Pular para o conteúdo

Sinusite Aguda

web-sinusite-homem

Rinossinusite, ou mais comumente sinusite, é o termo médico para a inflamação do revestimento dos seios nasais. Os seios nasais são as áreas ocas dentro dos ossos faciais que são conectados as mucosas nasais. Os seios nasais são revestidos com membranas mucosas, semelhante ao interior do nariz.

 

O que é sinusite aguda?

Sinusite aguda é inflamação (descrita acima) que dura menos de 4 semanas.

Já a sinusite crônica é aquela que dura mais de 12 semanas.

 

Qual a causa da sinusite aguda?

A causa mais comum de sinusite aguda é uma infecção viral associada ao resfriado comum.

A Sinusite bacteriana ocorre muito menos comumente, em apenas 0,5 a 2 por cento dos casos, geralmente como uma complicação de sinusite viral.

Os antibióticos são eficazes apenas contra infecções bacterianas, e não virais, a maioria das pessoas com sinusite aguda não precisa de antibióticos. Tem necessidade de antibiótico quem tem sinusite bacteriana.

 

Quais os sintomas de Sinusite Aguda?

web-seios-nasais-mulher

Os sintomas de sinusite aguda incluem:

? Descarga espessa pelo nariz, amarelo ou verde.
? Congestão nasal
? Dor facial, pressão ou plenitude
Outros sintomas de sinusite aguda podem incluir:

  • febre
  • fadiga
  • tosse
  • dificuldade de sentir cheiros
  • pressão ou plenitude no ouvido
  • dor de cabeça e
  • mau hálito.

 

Qual a duração dos sintomas?

Na maioria dos casos, esses sintomas se desenvolvem ao longo de um dia e começam a melhorar em 7 a 10 dias.

 

Como saber se tenho sinusite viral ou bacteriana?

É difícil saber se você tem uma infecção sinusal viral ou bacteriana inicialmente.

Alguns sinais que podem sugerir que você tem uma sinusite bacteriana é quando a duração está prolongada, por exemplo 10 dias e você chegou a melhorar e depois piorou novamente. Quando você tem logo no começo sintomas de sinusite mais acentuados com febre alta e secreção esverdeada por 03 ou 04 dias, você pode ter uma sinusite bacteriana. Mas não há regras!

 

Quais os sintomas de alerta?

web-alerta

Se tiver um ou mais dos seguintes sintomas, procure imediatamente um médico (mesmo que os sintomas estejam presentes há menos de sete dias):

? Febre alta persistente
? Dor súbita e severa na face ou na cabeça
? Visão dupla ou dificuldade visual
? Confusão ou dificuldade em pensar claramente
? Inchaço ou vermelhidão em torno de um ou ambos os olhos
? Pescoço rígido
Você também pode necessitar de um médico se você tem sintomas que duram mais de 10 dias ou tem sintomas graves.

 

Quais os tratamentos para sinusite aguda?

O tratamento para sinusite envolve alívio dos sintomas e pode ou não, incluir antibioticoterapia.

Você deve consultar com seu médico, para ver se você precisa ou não de terapia antibiótica.

Tratamento sintomático –

O tratamento sintomático de uma sinusite visa aliviar os sintomas. Estes tratamentos não encurtam a duração da doença.

Alívio da dor – Com analgésicos comuns.

Irrigação nasal –  Usar spray nasal ou irrigar o nariz com solução salina ou soro fisiológico uma a duas vezes ao dia pode ajudar nos sintomas.

web-spray-sinusite

Esteróides nasais – Corticosteróides nasais (esteróides fornecidos por um spray nasal) pode ajudar a reduzir o inchaço dentro do nariz, geralmente dentro de dois a três dias. Essas drogas têm poucos efeitos colaterais e podem aliviar os sintomas em algumas pessoas.

 

Outros tratamentos

? Descongestionantes orais – Os descongestionantes orais podem ser úteis se tiver sintomas associados de dor ou plenitude do ouvido.
? Pulverizadores descongestionantes nasais – Os sprays descongestionantes nasais, incluindo oximetazolina (Afrin) e fenilefrina, podem ser usados para tratar temporariamente a congestão nasal. No entanto, esses sprays não devem ser usados por mais de dois a três dias devido ao risco efeito rebote, e possível dependência. Além de conseqüências a longo prazo do uso freqüente, incluindo ressecamento nasal persistente e formação de crostas.

? Anti-histamínicos orais – Não são comprovados para melhorar os sintomas de sinusite e pode ter efeitos colaterais indesejados.

? Mucolíticos – Medicamentos para esvaziar secreções (como a guaifenesina) as vezes podem ajudar a eliminar o muco. Entretanto, não há nenhum grande estudo que confirme tal hipótese.

Observação –  Se os sintomas piorarem com a observação, o tratamento com um antibiótico é normalmente iniciado.

 

E o uso de antibióticos?

web-antbiotics

  • Antibióticos – A sinusite nem sempre necessita de ser tratada com antibióticos, uma vez que muitos pacientes melhoram sem antibióticos. Você deve falar com seu médico se você precisa ou não de antibióticos.

Os tratamentos para aliviar os sintomas também são recomendados durante o tratamento com antibióticos.

Um dos antibióticos mais baratos e mais eficazes para a sinusite é a amoxicilina. Um antibiótico alternativo será prescrito se você for alérgico a penicilina ou se você mora em uma área onde a resistência a esse antibiótico é alta. Independentemente do antibiótico que é prescrito, é importante seguir as instruções de dosagem com zelo para terminar todo o curso de tratamento. Tomar a medicação menos frequentemente do que prescrito ou parar a medicação antecipada pode levar a complicações, como uma infecção recorrente.

 

E se eu não melhorar com o tratamento? 

Se você não melhorar ou se você piorar após um curso de antibióticos, você deve ser reexaminado. Você pode precisar de um antibiótico diferente ou avaliação posterior com imagens ou um exame do interior dos seios nasais. Em alguns casos, os sintomas de sinusite melhoram, mas depois recorrem. Isso geralmente é porque a infecção não foi completamente eliminada pelo antibiótico.

Um antibiótico alternativo, ou um tratamento antibiótico prolongado e / ou testes adicionais podem ser recomendados, dependendo da sua situação individual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice