Informações sobre a deficiência de Vitamina B12 e folato

A Vitamina B12 e folato trabalham em conjunto, promovendo a síntese de DNA e ajudando na produção adequada de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas.

Além disso, auxiliam na formação da Bainha de Mielina. A Bainha de mielina ajuda a conduzir os impulsos nervosos por todo o seu corpo, incluindo a região cerebral.

Por que a vitamina B12 e o folato são importantes?

O folato (ácido fólico) é importante para as mulheres que estão planejando engravidar, já que é necessário para o bebê se desenvolver normalmente, desde as primeiras semanas de gravidez.

Já a vitamina B12, conforme vimos, é importante para o sistema nervoso funcionar normalmente, evitando em casos mais acentuados perda de memória e anemia. Detalharemos ao longo do texto.

O que causa deficiência de vitamina B12?

Diversas causas podem contribuir para deficiência de vitamina B12:

  • O uso prolongado de remédios que diminuem a acidez do estômago como por exemplos os Inibidores de bombas de prótons, conhecido como as classes dos prazóis (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, esomeprazol, entre outros).
  • Uso contínuo de medicamentos para pré-diabetes, resistência a insulina ou diabetes, como a metformina (Glifage®).
  • Pós cirurgia bariátrica
  • Adeptos da dieta vegana ou vegetariana
    Envelhecimento com diminuição da acidez estomacal
  • Doença autoimune, que pode levar a queda na produção de fator intrínseco, fundamental para a absorção de vitamina B12
  • Entre outras

Quais são os sintomas da deficiência de vitamina B12?

Uma deficiência de vitamina B12, folato, ou ambos podem causar uma queda nas células sanguíneas e seu médico pode verificar isso realizando um hemograma.

Os sinais e sintomas de falta de Vitamina B12 são:

  • Fadiga
  • Confusão mental
  • Falta de apetite
  • Manchas roxas na pele
  • Sangramentos no nariz ou gengivas
  • Cansaço em decorrência de anemia

A deficiência de vitamina B12 também pode causar outros sintomas relacionados ao cérebro e nervos. Eles incluem:

  • Formigamento ou dormência nas mãos ou pés;
  • Dificuldade para andar;
  • Mudanças de humor;
  • Problemas de memória ou dificuldade em pensar claramente;

Como a deficiência de vitamina B12 é tratada?

O tratamento pode ser realizado com injeções de vitamina B12 ou através de comprimidos. Nem sempre os comprimidos são absorvidos de maneira eficaz e algumas vezes é necessário formulações especiais para absorção por via sublingual ou pela mucosa da boca.

Em casos mais graves de demência ou anemia perniciosa, a reposição de vitamina B12 injetável acaba sendo a mais indicada.

Além de tratar é importante identificar a causa que levou a uma queda da vitamina B12.

Importância da suplementação de Vitamina B12 para veganos

Como a vitamina B12 é melhor absorvida através de alimentos de origem animal, é importante para aqueles adeptos de dieta vegana ou vegetariana, acompanhar os níveis de vitamina B12 e se necessário suplementar.

A deficiência de vitamina B12 e folato podem ser prevenidas?

Fontes alimentares de vitamina B12 e folato.

Sim, você pode reduzir suas chances de ter essa deficiência mudando alguns de seus hábitos, principalmente os alimentares que são cruciais para o seu corpo.

Alimentos que são ricos em vitamina B12 incluem:

Salmão, bife de fígado, leite, cereal, atum, iogurte sem gordura, ovos e frango.

Alimentos com folato podem ser encontrados fácilmente, são eles: Cereais integrais, feijão, abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana e ovo.

Evite se automedicar de maneira prolongada com remédios que diminuem a acidez do estômago, como por exemplos, a classe dos prazóis (omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, entre outros).

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