Pular para o conteúdo

O que é o exame de MAPA 24hs?

Descubra o que é MAPA, um exame cardiológico que monitoriza a pressão arterial do paciente durante 24 horas. Saiba como se preparar para o exame, o que ocorre durante a monitorização e quais informações são fornecidas no laudo.

Aparelho de pressao MAPA
Blood pressure and pulse measuring device with normal blood pressure reading. Heart health, healthcare and medical concept

O que é o MAPA?

MAPA é a sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, um exame cardiológico que monitoriza a pressão arterial do paciente durante 24 horas.

Para que serve o MAPA?

O MAPA é um exame útil para auxiliar o médico no diagnóstico de Hipertensão Arterial e seus diagnósticos diferenciais, tais como hipertensão do avental branco, hipertensão mascarada, episódica ou hipertensão resistente ao tratamento.

Além disso o exame de MAPA ajuda no diagnóstico da Hipertensão que ocorre durante o sono, cada vez mais temos conhecimento de que a Hipertensão Noturna é um forte marcador de risco cardiovascular e seu controle proporciona redução de eventos cardiovasculares como por exemplo o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Como é feito o exame MAPA?

O paciente utiliza um minigravador digital que fica acoplado à cintura e conectado a uma braçadeira presa ao braço que é insuflado a cada 15 ou 30 minutos, registrando a pressão arterial em vários períodos do dia, inclusive durante o sono.

O que ocorre durante o exame?

Para permitir que as medidas funcionem adequadamente, é importante certificar-se de que o conector para o aparelho não esteja torcido ou dobrado. Durante o exame não será possível tomar banho ou molhar de outra forma o aparelho. Além disso, o paciente deve anotar as atividades do dia com o respectivo horário, o horário em que foi dormir e acordar, e os medicamentos e horários que tomou.

NÃO É PERMITIDO EXERCÍCIO FÍSICO DURANTE O USO DO APARELHO, SOB O RISCO DE ANULAR O EXAME.

Será realizado em torno de 70 A 90 leituras de pressão no período de 24 horas. Dessa forma o exame permite avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e á noite.

O que devo fazer durante a monitorização de 24horas?

Para permitir que as medidas funcionem adequadamente, é importante certificar-se de que o conector para o aparelho não esteja torcido ou dobrado. Além disso, quando iniciar uma medida você deve:

  • Sentar-se, se possível
  • Manter o manguito no mesmo nível que seu coração
  • Se possível esticar o braço e mantê-lo apoiado como se estivesse medindo a pressão no consultório médico.

Você também receberá uma folha para realizar um diário e será solicitado:

  • Anotar as atividades do dia com o respectivo horário.
  • O horário que você foi dormir e a hora que acordou
  • Informar os medicamentos e horário que tomou.

Importante – Leia com atenção –

Reforço que para o laudo ficar correto é necessário anotar os medicamentos que tomou e o horário que dormiu e o horário que acordou

Como se preparar para o exame?

Usar roupas confortáveis

Durante o exame não será possível tomar banho ou molhar de outra forma o aparelho.

Durante o exame não será possível tomar banho

Quais informações sairão no laudo?

O laudo do MAPA fornecerá informações importantes, como a média da pressão arterial nas 24 horas, a média da pressão arterial noturna e se houve picos de hipertensão durante o dia. Com essas informações, é possível confirmar o diagnóstico de hipertensão do avental branco ou hipertensão mascarada e verificar se o tratamento está adequado

O aparelho também dará uma média da pressão arterial noturna. Espera-se em indivíduos saudáveis que a pressão arterial fique mais baixa durante o sono. Se a pressão estiver elevada durante o sono pode ocorrer danos ao longo do tempo para as artérias do seu organismo e no seu coração.

Quem lauda o MAPA de 24horas?

O laudo do MAPA é realizado por um Cardiologista com Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

FAQ´s

  1. O que é MAPA? MAPA é a sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, um exame cardiológico que monitoriza a pressão arterial do paciente durante 24 horas.
  2. Para que serve o MAPA? O MAPA é um exame útil para auxiliar o médico no diagnóstico de Hipertensão Arterial e seus diagnósticos diferenciais, tais como hipertensão do avental branco, hipertensão mascarada, episódica ou hipertensão resistente ao tratamento.
  3. Como é feito o exame MAPA? O paciente utiliza um mini-gravador digital que fica acoplado à cintura e conectado a uma braçadeira presa ao braço que é insuflado a cada 20-30 minutos, registrando a pressão arterial em vários períodos do dia, inclusive durante o sono.
  4. O que devo fazer durante a monitorização de 24 horas? Para permitir que as medidas funcionem adequadamente, é importante certificar-se de que o conector para o aparelho não esteja torcido ou dobrado. Durante o exame não será possível tomar banho ou molhar de outra forma o aparelho. Além disso, o paciente deve anotar as atividades do dia com o respectivo horário, o horário em que foi dormir e acordar, e os medicamentos e horários que tomou.
  5. Quais informações sairão no laudo do MAPA? O laudo do MAPA fornecerá informações importantes, como a média da pressão arterial nas 24 horas, a média da pressão arterial noturna e se houve picos de hipertensão durante o dia. Com essas informações, é possível confirmar o diagnóstico de hipertensão do avental branco ou hipertensão mascarada e verificar se o tratamento está adequado.
  1. Como o MAPA pode ajudar no diagnóstico de hipertensão? Através da medição da pressão arterial em diferentes períodos do dia e durante o sono, o MAPA pode ajudar a identificar se o paciente possui hipertensão arterial ou outros diagnósticos diferenciais, como hipertensão do avental branco, hipertensão mascarada, episódica ou hipertensão resistente ao tratamento.
  2. Quais são as recomendações para o paciente durante o exame MAPA? Durante o exame MAPA, o paciente deve evitar atividades que possam interferir na medição da pressão arterial, como exercícios físicos intensos, ingerir bebidas alcoólicas e café em excesso. Além disso, é importante manter o manguito no mesmo nível do coração e seguir as instruções do médico.
  3. O MAPA é um exame invasivo? Não, o MAPA não é um exame invasivo. O aparelho é acoplado à cintura e a braçadeira é presa ao braço, alguns pacientes podem sentir um desconforto durante o exame. Se o aparelho está inflando muito, pode ser que sua pressão está alta e ele tem que subir a valores maiores ainda. Comente com seu médico se sentiu um desconforto excessivo.
  4. O MAPA é um exame doloroso? O MAPA pode ser um exame desconfortável. A braçadeira é inflada automaticamente a cada 20-30 minutos para medir a pressão arterial. Em muitos casos, como idosos, gestantes, puérperas, adolescentes, damos preferência para realizar o MRPA 05 dias ou MAPA de 05 dias, no lugar do MAPA de 24horas, por oferecer maior conforto e praticidade.
  5. Como devo me preparar para o exame MAPA? Para se preparar para o exame MAPA, o paciente deve usar roupas confortáveis, evitar exercícios físicos e seguir as instruções do médico. Além disso, o paciente deve anotar as atividades do dia com o respectivo horário, o horário em que foi dormir e acordar, e os medicamentos e horários que tomou.

#Publicado por Dr. Rafael Otsuzi

Atualizado em fevereiro de 2023

Post relacionado:

Qual melhor horário para tomar anti-hipertensivos?

Qual a pressão arterial ideal em casa? O MAPA é um exame que realmente verifica a média da pressão arterial em seu domicilio.
hipertensao-fluxograma-de-diagnostico
Fluxograma para diagnóstico de hipertensão arterial (7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia de setembro/2016). Vejamos as várias situações que indicam a realização de MAPA de 24horas ou MRPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice