Pular para o conteúdo

Classificação da gravidade da acne

Classificação da gravidade da acne 

A acne geralmente afeta áreas do corpo com grande quantidade de glândulas sebáceas responsivas aos hormônios, incluindo a face, pescoço, peito, costas e região superior dos braços.

Não existe um sistema de classificação aceito universalmente para acne vulgar

A ampla variedade de apresentações clínicas dificulta implementar esse sistema.

As estimativas da gravidade da acne são específicas do paciente e dependem de uma série de fatores. O tipo clínico das lesões, a presença de cicatrizes, a presença de lesões com drenagem de pus, a falta de resposta terapêutica e o impacto psicológico da acne são algumas das características consideradas.

Como exemplo, pacientes com acne inflamatória nodular são freqüentemente considerados como acne severa. Do mesmo modo, um paciente sem nódulos, mas que possui numerosas pápulas e pústulas inflamatórias e cicatrizes notáveis também pode ser classificado como tendo doença grave.

Na acne, nódulos são lesões inflamatórias maiores do que 5mm no diâmetro.

Outras lesões inflamatórias da acne são as pústulas e pápulas.

As lesões não inflamatórias da acne são os comedões, que podem ser do tipo comedões aberto (cravos pretos) ou comedões fechados (pontos brancos)

Fonte uptodate atualizado em novembro de 2017

 

Classificação da gravidade da acne pela American Academy of Dermatology: Guidelines of care for the management of acne vulgaris (2016) 

Classificação da acne - Guideline Americano 2016

Como descrito acima, o Guideline Americano de 2016 também não usa um sistema universal de classificação da acne e leva em consideração fatores como formação de cicatrizes, influência na qualidade de vida e fatores psicossociais, além do número de lesões, extensão e localização da acne.

 

 

 

 

 

 

Management of acne: Canadian clinical practice guideline 2016

Guideline Canadense para tratamento de acne 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice