Pular para o conteúdo

Pré-eclâmpsia na Gravidez: Sintomas, Tratamentos e Prevenção

uma composição ilustrada do tema pré-eclampsia durante gestação com uma mulher afrodescendente em consulta médica

O QUE É PRÉ-ECLÂMPSIA?

A pré-eclâmpsia é um distúrbio que ocorre apenas em mulheres grávidas e no pós-parto. É caracterizada pelo início da hipertensão e sinais e/ou sintomas de disfunção em órgãos-alvo (como lesões nos rins, fígado, plaquetas, pulmões, cérebro) diagnosticados após 20 semanas de gestação. A hipertensão é diagnosticada quando há uma elevação persistente na pressão arterial sistólica ? 140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ? 90 mmHg. Uma única elevação da pressão arterial não é suficiente para diagnosticar hipertensão.

A pré-eclâmpsia às vezes é chamada por outros nomes, como hipertensão induzida pela gravidez, hipertensão associada à gravidez ou toxemia.

COM QUAL FREQUÊNCIA OCORRE A PRÉ-ECLAMPSIA?

Nos Estados Unidos, a pré-eclâmpsia ocorre em 3 a 4% das gestações. Noventa por cento desses casos ocorrem após 34 semanas de gestação, e principalmente a termo (após 37 semanas de gestação).

A frequência da pré-eclâmpsia pode ser categorizada de acordo com diversos fatores, como a idade da mãe, a paridade (se é a primeira gestação ou não) e a presença de condições médicas preexistentes. Aqui estão algumas estimativas aproximadas:

  1. Geral: A pré-eclâmpsia ocorre em cerca de 3 a 4% das gestações.
  2. Primigestas (primeira gestação): A incidência de pré-eclâmpsia é maior em mulheres na primeira gestação, variando entre 5 a 7%.
  3. Gestações subsequentes: A incidência de pré-eclâmpsia em gestações subsequentes é menor, em torno de 1 a 3%.
  4. Mulheres com histórico de pré-eclâmpsia: A probabilidade de desenvolver pré-eclâmpsia em gestações futuras é maior, variando de 15 a 20%.
  5. Mulheres com hipertensão crônica: A incidência de pré-eclâmpsia é significativamente maior, chegando a 25%.
  6. Mulheres com diabetes preexistente: A incidência de pré-eclâmpsia também é maior, variando entre 15 a 45%, dependendo do controle glicêmico e da presença de complicações vasculares.
  7. Gêmeos ou gestações múltiplas: A incidência de pré-eclâmpsia é maior em gestações gemelares ou múltiplas, chegando a 10 a 30%.

Lembre-se de que esses números são estimativas aproximadas e podem variar com base em fatores individuais e características da população. É importante destacar que a melhor maneira de avaliar o risco de pré-eclâmpsia em uma gestação específica é por meio de consultas médicas e acompanhamento pré-natal adequado.

QUEM ESTÁ EM RISCO PARA PRÉ-ECLÂMPSIA?

A horizontal sophisticated image illustrating the concept of pre eclampsia in pregnancy. The scene should include a pregnant woman reflecting a mix

Qualquer mulher grávida pode desenvolver pré-eclâmpsia. No entanto, algumas mulheres têm maior risco do que outras. Mulheres com uma ou mais das seguintes características estão em maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia:

  • Primeira gestação (excluindo abortos espontâneos e induzidos)
  • Hipertensão crônica, doença renal, lúpus ou diabetes antes da gravidez
  • Histórico prévio de pré-eclâmpsia
  • Diabetes gestacional
  • Gestação múltipla (por exemplo, gêmeos ou trigêmeos)
  • Histórico familiar de pré-eclâmpsia em irmã ou mãe
  • Idade inferior a 20 anos e possivelmente idade superior a 35 a 40 anos
  • Obesidade

O QUE CAUSA A PRÉ-ECLÂMPSIA?

A pré-eclâmpsia está associada a anormalidades no desenvolvimento da placenta no início da gravidez. Uma série de eventos pode ocorrer subsequentemente, que podem danificar os vasos sanguíneos em todo o corpo da mãe (nos rins, fígado, cérebro) e causar a síndrome clínica que chamamos de pré-eclâmpsia. Por que isso acontece com algumas mulheres e não com outras não é completamente compreendido.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DA PRÉ-ECLÂMPSIA?

Sinais da mãe

A maioria das mulheres com pré-eclâmpsia apresenta pressão arterial levemente elevada, uma pequena quantidade de proteína em excesso na urina e não apresenta sintomas da doença. Por esse motivo, as consultas pré-natais para verificar a pressão alta são agendadas com frequência na segunda metade da gravidez.

A pré-eclâmpsia não melhora por si só durante a gravidez e pode piorar. Isso geralmente ocorre ao longo de vários dias a semanas, mas pode ocorrer mais rapidamente. Há vários sinais e sintomas que, se presentes, colocam a pré-eclâmpsia na categoria grave. Apenas um dos sinais/sintomas precisa estar presente para a pré-eclâmpsia ser considerada grave. Os sintomas podem ser sutis, por isso os pacientes não devem hesitar em mencionar quaisquer preocupações sobre possíveis sintomas de pré-eclâmpsia ao seu profissional de saúde.

Sintomas da mãe

Sintomas que indicam que a pré-eclâmpsia progrediu para o estágio grave da doença incluem:

? Dor de cabeça intensa e persistente.

? Problemas visuais (visão embaçada ou dupla, pontos cegos, flashes de luz ou linhas onduladas, perda de visão).

? Falta de ar de início recente (devido a líquido nos pulmões).

? Dor na região média ou no quadrante superior direito do abdômen (semelhante à azia).

Sinais que indicam que a pré-eclâmpsia progrediu para o estágio grave da doença incluem:

? Pressão arterial ?160/110 mmHg em mais de uma ocasião. Mulheres com pressão arterial nessa faixa têm maior risco de derrame.

? Testes renais anormais (por exemplo, creatinina sérica >1,1 mg/dL).

? Contagem baixa de plaquetas (<100.000/mL).

? Anormalidades hepáticas (detectadas por exames de sangue).

? Edema pulmonar (líquido nos pulmões).

? Convulsão (uma ou mais convulsões no contexto da pré-eclâmpsia, sem outras condições que possam ter causado a convulsão, são conhecidas como eclâmpsia).

Sinais no feto

A pré-eclâmpsia pode prejudicar a capacidade da placenta de fornecer nutrição e oxigênio adequados ao feto, o que pode ter os seguintes efeitos:

? Retardo no crescimento do feto, geralmente observado por meio de um exame de ultrassom. ? Diminuição da quantidade de líquido amniótico ao redor do feto, geralmente observado por meio de um exame de ultrassom.

? Diminuição do fluxo sanguíneo através do cordão umbilical, observado em testes de Doppler (realizados durante o exame de ultrassom).

? Testes anormais de bem-estar fetal (como um teste de estresse não reativo ou pontuação baixa no perfil biofísico).

A PRÉ-ECLÂMPSIA PODE SER PREVENIDA?

Não há testes que prevejam de maneira confiável quem terá pré-eclâmpsia e não há como preveni-la completamente. Os médicos podem recomendar que mulheres com fatores de risco que as coloquem em risco moderado ou alto para desenvolver pré-eclâmpsia tomem aspirina em baixa dose para reduzir esse risco. A aspirina em baixa dose geralmente é iniciada no final do primeiro trimestre (por volta de 12 a 14 semanas) e continuada no terceiro trimestre da gravidez (geralmente parando na 36ª semana).

Tanto o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG) quanto o United States Preventive Services Task Force publicaram diretrizes para selecionar mulheres com alto risco de desenvolver pré-eclâmpsia que podem se beneficiar da aspirina em baixa dose durante a gravidez [1,2]. Mulheres com alto risco incluem aquelas com:

  • Gravidez anterior com pré-eclâmpsia, especialmente de início precoce e com desfecho adverso
  • Gestação múltipla
  • Hipertensão crônica
  • Diabetes mellitus tipo 1 ou 2
  • Doença renal
  • Doença autoimune (síndrome antifosfolipídica, lúpus eritematoso sistêmico)

É possível que mulheres com múltiplos fatores de risco menos proeminentes para pré-eclâmpsia também se beneficiem da prevenção com aspirina em baixa dose, embora isso não seja recomendado em todos os casos. Não há efeitos colaterais significativos conhecidos ao tomar aspirina em baixa dose durante a gravidez.

COMO É TRATADA A PRÉ-ECLÂMPSIA?

A única solução para a pré-eclâmpsia é o nascimento do bebê e da placenta. Medicamentos podem baixar a pressão arterial da mãe e diminuir o risco de AVC, mas não melhoram a situação da placenta e não impedem a piora da doença.

O tratamento de gestações com pré-eclâmpsia depende do tempo de gravidez e da gravidade da doença. O tipo de parto (vaginal ou cesárea) é decidido com base em fatores como a posição do bebê, a dilatação e o afinamento do colo do útero, e a condição do bebê. Na maioria dos casos, o parto vaginal é possível.

A ocitocina (Pitocin) é usada para induzir o trabalho de parto, fazendo o útero contrair. Se o trabalho de parto não avançar ou se houver complicações, pode ser necessário fazer uma cesárea.

Como é tratada a pré-eclampsia – No final da gravidez

Quando a pré-eclâmpsia ocorre após 37 semanas de gravidez, o parto é realizado para melhorar a situação da mãe e do bebê. Bebês nascidos nesse período geralmente não têm problemas relacionados ao parto prematuro e não precisam de cuidados especiais.

Antes do final da gravidez

Se a pré-eclâmpsia ocorrer antes das 37 semanas e não for grave, o parto pode ser adiado para dar mais tempo ao bebê para crescer e amadurecer. Se a doença se agravar, o parto pode ser necessário para proteger a mãe e o bebê. Os motivos mais comuns para o parto em mulheres com pré-eclâmpsia estão listados na tabela (tabela 1).

Enquanto o parto é adiado em mulheres com pré-eclâmpsia leve antes das 37 semanas, a mãe e o bebê são monitorados de perto. A mãe pode receber medicamentos esteroides para reduzir os riscos para o bebê devido ao parto prematuro:

Monitoramento materno

Quando o parto é adiado, a mãe e o feto são monitorados, o que geralmente envolve internação hospitalar. O monitoramento materno inclui medições frequentes da pressão arterial e exames de sangue para verificar o funcionamento do fígado e dos rins, além da contagem de plaquetas. Em alguns casos, essas mulheres podem ter permissão para ficar em casa, verificar a própria pressão arterial e realizar visitas frequentes ao médico. As mulheres monitoradas em casa devem ligar para o médico imediatamente se apresentarem sintomas de doença grave.

Monitoramento fetal

O monitoramento do feto inclui uma combinação de testes de estresse e exames de ultrassom.

O teste de estresse é realizado para verificar a condição do feto. É feito medindo a frequência cardíaca do feto com um pequeno aparelho colocado no abdômen da mãe. O dispositivo usa ondas sonoras (ultrassom) para medir a frequência cardíaca do feto ao longo do tempo, geralmente por 20 a 40 minutos. A frequência cardíaca basal normal do feto deve estar entre 110 e 160 batimentos por minuto. Após 34 semanas, deve ocorrer um aumento periódico na frequência cardíaca; o aumento deve ser de pelo menos 15 batimentos por minuto acima da frequência cardíaca basal por 15 segundos. O teste é considerado tranquilizador (“reativo”) se dois ou mais aumentos na frequência cardíaca fetal (acelerações) forem observados em um período de 20 minutos. Pode ser necessário realizar mais testes se esses aumentos não forem observados após 40 minutos de monitoramento. Em geral, pacientes externos realizam testes fetais duas vezes por semana, enquanto pacientes internados são monitorados com mais frequência.

O ultrassom é usado para acompanhar o crescimento do feto, avaliar seu bem-estar e verificar o fluxo sanguíneo através do cordão umbilical (teste Doppler). Um perfil biofísico avalia o bem-estar usando o ultrassom para analisar os movimentos do feto, atividade respiratória, movimentos dos braços e pernas e volume de líquido amniótico, atribuindo uma pontuação a cada um desses aspectos. Uma pontuação alta é tranquilizadora, enquanto uma pontuação baixa pode indicar que o feto se beneficiaria com o parto. Exames de ultrassom para estimar o peso fetal são geralmente feitos a cada três a quatro semanas.

Esteroides

Fetos nascidos prematuramente correm o risco de ter problemas respiratórios porque seus pulmões podem não estar completamente desenvolvidos. Mulheres com probabilidade de parto prematuro (antes de 34 semanas de gestação) geralmente recebem duas injeções de esteroides (por exemplo, betametasona) para acelerar o desenvolvimento dos pulmões fetais. Os esteroides também diminuem outras possíveis complicações do nascimento prematuro, como hemorragia intraventricular (sangramento no cérebro). As duas injeções são administradas com 24 horas de intervalo, e o benefício total do tratamento ocorre de 24 a 48 horas após a primeira injeção.

O QUE ACONTECE DURANTE O PARTO?

Como as mulheres com pré-eclâmpsia com características graves podem desenvolver eclâmpsia (convulsões), elas são tratadas com magnésio intravenoso (IV) durante o parto e geralmente por 24 horas após o parto para prevenir convulsões. O magnésio IV é seguro para o feto.

A hipertensão grave é tratada com um ou mais medicamentos intravenosos para pressão alta, a fim de reduzir o risco de derrame materno.

O QUE ACONTECE APÓS O PARTO?

A pressão alta e a proteína na urina geralmente desaparecem após o parto, às vezes em alguns dias, mas às vezes pode levar semanas. A pressão arterial ligeiramente elevada por algumas semanas ou meses geralmente não é prejudicial. A hipertensão grave deve ser tratada, e algumas mulheres precisarão de medicamento para pressão alta após a alta do hospital. Este medicamento pode ser interrompido quando a pressão arterial retornar aos níveis normais, geralmente dentro de seis semanas. Seu médico pode recomendar o monitoramento da pressão arterial após a alta do hospital, seja no consultório médico ou em casa, e novamente após 10 a 14 dias para confirmar a resolução da hipertensão.

A pressão arterial que continua elevada além de 12 semanas após o parto provavelmente não está relacionada à pré-eclâmpsia e pode exigir tratamento de longo prazo.

Mulheres que tiveram pré-eclâmpsia parecem ter um risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares mais tarde na vida, inclusive durante o período pré-menopausa. Elas devem conversar sobre esse risco com o médico. Mudanças no estilo de vida (dieta saudável, evitar obesidade e fumo) e o controle de distúrbios lipídicos, diabetes e hipertensão (caso esses distúrbios se desenvolvam) podem ajudar a reduzir o risco de problemas cardiovasculares.

A PRÉ-ECLÂMPSIA ACONTECERÁ NOVAMENTE EM FUTURAS GRAVIDEZES? Mulheres que desenvolvem pré-eclâmpsia têm maior risco de desenvolvê-la em uma gravidez subsequente. Mulheres com pré-eclâmpsia sem características graves perto do termo têm apenas 5% de chance a mais de desenvolvê-la novamente. No entanto, mulheres que desenvolveram características graves de pré-eclâmpsia e tiveram parto antes de 30 semanas de gestação têm alto risco (até 70%) de pré-eclâmpsia em futuras gestações.

Perguntas e respostas frequentes sobre pré-eclampsia

A horizontal 3D image featuring a metallic blue shield with a clear traditional shield shape angled to resemble a push button with a Swiss style cr

O que é pré-eclâmpsia?  

A pré-eclâmpsia é um distúrbio que ocorre apenas em mulheres grávidas e no pós-parto. É definida pelo início de hipertensão (pressão arterial sistólica ?140 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ?90 mmHg) além de sintomas e/ou sinais de lesão nos rins, fígado, plaquetas, pulmões e/ou cérebro após 20 semanas de gestação ou nos primeiros dias após o parto. A maioria das mulheres com pré-eclâmpsia apresenta apenas hipertensão e proteína na urina, mas algumas desenvolvem sintomas e/ou outros sinais da doença, com ou sem proteinúria. Mulheres com sintomas, certas anormalidades nos exames de sangue e/ou pressão arterial muito alta (pressão arterial sistólica ?160 mmHg e/ou pressão arterial diastólica ?110 mmHg) são consideradas como tendo uma forma mais grave da doença. ?Qual é a frequência da pré-eclâmpsia e como pode ser prevenida? – A pré-eclâmpsia ocorre em 3 a 4% das gestações nos Estados Unidos. Não se sabe por que algumas mulheres desenvolvem pré-eclâmpsia e outras não. Atualmente, não há exames que possam prever com segurança quem desenvolverá a doença, e não há como preveni-la completamente. Tomar aspirina em baixa dose no final do primeiro trimestre até o terceiro trimestre parece reduzir o risco de desenvolver pré-eclâmpsia em mulheres com alto risco de desenvolver a doença. ?Quais são os sintomas e sinais da pré-eclâmpsia? – A maioria das mulheres com pré-eclâmpsia não apresenta sintomas. A doença pode progredir rapidamente; sintomas disso podem incluir dor de cabeça, problemas de visão, falta de ar e dor na parte superior do abdômen. Os sinais podem incluir aumento da creatinina ou enzimas hepáticas no sangue, baixa contagem de plaquetas e/ou líquido nos pulmões.

Quando devo procurar o médico?

Uma mulher grávida deve ligar imediatamente para o médico se desenvolver algum sinal ou sintoma de doença grave, ou se tiver diminuição da atividade fetal, sangramento vaginal, dor abdominal ou contrações uterinas frequentes.

Como é tratada a pré-eclâmpsia?

•A única cura para a pré-eclâmpsia é o parto do feto e da placenta. A redução da atividade física, mas não o repouso absoluto, e o uso de medicamentos para pressão alta podem diminuir a pressão arterial, mas não impedirão que a pré-eclâmpsia piore ou reduzam o risco de suas complicações.

•Se os exames de monitoramento da condição da mãe ou do feto mostrarem resultados preocupantes, o profissional de saúde pode recomendar o parto. Um parto vaginal geralmente é possível.

•Como mulheres com pré-eclâmpsia grave podem desenvolver convulsões (chamadas de eclâmpsia), a maioria é tratada com medicamento anticonvulsivante durante o trabalho de parto e geralmente por 24 horas após o parto. O sulfato de magnésio intravenoso é o medicamento mais comumente usado para prevenir convulsões. É seguro tanto para a mãe quanto para o feto.

O que acontece após o parto?

A pressão alta e a proteína na urina se resolvem após o parto, geralmente dentro de alguns dias ou semanas. No entanto, algumas mulheres precisam de medicação para reduzir a pressão alta após receberem alta do hospital.

A pré-eclâmpsia acontecerá novamente?

A maioria das mulheres que vivencia a pré-eclâmpsia sem características graves não terá isso novamente em uma futura gravidez. O risco de recorrência é maior em mulheres com características graves de pré-eclâmpsia, especialmente quando ocorrem no segundo trimestre.

Existem riscos a longo prazo?

Mulheres que desenvolvem pré-eclâmpsia parecem ter um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares mais tarde na vida, portanto, cuidados regulares com a saúde podem ser particularmente importantes neste grupo de pacientes. Mulheres que tiveram pressão alta durante a gravidez devem verificar sua pressão arterial anualmente. Elas também podem reduzir o risco de ter pressão alta mais tarde na vida, mantendo um peso saudável, limitando a ingestão de sal, evitando o uso excessivo de álcool e se exercitando regularmente.

  1. American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG). (2019). Preeclampsia and high blood pressure during pregnancy.
  2. World Health Organization (WHO). (2011). WHO recommendations for prevention and treatment of pre-eclampsia and eclampsia.
  3. Society for Maternal-Fetal Medicine (SMFM). (2015). SMFM Consult Series #29: Mild preeclampsia remote from term.
  4. Mayo Clinic. (2020). Preeclampsia.
  5. National Institutes of Health (NIH). (2019). Preeclampsia and Eclampsia. .

Gostou do artigo? Compartilhe com suas amigas e deixe seus comentários!

Tabela 1: Sintomas e sinais da pré-eclâmpsia

SintomasSinais
Dor de cabeçaPressão arterial elevada (?140/90 mmHg)
Problemas de visãoPresença de proteína na urina
Falta de arNíveis elevados de creatinina no sangue
Dor abdominal superiorNíveis elevados de enzimas hepáticas
Contagem baixa de plaquetas
Acúmulo de líquido nos pulmões

Lembre-se de que este artigo serve apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional de saúde. Se você está grávida e tem alguma preocupação com a pré-eclâmpsia ou outros problemas de saúde, entre em contato com seu médico ou profissional de saúde para obter orientação adequada.

Frequência da Pré-eclâmpsia Segundo Diferentes Categorias

CategoriaFrequência
Geral3 a 4% das gestações
Primigestas (primeira gestação)5 a 7%
Gestações subsequentes1 a 3%
Mulheres com histórico de pré-eclâmpsia15 a 20%
Mulheres com hipertensão crônica25%
Mulheres com diabetes preexistente15 a 45%
Gêmeos ou gestações múltiplas10 a 30%
Sintomas da Pré-eclâmpsia Grave
Dor de cabeça intensa e persistente
Problemas visuais(visão embaçada ou dupla,
pontos cegos, flashes de luz,
linhas onduladas, perda de
visão)
Falta de ar de início recente(devido a líquido nos pulmões)
Dor no abdômen(região média ou quadrante
superior direito, semelhante à
azia)
Sinais da Pré-eclâmpsia Grave
Pressão arterial elevada(?160/110 mmHg em mais de uma
ocasião)
Testes renais anormais(creatinina sérica >1,1 mg/dL)
Contagem baixa de plaquetas(<100.000/mL)
Anormalidades hepáticas(detectadas por exames de
sangue)
Edema pulmonar(líquido nos pulmões)
Convulsão(uma ou mais convulsões no
contexto da pré-eclâmpsia)
Gravida com bebe dentro 1

Gostou do artigo? Compartilhe com suas amigas e deixe seus comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice