Pular para o conteúdo

Suplementos vitamínicos – O que você precisa saber

O que são vitaminas?

capsulas de vitaminas

Vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos. A maioria das vitaminas são substâncias que o corpo não pode fazer por conta própria, mas que necessita para funcionar bem.

Os suplementos vitamínicos são pílulas, cápsulas ou líquidos que possuem vitaminas. Os suplementos são outras fontes (além do alimento) que as pessoas podem obter vitaminas.

Devo tomar suplementos vitamínicos? 

Você provavelmente não precisa tomar suplementos vitamínicos. Mas provavelmente não vai sofrer danos se tomar pequenas doses de vitaminas individuais.

Os especialistas recomendam que a maioria dos adultos tire suas vitaminas dos alimentos e não dos suplementos. Isso porque comer alimentos ricos em vitaminas tem outros benefícios, além de obter as vitaminas que você precisa. Ainda assim, existem alguns casos em que os suplementos vitamínicos podem ser úteis.

Por exemplo, as mulheres que estão grávidas ou planejam engravidar devem tomar certos suplementos. Isso é discutido com mais detalhes abaixo.

Há também alguns grupos que podem se beneficiar de suplementos vitamínicos. Esses incluem:

Adultos com 65 anos ou mais –  Os adultos mais velhos podem se beneficiar de tomar de 600 a 800 unidades de vitamina D por dia. Isso pode ajudar a fortalecer os ossos e evitar quedas com fraturas.
Pessoas com deficiências vitamínicas – Uma deficiência de vitamina é quando uma pessoa não tem o suficiente de uma determinada vitamina para uma boa saúde. As pessoas com deficiências vitamínicas às vezes precisam de suplementos. Se você tem uma deficiência de vitamina, seu médico irá dizer-lhe quais suplementos tomar e em que dose. Você pode até precisar de tomar doses altas de ataque de vitaminas.
Pessoas que realizaram cirurgia báriatrica  – As pessoas que fizeram cirurgias para redução de peso muitas vezes não conseguem obter todas as vitaminas que elas precisam dos alimentos. Se você teve uma cirurgia de perda de peso, pergunte ao seu médico se precisar de suplementos. Ele pode dizer-lhe quais são os mais indicados para você.
Pessoas que não comem produtos animais (chamados de vegetarianos) – Pessoas que não comem carne, ovos, leite ou outros alimentos que vêm de animais às vezes precisam de suplementos. Se você seguir uma dieta vegetarina, pergunte ao seu médico se você deve tomar algum suplemento.

Existem suplementos vitamínicos que eu não deveria tomar?

Sim.

Aqui estão alguns suplementos vitamínicos que podem causar problemas:

Vitamina A – Em locais onde as pessoas têm bons acessos a alimentos saudáveis, alguns médicos especialistas são contra tomar suplementos de vitamina A. Isso ocorre porque os suplementos de vitamina A podem aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas e fraturas ósseas. Em mulheres grávidas, tomar muita vitamina A pode prejudicar o bebê.
Vitamina E – Médicos não recomendam tomar suplementos de vitamina E em doses altas. Estudos sugerem que os suplementos de vitamina E em determinadas doses podem aumentar o risco de morrer.


Qual é a melhor maneira de obter as vitaminas que eu preciso dos alimentos?

web-frutas-com-agua

A melhor maneira é comer uma dieta que inclua muitas frutas, vegetais e grãos inteiros, e não muito de carnes ou alimentos gordurosos. Algumas vitaminas são encontradas apenas em fontes de animais, como carne ou ovos. Mas no geral, frutas e vegetais têm as maiores concentrações de vitaminas. Frutas e vegetais também têm muitas fibras e outros ingredientes que promovem a boa saúde.

E se você quiser engravidar? 

Se você quer engravidar, tome um multivitamínico “pré-concepcionais” todos os dias que tenha pelo menos 400 microgramas de ácido fólico (uma das vitaminas B´s). Isso ajuda a prevenir alguns defeitos de nascimento. Comece a tomar o multivitamínico pelo menos um mês antes de começar a tentar engravidar.

É importante não tomar muita vitamina durante a gravidez, especialmente a vitamina A. Mostre ao seu médico as vitaminas que você planeja tomar para garantir que as doses sejam seguras para você e seu bebê.

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice