Pular para o conteúdo

Como parar de fumar ?

 

senhor-parando-de-fumar

O tabagismo é uma das principais causas de doenças no Brasil. Além de doenças fatais como infarto do miocárdio e AVC, fumar também causa inúmeras doenças como doenças pulmonares, câncer, osteoporose, envelhecimento precoce, úlcera péptica, impotência e complicações na gravidez.

Esse artigo aborda:

  • os benefícios de parar de fumar.
  • os tratamentos que podem ajudar no processo de parar de fumar
  • como elaborar uma programação para conseguir esse objetivo de largar o cigarro
  • as dificuldades encontradas e recaídas para aqueles que tentaram parar

Quais os benefícios de parar de fumar?

Parar de fumar tem benefícios importantes e imediatos para a saúde de homens e mulheres de todas as idades.  Quanto mais cedo parar, maior é o benefício. Se você parar de fumar antes dos 50 anos seu risco de morte reduz pela metade.

Além disso, parar de fumar é importante para não tornar seus familiares em fumantes passivos.

O fumo passivo é responsável por inúmeros e sérios prejuízos a saúde.

 

Quais os benefícios para o coração?

coracao-cigarro

O tabagismo duplica o risco de desenvolver uma doença cardíaca coronária, e deixar de fumar pode reduzir rapidamente esse risco.

Sabemos que um ano após parar de fumar, o risco de morrer de doença cardíaca é reduzido em cerca de metade e continua a diminuir ao longo do tempo.

Em alguns estudos, o risco de infarto do miocárdio foi reduzido para a taxa de não fumantes dentro de dois anos após cessar o tabagismo.

Quais os benefícios para o pulmão?

pulmao-em-d

É amplamente conhecido que fumar aumenta o risco de doenças pulmonares a longo prazo, como o enfisema pulmonar e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Embora grande parte da lesão pulmonar causada pelo tabagismo não é reversível, parar de fumar reduz a ocorrência de mais danos aos pulmões. Pessoas tabagistas, com queixas de tosse crônica ou expectoração, observam uma melhora desses sintomas durante o primeiro ano depois de parar de fumar.

Voltando ao assunto de fumante passivo, a asma e a síndrome da morte súbita infantil são mais comuns entre crianças expostas ao fumo.

É relevante mencionar que o tabagismo dificulta o tratamento da asma.

 

Quais os benefícios em relação ao câncer?

O tabagismo é responsável por quase 90% dos casos de câncer pulmonar.

Parar de fumar reduz o risco de câncer de pulmão no prazo de cinco anos após suspensão, embora ex-fumante ainda têm um maior risco de câncer de pulmão do que as pessoas que nunca fumaram.

Parar de fumar também pode reduzir o risco de outros tipos de câncer, tais como os tumores de cabeça e pescoço, esôfago, pâncreas e da bexiga.

 

Quais os outros malefícios de fumar?

  • Ulcera gástrica ou duodenal
  • Osteoporose
  • Envelhecimento precoce da pele, com formação de rugas, principalmente as rugas perilabiais (popularmente conhecidas como rugas em código de barras)
  • Impotência
  • Mulheres grávidas tem um maior risco de ter defeitos no feto ou ter um bebê com baixo peso ao nascimento.

 

Quais os riscos de parar de fumar?

algemas-tabagismo

Geralmente os riscos de parar de fumar são compensados pelos benefícios. No entanto, é necessário se preparar para os desconfortos de parar de fumar:

  • Os sintomas de abstinência são comuns durante a tentativa de parar de fumar. Eles têm um pico nos primeiros três dias e diminui ao longos das próximas três semanas.
  • Esses sintomas podem incluir dificuldade em dormir, irritabilidade, frustração ou raiva, ansiedade, inquietação, desejo intenso de fumar. Essas crises por fumar podem ser intensas e provocadas por situações associadas com o tabagismo, por estresse ou por beber álcool.
  • Os desejos de fumar são um gatilho para a recaída. Você deve resistir a essas crises de vontade de fumar, pois são passageiras e podem ser amenizadas com medicamentos descritos mais adiante.
  • Algumas pessoas que param de fumar, experimentam depressão. Em alguns casos é necessário um medicamento antidepressivo ou psicoterapia. Os sintomas devem ser discutidos com seu médico.
  • Ganho de peso pode ocorrer ao parar de fumar, pela maior tendência de comer mais. Normalmente as pessoas ganham 01 a 02 quilos nas primeiras duas semanas. Ao longo de 05 meses o ganho pode chegar a 03 ou 04 quilos. Um programa de exercícios físicos e uma mudança alimentar podem contrabalancear a tendência de ganho de peso. Essa atividade física regular pode até mesmo contribuir para um melhor controle do peso ao longo dos anos. Há também medicamentos que reduzem esse ganho de peso. 

 

Como se preparar para cessar o tabagismo?

stop

Depois de tomar a decisão de parar de fumar, o primeiro passo é, geralmente, definir uma data de início.   Na data escolhida você vai parar de fumar completamente. Idealmente, essa data deve ser nas próximas duas semanas, ou em uma data especial.

Outros passos que podem ajudar na preparação, incluem o seguinte:

  • Contar para família, amigos, e colegas de trabalho sobre o plano de parar de fumar e pedir pelo auxílio deles.
  • Rever outras tentativas de abandono. O que funcionou? O que não funcionou? Quais fatores contribuíram para a recaída?
  • Prepare-se para sintomas de abstinência de nicotina, incluindo ansiedade, frustração, e desejo intenso de fumar. Sintomas de abstinência geralmente tornam-se mais ameno dentro de algumas semanas após parar completamente.
  • Prepare-se para lidar com situações de gatilho para desejo de fumar, como por exemplo uso de café, situações estressantes, ou beber álcool. Quem fuma muito no trabalho pode aproveitar umas férias para tentar parar de fumar.
  • Faça uma consulta com um médico para saber maneiras de parar de fumar. Mudanças comportamentais e medicamentos são os dois principais métodos. Usando os dois métodos suas chances de conseguir parar aumenta.

 

Mudanças comportamentais para ajudar a parar de fumar

recusando-o-cigarro

Resolução de problemas/treinamento de habilidades – Quando estiver se preparando para parar de fumar, é importante identificar situações ou atividades que aumentam seu risco de fumar ou ter uma recaída. Após identificar essas situações, você pode necessitar desenvolver mudanças comportamentais que incluem:

  • Fazer mudanças de estilo de vida para reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida, como por exemplo, iniciar um programa de exercícios ou aprender técnicas de relaxamento. O exercício vigoroso pode melhorar a capacidade de parar de fumar e evitar a recaída e também ajuda a minimizar ou evitar o ganho de peso.
  • Minimizar o tempo com fumantes. As pessoas que vivem com fumantes pode considerar negociar com eles para parar de fumar em casa ou no carro.
  • Evite pensamentos como “fumar um cigarro não vai doer”; um cigarro geralmente leva a muitos mais.
  • Reconhecer que se não resistir aos desejos de fumar irá ter uma recaída. Mais uma vez, é bom se prevenir de situações que aumentem o desejo de fumar, minimizando o estresse, evitando álcool. Ter em mãos gomas de mascar com nicotina ou sem nicotina pode ajudar.
  • Obtenha o máximo de informações sobre o tema: parar de fumar.
  • Se tiver disponível participe de grupos de aconselhamento.

Acupuntura- Embora o suporte cientifico para esse método seja fraco, algumas pessoas que falharam com outras técnicas, sentiram que a acupuntura ajudou.

 

Quais os remédios para tratamento de tabagismo?

life

Existem vários medicamentos que podem ajudar a parar de fumar; alguns são vendidos sem receita e outros somente com prescrição médica. Uma das opções é a vareniclina (nome comercial: Champix®). Outra opção é a bupropiona (nome comercial: Zyban®, BUP®, Wellbutrin®). Qualquer um destes medicamentos pode ter efeitos adversos.

 

Como funciona a terapia de reposição de nicotina?

Sem nicotina, a maioria das pessoas desenvolvem sintomas de abstinência. Estes incluem depressão, dificuldade de iniciar ou manter o sono, irritabilidade, frustração, raiva, ansiedade, dificuldade de concentração, inquietação e desejo de nicotina.

A terapia de substituição de nicotina é concebida para reduzir a intensidade destes sintomas, mas não irá impedir completamente os sintomas. Muitos fumantes são capazes de sair sem o uso de terapia de reposição de nicotina, embora a nicotina está disponível para praticamente qualquer pessoa que deseje.

A nicotina está disponível em várias formas: como uma goma de mascar ou pastilha, adesivo, spray nasal ou inalador. Todas essas formas aparentemente são similares em eficácia. No entanto, os fumantes individuais podem encontrar uma forma particularmente eficaz.

Combinações destes tratamentos (geralmente um adesivo mais uma goma de mascar) são mais eficazes do que o uso de uma forma isolada.

O uso dessas combinações deve ser supervisionado por um profissional de saúde experiente.

A terapia de reposição de nicotina parece ser segura, mesmo em pessoas com doença cardíaca conhecida.

adesivo-de-nicotina Adesivo de nicotina 

Adesivos de nicotina são colocados na pele e liberam a nicotina para a corrente sanguínea da pessoa. Os sintomas de abstinência são reduzidos em intensidade, mas não eliminados completamente.

O tratamento com adesivos de nicotina geralmente é recomendado em dose completa por 04 a 06 semanas.  Pode ser feito uma redução gradual depois desse tempo por várias semanas adicionais.

O uso do adesivo de nicotina durante a noite pode interferir com o sono, causando sonhos vívidos.  Por outro lado, o uso de adesivos de nicotina durante a noite aumenta os níveis de nicotina ao acordar, o que pode ajudar a evitar os sintomas de abstinência pela manhã.

 

Goma de mascar 

goma-de-mascar

Goma de nicotina contém nicotina, que é lentamente liberado com a mastigação. A goma está disponível em 2 e 4 miligramas.

As pessoas que fumam menos que 25 cigarros por dia, podem usar 2 mg de goma de nicotina, quando necessário.

Os sintomas de abstinência não são evitados pelo uso de goma, mas a intensidade dos sintomas pode ser reduzida.

A utilização de goma de mascar é geralmente recomendada por três a seis meses.

Para ser eficaz, a nicotina tem de ser absorvido através da bochecha ou das gengivas, em vez de ingeridas. A nicotina ingerida pode causar dor de estômago e não é muito eficaz para o tratamento da retirada da nicotina.

 

Vareniclina

Vareniclina (Champix®) é um medicamento que age no cérebro para reduzir os sintomas de abstinência da nicotina e também para diminuir o desejo de fumar.

Deve ser tomado depois de comer com um copo cheio de água.

Você deve tentar parar de fumar uma semana após o início da vareniclina. Você deve continuar por 12 semanas antes de determinar se ele está funcionando; se você sair com sucesso em 12 semanas, poderá continuar a tomá-lo por mais 12 semanas.

Efeitos colaterais comuns da vareniclina incluem náuseas e alterações em sonhos. Se você tem um histórico de problemas de humor ou comportamento, discutir este assunto com seu médico antes de tomar vareniclina. Se você desenvolver agitação, depressão, alterações de comportamento incomuns, você deve parar de tomar o medicamento e procurar seu médico.

 

Bupropiona

Bupropiona é um antidepressivo que pode ser usado para ajudá-lo a parar de fumar. Normalmente é tomado por duas semanas antes da data de parada. E esse tratamento pode continuar por 07 a 12 semanas.

A bupropiona é geralmente bem tolerado, mas pode causar boca seca e dificuldade em dormir.

O medicamento não é recomendado para aqueles que têm uma desordem de apreensão, traumatismo craniano, anorexia nervosa ou bulimia, ou para aqueles que bebem álcool em excesso.

Similar a vareniclina, se você desenvolver agitação, depressão, alterações de comportamento incomuns, você deve parar de tomar o medicamento e procurar seu médico.

Se você tem um histórico de problemas de humor ou comportamento, fale com o seu médico antes de tomar bupropiona.

 

E se você tiver uma recaída?

algema-nos-pes-de-cigarro

 

A maioria dos fumantes fazem muitas tentativas de parar antes de se tornarem capazes de parar completamente. Fumar é uma condição “reincidente”, e a recaída não deve ser pensada como fracasso. Cada vez que você cessar o tabagismo deve ser considerado uma vitória, e quanto mais tempo durar, melhor.

No entanto, em caso de recidiva, é importante entender o por que, para que a sua próxima tentativa seja mais bem sucedida. Tenha isso em mente ao tentar sair pela primeira vez.

Se tiver sucesso por um tempo, você pode aprender o que ajudou e o que não, e tentar novamente.

Tente descobrir as razões que levaram a começar a fumar novamente, e determinar se você usou os métodos (medicação, aconselhamento) corretamente. Em seguida, explore soluções para usar na próxima vez. Considere tentando diferentes métodos ou combinações de métodos.

A maioria das recaídas ocorrem na primeira semana após parar de fumar, quando os sintomas de abstinência são mais fortes. Tente mobilizar recursos de apoio (por exemplo, família, amigos) durante este momento crítico.

Considere recompensas para não fumar:

usar o dinheiro economizado sobre os cigarros para algo especial, um presente para você ou para alguém que goste.

Recaídas posteriores ocorrem frequentemente durante situações estressantes ou com situações sociais que estão associadas com o tabagismo, muitas vezes combinados com o consumo de álcool. Ficar ciente destas situações de alto risco pode ajudar.

 

Onde eu começo?

soco-nos-cigarros-tabagismo

Os passos seguintes são recomendados para iniciar o processo de parar de fumar:

  • Fale com o seu médico sobre o método que você pode usar.
  • Escolha uma data para parar de fumar.
  • Conte para amigos e familiares sobre o seu plano.
  • Comece a fazer mudanças no seu comportamento; evite situações que incentive você a fumar.
  • Comece a vareniclina ou bupropiona uma semana antes da data de parar ou inicie a reposição de nicotina no dia em que vai parar.
  • Considere o uso de terapia de reposição de nicotina (tais como adesivo de nicotina e goma de mascar) para ajudar a gerenciar os sintomas de abstinência.
  • Não fume ´´apenas um cigarro” para passar um dia difícil.
smiling woman breaking cigarette and no smoking concept
Espero que esse artigo seja útil para você que leu ou para alguém que você conheça – compartilhe e espalhe saúde!
FOR WEB CARDIOLOGISTA 03 LOGO CARDIO
Dr. Rafael Vinicius Otsuzi
Médico pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
Residência Médica: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HC – FMRP USP
Especialista em Cardiologia pela Associação Médica Brasileira (AMB)
Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)

1 comentário em “Como parar de fumar ?”

  1. Avatar

    bom dia. me ajudou bastante, vou tentar parar de fumar. agradeço por Dr dexar essa mensagem OBG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice