Pular para o conteúdo

A Importância da Qualidade das Gorduras para a Saúde

gordura trans

Você já parou para pensar qual a verdadeira importância da qualidade das gorduras que consumimos? Vamos discutir neste artigo o papel das gorduras na nossa alimentação e como elas podem afetar a nossa saúde.

foto iluminada de uma mesa de restaurante exibindo vários alimentos ricos em gorduras trans, como rosquinhas, batatas fritas e produtos assados processados.

1. A Diferença entre Gorduras Boas e Gorduras Ruins

Existem diferentes tipos de gorduras que podem ser consumidas, e nem todas são prejudiciais à saúde. Algumas são até benéficas e essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Então, quais são as boas e quais são as ruins?

1.1 Gorduras boas

As gorduras boas são aquelas que, quando consumidas em quantidades adequadas, ajudam a melhorar a saúde do coração e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. São elas:

  • Gorduras insaturadas: Podem ser encontradas em alimentos como peixes, abacate, nozes e azeite de oliva. São benéficas ao substituírem as ‘gorduras ruins’.
  • Gorduras poli-insaturadas: Essas gorduras estão presentes em alimentos como óleos vegetais, sementes e peixes gordurosos. Ao entrarem no lugar das ‘gorduras ruins’, elas geram um efeito positivo na saúde cardiovascular e são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

1.2 Gorduras ruins

Já as gorduras ruins são aquelas que, quando consumidas em excesso, podem aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. São elas:

  • Gorduras saturadas: Encontradas principalmente em carnes vermelhas, laticínios integrais e óleos de palma e coco. O consumo excessivo de gorduras saturadas pode elevar o colesterol LDL e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
  • Gorduras trans: Presentes principalmente em alimentos industrializados, como margarinas, biscoitos, bolos e frituras. São extremamente prejudiciais à saúde, aumentando os níveis de colesterol LDL e reduzindo o HDL, o “colesterol bom”.

2. O Impacto das Gorduras Trans na Saúde

As gorduras trans são especialmente preocupantes, pois além de aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom, elas também estão associadas a outros problemas de saúde. Mas por que elas são tão prejudiciais?

2.1 Origem das gorduras trans

As gorduras trans podem ser encontradas naturalmente em alguns alimentos de origem animal, como laticínios e carnes de ruminantes. No entanto, a principal fonte dessas gorduras na nossa alimentação são os alimentos industrializados, que contêm gorduras trans devido à hidrogenação parcial de óleos vegetais.

2.2 Efeitos das gorduras trans no organismo

As gorduras trans interferem no metabolismo dos ácidos graxos ômega-3, importantes na prevenção de doenças cardíacas e complicações na gravidez. Além disso, estudos mostram que o consumo de gorduras trans está relacionado a um maior risco de doenças cardiovasculares.

2.3 Legislação e restrições às gorduras trans

Devido aos seus efeitos nocivos à saúde, a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos passou a exigir, a partir de 2006, que os rótulos de alimentos informassem o conteúdo de gorduras trans. Além disso, em 2018, a FDA implementou a proibição de óleos vegetais parcialmente hidrogenados, eliminando as gorduras trans industriais da oferta de alimentos no país.

Em outros lugares do mundo, ainda é possível encontrar alimentos com gorduras trans, principalmente em produtos de panificação e frituras. Portanto,

é essencial estar atento aos rótulos dos alimentos e evitar o consumo de produtos que contenham “hidrogenado parcialmente” na lista de ingredientes.

3. Gorduras Saturadas versus Gorduras Trans

Embora as gorduras saturadas também possam ser prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso, os efeitos negativos das gorduras trans são consideravelmente piores. As gorduras saturadas aumentam o colesterol LDL. Já as gorduras trans elevam o LDL e reduzem o HDL, piorando ainda mais o perfil lipídico e aumentando o risco de doenças cardiovasculares.

4. O Papel do Ácido trans-palmitoleico

Uma exceção interessante no universo das gorduras trans é o ácido trans-palmitoleico, presente naturalmente em laticínios e outros alimentos de ruminantes. Diferentemente das gorduras trans industriais, o ácido trans-palmitoleico não está associado a um maior risco cardiovascular e, na verdade, pode até reduzir o risco de diabetes tipo 2, possivelmente diminuindo a resistência à insulina.

No entanto, ainda são necessárias mais pesquisas para entender os mecanismos e a causalidade por trás desses possíveis benefícios do ácido trans-palmitoleico e de suas principais fontes alimentares.

5. Conclusão: Como fazer escolhas saudáveis em relação às gorduras

MAIS UM PEIXE

Agora que você já entende a importância da qualidade das gorduras para a saúde, fica mais fácil fazer escolhas conscientes e saudáveis em relação ao consumo de gorduras:

  • Opte por alimentos ricos em gorduras insaturadas e poli-insaturadas, como peixes, nozes, azeite de oliva e óleos vegetais.
  • Reduza o consumo de gorduras saturadas, preferindo carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura.
  • Evite ao máximo o consumo de gorduras trans presentes em alimentos industrializados.
  • Leia atentamente os rótulos dos alimentos e fique atento à presença de gorduras hidrogenadas parcialmente.

Ao fazer essas escolhas, você estará cuidando da sua saúde e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e outras complicações relacionadas ao consumo excessivo de gorduras ruins. Lembre-se: a qualidade das gorduras que você consome é tão importante quanto a quantidade!

Referências:

  1. Uptodate
  2. World Health Organization – Eliminating trans fats
  3. FDA – Final Determination Regarding Partially Hydrogenated Oils
  4. PubMed – Trans Fatty Acids and Cardiovascular Disease
  5. [American Heart Association – Trans Fat](https://heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/fats/trans-fat)

https://medicina.ribeirao.br/2023/04/21/ovo-faz-mal-mitos-e-verdades-por-tras-do-consumo-de-ovos-e-a-solucao-definitiva-para-suas-duvidas/

Humpback whale Megaptera novaeangliae and calf in the waters of Tonga

Call to action: Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares para ajudá-los a fazer escolhas mais saudáveis e conscientes em relação às gorduras que consomem! Deixe também seus comentários sobre o tema e participe da discussão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice