Pular para o conteúdo

Dermatite Atópica – Eczema

 

eczema-01-grande

A dermatite atópica, também conhecida como eczema, é um problema de pele que causa pele seca, pruriginosa, escamosa e vermelha. Pode ocorrer em bebês, crianças e adultos, e parece ser mais comum em certas famílias. O eczema pode ser tratado com hidratantes e pomadas e alguns medicamentos.

QUAIS AS CAUSAS DO ECZEMA? 

A causa do eczema não é completamente compreendida, embora os fatores hereditários parecem desempenhar um papel importante. Na maioria das pessoas, a dermatite atópica é causada por uma disfunção genética na camada mais externa da pele (a epiderme). A epiderme é a primeira linha de defesa entre o corpo e o meio ambiente. Quando a epiderme está intacta, mantém irritantes ambientais, alérgenos e micróbios protegidos de entrar no corpo.

Apesar da crença popular, em crianças, o eczema raramente está ligado a alergias alimentares. Se houver uma suspeita de alergia alimentar, a criança deve ser avaliada por um especialista em alergias.

QUAIS OS SINTOMAS DO ECZEMA?

A maioria das pessoas com eczema desenvolve seus primeiros sintomas antes dos cinco anos de idade. A coceira intensa da pele, manchas de vermelhidão, pequenas protuberâncias e descamação da pele são comuns. Coçar a pele pode causar inflamação cutânea adicional, o que pode piorar ainda mais o prurido. A coceira pode ser mais notável durante a noite.

As características do eczema variam de um indivíduo para outro e podem mudar ao longo do tempo. Embora o eczema seja geralmente confinado a áreas específicas do corpo, pode afetar várias áreas em casos graves:

? Em lactentes, pode haver áreas vermelhas, escamosas e crostas na frente dos braços e pernas, bochechas ou couro cabeludo. A área da fralda geralmente não é afetada.

? Em crianças e adultos, o eczema geralmente afeta a parte de trás do pescoço, o cotovelo e a parte de trás dos joelhos. Outras áreas afetadas podem incluir o rosto, os punhos e os antebraços. Com o passar dos tempos, a pele pode ficar engrossada e escurecida, ou mesmo com cicatrizes, por raspagens repetidas.

A pele também pode ser infectada como resultado de arranhões. Os sinais de infecção incluem choques vermelhos dolorosos que às vezes contêm pus; um médico deve ser consultado se isso ocorrer.

eczema 02

Outros achados em pessoas com eczema podem incluir:

? Pele seca e escamosa
? Folículos capilares enrolados que provocam pequenas protuberâncias, geralmente no rosto, nos braços e nas coxas
? Maior aumento da pele nas palmas das mãos e / ou uma dobra extra da pele sob o olho
? Escurecimento da pele ao redor dos olhos

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO DE ECZEMA?

Não há teste específico usado para diagnosticar eczema. O diagnóstico geralmente é baseado na história médica e no exame físico de uma pessoa.

Fatores que sugerem fortemente eczema incluem prurido de longa data e recorrente, histórico pessoal ou familiar de condições alérgicas e uma idade precoce quando os sintomas começaram. Outros fatores incluem sintomas agravados após exposição a determinados gatilhos ou a qualquer dos achados da pele observados acima.

COMO É O TRATAMENTO DO ECZEMA?

O eczema é uma condição crônica.

Normalmente melhora e depois piora periodicamente. Algumas pessoas não apresentam sintomas durante vários anos. O eczema não é curável, embora os sintomas possam ser controlados com uma variedade de medidas de autocuidado e terapia medicamentosa.

Quem trata o eczema? 

Muitos pacientes com dermatite atópica podem inicialmente ser tratados pelo seu próprio médico (pediatra, clínico, entre outros). No entanto, um especialista em pele (dermatologista) pode ser recomendado em certas situações, como se a condição não melhorar com o tratamento, se certas áreas do corpo estiverem afetadas (rosto ou dobras de pele) e se outra condição oculta puder ser a causa dos sintomas.

Tratamento – Eliminar fatores agravantes

A eliminação de fatores que pioram o eczema pode ajudar a controlar os sintomas. Fatores agravantes podem incluir:

? Calor, transpiração, ambientes secos
? Estresse emocional ou ansiedade
? Mudanças rápidas de temperatura
? Exposição a determinados produtos químicos ou soluções de limpeza, incluindo sabões e detergentes, perfumes e cosméticos, lã ou fibras sintéticas, poeira, areia e fumaça de cigarro.

Tratamento – Manter a pele hidratada

Emolientes – Emolientes são cremes e unguentos que hidratam a pele. Os melhores emolientes para pessoas com dermatite atópica são cremes espessos (como Eucerin, Cetaphil e Nutraderm) ou pomadas (como vaselina ou aquaphor), que contêm pouca ou nenhuma água. Os emolientes são mais eficazes quando aplicados imediatamente após o banho. Os emolientes podem ser aplicados duas vezes por dia ou, mais frequentemente, se necessário. Loções contém mais água do que cremes e unguentos e são menos eficazes para hidratar a pele.

eczema-pomada

Banhos – Não está claro se banhos contribuem para manter a pele hidratada. Banhos ou chuveiros quentes podem hidratar e esfriar a pele, aliviando temporariamente a coceira do eczema. No entanto, banhos quentes ou longos (maior que 10 a 15 minutos) e chuveiros devem ser evitados, pois podem ressecar a pele.

Um sabão sem perfume, suave ou não solvente (como Cetaphil) deve ser usado com moderação. Um emoliente deve ser aplicado imediatamente após o banho para evitar que a pele seque como resultado da evaporação da água.

Em alguns casos, os profissionais de saúde podem recomendar banhos de alvejante diluídos para pessoas com eczema. Estes banhos ajudam a diminuir o número de bactérias na pele que podem causar infecções ou piorar os sintomas.

Como tratar a irritação da pele?

Esteroides tópicos – Os cremes e pomadas de esteróides (corticosteróide) podem ser recomendados para controlar dermatite atópica leve a moderada. Os cremes e pomadas de esteróides estão disponíveis em uma variedade de potências. É sugerido que um médico recomende a potência e duração do uso.

Os cremes ou pomadas de esteróides são geralmente aplicados à pele uma ou duas vezes por dia. Esses ajudam a reduzir os sintomas e hidratar a pele. À medida que a pele melhora, um emoliente hidratante pode ser retomado.

Esteróides tópicos fortes podem ser necessários para controlar inflamações graves do eczema; No entanto, estes devem ser usados apenas por curtos períodos de tempo para evitar a atrofia e outros danos na pele.

Outros tratamentos de pele – Tratamentos de pele mais recentes para eczema incluem tacrolimus (Protopic) e pimecrolimus (Elidel). Esses são eficazes no controle do eczema, embora não funcionem tão rapidamente quanto os esteróides tópicos. Eles são úteis em áreas sensíveis, como o rosto e as virilhas, e podem ser usados em crianças com mais de dois anos de idade. Devido a preocupações de segurança, esses tratamentos só devem ser usados conforme instruído por um profissional de saúde.

Esteroides orais – Os esteróides orais ocasionalmente são usados para tratar um alargamento grave do eczema, embora este tratamento geralmente não seja recomendado de rotina devido a efeitos colaterais potenciais.

1337105101_medicamentos03

Terapia de luz ultravioleta (fototerapia) – A terapia de luz ultravioleta (fototerapia) pode efetivamente controlar a dermatite atópica. No entanto, esta terapia é dispendiosa, pode aumentar o risco de câncer de pele de uma pessoa e, portanto, é recomendado apenas para pessoas com eczema grave que não respondem a outros tratamentos.

Medicamentos imunossupressores – Drogas que enfraquecem o sistema imunológico podem ser recomendadas para pessoas com eczema grave que não melhoram com outros tratamentos. O tratamento com estas drogas pode causar efeitos colaterais graves, incluindo um risco aumentado de infecção.

Medicamentos injetáveis – A medicação “biológica” injetável dupilumab, que visa o sistema imunológico, pode ser benéfica para o tratamento da dermatite atópica. Devido ao seu alto custo e potenciais efeitos colaterais, esse medicamento é reservado para adultos com dermatite atópica grave que não respondeu a outros tratamentos.

Como controlar a coceira?

Anti-histamínicos orais – Os anti-histamínicos orais, conhecidos popularmente podem ajudar a aliviar a coceira. Basicamente existem os anti-histamínicos sedativos (que tem o efeito colateral de causar sono) e os anti-histamínicos que não causam sonolência.

Tecidos úmidos – Tecidos molhados podem ajudar a aliviar e hidratar a pele, reduzir a coceira e a vermelhidão, afrouxar as áreas crostas e evitar ferimentos na pele devido a riscos.

Veja mais:

 

Artigo Extra – Dermatite Atópica em Bebês

Perguntas e respostas sobre dermatite atópicas em bebês

  1. O que é dermatite atópica em bebês? R: A dermatite atópica em bebês é uma condição crônica da pele que causa manchas vermelhas, coceira e pele seca. É uma forma comum de eczema que afeta bebês e crianças.
  2. Quais são os sintomas da dermatite atópica em bebês? R: Os sintomas da dermatite atópica em bebês incluem manchas vermelhas, coceira, pele seca, crostas e descamação da pele. Em casos graves, a pele pode ficar inflamada e pode ocorrer infecção.
  3. O que pode causar dermatite atópica em bebês? R: A dermatite atópica em bebês é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Pode ser desencadeada por irritantes da pele, alérgenos, mudanças de temperatura, estresse e outros fatores.
  4. Como a dermatite atópica em bebês é diagnosticada? R: O diagnóstico da dermatite atópica em bebês é geralmente feito com base nos sintomas e na aparência da pele. Em alguns casos, pode ser necessário realizar testes para descartar outras condições de pele.
  5. Como a dermatite atópica em bebês é tratada? R: O tratamento da dermatite atópica em bebês pode incluir hidratação da pele com loções e cremes, uso de medicamentos tópicos para reduzir a inflamação e a coceira, e evitar gatilhos conhecidos.
  6. A dermatite atópica em bebês pode ser curada? R: Não há cura para a dermatite atópica em bebês, mas os sintomas podem ser gerenciados com sucesso com o tratamento adequado.
  7. A dermatite atópica em bebês é contagiosa? R: Não, a dermatite atópica não é contagiosa e não pode ser transmitida de bebê para bebê.
  8. Qual é a idade mais comum para a dermatite atópica se desenvolver em bebês? R: A dermatite atópica pode se desenvolver em bebês com tão poucos meses de idade e é mais comum em bebês e crianças pequenas.
  9. A dermatite atópica em bebês é hereditária? R: Sim, a dermatite atópica pode ser hereditária e tende a ocorrer em famílias com histórico de alergias e asma.
  10. Quais são os fatores de risco para a dermatite atópica em bebês? R: Os fatores de risco para a dermatite atópica em bebês incluem histórico familiar de alergias e asma, exposição a irritantes da pele e mudanças climáticas.

Claro, aqui estão mais algumas perguntas e respostas sobre dermatite atópica em bebês:

  1. A dermatite atópica em bebês pode afetar outras partes do corpo além da pele? R: Sim, em casos graves, a dermatite atópica pode afetar outras partes do corpo, como o couro cabeludo, o rosto e até mesmo as mãos e os pés.
  2. É possível prevenir a dermatite atópica em bebês? R: Não há uma maneira conhecida de prevenir a dermatite atópica em bebês, mas evitar irritantes da pele conhecidos pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver a condição.
  3. Quais são as opções de tratamento para a dermatite atópica em bebês? R: As opções de tratamento para a dermatite atópica em bebês incluem hidratantes, medicamentos tópicos, como corticosteroides e imunomoduladores tópicos, e, em casos graves, medicamentos orais.
  4. Como posso ajudar meu bebê a lidar com a dermatite atópica? R: Além do tratamento médico, você pode ajudar seu bebê a lidar com a dermatite atópica mantendo a pele hidratada, evitando irritantes conhecidos, mantendo as unhas curtas para evitar coçar a pele e vestindo roupas confortáveis ??e respiráveis.
  5. É seguro usar corticosteroides tópicos em bebês? R: Sim, corticosteroides tópicos são seguros para uso em bebês quando administrados corretamente e sob a supervisão de um médico. É importante seguir as instruções do médico e da bula do medicamento e informar o médico sobre quaisquer efeitos colaterais.
  1. Qual é a diferença entre dermatite atópica e eczema em bebês? R: A dermatite atópica é uma forma de eczema que é causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Outros tipos de eczema podem ser causados ??por alergias ou irritantes da pele.
  2. A dermatite atópica em bebês pode ser desencadeada por alimentos? R: Sim, em alguns casos, a dermatite atópica em bebês pode ser desencadeada por alimentos, como leite, ovos ou trigo.
  3. Qual é a melhor maneira de tratar a dermatite atópica em bebês com pele muito seca? R: A melhor maneira de tratar a dermatite atópica em bebês com pele muito seca é manter a pele hidratada com cremes e loções hidratantes.
  4. A dermatite atópica em bebês pode ser confundida com outras condições de pele? R: Sim, a dermatite atópica em bebês pode ser confundida com outras condições de pele, como psoríase ou dermatite de contato. É importante consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.
  5. A dermatite atópica em bebês pode ser tratada com remédios caseiros? R: Algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas da dermatite atópica em bebês, como tomar banhos mornos com aveia coloidal, aplicar compressas frias na pele afetada e evitar irritantes conhecidos. No entanto, é importante consultar um médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados.
  1. A exposição ao sol pode piorar a dermatite atópica em bebês? R: Sim, a exposição ao sol pode piorar a dermatite atópica em bebês, especialmente em pele sensível. É importante proteger a pele do bebê com protetor solar e roupas protetoras.
  2. A dermatite atópica em bebês pode afetar o desenvolvimento emocional? R: Sim, a dermatite atópica em bebês pode afetar o desenvolvimento emocional, especialmente se a coceira e a irritação da pele interferirem no sono e na alimentação adequados.
  3. Qual é o papel da dieta na dermatite atópica em bebês? R: Em alguns casos, certos alimentos podem desencadear a dermatite atópica em bebês. Se isso for suspeito, um médico pode recomendar a eliminação de certos alimentos da dieta do bebê.
  4. Qual é o prognóstico para a dermatite atópica em bebês? R: A dermatite atópica em bebês é uma condição crônica, mas pode ser gerenciada com sucesso com o tratamento adequado. Muitos bebês superam a condição quando ficam mais velhos.
  5. Como a dermatite atópica em bebês pode afetar a amamentação? R: A dermatite atópica em bebês pode afetar a amamentação se a coceira e a irritação da pele interferirem no conforto do bebê durante a amamentação. É importante manter a pele do bebê hidratada e evitar irritantes conhecidos para minimizar a coceira e a irritação.
  1. Como a dermatite atópica em bebês pode afetar a vida cotidiana dos pais? R: A dermatite atópica em bebês pode afetar a vida cotidiana dos pais, especialmente se a coceira e a irritação da pele interferirem no sono do bebê e na rotina de cuidados com a pele. Pode ser necessário ajustar a rotina diária para cuidar da pele do bebê.
  2. Existe alguma forma de prevenir a dermatite atópica em bebês? R: Não há uma forma conhecida de prevenir a dermatite atópica em bebês, mas manter a pele hidratada e evitar irritantes conhecidos pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver a condição.
  3. A dermatite atópica em bebês pode desaparecer por conta própria? R: Em muitos casos, a dermatite atópica em bebês desaparece por conta própria à medida que o bebê cresce. No entanto, o tratamento adequado pode ajudar a gerenciar os sintomas.
  4. A dermatite atópica em bebês pode ser tratada com medicamentos orais? R: Em casos graves, a dermatite atópica em bebês pode ser tratada com medicamentos orais, como corticosteroides, antihistamínicos ou imunomoduladores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice