Receita Médica Digital com assinatura eletrônica

 

O que é a receita médica digital com certificado digital?

 

É uma receita médica enviada por via digital que contém uma assinatura eletrônica validada por certificado digital, que substitui a assinatura de punho e carimbo.

 

Em que farmácias são aceitas a receita médica digital com certificado digital?

 

Atualmente já são mais de 25.000 farmácias que aceitam a receita digital com assinatura eletrônica.

Nesses casos, as farmácias possuem os equipamentos necessários para verificar a autenticidade da receita digital para liberação do medicamento.

Acesse link (abaixo em destaque) com extensa lista de farmácias que aceitam a receita digital. No entanto, se o medicamento for controlado, sugerimos ligar para a farmácia de sua preferência e perguntar se a farmácia aceita a receita digital com assinatura eletrônica (certificado digital) para medicamentos controlados.

https://farmacias-que-aceitam-a-receita-digital-memed

 

Para quais medicamentos de controle especial são válidas as receitas digitais com certificado digital?

 

As receitas de controle especial são aquelas utilizadas para medicamentos que contenham substâncias das listas C1 e C5 e dos adendos das listas A1, A2 e B1 da Portaria SVS/MS 344/1998.

Como exemplos, temos os antidepressivos (sertralina, amitriptilina, escitalopram, etc) , alguns antipsicóticos (risperidona, quetiapina), remédios indutores de sono (zolpidem, entre outros).

 

Quais medicamentos NÃO podem ser emitidos por via digital?

 

Medicamentos controlados que necessitam da Notificação de Receita B e B2 (Talonário de cor azul), por exemplo: alprazolam, clonazepam, não são aceitos por modo digital.

Também não são aceitos medicamentos que necessitam da Notificação de Receita Especial para Retinoides de uso sistêmico e os talonários de Notificação de Receita A (Talonário de cor amarela).

 

A receita digitalizada/scanneada – e sem assinatura eletrônica – vale? Em que circunstâncias?

É importante destacar que a assinatura digital não pode ser confundida com a receita digitalizada. No segundo caso, é realizada a cópia (foto, fotocópia etc.) de uma receita física, na qual consta uma assinatura manual do prescritor. Esta só pode ser aceita para os medicamentos passíveis de venda sob prescrição em receita simples ou isentos de prescrição médica. Já a assinatura digital é realizada diretamente em um documento eletrônico e sua autenticidade pode ser confirmada por meio do processo de certificação fornecido pelo ICP-Brasil.

 

Como usar a receita que recebi por via digital?

 

Não é necessário imprimir a receita.

Para utilizar a receita, na farmácia, apresente na tela do celular a prescrição para o farmacêutico, sem necessidade de documento em papel.

No caso em questão, o farmacêutico vai precisar somente do código gerado pela sua prescrição ou em alguns casos do arquivo em PDF que você pode baixar pelo link recebido no celular.

Dessa forma, para funcionar é somente escolher uma farmácia, dentre muitas que já estão trabalhando com esse sistema de certificados digitais.

Abaixo um guia ilustrativo de como usar a receita digital, através do link da Memed (sistema que utilizamos no consultório para emitir a receita digital)

https://ajuda.como-usar-a-receita-recebi-do-meu-medico

🏅E a primeira medalha feminina do Brasil em Olimpíadas da ginástica vem com Rebeca Andrade, com orgulho! Prata 🥈com gostinho de ouro e emocionante!  Quem viu?  Comentem o que acharam desse show! 

#Toquio2020 #Olimpics #Esporteesaude #Cardiologiadoesporte #rebecaandrade
Primeiro campeão da história do Surf 🏄 nas Olimpíadas e primeiro medalhista de ouro 🥇 do Brasil 🇧🇷 em Tóquio 🇯🇵! Parabéns Italo Ferreira!
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Sigo torcendo pelos brasileiros e incentivando a prática de esportes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
E vc, quais modalidades está acompanhando e para quem está torcendo? Comente!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Um bom dia a todos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#esporteesaude #olimpiadasfan #cardiologiadoexercício
As vacinas produzidas pela Pfizer e Moderna foram relacionadas a miocardite e pericardite por centros de vigilância sanitária nos Estados Unidos, Israel e Europa.

Já adianto que as próprias Entidades Governamentais Reguladoras descrevem que esse evento é raro e que o benefício da vacinação tem superado os riscos até o presente momento. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Entre o público mais afetado com esse efeito adverso estão adolescentes e adultos jovens do sexo masculino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dos casos notificados, o início do problema se deu, em sua maioria, após a segunda dose.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
De maneira geral os pacientes responderam bem ao tratamento e serão acompanhados para verificar consequências futuras. 
 
A possibilidade de miocardite deve ser considerada em jovens que desenvolveram dor no peito, falta de ar ou palpitações após receberem a vacina de RNA mensageiro (Pfizer e Moderna). 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Todavia, segundo informações atualizadas do Uptodate®: 

``Sua incidência é rara e amplamente superada pelos benefícios da vacinação para Covid-19``. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
E você já recebeu a vacina contra Covid-19? Comente!
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
#ribeirãopreto #covid_19 #covid #vacina #miocardite #cardio #miocarditeviral
O número estimado de hipertensos no mundo passou de 01 bilhão de pessoas! 

Nas últimas quatro décadas houve aumento de 90% nos casos, sendo que 597 milhões foram em homens e 529 milhões em mulheres. 

Atualmente a pressão arterial  é considerada a principal comorbidade que leva à incapacidade, principalmente por AVC e sequelas de infarto do miocárdio. 

Em 2025 estima-se que o número de hipertensos afetará 1,56 bilhões de pessoas!

Eu quero ajudar você a prevenir a Hipertensão Arterial e reverter essa tendência mundial. 

Para isso, vamos analisar o que outros especialistas citam como principais fatores no aumento expressivo da Hipertensão: 

►Ingestão elevada de sódio e baixa de potássio. 
►Sedentarismo.
►Envelhecimento da população.

Você sabia que mais de 90% dos brasileiros(as) têm uma ingestão inadequada de potássio?

No post anterior eu explico os benefícios do potássio para redução da pressão arterial e em breve darei dicas relevantes sobre como adequar o sal na alimentação, além de sempre incentivar a prática de exercícios físicos! 

Acompanhe e compartilhe para juntos revertermos essa tendência de aumento da pressão arterial e vivermos com mais qualidade de vida.

Até breve! Atenciosamente,
 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

#prevenção #qualidadedevida #hipertensãoarterial #cardiologistaribeiraopreto
#cardiologista #pressãoalta
Quais os benefícios e riscos da ingestão de potássio para prevenção ou controle da pressão arterial?

Fortes evidências na literatura médica atual mostram a relação entre o aumento da ingestão de potássio e a diminuição da pressão arterial.

A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial cita que a suplementação de potássio pode ser uma alternativa para PREVENÇÃO de hipertensão Arterial. 

É seguro? Sim! 
A suplementação de potássio, se acompanhada por um médico, se mostrou segura e benéfica. 

Qual a ingestão adequada e o impacto na pressão arterial?

Uma ingestão adequada de potássio, na ordem 3 a 4 g/dia, pode acarretar uma diminuição de 5,3 mmHg na Pressão Arterial Sistólica e 3,1 mmHg na Pressão Arterial Diastólica.

Esse resultado tem impacto modesto, porém, significativo no controle da pressão arterial. 

Para você aumentar a ingestão de potássio de forma prática e segura, aqui vai uma lista de alimentos com pouco sódio e ricos em potássio:

- Banana
- Batata-inglesa
- Beterraba
- Cenoura
- Ervilha
- Feijão
- Frutas secas
- Laranja
- Melão
- Vegetais de cor verde-escura

Vale ressaltar ainda que os substitutos do sal contendo cloreto de potássio e menos cloreto de sódio (30% a 50%) são úteis para reduzir a ingestão de sódio e aumentar a de potássio, apesar de limitações em seu uso! Portanto, nunca usá-los em excesso!

Atenção! Se você tem Pressão Alta e faz uso de medicamentos anti-hipertensivos, não faça suplementação de potássio por conta própria. 

Alguns remédios para Hipertensão Arterial podem levar a acúmulo excessivo de potássio no organismo e consequentemente arritmias graves ou até fatais. 

Esse foi o post#05 de uma série sobre como melhorar a pressão arterial com alimentação e mudança no estilo de vida. Acompanhe já que toda semana escreverei uma postagem nova para seu benefício. ⠀⠀⠀⠀⠀

Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

#ribeirãopreto #potássio #hipertensão #alimentaçãosaudavel #dietasaudável
Será que temos uma boa notícia para os amantes de café? ☕️

Sim! 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia nos apresentou estudos interessantes. 

Além de ser rico em cafeína, o café contém polifenóis como os ácidos clorogênicos que, com sua ação antioxidante, podem trazer benefícios para a saúde do seu coração e artérias. ❤

O café também possui magnésio e potássio. Acompanhe que o próximo post será dedicado aos benefícios do potássio para a pressão arterial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Mas doutor, falam que café faz mal..."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cafeína pode elevar a pressão arterial por mais de 03 horas, porém, com o tempo nós desenvolvemos uma tolerância e esse efeito tende a diminuir. 
 
📄 Estudos foram realizados para prever os efeitos a longo prazo da ingestão de café sobre a pressão arterial e é aí que temos a boa notícia! 

Os três estudos mais recentes não associaram a ingestão de café em doses habituais, a maior incidência de hipertensão arterial. 

Uma meta-análise mostrou que o consumo de café se associou a um efeito discreto na REDUÇÃO do risco de hipertensão arterial. Saliento que foi somente uma meta análise, em que os participantes tinham um consumo leve a moderado de café. Um único estudo ainda é pouco para recomendar a ingestão de café no sentido de prevenção.

Em termos práticos, o que podemos afirmar é que o café se mostrou seguro em quantidade leve a moderada. 
⠀⠀⠀⠀⠀
Qual a dose considerada segura para consumo? 🧐
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Recomenda-se um consumo moderado de café, sem exceder a quantidade de 200mg de cafeína por dia (cerca de 280 ml de café coado). 

Vale citar que cada pessoa reage de uma forma diferente. Algumas pessoas podem ter gastrite, insônia e até palpitações, mesmo com doses habituais. 

Se quiser se aprofundar no tema, escrevi em meu site sobre cafeína e seus efeitos cardiovasculares. Lá você encontrará tabelas com a quantidade de cafeína em diversas bebidas, entre outras informações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um abraço!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dr. Rafael Otsuzi
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo –
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#ribeiraopreto #cafe  #coração #cardio #saude
Quer notícia melhor do que chocolate ajudar no controle da pressão arterial? Será mesmo?

Um estudo recente feito com 10 ensaios clínicos randomizados mostrou que o aumento no consumo de produtos com cacau reduz a pressão sistólica e diastólica em 4,5 mmHg e 2,5 mmHg, respectivamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso acontece porque produtos de cacau são ricos em flavonóides, substâncias com ação antioxidante que estimulam a produção de óxido nítrico pelo organismo. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O óxido nítrico, por sua vez, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos fazendo com que o sangue flua melhor e ajude a diminuir a pressão arterial.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Embora haja evidências científicas dos efeitos do cacau e seus produtos sobre a hipertensão no curto prazo, ainda faltam mais estudos para comprovar este benefício a longo prazo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sendo assim, para quem gosta de chocolate e já consome regularmente, uma recomendação prática é substituir o chocolate ao leite pelo chocolate amargo que contém maior quantidade de cacau e menos açúcar. Deve-se ficar atento as calorias e evitar o ganho de peso. Aqueles que tem diabetes não devem adotar o chocolate com açúcar sem antes consultar seu médico. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lembrando que essa recomendação não é uma regra padrão, mas apenas uma referência que pode variar de acordo com características de cada pessoa, como: gasto energético diário, peso, níveis de glicemia, insulina e triglicérides.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Att,
Dr. Rafael Vinícius Otsuzi / CRM-SP: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#ribeirãopreto #hipertensão #saudeebemestar #tratamentonatural #cacau
A Hipertensão Arterial, popularmente conhecida como Pressão Alta, representa um grave problema de saúde pública já que afeta milhares de pessoas a cada ano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trata-se de uma doença crônica em que o nível da pressão arterial se mantém elevado de maneira persistente. Os níves atuais considerados anormais no consultório são pressão sistólica igual ou superior a 140mmHg e/ou pressão diastólica igual ou superior a 90mmHg.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, a Hipertensão Arterial é uma condição que muitas vezes não apresenta sintomas aparentes. Por isso, fazer ``checkups`` regulares e buscar o tratamento adequado é fundamental para evitar que ocorram complicações cardiovasculares em idade precoce. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Algumas abordagens terapêuticas convencionais como a prática regular de atividade física regular, redução no consumo de sal, melhora da qualidade do sono, entre outras, são bastante comentadas e embasadas cientificamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ao longo das próximas semanas conversaremos sobre as novas evidências a favor ou contra a eficácia no controle da pressão arterial relacionado a:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Atividade física.
- Bebidas alcoólicas.
- Chocolate e produtos com cacau.
- Cafeína.
- Controle de estresse.
- Laticínios.
- Magnésio e cálcio.
- Perda de peso.
- Potássio.
- Respiração lenta.
- Sódio e substitutos na dieta (Potássio).
- Suplementos.
- Vitamina D
- Espiritualidade
- Padrão Alimentar (Dieta DASH -Dietary Approach to Stop Hypertension). 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais? Acompanhe as próximas postagens e marque seus amigos ou familiares que também se interessam pelo assunto.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Att,
Dr. Rafael Vinicius Otsuzi - CRM: 130.190
Médico Cardiologista formado pela Universidade de São Paulo -
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#hipertensãoarterial #tratamentonãomedicamentoso #pressãoalta #tratamento #controle #saúdedocoração #pressãosistólica #pressãodiastólica #cardiologia
Hoje a palavra é #gratidão. Só tenho a agradecer por mais um ano de vida! 

Eu até iria escrever muito mais, porém morrendo de vontade de chegar em casa logo para comemorar com minha esposa e dar um abração no meu filhinho!  Obrigado a todos que de alguma forma lembraram do meu aniversário e enviaram os parabéns!!
41° Congresso de Cardiologia da SOCESP - 2021 - Terceiro Dia 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Principais temas de cardiologia que serão abordados em 2021:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Covid-19 e Coração
2. Hipertensão Arterial
3. Cardiologia do Esporte
4. Prevenção de Aterosclerose e Dislipidemias
5. Insuficiência Cardíaca
6. Doença Arterial Coronária
7. Síndromes Coronárias Agudas - Infarto e Angina Instável
8. Valvopatias

#socesp2021vitual

3 comentários sobre “Receita Médica Digital com assinatura eletrônica

  1. Bom dia Dr Rafael, é Sabrina gostaria da receita do escitalopram 20 pois faço uso de medicamento e médico, que me antendi ainda não voltou vc poderia fazer essa gentileza a última vez tive que ir no 24 horas para poder pegar o medicamento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.