Pular para o conteúdo

Melanoma – Informações básicas

 O que é melanoma? 

O melanoma é uma forma grave de câncer de pele. Isso acontece quando as células na pele se transformam em células anormais e crescem fora de controle.

superficial spreading melanoma


O melanoma pode ocorrer em qualquer lugar da pele, incluindo as costas e outras áreas difíceis de ver. Também pode ocorrer na mucosa que reveste a boca, nariz e órgãos genitais. Quando não é tratada, o melanoma pode se espalhar para órgãos dentro do corpo. O melanoma pode ter componente genético em determinadas famílias.

 

Quais são os sintomas do melanoma? 

O melanoma tem características que o diferenciam de pintas e marcas de nascença normais. As pessoas podem se lembrar das características anormais do melanoma ao pensar nas letras A, B, C, D e E

 

Melanoma ou pinta

? Assimetria – A metade pode parecer diferente da outra metade.
? Borda – Pode ter uma borda irregular ou desigual.
? Cor: pode ter cores diferentes.
? Diâmetro – É maior que o apagador no final de um lápis.
? Evolução – Seu tamanho, cor ou forma podem mudar ao longo do tempo.
A pele afetada pelo melanoma também pode sangrar ou tornar-se inchada, vermelha ou grosseira.

Muitas pintas e marcas de nascença são normais e não são melanoma. Mas se você tem uma pinta ou uma marca de nascença que você acha que pode ser anormal, procure seu médico.

Existe um teste para melanoma? 

Sim.

O seu médico irá fazer um exame e verificar a pele em todo o seu corpo. Se ele ou ela suspeita que você tenha melanoma, você fará um teste de diagnóstico chamado biópsia. Durante uma biópsia, um médico geralmente removerá toda a área anormal. Em alguns casos, o médico pode, em vez disso, tirar uma pequena amostra de pele da área anormal.

De qualquer forma, outro médico (patologista) examinará a pele que é removida sob um microscópio para ver se as células têm melanoma.

 

O que é o estadiamento de melanoma? 

O estadiamento é uma maneira pela qual os médicos descobrem quão profunda a pele e quão longe dentro do corpo o melanoma se espalhou.

O tratamento certo para você dependerá muito do estadiamento do seu melanoma. Seu tratamento também dependerá de sua idade e outros problemas médicos.

 

Como o tratamento com melanoma é tratado?

A maioria das pessoas com melanoma possui 1 ou mais dos seguintes tratamentos dependendo do estágio:

? Cirurgia – O melanoma é geralmente tratado com cirurgia para remover o câncer. Isso geralmente é verdade, mesmo que a biópsia pareça ter removido toda a área anormal. Durante a cirurgia, o médico também pode verificar os gânglios linfáticos próximos para verificar se o melanoma se espalhou por dentro do corpo. Os linfonodos são órgãos em forma de grão sob a pele que armazenam células que combatem infecções.
? Imunoterapia – A imunoterapia é o termo que os médicos usam para descrever medicamentos que trabalham com o sistema de combate à infecção do organismo para impedir o crescimento do câncer.
? Terapia direcionada – A terapia direcionada é o termo que os médicos usam para descrever um grupo de medicamentos que funcionam apenas em câncer com certas características. Estes medicamentos geralmente funcionam bloqueando uma proteína ou molécula específica.
? Radioterapia – A radiação mata células cancerosas.
? Quimioterapia – A quimioterapia é o termo médico para medicamentos que matam células cancerosas ou impedem que elas cresçam.

O que acontece após o tratamento? 

Após o tratamento, você precisará ser verificado de vez em quando para ver se o melanoma volta ou se novos melanomas aparecem. Seu médico fará um exame e verificará sua pele por toda parte. Ele ou ela também pode solicitar análises de sangue de acompanhamento ou exames de imagem. Os testes de imagem criam imagens do interior do seu corpo e podem mostrar crescimentos anormais.

A maioria dos médicos também recomenda que você verifique sua pele todos os meses para procurar novas mudanças. Ter um parceiro, amigo ou parente que o ajude, é importante. Eles podem verificar partes do seu corpo que são difíceis de ver, como suas costas. Informe o seu médicose você encontrar novas pintas ou marcas de nascença, ou se você tiver uma mancha diferente.

 

O melanoma pode ser prevenido?

Você pode ajudar a prevenir o melanoma, protegendo sua pele dos raios do sol. Exposição ao sol e queimaduras solares são uma grande causa de melanoma. Para reduzir a chance de obter melanoma, você pode:

? Fique longe do sol no meio do dia (das 10:00 às 16:00).
? Use protetor solar e reaplique-o com freqüência.
? Use um chapéu de abas largas, camisa de mangas compridas ou calças longas.
? Não use camas de bronzeamento. Eles aumentam o risco de obter melanoma.

O que mais devo fazer?

É importante seguir todas as instruções do seu médico sobre visitas e testes. Também é importante falar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais ou problemas que tenha ocorrido durante o tratamento.

Sempre deixe seus médicos e enfermeiras saberem como você se sente sobre um tratamento. Sempre que lhe são oferecidos um tratamento, pergunte:

? Quais são os benefícios desse tratamento? É provável que me ajude a viver mais? Isso reduzirá ou evitará sintomas?
? Quais são as desvantagens desse tratamento?
? Existem outras opções para além deste tratamento?
? O que acontece se eu não tiver esse tratamento?

#Atualizado em dezembro de 2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice