Covid-19 e o Sistema Cardiológico

Quais os grupos de maior risco para desenvolver um quadro grave em caso de infecção por coronavírus?

De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) os grupos com maior risco são os:

  • Idosos

Indivíduos com:

  • Asma Moderada a Grave
  • Doenças Pulmonar Obstrutiva Crônica
  • Doença Cardiovascular
  • Pessoas imunossuprimidas, incluindo tratamento para câncer
  • Obesidade Grau 3 (mórbida)
  • Doenças crônicas, principalmente se não estiverem bem controladas, como diabetes, hipertensão, doenças renais, hepatopatias.

Gestantes até o presente momento não demonstraram estar sob maior risco, porém pelo fato de terem risco aumentado em relação a outras doenças virais (ex. H1N1) e o Covid-19 ser uma doença nova, merecem um maior cuidado.

 

Coronavirus e o sistema cardiovascular

Utilizando os dados da American College Of Cardiology temos como taxa de mortalidade pelo coronavírus (Covid-19):

  • Hipertensão: 6%
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica: 6.3%
  • Diabetes: 7.3%
  • Doença Cardiovascular: 10%

Coronavirus e Idade

De acordo com a faixa etária:

  • 10 a 39 anos – 0,2%
  • 40 a 49 anos – 0,4%
  • 50 a 59 anos – 1,3%
  • 60 a 69 anos – 3,6%
  • 70 a 79 anos – 8,0%
  • >80 anos – 14,8%

taxa de mortalidade coronavirus - paises

 

Quais as complicações cardiovasculares nos pacientes com quadros mais graves?

 

Coronavirus e o sistema cardiovascular - manifestações

Arritmias (16%)

Isquemia miocárdica (10%)

Miocardite (7,2%)

Choque (1-2%)

Não é surpresa que o coronavírus possa causar alterações cardiológicas em pacientes internados em estado grave. De antemão sabemos que cerca de 90% de todas as causas de pericardites (inflamação da membrana que reveste o coração) são virais. Muitos casos de miocardite que geram insuficiência cardíaca são de causas virais. E infecções descompensam frequentemente o quadro de pacientes com cardiopatias. Além disso, uma infecção é um fator que gera inflamação no organismo, aumentando discretamente o risco de infarto em quem já tem doença coronariana prévia.

Covid-19 e Hipertensão Arterial

Atualmente as notícias se espalham rápidas, e logo surgiu a hipótese de que talvez alguns medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha, frequentemente utilizados para Hipertensão, poderiam estar contribuindo por parte da gravidade dos casos nos pacientes hipertensos. Contudo até o momento não há evidências científicas a respeito de tal hipótese, surgindo inclusive alguns estudos em que os mesmo remédios poderiam até ajudar no quadro pulmonar (também estudos fracos que não conseguiram comprovar efetivamente tal benefício hipotético).

Diversas Sociedade Médicas, incluindo a Sociedade Brasileira de Hipertensão e a Sociedade Europeia de Cardiologia já se pronunciaram e até o presente momento (14/03/2020) sugeriram não trocar ou suspender os medicamentos anti-hipertensivos. Por ser uma doença nova, é importante frisar que a qualquer momento as recomendações podem mudar.

Em informe do dia 13 de março de 2020 a Sociedade Brasileira de Cardiologia considera que: “Em não havendo evidências definitivas a respeito da associação desses fármacos e maior risco da doença, a SBC recomenda a avaliação individualizada do paciente em relação ao risco cardiovascular da suspensão dos fármacos versus o risco potencial de complicações da doença”.

Dia 26 de março de 2020, a literatura médica descrita no Uptodate® recomenda manter os medicamentos para tratamento de Hipertensão Arterial.

Reforço que por se tratar de uma doença nova, com constante atualização, essas considerações podem sofrer mudanças a qualquer momento. Coloco me a disposição para esclarecer dúvidas em relação a esse assunto e avaliar cada caso individualmente na tentativa de atingir uma segurança maior, seja em relação ao Covid-19, seja em relação a proteção cardiovascular.

 

Covid-19 - Casos no Mundo e no Brasil de Coronavírus
Dados de 22 de março de 2020

MONITORIZAÇÃO DOS CASOS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL E NO MUNDO – clique no link abaixo e acompanhe:

https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

Artigos e vídeos relacionados ao Coronavírus:

Link => sobre como higienizar as mãos com água e sabão

.
.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.