Pular para o conteúdo

Náusea e vômito na gravidez: causas, sintomas e tratamentos eficazes

INTRODUÇÃO

Entre 50% e 90% das mulheres com gestações normais apresentam algum grau de náusea, com ou sem vômitos, na primeira metade da gravidez. A duração e a gravidade dos sintomas variam entre os indivíduos.

Este tópico discute maneiras de prevenir e aliviar náuseas e vômitos, com e sem medicamentos. 

nauseas e vomitos for WEB
Náuseas e Vômitos na Gravidez

ENJOO MATINAL VERSUS HIPERÊMESE

Enjoo matinal – “Enjoo matinal” é o termo frequentemente usado para descrever náuseas e vômitos leves devido à gravidez (e não devido a uma doença), embora os sintomas possam ocorrer a qualquer hora do dia e muitas mulheres (80%) sintam-se mal durante todo o dia ou até à noite.

O enjoo matinal geralmente se desenvolve por volta das cinco a seis semanas de gestação. Os sintomas são geralmente piores em torno da nona semana e melhoram tipicamente entre a 16ª e 18ª semana de gestação. No entanto, os sintomas continuam no terceiro trimestre em 15% a 20% das mulheres e até o parto em 5% das mulheres.

É importante destacar que mulheres com náusea e vômito leves durante a gravidez apresentam menos abortos espontâneos e natimortos do que mulheres sem esses sintomas.

Hiperêmese gravídica – Hiperêmese gravídica é o termo usado para descrever náuseas e vômitos mais graves durante a gravidez. Mulheres com hiperêmese frequentemente vomitam várias vezes ao dia, são frequentemente incapazes de consumir alimentos e líquidos e podem perder mais de 5% do peso corporal pré-gravidez. Mulheres com hiperêmese gravídica muitas vezes ficam desidratadas e podem desenvolver deficiências de vitaminas e outros nutrientes ao longo do tempo, se não forem tratadas. Essa condição geralmente requer avaliação hospitalar e tratamento com medicamentos.

CAUSA DE NÁUSEA E VÔMITO NA GRAVIDEZ

A causa da náusea e vômito relacionados à gravidez não é clara. Várias teorias foram propostas, embora nenhuma tenha sido definitivamente comprovada. Vários efeitos de níveis aumentados de hormônios, uma predisposição genética e fatores psicológicos estão entre as teorias mais comuns.

FATORES DE RISCO

Algumas mulheres têm mais chances de desenvolver náuseas e vômitos na gravidez, incluindo aquelas que:

?Desenvolveram esses sintomas em uma gravidez anterior

?Sentem náuseas e vomitam enquanto tomam estrogênio (por exemplo, em pílulas anticoncepcionais) ou têm enxaquecas menstruais

?São propensas a enjoos em movimento

?Têm familiares (especialmente irmãs ou mães) que tiveram esses sintomas na gravidez

?Têm histórico de problemas gastrointestinais (ou seja, refluxo, úlceras)

?Estão grávidas de gêmeos, trigêmeos ou outros múltiplos

?Têm uma gravidez molar (um tipo de placenta e gravidez anormais)

QUANDO BUSCAR AJUDA

Muitas mulheres, especialmente aquelas com náusea e/ou vômito leve a moderado, não precisam de tratamento médico, mas ainda devem informar o seu obstetra se estiverem tendo sintomas. O médico pode então fornecer sugestões para ajudar a reduzir os sintomas ou determinar se o tratamento com medicação é aconselhável. 

Converse com o seu obstetra imediatamente se tiver um ou mais dos seguintes sintomas:

?Sinais de desidratação, incluindo micção infrequente, urina escura ou tontura ao ficar em pé

?Vômito repetido ao longo do dia, especialmente se houver sangue no vômito

?Dor abdominal ou pélvica

?Incapacidade de manter qualquer alimento ou bebida no estômago por mais de 12 horas

?Perda de peso de mais de 2,3 kg

?Febre ou diarreia além de náuseas e vômitos

?Sentimentos de desesperança, vontade de interromper a gravidez ou pensamentos suicidas devido à gravidade dos sintomas de náusea/vômito

Um ou mais testes podem ser recomendados para determinar a possível causa e gravidade das náuseas e vômitos. Os testes podem incluir exames de sangue, de urina ou uma ultrassonografia.

TRATAMENTO DA NÁUSEA E VÔMITO NA GRAVIDEZ

O tratamento pode variar desde mudanças dietéticas e de estilo de vida até o uso de um ou mais medicamentos. Você pode precisar experimentar vários tipos de tratamento ou uma combinação de tratamentos ao longo de algumas semanas antes de encontrar o que funciona melhor para você.

O tratamento pode não eliminar completamente sua náusea e vômito. O objetivo é tornar os sintomas toleráveis para que você possa comer e beber o suficiente para um crescimento fetal adequado e ter uma qualidade de vida razoável. Felizmente, os sintomas geralmente se resolvem até o meio da gravidez, independentemente se você precisar de algum tratamento. 

Mudanças na dieta – Náusea e vômito podem piorar por comer demais ou por estar com muita fome. Comer demais, evitar comida completamente ou não comer o suficiente pode, na verdade, piorar a náusea. Portanto:

? Tente comer antes ou assim que sentir fome para evitar um estômago vazio.

? Faça lanches com frequência e tenha várias refeições pequenas (por exemplo, seis pequenas refeições por dia) que sejam ricas em proteínas ou carboidratos e pobres em gordura.

? Adote uma dieta leve.

? Beba líquidos claros, frios, carbonatados ou azedos (por exemplo, ginger ale, limonada) e beba esses líquidos em pequenas quantidades entre as refeições.

? Tente sentir o cheiro de limão fresco, hortelã ou laranja ou use um difusor de óleo com esses aromas.

Evite gatilhos – Um dos tratamentos mais importantes para náusea e vômito relacionados à gravidez é evitar odores, sabores e outras atividades que possam desencadear a náusea. Eliminar gatilhos alimentares, como alimentos apimentados, açucarados e ricos em gordura, ajuda algumas mulheres.

Outros exemplos de gatilhos incluem:

? Salas abafadas.

? Odores (por exemplo, perfume, produtos químicos, café, comida, fumaça).

? Calor e umidade.

? Barulho.

? Movimento visual ou físico (por exemplo, luzes piscando, dirigir).

? Exercício excessivo.

? Salivação excessiva.

Outras dicas úteis – Outros comportamentos que podem ajudar a prevenir ou aliviar os sintomas incluem:

? Escovar os dentes após as refeições.

? Manter-se bem hidratada.

? Evitar deitar imediatamente após as refeições e evitar mudanças de posição rapidamente.

?Se você tomar um suplemento pré-natal com ferro e isso piorar seus sintomas, tome o suplemento à noite. Se os sintomas persistirem, pare de tomar os suplementos temporariamente e informe o seu médico obstetra que você parou. O médico pode sugerir um suplemento pré-natal mastigável, já que algumas mulheres toleram melhor do que um suplemento em forma de comprimido. 

Tratamentos complementares — Os seguintes tratamentos podem ser úteis quando usados em conjunto com outros tratamentos.

?Acupuntura e acupressão – Pulseiras de acupressão e acupuntura se tornaram um tratamento popular para náuseas e vômitos causados pela gravidez, enjoo de movimento e outras causas. Em alguns estudos, essas pulseiras não foram melhores do que as pulseiras falsas; no entanto, algumas mulheres acham que são úteis e nem a acupuntura nem a acupressão têm efeitos colaterais conhecidos prejudiciais à mãe ou ao bebê.

?Gengibre – Consumir alimentos contendo gengibre (por exemplo, pirulitos de gengibre, ginger ale) pode ajudar a controlar náuseas e vômitos leves. Altas doses de gengibre em pó podem ajudar a aliviar náuseas e vômitos;  no entanto, mais estudos são necessários para confirmar se o gengibre em pó em doses elevadas é seguro e eficaz.

?Hipnose e aconselhamento – A hipnose é útil para algumas pessoas. O aconselhamento pode ser útil para mulheres com histórico de ansiedade ou depressão.

Tratamentos a evitar

Produtos que contêm maconha/THC (e produtos semelhantes, como óleos de CBD) não foram considerados seguros durante a gravidez e não são recomendados para o tratamento de náuseas e vômitos durante a gravidez. O uso prolongado de maconha e a abstinência da maconha podem aumentar o vômito. Os efeitos a longo prazo no desenvolvimento do cérebro do bebê também são desconhecidos.

Fluidos e nutrição

Se você não consegue manter alimentos ou líquidos no estômago, pode ser tratada com líquidos intravenosos . Isso pode ser feito no consultório do seu médico ou enfermeiro ou no hospital, dependendo da gravidade dos seus vômitos. Por um curto período, você pode ser aconselhada a não comer nem beber nada, para permitir que o estômago descanse. Você pode começar a comer e beber lentamente novamente à medida que se sentir melhor, geralmente dentro de 24 a 48 horas.

Se você continuar perdendo peso apesar do tratamento com líquidos e medicamentos, o seu médico pode considerar outras formas de alimentação, como o uso de um tubo nasogástrico (um tubo que é inserido pelo nariz até o estômago) ou nutrição suplementar por meio de uma linha intravenosa.

Medicamentos 

Medicamentos que reduzem náuseas e vômitos são eficazes em algumas mulheres.

Certifique-se de falar com o seu médico obstetra antes de tomar qualquer medicamento novo de venda livre ou prescrição, incluindo suplementos nutricionais e herbais.

?Vitamina B6 e doxilamina  

Suplementos de vitamina B6 vendidos sem receita médica podem reduzir os sintomas de náusea leve a moderada, mas geralmente não ajudam com o vômito. Doxilamina é um medicamento que pode reduzir o vômito e pode ser combinado com vitamina B6. Combinados, a vitamina B6 e doxilamina estão disponíveis para o tratamento inicial de náusea (por exemplo, Diclectin no Canadá e Diclegis nos Estados Unidos) e estão disponíveis mediante prescrição. A doxilamina também está disponível nos Estados Unidos em alguns aids para dormir vendidos sem receita (por exemplo, Unisom, GoodSense Sleep Aid) e como comprimido mastigável antihistamínico com prescrição (Aldex AN).

?Antihistamínicos 

Antihistamínicos, como difenidramina (Benadryl), às vezes podem ajudar a aliviar náuseas e vômitos relacionados à gravidez. A sonolência é um efeito colateral comum.

?Medicamentos anti-náusea disponíveis mediante prescrição incluem:

•Prometazina (Fenergan) – A prometazina está disponível em comprimido, solução oral, injetável ou supositório retal. É geralmente tomado a cada quatro a seis horas e pode causar sonolência e boca seca. Efeitos colaterais raros incluem contrações musculares que causam movimentos torcionais.

•Metoclopramida – 

A metoclopramida acelera o esvaziamento do estômago e pode ajudar a reduzir náuseas e vômitos. Está disponível em comprimido, solução oral e injetável e geralmente é tomado 30 minutos antes das refeições e na hora de dormir. A metoclopramida também pode estar associada a movimentos de torção ou sacudidas.

•Ondansetrona (Zofran ou Vonal) 

A ondansetrona é um medicamento anti-náusea que é geralmente tomado por via oral ou injetado a cada 8 a 12 horas. A ondansetrona não deve ser tomada por pacientes com uma condição chamada intervalo QT prolongado ou com outros medicamentos que possam prolongar o intervalo QT, pois isso pode levar a um ritmo cardíaco anormal e potencialmente fatal. A constipação é um efeito colateral da ondansetrona que alguns pacientes acham incômodo.

•Corticosteróides (Solu-Cortef, dexametasona) 

podem ser oferecidos a mulheres que não respondem aos outros medicamentos mencionados acima. Eles são administrados em injeções por um curto período de tempo, seguido de uma redução gradual em comprimidos.

DISCLAIMER: Não se automedique com nenhum dos medicamentos acima durante a gravidez. Sempre fale com o seu médico obstetra antes de tomar qualquer medicamento.

É importante ressaltar que não se deve fazer uso de nenhum medicamento sem a orientação do médico obstetra. Todos os medicamentos mencionados acima podem apresentar efeitos adversos e é necessário verificar a segurança do uso durante a gravidez. A automedicação pode ser perigosa para a saúde da mãe e do feto em desenvolvimento. Sempre fale com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento, incluindo os de venda livre e suplementos.

FAQ´s

O que são náuseas e vômitos na gravidez?

  1. Náuseas e vômitos na gravidez, também conhecidos como enjoo matinal, são sintomas comuns enfrentados por muitas mulheres grávidas, geralmente durante o primeiro trimestre. Apesar do nome, esses sintomas podem ocorrer a qualquer hora do dia.

Quais são as causas das náuseas e vômitos na gravidez?

  1. Ainda não se sabe exatamente o que causa as náuseas e vômitos na gravidez, mas acredita-se que mudanças hormonais, como o aumento dos níveis de beta-hCG e estrogênio, desempenhem um papel importante.

Quando as náuseas e vômitos na gravidez costumam começar e terminar?

  1. As náuseas e vômitos geralmente começam entre a 4ª e a 9ª semana de gravidez e tendem a diminuir no segundo trimestre, por volta da 14ª semana. No entanto, algumas mulheres podem continuar enfrentando esses sintomas durante toda a gravidez.

Como posso aliviar as náuseas e vômitos na gravidez?

  1. Algumas dicas para aliviar esses sintomas incluem:
  • Comer pequenas refeições ao longo do dia
  • Evitar alimentos gordurosos, condimentados ou com odores fortes
  • Beber líquidos entre as refeições em vez de durante as refeições
  • Ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos complexos
  • Descansar e dormir o suficiente
  • Praticar técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação
  • Consumir gengibre em chá, balas ou cápsulas

Quando devo procurar um médico?

  1. É importante entrar em contato com seu médico se os sintomas de náusea e vômito forem graves, se você não conseguir reter líquidos ou alimentos, se estiver perdendo peso, ou se apresentar sinais de desidratação. Além disso, se seus sintomas piorarem repentinamente ou durarem além do segundo trimestre, consulte seu médico.

Existe algum tratamento médico para náuseas e vômitos na gravidez?

  1. Se os sintomas forem graves e não melhorarem com mudanças na dieta e estilo de vida, o médico pode prescrever medicamentos para controlar as náuseas e vômitos, como a doxilamina-piridoxina (Diclegis) ou outros antieméticos. Sempre consulte seu médico antes de tomar qualquer medicação durante a gravidez.

Náuseas e vômitos na gravidez podem afetar meu bebê?

  1. Na maioria dos casos, náuseas e vômitos leves a moderados não prejudicam o bebê. No entanto, se os sintomas forem graves e levar a desidratação ou perda de peso significativa, pode haver riscos à saúde do bebê e da mãe. Nesses casos, é essencial procurar atendimento médico imediato.
  2. Existe alguma maneira de prevenir náuseas e vômitos na gravidez?

Embora não haja uma maneira garantida de prevenir náuseas e vômitos na gravidez, adotar hábitos saudáveis, como seguir uma dieta equilibrada e praticar exercícios leves, pode ajudar a reduzir o risco. Além disso, você pode tentar identificar e evitar os gatilhos das náuseas, como certos alimentos ou cheiros.

  1. É normal ter náuseas e vômitos no segundo ou terceiro trimestre de gravidez?

Embora seja mais comum no primeiro trimestre, algumas mulheres podem continuar enfrentando náuseas e vômitos durante o segundo e terceiro trimestres. Se os sintomas persistirem ou piorarem, é importante procurar orientação médica, pois isso pode ser um sinal de outras condições de saúde que requerem tratamento, como a hiperêmese gravídica.

  1. O que é hiperêmese gravídica?

A hiperêmese gravídica é uma forma grave de náuseas e vômitos na gravidez, que pode levar à desidratação, perda de peso e desequilíbrios eletrolíticos. Essa condição afeta cerca de 0,3% a 3% das gestantes e geralmente requer acompanhamento médico e, em alguns casos, tratamento hospitalar. O tratamento pode incluir a administração de líquidos e eletrólitos por via intravenosa, além de medicamentos para controlar os sintomas.

Lembre-se de que esta FAQ tem como objetivo fornecer informações gerais e não substituir a orientação médica profissional. Se você tiver preocupações específicas relacionadas à sua gravidez, consulte seu médico ou profissional de saúde para obter orientação adequada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice