Cruzeiros, Viagens e Cinetose – Motion Sickness

 

 

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Hoje vou passar algumas informações para aqueles que estão planejando alguma viagem, por exemplo um cruzeiro, e temem passar mal.

Esse texto visa ajudar aqueles que já tiveram alguma experiência ruim, devido a síndrome de motion sickness.

O exemplo mais clássico de motion sickness é o enjôo que algumas pessoas sentem em viagens marítimas. Por curiosidade, descobri que a palavra náuseas é derivado da palavra grega para navio (naus). É algo tão comum que já havia sido descrito por Hippocrates.

Motion sickness não é considerado uma doença, pois pode ser induzida em praticamente quase todos os indivíduos. A variabilidade entre as pessoas é enorme, algumas desenvolvem sintomas com uma mínima provocação, enquanto outras tem uma resistência grande.

 

Em um estudo com cerca de 20 mil pessoas em viagens marítimas:

  • 20% se sentiram ligeiramente mal
  • 04% se sentiram “quite ill”
  • 04% se sentiram “dreadfull ill”
  • 02% apresentaram vômitos

 

Fatores de risco para desenvolvimento de motion sickness

Gênero: mulheres são geralmente mais suscetíveis do que homens

Idade: Crianças com menos de 02 anos são geralmente mais resistentes a desenvolveram sintomas. O pico de incidência ocorre geralmente aos 09 anos e vai diminuindo com o passar da idade adulta.

Fatores genéticos: Há estudos de genoma relacionando motion sickness a fatores genéticos.

Fatores hormonais: Mulheres grávidas são particularmente suscetíveis a passarem mal de motion sickness.

Expectativas: Um estudos com marinheiros demonstrou que aqueles que não tinham experiência com sintomas prévios de motion sickness e afirmaram que não passariam mal nas viagens confirmaram essa tendência. Ou seja, quem já teve experiências ruim prévias ou imaginam que irão passar mal, estão sobre maior risco.

 

 

Porque aparecem sintomas de Motion Sickness?

Na ausência de um movimento ativo, gerado por vontade própria, a estimativa de movimento pelo cérebro se baseia no sistema vestibular, visual e informações somatosensorial. Quando os três sistemas não estão congruentes entre si, um conflito sensório é gerado no cérebro, e essa é uma hipótese sobre a geração de sintomas de Motion Sickness.

 

 

Quais os sintomas clínicos de Motion Sickness?

dizzy tree on the blue sky

A síndrome de motion sickness é facilmente reconhecida, já que incluem sintomas quando a pessoa está em um movimento passivo (parado em um ônibus em movimento, barco, avião, etc) ou na sensação visual de movimento estão parado (por exemplo em jogos virtuais).

 

O sintoma mais característico da cinetose é a náusea. 

Esse artigo visa principalmente ajudar a prevenir ou amenizar a náusea daqueles que são mais suscetíveis a ter motion sickness.

Outros sintomas incluem sensação de moleza, vômitos, dores de cabeça, tontura não rotatória e sudorese.

Outros sinais podem aparecer como palidez cutânea.


Os sintomas tipicamente amenizam após 36 a 72 horas de exposição contínua.

 

Abordagem para prevenção

Um paciente pode procurar o seu médico para saber sobre a prevenção de cinetose ou sobre o tratamento do sintomas. Qualquer menção a medicamentos nesse artigo deve ser lembrada que todos medicamentos tem contraindicação, efeitos colaterais, interação com outros medicamentos, interação com álcool, etc; e que dessa maneira deve-se evitar auto-medicação, principalmente em quem tem problemas de saúde ou já faz uso de outros medicamentos.

 

Medidas não medicamentosas

Há várias medidas não medicamentosas que ajudam a prevenir ou amenizar o motion sickness.

Olhar para o horizonte, ou para um objetivo fixo. 

Evitar ler ou olhar para celular, tablets ou monitores durante viagens em movimento.

Selecionar um lugar adequado:

Em um navio: Quanto mais para o meio menor o balanço (Na polpa do navio, além de balançar mais, em alguns navios ainda se sente um tremor das hélices). Decks mais inferiores também tendem a balançar menos. Ou seja, cabines em andares mais baixos e no meio do navio são mais estáveis. 

No avião: lugar mais próximo a frente da asa do avião. 

Em tranporte terrestre: Dirigir é melhor do que ser passageiro. Quando for passageiro, o local da frente e fixar o olhar na estrada como se fosse o motorista.

 

Tratamentos complementares ou alternativos

De acordo com o artigo referência desse texto (Uptade), há duas medidas que podem ser usadas, já que são bem toleradas e podem ter potencial benefício.

Alguns estudos sugeriram benefício com uso prévio de 01 a 02 gramas de gengibre. Além disso o artigo também aconselha, em caso de aparecimento de sintomas de motion sickness, chupar uma bala de gengibre.

Outro método que poderia ajudar seria o uso de pulseiras de pressão no ponto P6 (cerca de três dedos após o início do punho (irei anexar uma foto para melhor visualização).

 

Medicamentos para prevenção de náuseas

Medicamentos ajudam na prevenção de motion sickness porém tem efeitos colaterais, como sedação e outros.


Dessa forma, devem ser usados de forma criteriosa. 


Os medicamentos mais estudados e mais comumente usados são os anti-histamínicos (Dramin, Meclin) e escopolamina (Buscopan).

Em outros países, existe um adesivo de escopolamina que se coloca atrás da olhera e tem duração de 72 horas. No Brasil, não tem opção de comprar em farmácias e o custo do importado é alto, em torno de 450 reais, uma caixa com 04 adesivos.

Dessa forma, diante da dificuldade de encontrar a escopolamina para uso trans dérmico, não é costumeiramente usado no nosso país.


De maneira prática, quando alguém precisa de medicamentos para uma prevenção mais efetiva, seja por experiência prévia de mal estar relacionado a viagens ou por já saber que irá passar muito mal, resta a opção do uso de Dramin ou Meclin. Normalmente a dose de dimenidrato é meio comprimido de 50mg a cada 04 ou 06 horas. Para alguns, essa dose pode causar muita sonolência, e ajustes podem ser necessário. A dose máxima descrita em bula de dimenidrato é de 400mg ao dia, porém não recomendo chegar a níveis altos pelos efeitos colaterais e sedação. 


Nota: Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.


Possíveis efeitos adversos são sonolência, tonturas, boca seca, retenção urinária, dores de cabeça, entre outros. Deve-se ter cuidado com quem tem asma, DPOC ou enfisema, glaucoma e dificuldades em urinar.


Em caso de falha do uso dos medicamentos acima, uma opção de medicamento menos estudado é a prometazina (Fenergan). Mais uma vez fica a Nota: Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

O Fenergan é um medicamento que é muito usado em Pronto Atendimento médico para tratamento de alergias e como sedativo. Além de ser um sedativo relativamente potente, também tem ação como medicamento antiemético (contra náuseas e vômitos). Eu sempre oriento que dentre efeitos colaterais descritos acima, o Fenergan costuma dar muito sono em algumas pessoas que as vezes acordam com sintomas de “ressaca” no dia seguinte.


A ondasetrona (Vonau) não é um medicamento eficaz na prevenção de motion sickness, porém é muito útil em caso de náuseas. Por ser absorvido sublingual, costuma ter ação rápida e normalmente não causa sedação.


Também existe relatos de pessoas que se sentira bem com uso de betaistina (Labirin), porém não recomendamos de forma rotineira. O labirin tem como uma das ações ser agonista do receptor H1 da histamina (contrário do dramin e meclin que são antagonistas H1). Não há evidência científica atual de que o uso de betaistina previna motion sickness em pessoas saudáveis. Além de efeitos colaterais possíveis de ocorrer com uso de betaistina são dores no estômago, dores de cabeça, náuseas e vômitos. Além dos efeitos colaterais, sabemos que o uso da betaistina é crônico, pois não trata uma crise aguda de vertigem; uma das suas indicações é para tratamento de vertigens devidas a distúrbios circulatórios do ouvido interno. Produz uma vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo, sendo usado no homem para diminuir a frequência e a severidade dos ataques de vertigem. 

Em resumo, não recomendo para uso de prevenção de motion sickness. Aqueles que sofrem de labirintopatias talvez possam se beneficiar do uso, mas melhor sempre checar com seu médico a dosagem e tempo de uso corretos.

Grávidas: 
Medicamentos anti-histamínicos como meclizina e dimenidrato são considerados categoria B de risco para uso em gestantes segundo o FDA. Escopolamina e prometazina são considerados categoria C de risco. (Quando tiver um tempo, eu coloco um link sobre categorias de risco de medicamentos em gestantes.

 

Informações Adicionais

A maior parte do texto acima descrito é baseada no artigo mais atual do uptodate sobre Motion Sickeness.

Algumas informações adicionais podem ser relevantes.

 

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Para quem vai fazer um cruzeiro e tem muito temor em passar mal, principalmente se já souber que tem uma sensibilidade aumentada de sofrer de motion sickness, o uso de dramin pode ser útil. Conforme já descrito, o efeito de sedação, pode atrapalhar a viagem; dessa forma, tem que se tentar chegar em uma dose que previna, mais que não cause muita sonolência. Para aqueles que estão de férias antes da viagem, pode ser interessante começar a tomar o medicamento alguns dias prévios a viagem. Esse início antecipado não aumenta a eficácia do tratamento, porém ajuda a diminuir os efeitos sedativos durante a viagem, já que o uso prolongado do medicamento tende a gerar tolerância em relação a sedação. Em resumo o objetivo de iniciar antes é tolerar melhor o medicamento durante a viagem, mas nem sempre isso é a melhor opção e depende da situação de cada um.

Outro fator que devemos levar em consideração é que Motion Sickness, aparece quando se está parado. Dessa forma, uma maneira de evitar os sintomas é se movimentar, divertir, se distrair. Ouça músicas boas, dance, etc, evite leituras e telas.

Outro detalhe que não poderia ficar de fora e tomar o cuidado com a comida. Evitar pegar alguma infecção gastrointestinal com alimentos feitos com higiene duvidosa, gelos impróprios para consumo, entre outros cuidados nas refeições e lanches.

Evite excesso de bebidas alcoólicas, ou seja, se for beber, beba com moderação!

Algo básico, mas não menos importante, lavar bem as mãos, várias vezes ao dia, principalmente antes de comer e na impossibilidade de lavar as mãos, usar álcool gel.

Espero ter ajudado em algo e desejo uma boa viagem para quem está em programação.

🏅E a primeira medalha feminina do Brasil em Olimpíadas da ginástica vem com Rebeca Andrade, com orgulho! Prata 🥈com gostinho de ouro e emocionante!  Quem viu?  Comentem o que acharam desse show! 

#Toquio2020 #Olimpics #Esporteesaude #Cardiologiadoesporte #rebecaandrade
Primeiro campeão da história do Surf 🏄 nas Olimpíadas e primeiro medalhista de ouro 🥇 do Brasil 🇧🇷 em Tóquio 🇯🇵! Parabéns Italo Ferreira!
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Sigo torcendo pelos brasileiros e incentivando a prática de esportes.
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E vc, quais modalidades está acompanhando e para quem está torcendo? Comente!
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Um bom dia a todos!
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#esporteesaude #olimpiadasfan #cardiologiadoexercício
As vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna foram relacionadas a miocardite e pericardite por centros de vigilância sanitária nos Estados Unidos, Israel e Europa.

Já adianto que as próprias Entidades Governamentais Reguladoras descrevem que esse evento é raro e que o benefício da vacinação tem superado os riscos até o presente momento. ⠀⠀
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Entre o público mais afetado com esse efeito adverso estão adolescentes e adultos jovens do sexo masculino.
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Dos casos notificados, o início do problema se deu, em sua maioria, após a segunda dose.
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De maneira geral os pacientes responderam bem ao tratamento e serão acompanhados para verificar consequências futuras. 
 
A possibilidade de miocardite deve ser considerada em jovens que desenvolveram dor no peito, falta de ar ou palpitações após receberem a vacina de RNA mensageiro (Pfizer e Moderna). 
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Todavia, segundo informações atualizadas do Uptodate®: 

``Sua incidência é rara e amplamente superada pelos benefícios da vacinação para Covid-19``. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
E você já recebeu a vacina contra Covid-19? Comente!
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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#ribeirãopreto #covid_19 #covid #vacina #miocardite #cardio #miocarditeviral
O número estimado de hipertensos no mundo passou de 01 bilhão de pessoas! 

Nas últimas quatro décadas houve aumento de 90% nos casos, sendo que 597 milhões foram em homens e 529 milhões em mulheres. 

Atualmente a pressão arterial  é considerada a principal comorbidade que leva à incapacidade, principalmente por AVC e sequelas de infarto do miocárdio. 

Em 2025 estima-se que o número de hipertensos afetará 1,56 bilhões de pessoas!

Eu quero ajudar você a prevenir a Hipertensão Arterial e reverter essa tendência mundial. 

Para isso, vamos analisar o que outros especialistas citam como principais fatores no aumento expressivo da Hipertensão: 

►Ingestão elevada de sódio e baixa de potássio. 
►Sedentarismo.
►Envelhecimento da população.

Você sabia que mais de 90% dos brasileiros(as) têm uma ingestão inadequada de potássio?

No post anterior eu explico os benefícios do potássio para redução da pressão arterial e em breve darei dicas relevantes sobre como adequar o sal na alimentação, além de sempre incentivar a prática de exercícios físicos! 

Acompanhe e compartilhe para juntos revertermos essa tendência de aumento da pressão arterial e vivermos com mais qualidade de vida.

Até breve! Atenciosamente,
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

#prevenção #qualidadedevida #hipertensãoarterial #cardiologistaribeiraopreto
#cardiologista #pressãoalta
Quais os benefícios e riscos da ingestão de potássio para prevenção ou controle da pressão arterial?

Fortes evidências na literatura médica atual mostram a relação entre o aumento da ingestão de potássio e a diminuição da pressão arterial.

A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial cita que a suplementação de potássio pode ser uma alternativa para PREVENÇÃO de hipertensão Arterial. 

É seguro? Sim! 
A suplementação de potássio, se acompanhada por um médico, se mostrou segura e benéfica. 

Qual a ingestão adequada e o impacto na pressão arterial?

Uma ingestão adequada de potássio, na ordem 3 a 4 g/dia, pode acarretar uma diminuição de 5,3 mmHg na Pressão Arterial Sistólica e 3,1 mmHg na Pressão Arterial Diastólica.

Esse resultado tem impacto modesto, porém, significativo no controle da pressão arterial. 

Para você aumentar a ingestão de potássio de forma prática e segura, aqui vai uma lista de alimentos com pouco sódio e ricos em potássio:

- Banana
- Batata-inglesa
- Beterraba
- Cenoura
- Ervilha
- Feijão
- Frutas secas
- Laranja
- Melão
- Vegetais de cor verde-escura

Vale ressaltar ainda que os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio, apesar de limitações em seu uso! Portanto, nunca usá-los em excesso!

Atenção! Se você tem Pressão Alta e faz uso de medicamentos anti-hipertensivos, não faça suplementação de potássio por conta própria. 

Alguns remédios para Hipertensão Arterial podem levar a acúmulo excessivo de potássio no organismo e consequentemente arritmias graves ou até fatais. 

Esse foi o post#05 de uma série sobre como melhorar a pressão arterial com alimentação e mudança no estilo de vida. Acompanhe já que toda semana escreverei uma postagem nova para seu benefício. ⠀⠀⠀⠀⠀

Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

#ribeirãopreto #potássio #hipertensão #alimentaçãosaudavel #dietasaudável
Será que temos uma boa notícia para os amantes de café? ☕️

Sim! 
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A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia nos apresentou estudos interessantes. 

Além de ser rico em cafeína, o café contém polifenóis como os ácidos clorogênicos que, com sua ação antioxidante, podem trazer benefícios para a saúde do seu coração e artérias. ❤

O café também possui magnésio e potássio. Acompanhe que o próximo post será dedicado aos benefícios do potássio para a pressão arterial.
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"Mas doutor, falam que café faz mal..."
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A cafeína pode elevar a pressão arterial por mais de 03 horas, porém, com o tempo nós desenvolvemos uma tolerância e esse efeito tende a diminuir. 
 
📄 Estudos foram realizados para prever os efeitos a longo prazo da ingestão de café sobre a pressão arterial e é aí que temos a boa notícia! 

Os três estudos mais recentes não associaram a ingestão de café em doses habituais, a maior incidência de hipertensão arterial. 

Uma meta-análise mostrou que o consumo de café se associou a um efeito discreto na REDUÇÃO do risco de hipertensão arterial. Saliento que foi somente uma meta análise, em que os participantes tinham um consumo leve a moderado de café. Um único estudo ainda é pouco para recomendar a ingestão de café no sentido de prevenção.

Em termos práticos, o que podemos afirmar é que o café se mostrou seguro em quantidade leve a moderada. 
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Qual a dose considerada segura para consumo? 🧐
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Recomenda-se um consumo moderado de café, sem exceder a quantidade de 200mg de cafeína por dia (cerca de 280 ml de café coado). 

Vale citar que cada pessoa reage de uma forma diferente. Algumas pessoas podem ter gastrite, insônia e até palpitações, mesmo com doses habituais. 

Se quiser se aprofundar no tema, escrevi em meu site sobre cafeína e seus efeitos cardiovasculares. Lá você encontrará tabelas com a quantidade de cafeína em diversas bebidas, entre outras informações.
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Um abraço!
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Dr. Rafael Otsuzi
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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#ribeiraopreto #cafe  #coração #cardio #saude
Quer notícia melhor do que chocolate ajudar no controle da pressão arterial? Será mesmo?

Um estudo recente feito com 10 ensaios clínicos randomizados mostrou que o aumento no consumo de produtos com cacau reduz a pressão sistólica e diastólica em 4,5 mmHg e 2,5 mmHg, respectivamente.
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Isso acontece porque produtos de cacau são ricos em flavonóides, substâncias com ação antioxidante que estimulam a produção de óxido nítrico pelo organismo. 
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O óxido nítrico, por sua vez, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue flua melhor e ajude a diminuir a pressão arterial.
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Embora haja evidências científicas dos efeitos do cacau e seus produtos sobre a hipertensão no curto prazo, ainda faltam mais estudos para comprovar este benefício a longo prazo.
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Sendo assim, para quem gosta de chocolate e já consome regularmente, uma recomendação prática é substituir o chocolate ao leite pelo chocolate amargo que contém maior quantidade de cacau e menos açúcar. Deve-se ficar atento as calorias e evitar o ganho de peso. Aqueles que tem diabetes não devem adotar o chocolate com açúcar sem antes consultar seu médico. 
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Lembrando que essa recomendação não é uma regra padrão, mas apenas uma referência que pode variar de acordo com características de cada pessoa, como: gasto energético diário, peso, níveis de glicemia, insulina e triglicérides.
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Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.
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#ribeirãopreto #hipertensão #saudeebemestar #tratamentonatural #cacau
A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, representa um grave problema de saúde pública já que afeta milhares de pessoas a cada ano.
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Trata-se de uma doença crônica em que o nível da pressão arterial se mantém elevado de maneira persistente. Os níves atuais considerados anormais no consultório são pressão sistólica igual ou superior a 140mmHg e/ou pressão diastólica igual ou superior a 90mmHg.
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Considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, a Hipertensão Arterial é uma condição que muitas vezes não apresenta sintomas aparentes. Por isso, fazer ``checkups`` regulares e buscar o tratamento adequado é fundamental para evitar que ocorram complicações cardiovasculares em idade precoce. 
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Algumas abordagens terapêuticas convencionais como a prática regular de atividade física regular, redução no consumo de sal, melhora da qualidade do sono, entre outras, são bastante comentadas e embasadas cientificamente.
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Ao longo das próximas semanas conversaremos sobre as novas evidências a favor ou contra a eficácia no controle da pressão arterial relacionado a:
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- Atividade física.
- Bebidas alcoólicas.
- Chocolate e produtos com cacau.
- Cafeína.
- Controle de estresse.
- Laticínios.
- Magnésio e cálcio.
- Perda de peso.
- Potássio.
- Respiração lenta.
- Sódio e substitutos na dieta (Potássio).
- Suplementos.
- Vitamina D
- Espiritualidade
- Padrão Alimentar (Dieta DASH -Dietary Approach to Stop Hypertension). 
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Quer saber mais? Acompanhe as próximas postagens e marque seus amigos ou familiares que também se interessam pelo assunto.
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Att,
Dr. Rafael Vinicius Otsuzi - CRM: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
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#hipertensãoarterial #tratamentonãomedicamentoso #pressãoalta #tratamento #controle #saúdedocoração #pressãosistólica #pressãodiastólica #cardiologia
Hoje a palavra é #gratidão. Só tenho a agradecer por mais um ano de vida! 

Eu até iria escrever muito mais, porém morrendo de vontade de chegar em casa logo para comemorar com minha esposa e dar um abração no meu filhinho!  Obrigado a todos que de alguma forma lembraram do meu aniversário e enviaram os parabéns!!
41° Congresso de Cardiologia da SOCESP - 2021 - Terceiro Dia 
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Principais temas de cardiologia que serão abordados em 2021:
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1. Covid-19 e Coração
2. Hipertensão Arterial
3. Cardiologia do Esporte
4. Prevenção de Aterosclerose e Dislipidemias
5. Insuficiência Cardíaca
6. Doença Arterial Coronária
7. Síndromes Coronárias Agudas - Infarto e Angina Instável
8. Valvopatias

#socesp2021vitual

#Atualizado em março de 2019

 

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