Pular para o conteúdo

Anticoncepcionais Orais no Pré-Operatório

Os Anticoncepcionais Orais são estatisticamente a causa mais frequente de trombose venosa em mulheres jovens, devido ao seu amplo uso. O risco de trombose aumenta após 04 meses do início e retorna ao valor inicial 03 meses após a suspensão do medicamento. A cirurgia por si só já é um fator de risco para trombose venosa e esse risco se agrava com o uso de Anticoncepcional Oral Combinado.

Anticoncepcionais.JPG
Pílula anticoncepcional e o risco de trombose venosa na cirurgia

Os Anticoncepcionais Orais (ACO) contendo altos níveis de estrógeno (?35 mcg) tem um maior risco de tromboembolismo do que os ACO com baixo nível (?30 mcg). No entanto, mesmo as pílulas com menor teor de estrogênio estão associadas a um risco aumentado de trombose venosa.

 

Continuar ou parar o anticoncepcional antes da cirurgia?

Já vou direto ao ponto e digo que essa não é uma questão simples. Deve ser avaliada individualmente e a decisão tomada em conjunto entre o médico e a paciente. Para um melhor entendimento, vamos detalhar.

O raciocínio em torno deste assunto envolve pesar os seguintes riscos:

Risk e Beneficio - Igual

– Aumento do risco de trombose venosa associado ao uso de ACO.

– Em contrapartida, o risco de uma gravidez indesejada (e complicações inerentes à mesma) em decorrência da suspensão do ACO.

Dessa forma, podemos separar algumas diferentes situações:

Situação 01: Paciente com baixo risco de TVP e cirurgia de baixo risco.

De maneira geral, nesta situação, o uptodate® recomenda a continuação do ACO e realizar uma adequada profilaxia de tromboembolismo venoso.

 

Situação 02: Paciente com alto risco de tromboembolismo venoso e cirurgia de alto risco

Neste caso, a descontinuação do anticoncepcional pode ser uma alternativa razoável, desde que conversado com a paciente. A mesma deve ser orientada quanto ao uso de métodos contraceptivos alternativos, bem como sentir-se segura e confortável com a suspensão da medicação. Sugere-se também realizar um teste de gravidez antes da cirurgia.

Situação 03: A mesma situação acima, porém paciente não apresenta condições que favoreçam a suspensão do ACO

Caso a paciente não possa ou prefira não usar métodos alternativos de prevenção de gravidez, continuar o ACO é apropriado. Nesta situação, todas as medidas de profilaxia de tromboembolismo durante o perioperatório devem ser adotadas rigorosamente.

Quanto tempo suspender o anticoncepcional antes da cirurgia?

Se for decidido pela suspensão, os anticoncepcionais devem ser descontinuados 04 semanas antes da cirurgia. As mulheres que suspenderam o ACO devem usar métodos contraceptivos alternativos eficazes, e realizar um teste de gravidez antes (próximo) da cirurgia.

 

Em resumo:

Médica dando a mão para paciente 02

Continuar ou suspender o anticoncepcional vai depender da avaliação do risco individual de tromboembolismo venoso, do tipo de cirurgia a ser realizado, aliado a uma boa comunicação com a paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice