Visão Geral do Conteúdo
- 1 Novas Regras Oficiais do Beach Tennis para 2023 – Segundo a ITF
- 2 Regra 1: A Quadra
- 3 Regra 2: Superfície de Jogo
- 4 Regra 3: Instalações Permanentes
- 5 Regra 4: A Bola
- 6 Regra 4: A Bola (Complemento do Apêndice III)
- 7 Regra 5: A Raquete
- 8 Casos e Decisões Importantes
- 9 Regra 6: Pontuação em uma Partida
- 10 Regra 7: Pontuação em um Set
- 11 Regra 8: Pontuação em um Jogo
- 12 Regra 9: Sacador e Receptor
- 13 Regra 10: Escolha de Lados e Serviço
- 14 Regra 11: Troca de Lados
- 15 Regra 12: Bola em Jogo
- 16 Regra 13: Bola Toca uma Linha
- 17 Regra 14: Bola Toca um Objeto Fixo ou Poste da Rede
- 18 Regra 15: Ordem de Saque
- 19 Regra 16: Ordem de Recepção em Duplas
- 20 Regra 17: O Saque
- 21 Regra 18: Sacando
- 22 Regra 19: Falta de Pé
- 23 Regra 20: Falta no Saque
- 24 Regra 21: Quando Sacar e Receber
- 25 Regra 22: Let Durante um Saque
- 26 Regra 23: O Let
- 27 Regra 24: Jogador/Equipe Perde o Ponto
- 28 Regra 25: Uma Boa Devolução
- 29 Regra 26: Impedimento
- 30 Regra 27: Corrigindo Erros
- 31 Regra 28: Papel dos Oficiais de Quadra
- 32 Regra 29: Jogo Contínuo
- 33 Regra 30: Coaching (Treinamento)
- 34 APÊNDICE I – MEDIDAS OBRIGATÓRIAS DA QUADRA
- 34.1 Zona Proibida para Devolução de Saque
- 34.2 Indicadores de Interseção
- 34.3 Restrições de Linhas ou Marcadores
- 34.4 Regras para Jogadores
- 34.5 APÊNDICE II – A RAQUETE
- 34.6 Requisitos da Raquete de Beach Tennis
- 34.7 Superfície de Impacto
- 34.8 Dimensões Gerais
- 34.9 Espessura
- 34.10 Furos
- 34.11 Dispositivos Proibidos
- 34.12 APÊNDICE III – A BOLA
- 34.13 Notas
- 34.14 APÊNDICE VI – PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS E MÉTODOS DE PONTUAÇÃO
- 34.15 Métodos de Pontuação em um Set (Regra 7)
- 34.16 Notas
- 35 Mudança de Lados (Regra 11):
- 36 Perguntas Frequentes (FAQ) sobre as Regras Oficiais do Beach Tennis
- 36.1 1. Como são determinados os vencedores em um set curto?
- 36.2 2. O que é um “Set de Vantagem”?
- 36.3 3. O que acontece quando a partida está empatada em um set para cada lado?
- 36.4 4. Quais são as regras para mudança de lados durante um jogo de desempate?
- 36.5 5. O que o árbitro de cadeira pode e não pode fazer?
- 36.6 7. Você tem perguntas que não apareceram por aqui?
- 36.7 Refêrencias
Novas Regras Oficiais do Beach Tennis para 2023 – Segundo a ITF
Olá, amantes do Beach Tennis!
Hoje, temos algo muito especial para vocês. Vamos mergulhar nas novas regras oficiais da ITF para 2023.
Afinal, estar atualizado sobre as regras é crucial para qualquer jogador, seja você um iniciante ou um profissional.
Então, pegue sua raquete e prepare-se para uma jornada informativa!
Regra 1: A Quadra
Você já parou para pensar na importância da quadra em uma partida de Beach Tennis?
A quadra não é apenas um espaço delimitado na areia; ela é o palco onde toda a ação acontece.
Vamos entender o que a ITF definiu para as dimensões e características da quadra em 2023.
Dimensões
A quadra deve ser um retângulo. Para partidas de duplas, a largura é de 8 metros, enquanto para partidas individuais, a largura é reduzida para 4,5 metros.
O comprimento permanece constante em 16 metros.
A Rede
Aqui está uma parte que muitas vezes passa despercebida: a rede.
Ela deve ser suspensa por um cabo de corda ou metal e deve ter uma altura mínima de 1,7 metros para eventos femininos, mistos e juvenis.
Para os homens, essa altura sobe para 1,8 metros.
Linhas da Quadra
As linhas que delimitam a quadra têm suas próprias especificações.
Elas devem ter uma largura que varia entre 2,5 cm e 5 cm.
No entanto, as linhas de base podem ser um pouco mais largas, chegando a até 10 cm.
Considerações Adicionais
- A rede deve ser de malha pequena o suficiente para que a bola não passe por ela.
- A altura da rede deve ser uniforme em toda a sua extensão.
- Não deve haver quadras dedicadas exclusivamente para homens ou mulheres.
Regra 2: Superfície de Jogo
Então, você já sabe tudo sobre a quadra, mas e a superfície onde você vai jogar?
Afinal, estamos falando de Beach Tennis, e a areia é um elemento crucial do jogo.
Vamos entender o que a ITF estabeleceu para a superfície de jogo em 2023.
Composição do Terreno
A superfície deve ser composta de areia nivelada, o mais plana e uniforme possível.
Isso não é apenas uma questão de jogo justo, mas também de segurança.
A areia deve estar livre de rochas, conchas e quaisquer outros objetos que possam ser irregulares ou perigosos.
Segurança dos Jogadores
A segurança é uma prioridade.
A superfície de jogo não deve apresentar qualquer perigo de lesão aos jogadores.
Isso significa que a areia deve ser cuidadosamente selecionada e preparada para garantir que esteja livre de detritos e objetos perigosos.
Nota Adicional
As diretrizes para a profundidade mínima da areia podem ser encontradas no Apêndice X.
Isso é especialmente útil para aqueles que estão planejando construir sua própria quadra de Beach Tennis.
Regra 3: Instalações Permanentes
Você já se perguntou o que mais faz parte da quadra além da rede e da areia?
Bem, a Regra 3 aborda as instalações permanentes que fazem parte da quadra.
Elementos da Quadra
As instalações permanentes incluem os backstops e sidestops, os espectadores, as arquibancadas e assentos para os espectadores, e todos os outros elementos ao redor e acima da quadra.
Isso também inclui o árbitro de cadeira e os árbitros de linha quando em suas posições reconhecidas.
Regra 4: A Bola
Ah, a bola! Um elemento tão simples, mas crucial para qualquer partida de Beach Tennis.
Vamos mergulhar nas especificações e regras que a ITF definiu para a bola em 2023.
Tipo de Bola
As bolas de estágio 2 (ou seja, de baixa compressão), conforme descritas na edição atual de “ITF Approved Tennis Balls, Classified Surfaces & Recognised Courts”, são aprovadas para o jogo.
Isso garante que a bola seja adequada tanto para profissionais quanto para amadores, proporcionando uma experiência de jogo uniforme.
Especificações
As bolas que são aprovadas para o jogo devem estar em conformidade com as especificações no Apêndice III.
Isso é crucial para manter a integridade do jogo e garantir que todas as partidas sejam disputadas em condições justas.
Troca de Bolas
As trocas de bolas, se houver, podem ser feitas de duas maneiras:
- Após um número ímpar acordado de jogos. Nesse caso, a primeira troca de bola na partida deve ocorrer dois jogos antes do resto da partida, para compensar o aquecimento.
- No início de um set.
Se uma bola se romper durante o jogo, o ponto deve ser repetido.
Nota Importante
Qualquer bola a ser usada em um torneio que seja jogado sob as Regras do Beach Tennis deve estar na lista oficial da ITF de bolas de estágio 2 aprovadas.
Regra 4: A Bola (Complemento do Apêndice III)
Ah, a bola! Um elemento tão simples, mas crucial para qualquer partida de Beach Tennis.
Vamos mergulhar nas especificações e regras que a ITF definiu para a bola em 2023, incluindo os detalhes do Apêndice III.
Tipo e Especificações da Bola
As bolas de Estágio 2 (Laranja) são as aprovadas para o jogo. Elas devem atender aos seguintes critérios:
Tabela de Especificações da Bola
Característica | Medidas |
Massa (Peso) | 36.0-46.9 gramas (1.270-1.654 onças) |
Tamanho | 6.00-6.86 cm (2.36-2.70 polegadas) |
Rebote | 105-120 cm (41-47 polegadas) |
Deformação para Frente | 1.40-1.65 cm (0.551-0.650 polegadas) |
Cor | Laranja e amarelo, ou amarelo com um ponto laranja |
Notas Importantes:
- A deformação deve ser a média de uma única leitura ao longo de cada um dos três eixos perpendiculares. Não há limite para a diferença entre as leituras individuais de deformação para frente.
- Todos os pontos coloridos devem ser razoáveis em tamanho e posicionamento.
- Como uma extensão do teste de um ano de 2020, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, cores alternativas às especificadas nesta tabela podem ser usadas apenas para Beach Tennis (por exemplo, azul e amarelo, roxo e amarelo, roxo e laranja, roxo e verde).
Todos os testes para rebote, massa, tamanho, deformação e durabilidade devem ser feitos de acordo com os Regulamentos descritos na edição atual de “ITF Approved Tennis Balls, Classified Surfaces & Recognised Courts”.
Regra 5: A Raquete
Ah, a raquete! Esse é o instrumento que nos permite fazer todas aquelas jogadas incríveis no Beach Tennis.
Mas você sabia que nem todas as raquetes são aprovadas para o jogo? Vamos entender melhor as especificações e regras que a ITF estabeleceu para as raquetes em 2023.
Especificações e Aprovação da Raquete
As raquetes aprovadas para o jogo devem estar em conformidade com as especificações do Apêndice II.
A Federação Internacional de Tênis (ITF) é a autoridade que decide se uma raquete ou protótipo está em conformidade com o Apêndice II ou se é aprovada ou não para o jogo.
Essas decisões podem ser tomadas por iniciativa própria da ITF ou mediante solicitação de qualquer parte com um interesse legítimo, incluindo jogadores, fabricantes de equipamentos ou Associações Nacionais.
Casos e Decisões Importantes
Caso 1:
Pergunta: Um jogador pode usar mais de uma raquete a qualquer momento durante o jogo?
Decisão: Não.
Caso 2:
Pergunta: Um jogador pode alterar as características de jogo de uma raquete?
Decisão: Sim, exceto quando especificamente proibido pelos organizadores do evento ou quando a alteração resulta em não conformidade com o Apêndice II.
Caso 3:
Pergunta: Um jogador pode usar uma raquete com cordas?
Decisão: Não.
Regra 6: Pontuação em uma Partida
No Beach Tennis, a pontuação é um aspecto crucial que determina o vencedor da partida.
Uma partida pode ser jogada no melhor de 3 sets, o que significa que um jogador ou equipe precisa vencer 2 sets para ganhar a partida.
O formato escolhido deve ser anunciado antes do evento.
Regra 7: Pontuação em um Set
A pontuação em um set é feita usando o método “Tie-break Set”.
O primeiro jogador/equipe a vencer seis jogos ganha aquele “Set”, desde que haja uma margem de dois jogos sobre o(s) adversário(s).
Se a pontuação chegar a seis jogos para cada lado, um jogo de tie-break deve ser jogado.
Se a pontuação chegar a um set para cada lado, um tie-break de partida será jogado para decidir a partida. Este tie-break substitui o set final decisivo.
O primeiro jogador/equipe a vencer dez (10) pontos ganhará este tie-break de partida e a partida, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o(s) adversário(s).
Regra 8: Pontuação em um Jogo
Na ausência de um árbitro de cadeira, a pontuação do jogo deve ser anunciada pelo sacador antes do início de cada ponto.
a) Jogo Padrão (Sem Vantagem)
A pontuação padrão é a seguinte, com a pontuação do sacador sendo chamada primeiro:
- Sem ponto – “Love”
- Primeiro ponto – “15”
- Segundo ponto – “30”
- Terceiro ponto – “40”
- Quarto ponto – “Game”
Se cada equipe tiver ganho três pontos, a pontuação é “Deuce” e um ponto decisivo será jogado.
b) Jogo de Tie-break
Durante um jogo de tie-break, os pontos são marcados como “Zero”, “1”, “2”, “3”, etc. O primeiro jogador/equipe a vencer sete pontos ganha o “Jogo” e o “Set”, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o(s) adversário(s).
Regra 9: Sacador e Receptor
No Beach Tennis, o posicionamento e as ações do sacador e do receptor são cruciais para o desenvolvimento do jogo. Vamos entender como essas regras funcionam:
Posicionamento Inicial
O jogador ou a equipe deve ficar em lados opostos da rede. O sacador é o jogador que coloca a bola em jogo para o primeiro ponto.
Os jogadores ou a equipe que estão prontos para devolver a bola servida pelo sacador são os receptores.
Antes do início de cada ponto, os receptores devem primeiro tomar suas posições, seguidos pelo sacador, que então sacará.
Os receptores não podem alterar significativamente suas posições em relação um ao outro e ao sacador, uma vez que o sacador tenha escolhido sua posição, até que a bola esteja em jogo.
Zona de Retorno Proibida
A regra da “Zona de Retorno Proibida” deve ser aplicada em todas as partidas.
Os receptores não devem tocar em nenhuma parte da quadra dentro da zona proibida até que a bola esteja em jogo.
Casos Específicos
- Membros da equipe receptora podem ficar fora das linhas da quadra?
- Sim, eles podem ficar dentro ou fora das linhas no lado receptor da rede.
- O parceiro do sacador pode ficar em uma posição que atrapalhe a visão dos membros da equipe que está devolvendo o saque?
- Sim, ele pode ficar dentro ou fora das linhas no lado do sacador da rede.
- Um jogador perderá o ponto se cruzar a linha imaginária na extensão da rede, antes ou depois de acertar a bola?
- Não, o jogador só perderá o ponto se tocar na área de jogo da equipe adversária enquanto a bola estiver em jogo.
- Um membro de uma equipe de duplas pode jogar sozinho contra os adversários?
- Não.
- Um receptor pode se mover na frente de seu parceiro e devolver o saque?
- Sim, uma vez que a bola esteja em jogo, os receptores podem se mover em qualquer direção e qualquer jogador pode devolver o saque.
- Um receptor pode correr para a frente para bloquear um saque?
- Sim, desde que a) o movimento do jogador não seja considerado uma distração para a oposição, b) a bola tenha cruzado a rede antes que o receptor a acerte, e c) o receptor não toque em nenhuma parte da quadra dentro da Zona de Retorno Proibida até que a bola esteja em jogo.
Regra 10: Escolha de Lados e Serviço
Antes do início do aquecimento, a escolha de lados e a decisão de ser o sacador ou o receptor no primeiro jogo são determinadas por um sorteio.
O jogador/equipe que vencer o sorteio pode escolher:
a. Ser o sacador ou o receptor no primeiro jogo, caso em que o(s) oponente(s) escolherá(ão) o lado da quadra para o primeiro jogo; ou
b. O lado da quadra para o primeiro jogo, caso em que o(s) oponente(s) escolherá(ão) ser o sacador ou o receptor para o primeiro jogo; ou
c. Exigir que o(s) oponente(s) faça(m) uma das escolhas acima.
Caso 1
Os jogadores/equipes têm o direito de fazer novas escolhas se o aquecimento for interrompido e os jogadores saírem da quadra?
- Sim. O resultado do sorteio original permanece, mas novas escolhas podem ser feitas pelos jogadores/equipes.
Regra 11: Troca de Lados
Os jogadores/equipes devem trocar de lado ao final do primeiro, terceiro e de todos os jogos ímpares subsequentes de cada set. Também devem trocar de lado ao final de cada set, a menos que o número total de jogos nesse set seja par. Nesse caso, a troca ocorre ao final do primeiro jogo do próximo set.
Durante um jogo de tie-break, os jogadores/equipes devem trocar de lado após o primeiro ponto e, em seguida, a cada quatro pontos.
Regra 12: Bola em Jogo
A menos que seja chamado um “fault” ou um “let”, a bola está em jogo desde o momento em que o sacador acerta a bola e permanece em jogo até que o ponto seja decidido.
Essas regras ajudam a manter a ordem e a estrutura durante uma partida de Beach Tennis, garantindo que ambos os lados tenham oportunidades iguais. Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais esclarecimentos, sinta-se à vontade para perguntar.
Regra 13: Bola Toca uma Linha
Se uma bola tocar uma linha, ela é considerada como tendo tocado a quadra delimitada por essa linha.
Em caso de mudança na posição de qualquer linha, antes do início de um ponto, um jogador/equipe pode solicitar ao árbitro que estique a linha (isso pode ser feito por um jogador no caso de uma partida sem árbitro), mas qualquer ajuste não afetará o resultado de qualquer ponto anterior.
Regra 14: Bola Toca um Objeto Fixo ou Poste da Rede
Se a bola em jogo tocar um objeto fixo ou o poste da rede antes de tocar o chão, o jogador que bateu a bola perde o ponto.
Regra 15: Ordem de Saque
Ao final de cada jogo padrão, o(s) receptor(es) se torna(m) o(s) sacador(es) e o(s) sacador(es) se torna(m) o(s) receptor(es) para o próximo jogo.
Em duplas, a equipe que deve sacar no primeiro jogo de cada set decidirá qual membro dessa equipe sacará para aquele jogo.
Da mesma forma, antes do início do segundo jogo, seus oponentes decidirão qual jogador sacará para aquele jogo.
O parceiro do jogador que sacou no primeiro jogo sacará no terceiro jogo e o parceiro do jogador que sacou no segundo jogo sacará no quarto jogo.
Essa rotação continuará até o final do set.
Regra 16: Ordem de Recepção em Duplas
A bola sacada pelo sacador pode ser devolvida por qualquer jogador (receptor) no lado oposto da rede.
Essas regras fornecem uma estrutura clara para o saque e a recepção, tanto em jogos individuais quanto em duplas, garantindo que o jogo seja justo e organizado.
Se você tiver mais perguntas ou precisar de mais esclarecimentos, fique à vontade para perguntar.
Regra 17: O Saque
Imediatamente antes de iniciar o movimento do saque, o sacador deve ficar parado com ambos os pés atrás (ou seja, mais distantes da rede do que) da linha de base e dentro das extensões imaginárias das linhas laterais.
O sacador deve então soltar a bola com a mão em qualquer direção e acertar a bola com a raquete antes que ela toque o chão.
O movimento do saque é concluído no momento em que a raquete do jogador acerta ou erra a bola.
Um jogador que só pode usar um braço pode usar a raquete para soltar a bola.
Caso 1: Se, ao sacar, o sacador jogar duas ou mais bolas no ar, em vez de uma, ele perde o ponto?
Decisão: Na primeira ocasião, um “let” será chamado e o sacador sacará novamente. Na segunda e em qualquer ocasião subsequente, a ação será considerada deliberada e o sacador perderá o ponto.
Regra 18: Sacando
Ao sacar, o sacador pode ficar em qualquer lugar atrás da quadra.
O saque deve passar por cima da rede antes que um receptor o devolva.
Não haverá segundo saque.
Em eventos de duplas mistas, os jogadores masculinos devem sacar por baixo.
Regra 19: Falta de Pé
Durante o movimento do saque, o sacador não deve:
- Mudar de posição caminhando ou correndo, embora movimentos leves dos pés sejam permitidos; ou
- Tocar a linha de base ou a quadra com qualquer pé; ou
- Tocar a área fora da extensão imaginária das linhas laterais com qualquer pé.
Se o sacador quebrar essa regra, é uma “Falta de Pé”.
Caso 1: O sacador pode ter um ou ambos os pés fora do chão?
Decisão: Sim.
Caso 2: É falta se o pé de apoio/frontal do sacador tocar a linha de base durante o movimento do saque?
Decisão: Sim. Nenhum pé pode tocar a linha de base durante o movimento do saque (até que o sacador tenha acertado a bola).
Caso 3: É falta se a linha de base se mover por causa da areia empurrada pelo sacador durante o movimento do saque?
Decisão: Não.
Caso 4: É falta se o pé do sacador for para debaixo da linha de base?
Decisão: Sim. A área sob a linha de base faz parte da quadra. O pé do sacador não pode tocar a linha de base ou a quadra durante o movimento do saque.
Regra 20: Falta no Saque
O saque é uma falta se:
a. O sacador quebra as regras 17, 18 ou 19; ou
b. O sacador erra a bola ao tentar acertá-la; ou
c. A bola sacada toca um objeto fixo permanente ou o poste da rede; ou
d. A bola sacada toca o sacador ou o parceiro do sacador, ou qualquer coisa que o sacador ou o parceiro do sacador esteja vestindo ou carregando.
Caso 1: Depois de jogar uma bola para sacar, o sacador decide não acertá-la e a pega de volta. Isso é uma falta?
Decisão: Não. Um jogador que joga a bola e depois decide não acertá-la tem permissão para pegar a bola com a mão ou a raquete, ou deixá-la cair no chão.
Regra 21: Quando Sacar e Receber
O sacador não deve sacar até que o(s) receptor(es) estejam prontos.
No entanto, o(s) receptor(es) devem jogar no ritmo razoável do sacador e devem estar prontos para receber dentro de um tempo razoável após o sacador estar pronto.
Um receptor que tenta devolver o saque deve ser considerado como estando pronto. Se for demonstrado que o receptor não está pronto, o saque não pode ser chamado de falta.
Regra 22: Let Durante um Saque
Uma bola sacada que toca na rede ou na faixa e continua sobre a rede está em jogo (não há regra de let).
Regra 23: O Let
Em todos os casos em que um let é chamado, o ponto deve ser repetido.
Caso 1: Se a bola se romper durante a execução de um ponto, um let deve ser chamado?
Decisão: Sim.
Caso 2: Se, durante a execução de um ponto, uma das linhas da área de jogo se romper ou se soltar, um let deve ser chamado?
Decisão: Sim.
Caso 3: Se qualquer membro da equipe receptora de duplas não estiver pronto quando a bola é sacada, um let deve ser chamado?
Decisão: Sim.
Regra 24: Jogador/Equipe Perde o Ponto
O ponto é perdido se:
a. O sacador comete uma falta;
b. A bola toca o chão dentro da área da quadra do lado deles da rede;
c. Um jogador/membro de uma equipe de duplas devolve a bola em jogo de forma que ela toque o chão ou um objeto fora da quadra correta;
d. Um jogador/membro de uma equipe de duplas devolve a bola em jogo de forma que, antes de tocar o chão, ela toque uma instalação permanente ou o poste da rede;
e. Um jogador/membro de uma equipe de duplas deliberadamente carrega ou pega a bola em jogo na raquete ou a toca deliberadamente com a raquete mais de uma vez;
f. Um jogador/membro de uma equipe de duplas ou a raquete, esteja na mão do jogador ou não, ou qualquer coisa que esse jogador esteja vestindo ou carregando toca a rede, postes da rede, corda ou cabo de metal ou faixa, ou a quadra do(s) oponente(s) a qualquer momento enquanto a bola está em jogo;
g. Um jogador/membro de uma equipe de duplas acerta a bola antes que ela tenha passado pela rede;
h. A bola em jogo toca um jogador/membro de uma equipe de duplas ou qualquer coisa que esse jogador esteja vestindo ou carregando, exceto a raquete;
i. A bola em jogo toca uma raquete quando um jogador não a está segurando;
j. Ambos os membros de uma equipe de duplas tocam a bola ao devolvê-la.
k. Um jogador da equipe receptora ou sacadora toca qualquer parte da quadra dentro da Zona Proibida de Devolução de Saque antes que a bola esteja em jogo (ver Apêndice I).
Casos e Decisões
Caso 1: Um membro da equipe receptora de duplas toca a rede antes que a bola que foi sacada toque o chão fora da quadra correta.
Decisão: A equipe receptora de duplas perde o ponto porque um deles tocou a rede enquanto a bola estava em jogo.
Caso 2: Uma equipe de duplas perde o ponto se uma linha imaginária na extensão da rede é cruzada antes ou depois de acertar a bola?
Decisão: A equipe de duplas não perde o ponto em nenhum dos casos, desde que um membro dessa equipe de duplas não toque a quadra da equipe adversária.
Caso 3: Um jogador atira a raquete na bola em jogo. Ambos, a raquete e a bola, caem na quadra do lado da rede da equipe de duplas adversária, e os membros da equipe de duplas adversária não conseguem alcançar a bola.
Decisão: A equipe de duplas que atirou a raquete na bola perde o ponto.
Caso 4: Uma bola que acabou de ser sacada atinge qualquer membro da equipe receptora de duplas antes de tocar o chão.
Decisão: O sacador ganha o ponto.
Caso 5: Um membro de uma equipe de duplas, parado fora da quadra, acerta a bola ou a pega antes que ela toque o chão e reivindica o ponto porque a bola definitivamente estava saindo da quadra correta.
Decisão: A equipe de duplas perde o ponto, a menos que seja uma boa devolução, caso em que o ponto continua.
Essas regras e decisões ajudam a manter o jogo justo e a garantir
Regra 25: Uma Boa Devolução
É considerada uma boa devolução se:
a. A bola toca a rede, corda ou cabo de metal, alça ou faixa, desde que passe por cima de qualquer um deles e toque o chão dentro da quadra correta; ou
b. A bola é devolvida fora dos postes da rede, seja acima ou abaixo do nível do topo da rede, desde que toque o chão na quadra correta; ou
c. A raquete de um jogador passa por cima da rede após acertar a bola no lado do jogador da rede e a bola toca o chão na quadra correta; ou
d. Um jogador/membro de uma equipe de duplas acerta a bola em jogo, que atinge outra bola que está na quadra correta.
Regra 26: Impedimento
Se um jogador é impedido de jogar o ponto por um ato deliberado do(s) oponente(s), esse jogador/equipe ganhará o ponto.
No entanto, o ponto será repetido se um jogador for impedido de jogar o ponto por um ato não intencional do(s) oponente(s), ou algo fora do controle do jogador (não incluindo uma instalação permanente).
Casos e Decisões
Caso 1: Um duplo toque não intencional é um impedimento?
Decisão: Não.
Caso 2: Um jogador/membro de uma equipe de duplas afirma ter parado o jogo porque pensou que um oponente estava sendo impedido. Isso é um impedimento?
Decisão: Não, o jogador/equipe de duplas perde o ponto.
Caso 3: Uma bola em jogo atinge um pássaro voando sobre a quadra. Isso é um impedimento?
Decisão: Sim, o ponto deve ser repetido.
Caso 4: Durante um ponto, uma bola ou outro objeto que estava no lado da quadra do jogador/equipe de duplas quando o ponto começou impede um dos jogadores. Isso é um impedimento?
Decisão: Não.
Caso 5: Onde o parceiro do sacador e os membros da equipe receptora de duplas têm permissão para ficar?
Decisão: O parceiro do sacador e os membros da equipe receptora de duplas podem assumir qualquer posição em seu próprio lado da rede, dentro ou fora da quadra, desde que não toquem em nenhuma parte da quadra dentro da Zona Proibida de Devolução de Saque (ver Apêndice I). No entanto, se um jogador estiver criando um impedimento para o(s) oponente(s), a regra de impedimento deve ser usada.
Regra 27: Corrigindo Erros
Como princípio, quando um erro em relação às Regras do Beach Tennis é descoberto, todos os pontos previamente jogados devem permanecer. Os erros descobertos devem ser corrigidos da seguinte forma:
a. Durante um jogo padrão ou um tie-break, se o jogador/equipe estiver nas extremidades erradas da quadra, o erro deve ser corrigido assim que for descoberto, e o sacador deve sacar da extremidade correta da quadra de acordo com a pontuação.
b. Se um jogador sacar fora de ordem durante um jogo padrão, o jogador que originalmente deveria sacar deve fazê-lo assim que o erro for descoberto. No entanto, se um jogo for concluído antes que o erro seja descoberto, a ordem do saque permanecerá como alterada.
c. Se um jogador sacar fora de ordem durante um tie-break e o erro for descoberto após um número par de pontos ter sido jogado, o erro é corrigido imediatamente. Se o erro for descoberto após um número ímpar de pontos ter sido jogado, a ordem do saque permanecerá como alterada.
d. Se, por erro, um jogo padrão for iniciado com 6 jogos para cada lado, quando foi previamente acordado que o set seria um “Tie-break set”, o erro deve ser corrigido imediatamente se apenas um ponto tiver sido jogado. Se o erro for descoberto após o segundo ponto estar em jogo, o set continuará como um “Advantage set” até que a pontuação alcance 8 jogos para cada lado (ou um número par mais alto), quando um jogo de tie-break será jogado.
e. Se, por erro, um “Advantage set” ou “Tie-break set” for iniciado, quando foi previamente acordado que o set final seria um match tie-break, o erro deve ser corrigido imediatamente se apenas um ponto tiver sido jogado. Se o erro for descoberto após o segundo ponto estar em jogo, o set continuará até que um jogador/equipe de duplas vença três jogos (e, portanto, o set) ou até que a pontuação alcance 2 jogos para cada lado, quando um match tie-break será jogado. No entanto, se o erro for descoberto após o segundo ponto do quinto jogo ter começado, o set continuará como um “Tie-break set”. (Consulte o Apêndice VI das Regras do Beach Tennis da ITF).
Regra 28: Papel dos Oficiais de Quadra
Para partidas em que oficiais são designados, seus papéis e responsabilidades podem ser encontrados no Apêndice VII das Regras do Beach Tennis da ITF.
Regra 29: Jogo Contínuo
Como princípio, o jogo deve ser contínuo, desde o momento em que a partida começa (quando o primeiro saque da partida é colocado em jogo) até o final da partida.
Intervalos Permitidos
Situação | Tempo Máximo Permitido |
Entre pontos | 20 segundos |
Mudança de lado ao final de um jogo | 90 segundos |
Intervalo entre sets | 120 segundos |
a. O tempo máximo começa a contar a partir do momento em que um ponto termina até o primeiro saque ser feito para o próximo ponto. Organizadores de eventos podem solicitar aprovação da ITF para estender os 90 segundos permitidos quando as equipes de duplas mudam de lado ao final de um jogo e os 120 segundos permitidos em um intervalo de set.
b. Se, por razões fora do controle de um jogador/membro de uma equipe de duplas, roupas, calçados ou equipamentos necessários (excluindo a raquete) estiverem quebrados ou precisarem ser substituídos, o jogador pode receber um tempo extra razoável para corrigir o problema.
c. Não será concedido tempo extra para permitir que um jogador/membro de uma equipe de duplas recupere sua condição. No entanto, um jogador/membro de uma equipe de duplas que sofre de uma condição médica tratável pode receber um tempo médico de três minutos para o tratamento dessa condição médica. Um número limitado de intervalos para uso do banheiro/troca de roupa também pode ser permitido, se isso for anunciado com antecedência do evento.
d. Organizadores de eventos podem permitir um período de descanso de no máximo dez (10) minutos, se isso for anunciado com antecedência do evento. Esse período de descanso pode ser feito após o 2º set em uma partida melhor de 3 sets.
e. O tempo de aquecimento deve ser de no máximo cinco (5) minutos, a menos que decidido de outra forma pelos organizadores do evento.
f. Os saques de prática devem ser estritamente limitados ao período de aquecimento.
Regra 30: Coaching (Treinamento)
O coaching é considerado qualquer forma de comunicação, conselho ou instrução, por qualquer meio, a um jogador.
Quando o Coaching é Permitido
Evento | Momento Permitido para Coaching |
Eventos de equipe com capitão em quadra | Durante o intervalo de set e quando os jogadores mudam de lado ao final de um jogo |
Todas as outras partidas | Não é permitido |
Casos Específicos
Caso 1: Um jogador pode receber coaching se o coaching for dado por sinais de forma discreta?
Decisão: Não.
Caso 2: Um jogador pode receber coaching quando o jogo está suspenso?
Decisão: Sim.
Caso 3: Um jogador pode receber coaching em quadra durante uma partida?
Decisão: Os órgãos sancionadores podem solicitar à ITF a permissão para coaching em quadra. Nos eventos onde isso é permitido, os treinadores designados podem entrar em quadra e treinar seus jogadores de acordo com os procedimentos decididos pelo órgão sancionador.
Caso 4: Membros da equipe que não estão jogando podem sentar-se em quadra ou treinar um jogador durante uma partida?
Decisão: Com exceção de um capitão não-jogador em eventos de equipe, nenhum outro membro da equipe tem permissão para estar em quadra durante uma partida, nem pode treinar um jogador durante uma partida.
Caso 5: Em eventos que não são de equipe, um jogador pode eleger alguém para estar presente em quadra durante uma partida, mesmo que não seja um treinador?
Decisão: Não. Os jogadores em uma partida são as únicas pessoas permitidas a estar em quadra e a sentar-se no banco dos jogadores durante uma partida, com exceção da equipe do torneio e dos oficiais.
APÊNDICE I – MEDIDAS OBRIGATÓRIAS DA QUADRA
Zona Proibida para Devolução de Saque
A zona proibida para devolução de saque (“zona proibida”) é a área entre a rede e uma linha imaginária paralela à rede e a três (3,0) metros de distância da rede, estendendo-se indefinidamente além das linhas laterais.
Indicadores de Interseção
A interseção da linha imaginária com cada linha lateral deve ser claramente indicada por um marcador colocado na linha lateral ou imediatamente fora dela.
Restrições de Linhas ou Marcadores
Nenhuma linha ou marcador adicional deve ser colocado dentro da área da quadra.
Regras para Jogadores
Nenhum jogador(s) da equipe que está sacando ou recebendo o saque deve tocar qualquer parte da quadra dentro da zona proibida até que a bola esteja em jogo.
Tabela Resumida
Elemento | Descrição |
Área da Zona Proibida | Entre a rede e uma linha imaginária a 3,0 metros da rede |
Indicadores de Interseção | Marcadores na linha lateral ou imediatamente fora dela |
Restrições adicionais | Nenhuma linha ou marcador adicional dentro da área da quadra |
Regras para Jogadores | Não tocar na zona proibida até que a bola esteja em jogo |
APÊNDICE II – A RAQUETE
Para todas as medidas no Apêndice II, as unidades do Sistema Internacional (SI) devem ter precedência.
Requisitos da Raquete de Beach Tennis
A raquete de beach tennis deve estar em conformidade com todos os requisitos abaixo:
Superfície de Impacto
a. A superfície de impacto, definida como a área plana da cabeça da raquete delimitada pela borda interna da borda ou por furos maiores que 13 mm de diâmetro, não deve exceder 30 cm de comprimento e 26 cm de largura.
Dimensões Gerais
b. A raquete não deve exceder 50 cm de comprimento da extremidade do cabo à ponta da cabeça da raquete. A cabeça da raquete não deve exceder 26 cm de largura.
Espessura
c. A distância do perfil entre as duas superfícies de impacto (espessura) deve ser constante e não deve exceder 38 mm.
Furos
d. Furos maiores que 13 mm de diâmetro não devem se estender por mais de 40 mm a partir da borda da raquete, com exceção dos furos que fazem parte da garganta.
Dispositivos Proibidos
e. A raquete deve estar livre de qualquer dispositivo que possa fornecer comunicação, conselhos ou instruções de qualquer tipo, audíveis ou visíveis, a um jogador durante uma partida.
Objetos anexados, protuberâncias e dispositivos que são aprovados como Tecnologia de Análise de Jogador são permitidos.
Tabela Resumida
Elemento | Descrição |
Superfície de Impacto | Não deve exceder 30 cm de comprimento e 26 cm de largura |
Dimensões Gerais | Não deve exceder 50 cm de comprimento e 26 cm de largura na cabeça da raquete |
Espessura | Deve ser constante e não exceder 38 mm |
Furos | Não devem se estender por mais de 40 mm a partir da borda da raquete |
Dispositivos Proibidos | Nenhum dispositivo de comunicação, conselhos ou instruções permitidos durante uma partida |
Essas especificações garantem que a raquete de beach tennis esteja em conformidade com as regras e regulamentos estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
APÊNDICE III – A BOLA
A bola deve estar em conformidade com a tabela abaixo:
Especificações da Bola para Beach Tennis
Característica | Especificação | Unidades |
Estágio | 2 (Laranja) | – |
Padrão | 3 | – |
Massa (Peso) | 36.0-46.9 gramas | (1.270-1.654 onças) |
Tamanho | 6.00-6.86 cm | (2.36-2.70 polegadas) |
Rebote | 105-120 cm | (41-47 polegadas) |
Deformação Frontal | 1.40-1.65 cm | (0.551-0.650 polegadas) |
Cor | Laranja e amarelo, ou amarelo com um ponto laranja | – |
Notas
- A deformação deve ser a média de uma única leitura ao longo de cada um dos três eixos perpendiculares. Não há limite para a diferença entre as leituras individuais de deformação frontal. Não há especificação para deformação de retorno.
- Todos os pontos coloridos devem ser razoáveis em tamanho e posicionamento.
- Como uma extensão do teste de um ano de 2020, de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2023, cores alternativas às especificadas nesta tabela podem ser usadas apenas para Beach Tennis (por exemplo, azul e amarelo, roxo e amarelo, roxo e laranja, roxo e verde).
Todos os testes para rebote, massa, tamanho, deformação e durabilidade devem ser feitos de acordo com os Regulamentos descritos na edição atual de ITF Approved Tennis Balls, Classified Surfaces & Recognised Courts.
Essas especificações garantem que a bola de beach tennis esteja em conformidade com as regras e regulamentos estabelecidos pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
APÊNDICE VI – PROCEDIMENTOS ALTERNATIVOS E MÉTODOS DE PONTUAÇÃO
Métodos de Pontuação em um Set (Regra 7)
Tabela de Métodos de Pontuação
Método de Pontuação | Descrição |
“Short” Sets | O primeiro jogador/equipe a vencer quatro games ganha o set, desde que haja uma margem de dois games sobre o(s) oponente(s). Se o placar chegar a quatro games para cada lado, um jogo de tie-break deve ser jogado. |
“Advantage” Set | O primeiro jogador/equipe a vencer seis games ganha o set, desde que haja uma margem de dois games sobre o(s) oponente(s). Se necessário, o set continuará até que essa margem seja alcançada. |
Match Tie-Break (7 pontos) | Quando o placar em uma partida está empatado em um set para cada lado, um jogo de tie-break deve ser jogado para decidir a partida. Este tie-break substitui o set decisivo final. O jogador/equipe que primeiro vencer sete (7) pontos ganhará este tie-break e a partida, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o(s) oponente(s). |
Match Tie-Break (10 pontos) | Quando o placar em uma partida está empatado em um set para cada lado, um jogo de tie-break deve ser jogado para decidir a partida. Este tie-break substitui o set decisivo final. O jogador/equipe que primeiro vencer dez (10) pontos ganhará este tie-break e a partida, desde que haja uma margem de dois pontos sobre o(s) oponente(s). |
Notas
- A ordem original de serviço continua. (Regras 15 e 16)
- Em duplas, a ordem de serviço e recepção dentro da equipe pode ser alterada, como no início de cada set. (Regras 15 e 16)
- Antes do início do tie-break da partida, haverá uma pausa de 120 segundos.
- As bolas não devem ser trocadas antes do início do tie-break da partida, mesmo que uma troca de bola esteja prevista.
Mudança de Lados (Regra 11):
Esta alternativa à sequência de mudança de lados em um jogo de tie-break pode ser usada:
- Durante um jogo de tie-break, os jogadores devem mudar de lado a cada seis pontos.
APÊNDICE VII – PAPEL DOS OFICIAIS DE QUADRA
Autoridade dos Oficiais
Oficial | Autoridade |
Árbitro | É a autoridade final em todas as questões de lei do tênis e sua decisão é final. |
Árbitro de Cadeira | É a autoridade final em todas as questões de fato durante a partida. |
Direitos dos Jogadores
- Os jogadores têm o direito de chamar o árbitro para a quadra se discordarem da interpretação da lei do tênis pelo árbitro de cadeira.
Responsabilidades dos Árbitros de Linha
- Em partidas onde árbitros de linha são designados, eles fazem todas as chamadas (incluindo chamadas de pé-falta) relacionadas àquela linha.
- O árbitro de cadeira tem o direito de anular um árbitro de linha se tiver certeza de que um erro claro foi cometido.
Casos Específicos
Tabela de Casos e Decisões
Caso | Descrição | Decisão |
Caso 1 | Uma bola é chamada de “fora”, mas um jogador alega que a bola estava boa. | Não. O árbitro de cadeira toma a decisão final sobre questões de fato. |
Caso 2 | O árbitro de cadeira pode anular um árbitro de linha no final de um ponto se acreditar que um erro claro foi cometido anteriormente no ponto? | Não. Uma anulação só pode ser feita imediatamente após o erro claro ter sido cometido. |
Caso 3 | Um árbitro de linha chama uma bola de “fora” e o jogador argumenta que a bola estava boa. | Não. O árbitro de cadeira nunca deve anular como resultado do protesto ou apelo de um jogador. |
Caso 4 | Um árbitro de linha chama uma bola de “fora”. O árbitro de cadeira não viu claramente, mas pensou que a bola estava dentro. | Não. O árbitro de cadeira só pode anular quando tiver certeza de que o árbitro de linha cometeu um erro claro. |
Caso 5 | Um árbitro de linha pode mudar a chamada depois que o árbitro de cadeira anunciou a pontuação? | Sim. Se um árbitro de linha perceber um erro, uma correção deve ser feita o mais rápido possível, desde que não seja resultado de um protesto ou apelo de um jogador. |
Perguntas Frequentes (FAQ) sobre as Regras Oficiais do Beach Tennis
1. Como são determinados os vencedores em um set curto?
Em um “set curto”, o primeiro jogador ou equipe a vencer quatro jogos ganha o set, desde que haja uma margem de dois jogos sobre o oponente. Se o placar chegar a quatro jogos para cada lado, um jogo de desempate será realizado.
2. O que é um “Set de Vantagem”?
O “Set de Vantagem” é aquele em que o primeiro jogador ou equipe a vencer seis jogos ganha o set. No entanto, é necessário ter uma margem de dois jogos sobre o oponente. O set continuará até que essa margem seja alcançada.
3. O que acontece quando a partida está empatada em um set para cada lado?
Quando a partida está empatada em um set para cada lado, um jogo de desempate, conhecido como “Match Tie-Break”, é realizado para decidir o vencedor. Este jogo de desempate substitui o set decisivo.
4. Quais são as regras para mudança de lados durante um jogo de desempate?
Durante um jogo de desempate, os jogadores devem trocar de lado após cada conjunto de seis pontos. Isso serve para garantir que ambos os lados tenham condições iguais durante o jogo.
5. O que o árbitro de cadeira pode e não pode fazer?
O árbitro de cadeira tem a autoridade final sobre questões de fato durante a partida. No entanto, ele só pode anular uma decisão do árbitro de linha imediatamente após um erro claro ter sido cometido.
7. Você tem perguntas que não apareceram por aqui?
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Espero que esta seção de Perguntas Frequentes seja útil para você. Se tiver mais dúvidas, não hesite em entrar em contato.
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Refêrencias
- Regras Oficiais do Beach Tennis pela ITF – Este é o documento oficial que detalha todas as regras do Beach Tennis.
- Federação Internacional de Tênis (ITF) – O site oficial da ITF, a organização que governa o tênis mundial, incluindo o Beach Tennis.
Pode jogar Calçando tennis Esportivo? Ou somente meias neoprene, meias normais ou descalço?
Fernando, sua pergunta sobre o tipo de calçado apropriado para jogar beach tennis é bem pertinente. As regras e preferências de calçado podem variar dependendo do nível de competição e das normas locais, mas aqui estão algumas diretrizes gerais:
Tênis Esportivos: Geralmente, não são recomendados para beach tennis. O motivo é que os tênis regulares podem não proporcionar a mesma liberdade de movimento e flexibilidade que os pés descalços ou meias especiais oferecem na areia. Além disso, tênis comuns podem danificar a superfície da quadra de areia.
Meias de Neoprene: São uma opção popular para jogadores de beach tennis. Elas oferecem proteção para os pés, mantêm a sensibilidade e a flexibilidade necessárias para o movimento na areia, e ajudam a proteger contra o calor e pequenos objetos na areia.
Meias Normais: Podem ser usadas, mas podem não oferecer tanto suporte ou proteção quanto as meias de neoprene. Além disso, meias comuns podem se desgastar rapidamente em superfícies de areia.
Jogar Descalço: Muitos jogadores preferem jogar descalços para uma maior sensação de contato com a areia e melhor controle de movimento.
É importante verificar as regras específicas do torneio ou da liga em que você está jogando, pois elas podem ter diretrizes específicas sobre o tipo de calçado permitido. Em jogos casuais ou recreativos, a escolha geralmente se baseia no conforto pessoal e na preferência do jogador. Respondida com apoio da equipe Medicina Ribeirão e parceiros do Beach Tennis
A regra não fala sobre os itens de COMPORTAMENTO. Por ex.: o que acontece com o atleta que no meio do jogo, com raiva, joga sua raquete longe ou bate com ela em alguma superfície, por raiva?
Olá, Bernardo,
Agradeço pelo seu interesse nas regras de comportamento no Beach Tennis e entendo sua curiosidade sobre como são tratadas as demonstrações de raiva, como jogar a raquete ou bater com ela em alguma superfície, durante uma partida.
No Beach Tennis, assim como em muitos esportes, existem diretrizes claras destinadas a manter o respeito, a integridade e o espírito esportivo dentro do jogo. Essas diretrizes abordam não apenas as regras técnicas, mas também o comportamento dos atletas. Quando um jogador expressa raiva de forma visível, como jogar sua raquete ou bater com ela, isso pode ser interpretado como conduta anti-desportiva.
Ações consideradas anti-desportivas são tipicamente sancionadas pelos oficiais do jogo de acordo com o código de conduta do esporte. As sanções podem variar dependendo da gravidade da infração e se é um comportamento repetido. Elas podem incluir desde advertências verbais até penalidades de pontos, desqualificação do jogo ou torneio em andamento e, em casos extremos, suspensões para futuros torneios.
É importante destacar que o objetivo dessas regras não é apenas penalizar, mas também promover um ambiente de respeito mútuo e fair play, tanto entre os competidores quanto em relação aos oficiais, espectadores e o próprio esporte.