualquer meio, a um jogador.
Caso 1: Um jogador pode receber coaching se o coaching for dado por sinais de forma discreta?
Decisão: Não.
Caso 2: Um jogador pode receber coaching quando o jogo está suspenso?
Decisão: Sim.
Caso 3: Um jogador pode receber coaching em quadra durante uma partida?
Decisão: Os órgãos sancionadores podem solicitar à ITF a permissão para coaching em quadra. Nos eventos onde isso é permitido, os treinadores designados podem entrar em quadra e treinar seus jogadores de acordo com os procedimentos decididos pelo órgão sancionador.
Caso 4: Membros da equipe que não estão jogando podem sentar-se em quadra ou treinar um jogador durante uma partida?
Decisão: Com exceção de um capitão não-jogador em eventos de equipe, nenhum outro membro da equipe tem permissão para estar em quadra durante uma partida, nem pode treinar um jogador durante uma partida.
Caso 5: Em eventos que não são de equipe, um jogador pode eleger alguém para estar presente em quadra durante uma partida, mesmo que não seja um treinador?
Decisão: Não. Os jogadores em uma partida são as únicas pessoas permitidas a estar em quadra e a sentar-se no banco dos jogadores durante uma partida, com exceção da equipe do torneio e dos oficiais.
A zona proibida para devolução de saque (“zona proibida”) é a área entre a rede e uma linha imaginária paralela à rede e a três (3,0) metros de distância da rede, estendendo-se indefinidamente além das linhas laterais.
A interseção da linha imaginária com cada linha lateral deve ser claramente indicada por um marcador colocado na linha lateral ou imediatamente fora dela.
Nenhuma linha ou marcador adicional deve ser colocado dentro da área da quadra.
Nenhum jogador(s) da equipe que está sacando ou recebendo o saque deve tocar qualquer parte da quadra dentro da zona proibida até que a bola esteja em jogo.
Para todas as medidas no Apêndice II, as unidades do Sistema Internacional (SI) devem ter precedência.
A raquete de beach tennis deve estar em conformidade com todos os requisitos abaixo:
a. A superfície de impacto, definida como a área plana da cabeça da raquete delimitada pela borda interna da borda ou por furos maiores que 13 mm de diâmetro, não deve exceder 30 cm de comprimento e 26 cm de largura.
b. A raquete não deve exceder 50 cm de comprimento da extremidade do cabo à ponta da cabeça da raquete. A cabeça da raquete não deve exceder 26 cm de largura.
c. A distância do perfil entre as duas superfícies de impacto (espessura) deve ser constante e não deve exceder 38 mm.
d. Furos maiores que 13 mm de diâmetro não devem se estender por mais de 40 mm a partir da borda da raquete, com exceção dos furos que fazem parte da garganta.
e. A raquete deve estar livre de qualquer dispositivo que possa fornecer comunicação, conselhos ou instruções de qualquer tipo, audíveis ou visíveis, a um jogador durante uma partida.
Objetos anexados, protuberâncias e dispositivos que são aprovados como Tecnologia de Análise de Jogador são permitidos.
Essas especificações garantem que a raquete de beach tennis esteja em conformidade com as regras e regulamentos estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
A bola deve estar em conformidade com a tabela abaixo:
Todos os testes para rebote, massa, tamanho, deformação e durabilidade devem ser feitos de acordo com os Regulamentos descritos na edição atual de ITF Approved Tennis Balls, Classified Surfaces & Recognised Courts.
Essas especificações garantem que a bola de beach tennis esteja em conformidade com as regras e regulamentos estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
Esta alternativa à sequência de mudança de lados em um jogo de tie-break pode ser usada:
Em um “set curto”, o primeiro jogador ou equipe a vencer quatro jogos ganha o set, desde que haja uma margem de dois jogos sobre o oponente. Se o placar chegar a quatro jogos para cada lado, um jogo de desempate será realizado.
O “Set de Vantagem” é aquele em que o primeiro jogador ou equipe a vencer seis jogos ganha o set. No entanto, é necessário ter uma margem de dois jogos sobre o oponente. O set continuará até que essa margem seja alcançada.
Quando a partida está empatada em um set para cada lado, um jogo de desempate, conhecido como “Match Tie-Break”, é realizado para decidir o vencedor. Este jogo de desempate substitui o set decisivo.
Durante um jogo de desempate, os jogadores devem trocar de lado após cada conjunto de seis pontos. Isso serve para garantir que ambos os lados tenham condições iguais durante o jogo.
O árbitro de cadeira tem a autoridade final sobre questões de fato durante a partida. No entanto, ele só pode anular uma decisão do árbitro de linha imediatamente após um erro claro ter sido cometido.
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Pode jogar Calçando tennis Esportivo? Ou somente meias neoprene, meias normais ou descalço?
Fernando, sua pergunta sobre o tipo de calçado apropriado para jogar beach tennis é bem pertinente. As regras e preferências de calçado podem variar dependendo do nível de competição e das normas locais, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:
Tênis Esportivos: Geralmente, não são recomendados para beach tennis. O motivo é que os tênis regulares podem não proporcionar a mesma liberdade de movimento e flexibilidade que os pés descalços ou meias especiais oferecem na areia. Além disso, tênis comuns podem danificar a superfície da quadra de areia.
Meias de Neoprene: São uma opção popular para jogadores de beach tennis. Elas oferecem proteção para os pés, mantêm a sensibilidade e a flexibilidade necessárias para o movimento na areia, e ajudam a proteger contra o calor e pequenos objetos na areia.
Meias Normais: Podem ser usadas, mas podem não oferecer tanto suporte ou proteção quanto as meias de neoprene. Além disso, meias comuns podem se desgastar rapidamente em superfícies de areia.
Jogar Descalço: Muitos jogadores preferem jogar descalços para uma maior sensação de contato com a areia e melhor controle de movimento.
É importante verificar as regras específicas do torneio ou da liga em que você está jogando, pois elas podem ter diretrizes específicas sobre o tipo de calçado permitido. Em jogos casuais ou recreativos, a escolha geralmente se baseia no conforto pessoal e na preferência do jogador. Respondida com apoio da equipe Medicina Ribeirão e parceiros do Beach Tennis