Pular para o conteúdo

Prolapso Valva Mitral: Sintomas, Causas e Tratamentos

Ilustração detalhada e realista da valva mitral, mostrando comparação entre uma condição normal e um prolapso valvar anormal. A valva mitral saudável é retratada ao lado da valva com prolapso, com detalhes anatômicos precisos para destacar as diferenças entre as duas condições.

Se você está aqui, é provável que já tenha ouvido falar sobre uma condição chamada prolapso da válvula mitral. Mas o que realmente significa? Como isso pode afetar a sua vida? É perigoso? Como é diagnosticado e tratado? São questões válidas e absolutamente pertinentes.

Neste artigo, vamos avaliar cada um desses pontos para que você possa entender completamente o que é o prolapso da válvula mitral e o que ele pode significar para a pessoa que o possui.

O que é o Prolapso Válvula Mitral

Representação 3D horizontal e detalhada de um coração humano, com foco na valva mitral prolapsada. A imagem mostra o coração com texturas realistas e cores precisas, destacando a valva mitral com prolapso em detalhe, evidenciando a anormalidade na estrutura da valva.
Portal Medicina Ribeirão: imagem meramente decorativa para o tema Prolapso Valva Mitral.

O coração é dividido em 4 câmaras, sendo duas superiores (os átrios esquerdo e direito) e duas inferiores (os ventrículos esquerdo e direito). Entre os átrios e os ventrículos existem válvulas, que funcionam como “portas” que se abrem e fecham para o sangue fluir dos átrios para os ventrículos. A válvula mitral é a válvula que fica entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

Em termos simples, o prolapso da válvula mitral é uma condição na qual a válvula mitral, responsável por controlar a passagem do fluxo de sangue entre as câmaras superior e inferior esquerdas do coração, não funciona corretamente. Mais especificamente, a válvula “abaula” em direção à câmara superior (ou átrio) quando se fecha, durante a contração da parte inferior do coração (ventrículo). 

Isto pode, em alguns casos, levar ao vazamento de sangue de volta para o átrio, uma condição conhecida como regurgitação mitral.

Causas e fatores de risco

O prolapso da válvula mitral tem uma forte tendência hereditária — algo que é passado de pais para filhos, no entanto, a causa permanece desconhecida.

Pode ocorrer, ainda, devido a condições médicas subjacentes, como doenças do tecido conjuntivo, doenças cardíacas congênitas ou doenças autoimunes.

Fatores de risco para o prolapso da válvula mitral incluem histórico familiar de prolapso da válvula mitral, idade avançada, ser do sexo feminino e ter certas condições médicas, como a síndrome de Marfan ou a doença de Ehlers-Danlos.

Na síndrome de Marfan e Doença de Ehlers- Danlos, as alterações são causadas por uma condição genética que afeta o tecido conjuntivo do corpo e pode levar ao prolapso da válvula mitral em alguns pacientes.

Sintomas do Prolapso Valva Mitral 

A maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não apresentam sintomas e, em muitos casos, a condição é descoberta durante um exame físico de rotina. Quando o prolapso é mais importante levando à insuficiência da valva mitral mais grave, os sintomas ocorrem. Entre eles, os principais são:

  • Palpitações – sensação de batimentos cardíacos acelerados ou irregulares;
  • Falta de ar – especialmente durante o esforço físico ou quando deitado;
  • Fadiga;
  • Dor no peito – uma dor aguda, não relacionada à obstrução coronária; Veja mais em: O que causa dor no peito?
  • Tontura ou desmaios.

Consequências e complicações

Em muitos casos, o prolapso da válvula mitral é uma condição benigna que não leva a complicações sérias. Por outro lado, em alguns casos, pode levar a complicações como:

  • Regurgitação mitral severa: onde um excesso de sangue vaza de volta para o átrio esquerdo, sobrecarregando esta câmara, fazendo com que os pulmões tenham dificuldade em mandar o sangue para o coração, levando à falta de ar.
  • Arritmias: ritmos cardíacos anormais podem acontecer devido a esta sobrecarga do átrio que, dilatado, induz a arritmias, sendo a principal delas, a fibrilação atrial.
  • Endocardite: uma infecção do revestimento interno do coração que pode ocorrer, mais facilmente, em válvulas com alterações…

“Mesmo que benigno geralmente, o prolapso da válvula mitral não deve ser ignorado. O diagnóstico e acompanhamento médico regular são fundamentais para evitar possíveis complicações.

Diagnóstico, Tratamento e Prevenção do Prolapso Valva Mitral

DALL·E 2023 11 30 20.27.07 A modern and sophisticated medical clinic with a high tech echocardiogram examination room. The room is spacious immaculately clean and showcases sl

O diagnóstico é geralmente feito por um exame físico, durante o qual o médico pode ouvir um clique acompanhado de um sopro cardíaco por um estetoscópio. 

Para confirmar o diagnóstico, o médico pode solicitar um ecocardiograma.

Este é um exame de ultrassom do coração que cria imagens detalhadas das estruturas do coração. Através do ecocardiograma, o médico pode avaliar o funcionamento da válvula mitral e medir  o tamanho do coração e das câmaras cardíacas

É um exame fundamental para o diagnóstico e acompanhamento dessa patologia. Através do ecocardiograma, pode-se avaliar com detalhes a válvula mitral, como espessamento dos folhetos, sua mobilidade, calcificação, alterações anatômicas desses folhetos que levam ao diagnóstico da causa da insuficiência. Também é possível avaliação detalhada do grau da insuficiência através da análise do fluxo regurgitante.

Através desses parâmetros, pode-se acompanhar a evolução da insuficiência mitral devido ao prolapso dessa válvula e definir o melhor momento para uma intervenção, caso seja necessária. 

O ecocardiograma, dessa forma, torna-se um exame de grande valia tanto para o diagnóstico, quanto para o acompanhamento.

Geralmente, a maioria dos prolapsos da válvula mitral são leves e não apresentam sintomas, não requerendo tratamento. Contudo, prolapsos mais importantes podem apresentar sintomas ou levar a complicações. Dessa forma, o tratamento se torna necessário.

O tratamento pode incluir medicamentos para controlar os sintomas e/ou complicações, como betabloqueadores ou antiarrítmicos para controlar as arritmias, ou antibióticos para prevenir ou combater a endocardite. Em casos mais severos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar ou substituir a válvula mitral.

Se você tem um histórico familiar de prolapso da válvula mitral, é aconselhável conversar com seu médico sobre a possibilidade de exames de rastreio.

Perguntas frequentes sobre Prolapso Valva Mitral

A horizontal 3D image featuring a metallic blue shield with a clear traditional shield shape angled to resemble a push button with a Swiss style cr

1. O que é o prolapso da válvula mitral?

O prolapso da válvula mitral é uma condição onde a válvula mitral “abaula” em direção à câmara superior do coração (átrio) durante a contração da câmara inferior do coração (ventrículo).

2. Quais são os sintomas do prolapso da válvula mitral?

Os sintomas comuns incluem:

Palpitações;
Falta de ar;
Fadiga;
Dor no peito;
Tontura ou desmaios.

3. Como é diagnosticado o prolapso da válvula mitral?

O diagnóstico é feito por meio de um exame físico e pode ser confirmado com um ecocardiograma, um exame de imagem que cria imagens detalhadas do coração.

4. O prolapso da válvula mitral é hereditário?

Há uma forte tendência do prolapso da válvula mitral ser hereditário. No entanto, também pode ser causado por danos à válvula devido a outras condições médicas.

5. Quais são as possíveis complicações do prolapso da válvula mitral?

Regurgitação mitral severa: Abundante de sangue vaza de volta para o átrio esquerdo.
Arritmias: Ritmos cardíacos anormais que podem ser graves.
Endocardite: Infecção do revestimento interno do coração.

6. O prolapso da válvula mitral pode ser fatal?

Geralmente, o prolapso da válvula mitral não é fatal. No entanto, pode levar a complicações sérias, como insuficiência cardíaca ou arritmias graves.

7. O prolapso da válvula mitral tem cura?

O prolapso da válvula mitral é uma condição crônica que não tem cura. No entanto, os sintomas podem ser gerenciados e as complicações podem ser prevenidas com tratamento adequado.

8. Como é o tratamento para o prolapso da válvula mitral?

O tratamento pode incluir medicamentos para controlar os sintomas ou, em casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar ou substituir a válvula mitral.

9. Como prevenir o prolapso da válvula mitral?

Manter um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação balanceada, exercícios regulares e check-ups médicos regulares, pode ajudar a prevenir problemas cardíacos.

10. O que é regurgitação mitral?

Regurgitação mitral é uma condição em que o sangue vaza de volta para a câmara superior esquerda do coração. Isso ocorre no prolapso da válvula mitral.

Reflexão final sobre Prolapso Valva Mitral

DALL·E 2023 12 04 00.29.52 Design a compelling image that symbolizes the weight loss journey. The scene should depict a path leading up a mountain starting with a darker more

O prolapso da válvula mitral pode, a princípio, ser uma condição assustadora, mas lembre-se que, geralmente, é uma condição benigna que pode ser facilmente gerenciada com acompanhamento médico regular.

Porém, se você apresentar qualquer um dos sintomas mencionados neste artigo, ou se você tem um histórico familiar de prolapso da válvula mitral, é aconselhável procurar aconselhamento médico.

A clínica AMZ Diagnósticos Médicos realiza exames cardiovasculares e entre esses, o ecocardiograma, sendo um exame fundamental tanto para o diagnóstico, quanto para o acompanhamento do prolapso da válvula mitral.

Possui uma equipe altamente especializada no diagnóstico e acompanhamento destas doenças, gerando informações que auxiliarão o médico assistente na hora de um tratamento, seja medicamento ou cirúrgico.

Dessa forma, não deixe de agendar seu exame pelo telefone (16) 3236 8506 e receber todo o cuidado e atenção de nossa equipe.

Referências

Sociedade Brasileira de Cardiologia.

UpToDate.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice