O que é o exame de MAPA?

M.A.P.A é a sigla utilizada para abreviar o nome deste exame cardiológico utilizado para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial.

Trata-se de um mini-gravador digital que fica acoplado à cintura do paciente e conectado a uma braçadeira presa ao braço que é insuflado a cada 20-30 minutos, registrando a pressão arterial em vários períodos do dia, inclusive durante o sono.

 

Para que serve o exame de M.A.P.A? 

É um exame de grande utilidade para o seu médico, pois o auxilia no diagnóstico de Hipertensão Arterial e seus diagnósticos diferenciais, tais como hipertensão do avental branco, mascarada, episódica ou resistente ao tratamento.

Além disso o exame de MAPA ajuda no diagnóstico da Hipertensão que ocorre durante o sono, cada vez mais temos conhecimento de que a Hipertensão Noturna é um forte marcador de risco cardiovascular e seu controle proporciona redução de eventos cardiovasculares como por exemplo o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

O que ocorre durante o exame? 

Você irá ficar com o aparelho por cerca de 24 horas, e deverá fazer suas atividades de rotina normalmente (exceto exercícios físicos), inclusive mantê-lo ligado durante o sono.

Será realizado em torno de 94 leituras de pressão no período de 24 horas. Dessa forma o exame permite avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e á noite.

 

O que devo fazer durante a monitorização de 24 horas?

Para permitir que as medidas funcionem adequadamente, é importante certificar-se de que o conector para o aparelho não esteja torcido ou dobrado. Além disso, quando iniciar uma medida você deve:

  • Sentar-se, se possível
  • Manter o manguito no mesmo nível que seu coração
  • Se possível esticar o braço e mantê-lo apoiado como se estivesse medindo a pressão no consultório médico.

Você também receberá uma folha para realizar um diário e será solicitado:

  • Anotar as atividades do dia com o respectivo horário.
  • O horário que você foi dormir e a hora que acordou
  • Informar os medicamentos e horário que tomou.

 

Como se preparar para o exame?

Usar roupas confortáveis

Durante o exame não será possível tomar banho ou molhar de outra forma o aparelho.

 

Quais informações sairão no laudo?

Uma das informações mais importante é a média da pressão arterial nas 24 horas. Informação que pode confirmar o diagnóstico de hipertensão, ou no caso de você já ter hipertensão, verificar se o tratamento está adequado.

O aparelho também dará uma média da pressão arterial noturna. Espera-se em indivíduos saudáveis que a pressão arterial fique mais baixa durante o sono. Se a pressão estiver elevada durante o sono pode ocorrer danos ao longo do tempo para as artérias do seu organismo e no seu coração.

O exame informará se ocorreu picos de hipertensão durante o dia.

Com o laudo do MAPA é possível confirmar diagnóstico de hipertensão do avental/jaleco branco ou hipertensão mascarada.

 

Quem lauda o MAP.A?

O laudo do MAPA é realizado por um Cardiologista com Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Clínica EndoCárdio

#Publicado por Dr. Rafael Otsuzi

#Atualizado em dezembro de 2019

Sobre Dr. Rafael Otsuzi

 

Post relacionado:

Qual melhor horário para tomar anti-hipertensivos?

 

 

 

 

 

hipertensao-fluxograma-de-diagnostico
Fluxograma para diagnóstico de hipertensão arterial (7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia de setembro/2016)

 

 

2 comentários sobre “O que é o exame de MAPA?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.