Pular para o conteúdo

HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade

O exercício físico regular tem evidências de amplos benefícios para saúde. Há dados demonstrando que o sedentarismo, pode ser um preditor de risco cardiovascular tão forte, como a hipertensão, o diabetes e o tabagismo.

Numerosos estudos epidemiológicos mostram que indivíduos sedentários tem uma mortalidade 2 a 3 vezes em comparação com pessoas com boa aptidão cardiorrespiratória.

Devido ao fato do sedentarismo ser um fator de risco modificável, todo esforço é válido para incentivar a prática de exercícios regulares e aumentar a intensidade quando possível.

Treino Intervalado de Alta Intensidade ou simplesmente HIIT do inglês High-intensity interval training.

HIIT - High Intensity Interval Training

High-intensity interval training.

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) envolve sessões intermitentes, geralmente com intervalos regulares de atividade de alta intensidade, alternando com breves períodos de atividade de baixa intensidade ou descanso.

Numerosos estudos compararam a eficácia do treinamento físico contínuo de intensidade moderada (Moderate-intensity continuous exercise training – MICT) com o HIIT, para testar a melhora da capacidade aeróbica e outras medidas da função cardiovascular em adultos saudáveis.

Em estudos com adultos saudáveis, os treinos intervalados de alta intensidade, demonstraram induzir maiores aumentos na aptidão cardiorrespiratória do que o MICT, especialmente quando o trabalho total realizado durante o treinamento é comparável.

Assim, para indivíduos jovens saudáveis e assintomáticos, buscando melhorar rapidamente a aptidão cardiorrespiratória, o HIIT pode ser uma abordagem mais eficaz.

Para indivíduos com suspeita de doença coronariana ou com confirmação diagnóstica, mais estudos são necessários para oferecer dados sobre o perfil de segurança para esse tipo de treinamento.

Fonte Uptodate® – revisado no dia 22 de janeiro de 2020

Athletic young man muscular powerful aggressive man training with rope in functional training fitness gym. in day time with sunlight at window.

Em Resumo:

Para quem é saudável, assintomático, e tem pouco tempo no dia a dia ou deseja melhorar a aptidão cardiorrespiratória mais rapidamente, o HIIT pode ser uma opção interessante.

Para quem já teve sintomas (falta de ar em excesso, dores no peito, palpitações, tonturas, entre outros), ou esteja na dúvida sobre a segurança de praticar treinos de alta intensidade, sugiro uma avaliação médica com um cardiologista de confiança.

O HIIT acrescenta uma opção a mais para atingir e/ou manter um bom condicionamento físico.

Outra opção que vale sempre a pena lembrar, é o tradicional treino com exercícios aeróbicos contínuos de intensidade moderada, atingindo pelo menos 150 minutos por semana, associado a treinos de força 2 vezes por semana.

A escolha de treino vai depender portanto, de variáveis, envolvendo a segurança para realização de cada treino, associado a preferência de cada um.

Posts relacionados:

Teste Ergométrico – Entendendo os parâmetros do Teste de Esteira 

Estratégias para incorporar Atividade Física no dia a dia

Atividade Física Regular em 2020

FOR-WEB---CARDIOLOGISTA-03---LOGO-CARDIO

Médico Graduado na Medicina USP Ribeirão Preto
Residência em Clinica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HC-FRMP-USP).
Título de Especialista em Cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Associação Médica Brasileira (AMB)
Premiado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia por obter as primeiras colocações no Título de Especialista em Cardiologia, com pontuação máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice