Pular para o conteúdo

Checkup

checkup e qualidade de vida

PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR

“Através da prevenção, torna-se possível viver mais tempo com qualidade de vida”, destaca Dr. Rafael Otsuzi

Medicine doctor and stethoscope touching medical information network connection interface on digital tablet in hospital background. Medical data and technology network concept

No checkup cardiológico ou consulta cardiológica de rotina são avaliados a história clínica pessoal detalhada, antecedentes familiares, exame físico completo, com atenção especial para presença de sopros e alterações no ritmo cardíaco e pressão arterial. São solicitados exames complementares como eletrocardiograma, exames laboratoriais como glicemia, dosagem de lípides, hemograma e função renal, entre outros.

Dependendo dos achados iniciais, são realizados exames adicionais, como Ecocardiograma, Teste Ergométrico, MAPA e/ou Holter de 24 horas.

Após se dedicar nos últimos 13 anos, aos cuidados de pacientes em estado crítico ou emergências cardiovasculares de alto risco, o cardiologista Dr. Rafael Otsuzi enfatiza a importância na prevenção cardiovascular: ” Pela experiência vivida com intensas horas em UTI e Salas de Emergências, tenho a convicção que eventos potencialmente fatais, como Infarto e AVC podem ocorrer subitamente se os cuidados com doenças, por vezes silenciosas ou subclínicas, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia não forem adequadamente tomados”.

Conforme descrito acima, destaco texto que foi publicado esse mês em importante revista de Saúde de Ribeirão Preto, em que enfatizo a importância da prevenção.

Cerca de 400 mil brasileiros morrem de doenças cardiovasculares por ano. Além da tristeza de óbitos, as sequelas dessas doenças são muito comuns em nosso país. Eu particularmente, presenciei centenas de Infartos e AVCs, além de quadros de Insuficiência Cardíaca, Arritmias Instáveis, Choques e Insuficiência Respiratória Aguda, e hoje tenho me dedicado em fazer uma correta investigação no consultório e reforçar sempre orientações para mudanças no estilo de vida que possibilite benefícios em prevenção primária e adicionalmente viver com qualidade de vida.

Foto-Revide-Curriculo-For-web

Veja mais:

checkup e qualidade de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice