Pular para o conteúdo

Termogênicos

Hoje vou compartilhar um post que achei interessante.
Metabolism
A ideia de acelerar o metabolismo para ajudar na perda de peso é muito sedutora por, na teoria, gerar resultados sem a necessidade de um controle alimentar maior. ?
?
Mais ainda quando muitos acham que esses termogênicos, vendidos sem bula ou como fitoterápicos, são “naturais”, e portanto, menos agressivos. ?
?
Pois a realidade é um pouco diferente.?
?Ao longo do século XX diversas substâncias termogênicas foram propostas para a obesidade e todas elas se mostraram pouco seguras, por aumentar frequência cardíaca, pressão arterial e efeitos adversos ainda mais graves. ?
?
Alguns exemplos: efedrina, DNP, aminorex, fenilpropilamina… inclusive parte da fama de medicação para obesidade não serem seguras vem dessa sucessão de histórias de riscos no passado com os termogênicos.?
?
 Aumentar o metabolismo artificialmente não se mostrou boa ideia ao longo dos anos (inclusive muitos estudos de longevidade em animais mostram que o caminho para o “envelhecimento saudável” vem em reduzir o metabolismo, gerando menos estresse oxidativo).. . outros exemplos de termogênicos: cocaína, nicotina.? ?
?Por outro lado, há ervas, alimentos e fitoterápicos que se vendem como termogênicos, mas revisões mostram que o efeito máximo é bastante limitado. Talvez o mais estudado seja o chá verde que, em doses altíssimas (e com risco de lesão hepática) levam a perdas de menos de 1 kg em 6 meses (e só em quem não costuma tomar café).?
?
 A cafeína é um estimulante, mas tem poder termogênicos pequeno.
? ?Lembrando que muitos termogênicos vendidos por aí contém substâncias não declaradas, e é uma das maiores causas de busca a Pronto-Socorro nos EUA.?
? ?O futuro talvez seja encontrar opções que impeçam que nosso metabolismo caia ao emagrecermos: ou seja, mais do que acelerá-lo, seria uma forma de evitar a adaptação que tanto atrapalha a manutenção do peso perdido! ?
Termogênicos

Imagem visualizada no @cardiopapes em Fevereiro de 2020. 

Visualizei ontem esse post no cardiopapers, que foi escrito pelo Dr. Bruno Halpern.
Achei essas informações relevantes, pois recentemente tivemos um paciente que fez uma taquicardia ventricular não sustentada (TVNS), no Teste Ergométrico e estava em uso de termogênicos.
Além disso escrevi também sobre um alerta sobre uso indevido de liraglutida no link => Liraglutida – Precauções de uso
E também escrevi sobre o risco de eventos cardiovasculares graves e potencialmente fatais com uso de chás de origem duvidosa e fórmulas “obscuras” para emagrecer, no link => Caso clínico #04 – O chá chinês – O chá para emagrecer – Infarto e PCR
Outro tema relacionado escrito recentemente por mim foi sobre a cafeina e seus efeitos cardiovasculares => Cafeína e seus Efeitos Cardiovasculares
Complemento o artigo escrito, informando que não precisamos esperar o futuro chegar para soluçar o problema do metabolismo, aumentar nossa massa muscular “magra” é uma forma de aumentar o metabolismo e podemos fazer isso de maneira natural com exercícios de força!
Uma boa semana para todos!

2 comentários em “Termogênicos”

  1. Avatar

    Muito esclarecedor. Adorei a classificação dos dois tipos de termogênicos!! rsrs Obrigada pelos artigos curtos, diretos e relevantes.

    1. Avatar

      Muito obrigado pelo seu comentário! Fico feliz em saber que você achou o artigo sobre termogênicos útil e esclarecedor. Nosso objetivo é sempre fornecer informações de qualidade, de forma clara e concisa, para ajudar nossos leitores a entenderem melhor os assuntos abordados.

      Se você tiver alguma dúvida ou quiser saber mais sobre outros temas, sinta-se à vontade para navegar pelo site e ler outros artigos. Estamos sempre aqui para ajudar e esclarecer suas dúvidas!

      Tenha um ótimo dia e continue acompanhando nossas publicações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice