Pular para o conteúdo

Cafeína e seus Efeitos Cardiovasculares

Presente no café, chá e refrigerantes, a cafeína é a substância farmacologicamente ativa mais utilizada no mundo. A exposição à cafeína é geralmente de longa duração e a prevalência de exposição é muito alta (>80%) na maioria dos países.

White Cup Of Hot Coffee With Heart Shaped Steam On Old Weathered Table With Burlap Sack And Beans

As principais fontes de cafeína e a quantidade presente em cada uma, estão resumidas na tabela (em inglês) abaixo.

Tabela – Caffeine content in foods and beverages – UpToDate

TABELA DE CAFEÍNA

Refrigerantes podem ter cerca de 50 mg em 355 ml.

Energéticos chegam a ter 250 mg em 01 unidade, variando de 50 a 300 mg.

Evidências dos Efeitos Cardiovasculares da Cafeína

O café, além de ser rico em cafeína, possui compostos bioativos como polifenóis, em especial os ácidos clorogênicos, o magnésio e o potássio, que podem favorecer a redução da PA. A cafeína é capaz de elevar agudamente a Pressão Arterial, por mais de três horas, mas o consumo regular leva à tolerância. ingestão de café a longo prazo não tem sido associada a maior incidência de Hipertensão Arterial. Pelo contrário, as metanálises de estudos de coorte mostram que o consumo de café se associou a um efeito discreto de redução no risco de hipertensão. Na falta de evidências experimentais robustas, recomenda-se que o consumo de café não exceda quantidades moderadas (? 200 mg de cafeína).

Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial – 2020

As evidências disponíveis sugerem que o consumo de café não tenha um impacto significativo no perfil de colesterol e triglicérides..

A cafeína consumida em doses habituais não costuma provocar arritmias graves. No entanto, é aconselhável para pacientes com possível doença cardíaca a evitar energéticos e outras bebidas com quantidade excessiva de cafeína.

Preocupações relacionadas a possíveis efeitos cardiovasculares deletérios da cafeína quando usadas em quantidades pequenas ou moderadas (por exemplo, ? seis xícaras de café por dia) sobre resultados cardiovasculares como morte ou acidente vascular cerebral não foram confirmadas pelos estudos. Não há evidências suficientes para tirar conclusões sobre os efeitos cardiovasculares em caso de consumo maior do que essa quantidade de café por dia.

Os autores do Uptodate®, não recomendam parar a ingestão de cafeína com o propósito de prevenção cardiovascular. No entanto, é razoável tentar evitar a cafeína em pacientes com sintomas de palpitações.

Fonte: Uptodate®

#Atualizado com base na literatura médica disponível em março de 2021

Por fim, vale a pena ressaltar que a sensibilidade a cafeína é variável de pessoa para pessoa. Dessa forma, algumas recomendações também podem variar de acordo com as características e resultados de exames de cada um.

E você, qual a sua ingestão diária de cafeína e quais os efeitos que sente?

Um forte abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice