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O que é exatamente o Schema Markup e os Rich Snippets?


De maneira simples, o Schema markup (por Schema.org) é um vocabulário padronizado que você pode adicionar ao HTML do seu site para ajudar os mecanismos de pesquisa a entenderem do que se trata seu conteúdo e, potencialmente, refletir isso nas SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa).

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O que são Rich Snippets?

Rich snippets são recursos de SERP que são o resultado de sites que aproveitam e marcam suas páginas da web usando dados estruturados


Até o momento, mais de 10 milhões de sites usam o Schema.org para marcar suas páginas da web – fundado originalmente por Google, Microsoft, Yahoo e Yandex – o esforço agora é liderado por um processo de comunidade aberta.

E, para resumir – os rich snippets são um dos benefícios mais notáveis ??de implementar o Schema markup em seu site, pois eles têm maior taxa de cliques em comparação aos resultados normais de pesquisa.

Como o Schema Markup ajuda e por que é importante


Conforme mencionado acima, o Schema markup é o que alimenta os rich snippets – recursos especiais de SERP – que geralmente têm taxas de cliques mais altas do que os resultados de pesquisa normais.

O resultado final: você obtém mais tráfego.

Isso é de acordo com o próprio Google e foi corroborado por uma série de estudos de caso, incluindo este da Rakuten – uma das maiores empresas de TI do Japão, que obteve melhorias significativas.

Alan Bleiweiss também compartilha (mostrado acima) sua história de sucesso com uma comparação de tráfego pré-Schema, mostrando o aumento dramático do tráfego após adicionar o Schema para seus clientes. Outra leitura notável é este artigo do Search Engine Journal abordando várias histórias de sucesso do Schema.

Então, vale a pena implementar o Schema? Acreditamos que a resposta é bastante clara – sim.

Marcar suas páginas da web de forma que dê aos mecanismos de pesquisa a capacidade de entender informações sobre você, como se conecta à sua empresa, produtos e conteúdo beneficia a todos os envolvidos.

Outro benefício

Especialmente em termos de preparar seus sites para o futuro das buscas – é que usar o Schema torna seus sites elegíveis para serem incluídos nos resultados de pesquisa por voz (por Alexa, Google Assistant, Siri, etc.). Isso tem aumentado, especialmente nos últimos anos, e tenho certeza de que todos nós queremos que nossos sites sejam a fonte de informações de Siri ou Alexa quando as pessoas fizerem uma pergunta em nossa área, porque usamos o FAQ Schema, por exemplo.

Então, em resumo, isso não apenas leva os proprietários de sites a ganhar rich snippets, mas também ajuda o Google e outros mecanismos de pesquisa a fornecer aos seus usuários resultados de pesquisa mais relevantes.

Como adicionar Schema Markup ao seu site?

Felizmente, se você está usando o WordPress (o que recomendamos), instalar e ativar o Rank Math ativa automaticamente o módulo Schema, que é, de longe, a maneira mais fácil de adicionar Schema a qualquer site WordPress.

Gerador de Schema Rank Math PRO e Advanced Builder
Certifique-se de que o módulo Schema do Rank Math está ativado
Antes de prosseguir, confirme se o módulo Schema está totalmente ativado acessando Rank Math > Dashboard

Se ainda não estiver ativado, basta fazê-lo usando o botão na parte inferior direita – e pronto, está ativo!

Selecione o tipo de Schema padrão para o seu site
Depois de instalar o Rank Math, vá para Rank Math > Títulos e Meta > e selecione o tipo de Schema preferido que você deseja usar como padrão para todos os tipos de postagem e taxonomias personalizadas.

Para posts ou páginas individuais, você pode selecionar um tipo entre as opções disponíveis e, em seguida, preencher cada um dos campos necessários – veja como:

Abra o editor de post único e clique na pontuação de SEO mostrada pelo Rank Math.
Navegue até a guia Schema, conforme mostrado acima.
Escolha os tipos de Schema que deseja adicionar ao seu post e preencha qualquer um dos campos que o Gerador de Schema do Rank Math solicitar que você complete.
E é isso!


Normalmente, o Schema de artigo funciona melhor para os artigos. Para os artigos em que você está revisando um produto ou escrevendo sobre uma receita, é melhor escolher os tipos de Schema de produto e receita, por exemplo.

Alternativamente, você pode criar seu próprio Schema personalizado avançado.

Criar manualmente um Schema avançado com o Rank Math ajuda de duas maneiras – garante que você possa evitar avisos de campos recomendados ou aproveitar uma implementação de Schema menos comum que faça sentido para seu caso específico.

Usando o Gerador de Schema integrado, você também pode adicionar vários tipos de Schema a uma página – e isso ainda é muito fácil – tão fácil quanto inserir a URL de outra página (talvez de um concorrente) que usa determinados dados estruturados em suas páginas e, em seguida, proceder para alterar todos os valores dos campos para corresponder ao conteúdo da sua página.

Ao adicionar vários tipos de Schema, você poderá selecionar aquele que deseja ser considerado como o tipo de Schema principal (como foi feito para o Schema de artigo no exemplo acima).

Nota: É importante observar que você deve mostrar todos os dados visíveis no código Schema na interface, pois este é um dos requisitos que o Google estabeleceu que você deve seguir se desejar ser elegível para rich snippets como resultado da marcação da sua página.


Schema Markup na prática

Obtendo “classificações de estrelas” nos SERPs Os seguintes tipos de Schema (todos disponíveis no Rank Math) suportam opções de “classificação”:

  • Livro – Curso – Evento
  • Produto – Receita – Aplicativo de software
  • Filme Isso significa que, quando usado corretamente, você ainda pode obter um Review Snippet, comumente referido como classificações de estrelas nos SERPs.

Embora o processo tenha mudado um pouco após um anúncio oficial do Google em setembro de 2019, ganhar esse tipo de rich snippet ainda é muito possível.

Antes da mudança, era possível adicionar um tipo de Schema independente chamado “Review” Schema aos seus posts/páginas e ainda obter o rich result (em alguns casos), mas devido a abusos e pessoas usando isso para classificações próprias, agora deve ser usado em combinação com um dos tipos de Schema mencionados acima.

Essa mudança é, na verdade, muito lógica, pois, em todos os cenários em que esse rich snippet deve aparecer, ele é resultado do conteúdo ser uma análise de um livro, software, etc.

Exemplo de SERP de análise Acima está o exemplo perfeito, todos os resultados seguintes que aparecem no SERP para frases de pesquisa como “avaliação do ConvertKit” são análises do ConvertKit. ConvertKit é um provedor de serviços de email marketing, o que significa que se enquadra no tipo de Schema Software Application.

Felizmente, o site que ainda não ganha (no momento de tirar a captura de tela acima) o rich snippet de classificação de estrelas para sua postagem altamente classificada já está usando o Rank Math – eles simplesmente não haviam adicionado nenhum Schema Markup àquela página ainda.

E, como esperado – já que a maior parte do trabalho pesado foi realmente feita pelo Rank Math – quando verificamos se os dados estruturados adicionados são válidos usando a Ferramenta de Teste de Rich Results do Google, ficamos satisfeitos em ver que é!

É importante destacar que os resultados podem variar e que o tempo necessário para que um rich snippet seja exibido nos SERPs pode ser diferente para cada caso. No entanto, seguir as práticas recomendadas e usar uma ferramenta como o Rank Math pode aumentar significativamente as chances de obter esses resultados desejados.

Lembre-se de que o objetivo principal é fornecer informações úteis e relevantes para os usuários que realizam pesquisas. Ao fazer isso e implementar adequadamente o Schema Markup, você estará no caminho certo para aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais tráfego orgânico.

Em resumo, o Schema Markup é uma excelente maneira de melhorar a aparência das suas páginas nos SERPs e de se destacar da concorrência. Aproveite as vantagens das ferramentas disponíveis, como o Rank Math, para otimizar seu site e garantir que você esteja utilizando o Schema Markup da maneira mais eficaz possível. Fique atento às mudanças nas diretrizes e práticas recomendadas do Google e continue ajustando sua estratégia de SEO conforme necessário para obter os melhores resultados possíveis.

Saber como usar o Schema com a ajuda da sua concorrência?


Análise SERP
Não estamos sugerindo que você imite sua concorrência – como empresa, sempre seguimos a mentalidade obcecada pelo cliente e consciente da concorrência. E se você é novo no uso do Schema, há uma ótima maneira de aplicar o que outras pessoas em seu setor já estão fazendo e tendo algum nível de sucesso em seu próprio site para testar, adaptar e melhorar com o tempo.

Também não há nada exclusivo em uma implementação específica de Schema que signifique que nenhuma outra empresa possa fazer algo semelhante. Então, construímos o Rank Math para fazer o trabalho pesado para que todos possam usar e desfrutar dos benefícios do Schema.

Observe o que está acontecendo nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa para os termos de pesquisa que você está tentando classificar – prestando atenção no seguinte:

Como aparecem os resultados de pesquisa de outros sites, eles estão obtendo rich snippets?
Quais são os tipos de marcação Schema que eles estão usando? Eles se aplicam ao conteúdo que você está publicando?
A análise SERP é uma grande parte do SEO e essencial para entender a intenção de pesquisa, o que ajuda a garantir que o conteúdo que você cria atenda verdadeiramente ao que os pesquisadores estão procurando. Então, agora, simplesmente fique de olho em algumas coisas extras – como a aparência dos resultados de pesquisa e se você pode identificar rich snippets. E use isso para informar/decidir se você pode aplicar algum tipo específico de marcação Schema em seus posts e páginas com o Rank Math.

Validando o Schema – Funciona?

Qualquer discrepância aparentemente pequena provavelmente resultará em sua página da web não sendo elegível para ganhar o rich snippet que você está buscando.

Então, para agilizar seu fluxo de trabalho, depois de adicionar o Schema ao seu site, você pode simplesmente ir para a guia Validação de Código no Construtor de Schema do Rank Math, onde pode facilmente visualizar a saída JSON-LD, copiá-la para que possa clicar em Testar com Google e usar a Ferramenta de Teste de Resultados Ricos do Google.

Navegando para a Ferramenta de Teste de Resultados Ricos do Google pelo Rank Math, o código JSON-LD que você adicionou à sua página será automaticamente repassado, tornando o teste mais rápido e fácil do que nunca para várias postagens.

Nota: Embora usar um plugin como o Rank Math reduza significativamente a probabilidade de isso acontecer, já que ele realmente elimina o trabalho de adivinhação de todo o processo, validar seus dados estruturados conforme descrito nesta seção ainda é um passo importante.

Por que ter Schema Markup nem sempre garante um Rich Snippet?


Agora, com os mecanismos de pesquisa realizando inúmeros testes todos os dias e lançando atualizações constantes, pode ser confuso (ou até decepcionante) quando sua implementação de Schema está correta, mas não aparece nos resultados da pesquisa, enquanto aparece em outros sites.

Supondo que sua implementação seja tecnicamente correta, aqui estão as duas principais razões pelas quais seu site não está ganhando um rich snippet:

Rich Snippets simplesmente não podem ser garantidos


É surpreendente quantas pessoas presumem que, só porque adicionaram o código ao seu site, o Google deveria automaticamente começar a exibir rich snippets para o site. Isso está muito longe da realidade – o algoritmo do Google inevitavelmente toma a decisão final sobre se sua página é digna de um rich snippet.

Além disso, o Google suporta apenas certos tipos de dados estruturados que podem ser mostrados como um resultado rico na pesquisa.

Seus dados estruturados não atendem aos padrões de qualidade


Outra razão pela qual seu site pode não estar ganhando rich snippets é porque seus dados estruturados e/ou outro conteúdo na página não atendem às Diretrizes de Qualidade do Google.

Como o próprio Google afirmou:

Não há garantia de que sua página aparecerá nos resultados da pesquisa com o recurso especificado. Isso ocorre porque os recursos de pesquisa dependem de muitos fatores, incluindo o tipo de dispositivo de pesquisa, localização e se o Google Search acredita que o recurso forneceria a melhor experiência de pesquisa para o usuário. [fonte]

Para referência, algumas das diretrizes incluem o seguinte:

  • Fornecer informações atualizadas (relevantes).
  • Fornecer conteúdo original gerado por você ou seus usuários.
  • Não promover atividades ilegais ou algo que facilite sérios danos a outras pessoas.
  • Para mais 8 motivos pelos quais seus dados estruturados não estão aparecendo na pesquisa, Ondyr reuniu uma ótima lista.

Ajustar e otimizar continuamente seus dados estruturados e seguir as diretrizes de qualidade do Google são passos importantes para aumentar as chances de seu site exibir rich snippets nos resultados da pesquisa.

Como acompanhar o desempenho dos tipos de Schema Markup do seu site?


Agora vamos dar uma olhada nas ferramentas disponíveis no Google Search Console para acompanhar o desempenho dos seus Rich Snippets.

A primeira e mais comum maneira de verificar isso é usando a seção Melhorias, com abas específicas para vários tipos de dados estruturados.

No entanto, isso apenas mostra a página em que você adicionou o Schema Markup, não fornece informações sobre o desempenho dessa página (ou seja, impressões e cliques).

Portanto, para fazer isso, precisamos navegar até Desempenho > Resultados de pesquisa no Google Search Console:

Relatório de Desempenho no Google Search Console


Neste relatório, você poderá ver várias métricas, incluindo cliques totais, impressões, CTR médio e posição. E, se rolar mais para baixo, verá uma seção com várias abas:

GSC Aparência na Pesquisa


Se você navegar até a aba Aparência na Pesquisa, verá dados de desempenho relacionados às páginas que possuem certas melhorias – variando desde páginas AMP, resultados Web Light (relacionados a dispositivos móveis) e, por exemplo, vídeos.

Em seguida, se você clicar em qualquer uma das entradas de relatório ali, poderá analisar mais detalhadamente o desempenho de páginas específicas que possuem um recurso de aparência na pesquisa. Essa é uma ótima maneira de ver como o desempenho dessa postagem/página mudou ao longo do tempo…

Para Construtores de Schema Automatizados e Avançados

O Rank Math PRO também inclui a capacidade de criar, salvar e reutilizar seus próprios modelos de Schema personalizados.

Como o nome indica, em resumo, esta é mais uma maneira de o Rank Math simplificar todo o seu fluxo de trabalho de SEO. No exemplo do mundo real citado anteriormente, adicionamos o Schema adequado para uma análise de software do software de automação de marketing por e-mail da ConvertKit.

Agora, o exemplo mais simples possível seria – você poderia facilmente reutilizar o modelo salvo sempre que escrever e publicar uma análise de um produto semelhante (alterando apenas os campos conforme necessário).

Modelos de Schema do Rank Math Mas isso é apenas o começo do que o Advanced Schema Generator do Rank Math tornou possível. Com as Regras de Exibição, você pode levar as coisas a um novo nível. E, quando combinado com variáveis personalizadas para tipos de postagem específicos, permite adicionar automaticamente o Schema – pré-preenchido com os valores corretos – em postagens e páginas, tornando possível adicionar Schema a milhares de páginas praticamente instantaneamente.

Saiba mais sobre como você pode usar o Schema Generator do Rank Math aqui:

https://rankmath.com/blog/schema-markup/?unm=1291825

Schema Markup – Perguntas Frequentes

Há um equívoco muito comum entre o Schema de Pesquisa de Sitelinks e o que aparece nos resultados de pesquisa como “Sitelinks”.

Os Sitelinks do Google não são algo que podemos habilitar, ativar ou optar. O próprio Google decide se os habilita para um site que considera autoritário o suficiente para uma determinada consulta. Portanto, não há uma configuração específica ou marcação de dados estruturados que você deve ter em vigor para instruir o Google a exibir os Sitelinks para seu site. No entanto, para que isso seja possível, ficará satisfeito em saber que o Rank Math adiciona o Schema necessário para os Sitelinks e uma caixa de pesquisa de Sitelinks aparecer – você pode visualizar o código-fonte do seu site e procurar por SearchAction no código-fonte do seu site…

Por que meu resultado não está mostrando um Rich Result?

O próprio Google afirmou que não há garantia de que sua página aparecerá nos resultados de pesquisa, mesmo que você faça uso da implementação correta de dados estruturados e sua página esteja aparecendo na pesquisa. Isso pode ser resultado de uma série de razões – felizmente, Ondyr reuniu 8 razões para investigar se você deseja obter esse rich snippet para seu site…

Qual Schema deve ser definido como primário?

Definir o Schema primário é uma indicação para o Google (e outros mecanismos de pesquisa) do que você mesmo considera e do que gostaria que o Google considerasse esse conteúdo. Por exemplo, digamos que uma postagem pode ter um Schema de Artigo, Avaliação e Receita – cabe ao editor (dono do site) decidir se prefere que os mecanismos de pesquisa reconheçam seu conteúdo como uma Receita e, portanto, sejam mais propensos a exibir o Schema de Receita nos resultados de pesquisa onde sua página aparece.

Posso usar vários tipos de Schema em uma postagem?

Sim, você pode adicionar mais de um tipo de Schema a uma única postagem ou página em seu site usando o plugin Rank Math WordPress SEO.

Resumo: Rank Math + WordPress

Uma Potência de Schema Aproveitar a capacidade de implementar marcações de Schema com o clique de alguns botões com a ajuda do Rank Math pode fazer uma grande diferença no desempenho do seu site. Criar e otimizar conteúdo para rich snippets é uma das muitas maneiras de começar a superar outros sites em seu setor que não consomem muito tempo quando você tem o Rank Math no seu arsenal para facilitar.

O que posso fazer a mais ao criar um texto para tentar obter um Rich Snippet?

  1. Peça orientação sobre qual tipo de Schema é mais adequado para o seu conteúdo. Por exemplo, se você está escrevendo uma receita, uma análise de produto ou um artigo informativo, o tipo de Schema mais apropriado será diferente.
  2. Solicite exemplos de como preencher os campos obrigatórios e opcionais do Schema escolhido para aumentar suas chances de obter um rich snippet.
  3. Peça dicas sobre como garantir que seu conteúdo atenda às diretrizes de qualidade do Google para dados estruturados e rich snippets. Isso pode incluir garantir que seu conteúdo seja original, relevante, atualizado e não promova atividades ilegais.
  4. Solicite sugestões de palavras-chave e frases-chave relacionadas ao seu tópico, que possam melhorar a relevância e a otimização do seu texto para os mecanismos de pesquisa.
  5. Peça conselhos sobre como formatar e estruturar seu conteúdo de maneira clara e fácil de ler, o que pode aumentar a probabilidade de obter um rich snippet.
  6. Solicite informações sobre como monitorar e analisar o desempenho do seu Schema no Google Search Console, para que você possa fazer ajustes e melhorias conforme necessário.

Lembre-se de que, embora seguir todas essas etapas possa aumentar suas chances de obter um rich snippet, o Google não garante a exibição de um rich snippet, mesmo com a implementação correta do Schema.

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