Pular para o conteúdo

10 Dicas para Fazer Crianças Tomarem Remédios, incluindo antibióticos

Olá, pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês um desafio comum, mas complexo, que enfrentamos como pais: fazer com que nossos filhos tomem medicamentos, especialmente antibióticos, quando eles se recusam. Gostaria de enfatizar que as orientações aqui não devem ser consideradas infalíveis ou garantidas, mas vêm de uma experiência que deu certo.

Recentemente, meu filho de três anos e meio, que raramente precisou de antibióticos, enfrentou uma febre alta após uma infecção de vias aéreas superiores. Este tipo de infecção geralmente começa como um resfriado comum ou rinosinusite viral e, depois de cinco a sete dias, pode evoluir para febres altas, como aconteceu com meu filho, chegando a 39,3°C. As complicações dessa condição incluem otite, sinusite e, em alguns casos, pneumonia.

A series of illustrations showcasing a variety of childrens facial expressions as they take medicine. The sequence should display a range of emotions

Quando nosso filho começou a apresentar esses sintomas, a pediatra recomendou o uso de antibióticos. Contudo, enfrentamos um grande obstáculo: ele se recusava a tomar o remédio. Fomos obrigados a administrá-lo à força, o que nos preocupou devido ao risco de engasgar, um perigo real que deve ser considerado seriamente.

Estratégias e Paciência para dar medicamentos aos filhos

An adorable illustration of a diverse group of children taking a sip of water after swallowing medicine. The children should have joyful expressions o

Na noite da segunda dose foi uma luta, com quase metade de um frasco de Clavulin desperdiçado. Então, recorri ao ChatGPT em busca de ajuda, e recebi várias sugestões valiosas:

  1. Explique com Simplicidade: Use linguagem simples para explicar à criança a importância do medicamento para que ela se sinta melhor. Crianças dessa idade podem não entender completamente, mas frequentemente cooperam quando se sentem incluídas no processo.
  2. Misture com Alimentos: Se o sabor for um problema, e se o medicamento permitir, misture-o com uma pequena quantidade de alimento. No entanto, é importante verificar com o médico ou farmacêutico se o antibiótico pode ser misturado com alimentos ou líquidos.
  3. Use Sabores: Alguns farmacêuticos podem adicionar sabores aos medicamentos para torná-los mais palatáveis para as crianças. Pergunte se essa é uma opção.
  4. Ofereça Recompensas: Prometa uma atividade prazerosa ou uma pequena recompensa após tomar o medicamento, como um adesivo ou um tempo extra brincando com um brinquedo favorito.
  5. Seja Paciente e Positivo: Mantenha a calma e seja encorajador. Se a criança resistir, dê-lhe tempo e tente novamente mais tarde, em vez de forçá-la.
  6. Demonstre com Exemplo: Se possível, mostre à criança alguém que ela admira tomando um medicamento, como um irmão mais velho ou um adulto.
  7. Use Utensílios Apropriados: Use seringas dosadoras ou copos medidores especiais para crianças, que podem tornar mais fácil e preciso administrar o medicamento.
  8. Posição Correta: Mantenha a criança sentada ou semi-inclinada para tomar o medicamento, isso reduz o risco de engasgo.
  9. Administração Gradual: Se a criança realmente resistir, administre o medicamento em pequenas quantidades, permitindo que ela engula pouco a pouco.
  10. Consulte um Profissional: Se continuar tendo dificuldades, consulte um médico para discutir outras formas de administração do medicamento.

A Virada do Jogo

Com diversas táticas já tentadas sem sucesso, a estratégia vencedora foi “demonstrar com exemplo”. Um vídeo simples de uma criança tomando remédio foi o que precisávamos. Meu filho, inspirado pelo exemplo da menina no vídeo, tomou seu antibiótico e ainda compartilhou sua própria dica: “beber água para tirar o gosto ruim”. Foi um momento de alívio e celebração para todos nós.

Um Final Feliz e Saudável

An illustration showing a child receiving a reward after taking medicine. The child should be displaying a bright cheerful smile and receiving a colo 1

Hoje, meu filho está recuperado, sem febre e cheio de energia. A experiência me ensinou que, às vezes, a solução vem de onde menos esperamos – e muitas vezes, com a ajuda da tecnologia e de uma simples demonstração de empatia e compreensão.

Espero que nossa jornada possa oferecer alguma luz no fim do túnel para vocês que estão no meio de uma batalha semelhante. E lembrem-se, a consulta ao pediatra é sempre o ponto de partida para o cuidado adequado.

Create a hyperrealistic image of a 3 year old Caucasian boy with curly hair drinking water from a clear glass cup after taking medicine. The boy shou

Até a próxima, Dr. Rafael Vinicius Otsuzi

1 comentário em “10 Dicas para Fazer Crianças Tomarem Remédios, incluindo antibióticos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice