Pular para o conteúdo

Morte Súbita em Atletas Jovens Durante Exercício Físico: Quais as causas?

ambulance

Uma cena forte rodou pelos noticiários desta semana. O jogador Eriksen, da seleção de futebol da Dinamarca, caiu desacordado durante uma partida da Eurocopa. Cenas que causaram angústia para quem estava presente no estádio ou assistiu ao vídeo pela internet mostraram que o jogador recebeu massagem cardíaca e um choque por desfibrilador. Depois foi levado para o hospital, onde encontra-se estável. Devido ao atendimento com desfibrilação, provavelmente fez uma arritmia cardíaca com morte súbita revertida.

No começo da minha profissão de médico, em 2008, acompanhei um caso semelhante, de jovem que teve uma morte súbita revertida durante exercício físico e que sobreviveu após receber 07 choques por desfibrilador.

Conforme veremos nesse texto, a maioria das doenças que cursam com morte súbita em jovens podem ser diagnosticadas através de uma avaliação antes de atividade física de alta intensidade, com exames relativamente simples como eletrocardiograma, teste ergométrico e/ou ecocardiograma. Outras, possivelmente o caso desse jogador (ainda sem informações oficiais sobre a doença de base), podem exigir exames mais complexos, porém são exceções.

emergencia 5

Quais as principais causas de morte súbita em atletas jovens durante exercício físico?

A maioria das causas cardiovasculares relacionadas a Morte Súbita Cardíaca em atletas jovens tem relação com a Cardiomiopatia Hipertrófica.

A Cardiomiopatia Hipertrófica que é uma doença que pode acometer 01 em cada 500 adultos, sendo considerada a principal causa de Morte Súbita no esforço físico em jovens com menos do que 35 anos. Mais de 90% dos portadores de Cardiomiopatia Hipertrófica tem alguma alteração eletrocardiográfica no ECG de repouso.

tabela corrigida

Segundo informações do Uptodate®, menos de 5% dos portadores de Cardiomiopatia Hipertrófica tem eletrocardiograma normal e o diagnóstico pode ser feito com boa acurácia através do ecocardiograma.

O Teste Ergométrico também pode detectar alterações relacionadas a gravidade da Cardiomiopatia Hipertrófica como arritmias, resposta deprimida da pressão arterial no esforço, entre outros.

Vemos na tabela abaixo que a anomalia de coronárias aparece como segunda causa mais frequente de morte súbita relacionada com exercício em atletas jovens.

Tabela Morte Súbita Relacionada ao
emergencia 1

Em um estudo com 06 milhões de recrutas militares nos Estados Unidos, com média de idade de 19 anos (17 a 35 anos) 86% das mortes súbitas foram relacionado ao exercício.

  • Origem anômala das coronárias correspondeu a 33%
  • Miocardite 20%
  • Doença Ateroscleróticas das Coronárias 16%
  • Cardiomiopatia Hipertrófica 13%

O Uptodate® também ressalta diferenças entre países, sendo que na Itália a Displasia Arritmogênica de Ventrículo Direito ou Cardiomiopatia Arritmogênica do Ventrículo Direito é uma das causas mais comuns de morte súbita relacionada ao esforço físico.

Condições que podem causar morte súbita durante o exercício

CondiçãoComo pode ser detectada
Síndrome do QT longoEletrocardiograma
Síndrome de BrugadaHistória familiar e eletrocardiograma
Taquicardia Ventricular Polimórfica CatecolaminérgicaTeste Ergométrico (não aparece em ECG de repouso)
Intervalo QT curtoEletrocardiograma
Síndrome da repolarização precoceEletrocardiograma
Uso de hormônios anabolizantesAutópsia após a morte súbita (miocardite ou hipertrofia miocárdica podem ser encontradas)
tabela2 1

Nos dias atuais não podemos deixar de citar a miocardite causada por infecção por Covid-19 como uma causa significativa de arritmias potencialmente fatais.

Em uma visão geral de tudo que foi descrito acima, vimos que até mesmo um simples, rápido e barato exame de eletrocardiograma, pode ser muito importante em uma avaliação para exercício físico.

Conclusão:

Hoje em dia, é essencial mencionarmos a miocardite, uma inflamação do coração causada pela infecção pelo Covid-19, como uma causa relevante de arritmias que podem ser fatais.

Olhando para tudo que descrevemos acima, percebemos que até mesmo um exame simples, rápido e barato como o eletrocardiograma pode ter uma grande importância na avaliação para a prática de exercícios físicos. Este exame, além de ser de fácil acesso, é capaz de identificar várias condições que podem levar a situações graves durante a atividade física. Assim, a realização de check-ups regulares e a avaliação médica antes de iniciar qualquer programa de exercícios são fundamentais para garantir a segurança e a saúde de todos os atletas e praticantes de atividades físicas.

Sobre Dr. Rafael Otsuzi MIDIA e FOTO 1
FOR WEB CARDIOLOGISTA 03 LOGO CARDIO

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice