O diabetes tipo 2 pode ser prevenido?
Sim!
Estudos mostram que as pessoas em risco podem prevenir diabetes tipo 2 por:
- Perda de peso (se estiver acima do peso)
- Manter-se ativo ou sair do sedentarismo
- Melhorar a alimentação
- Tomar certos medicamentos
Há algumas evidências de que parar de fumar também diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2, mas os cientistas necessitam de mais estudos para ter certeza. Mesmo assim, Deixar de fumar é sempre indicado pois diminuiu o risco de acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e muitos outros problemas.
O que aumenta o risco de diabetes tipo 2?
Existem alguns fatores que podem aumentar o risco de diabetes, incluindo:
? Estar acima do peso ou ser obeso, especialmente se a gordura estiver localizada na região abdominal (ao contrário de seus quadris, coxas e bumbum)
? Não fazer atividade física suficiente
? Fumar
? Ter histórico familiar de diabetes
? Ter diabetes durante a gravidez, chamado de “diabetes gestacional”.
? Além disso, as pessoas asiáticas, latinas ou negras são mais propensas a ter diabetes do que as pessoas brancas.
Existem testes que podem encontrar pessoas em risco?
Sim.
Existem 3 testes diferentes que podem ajudar os médicos a dizer se uma pessoa pode desenvolver diabetes tipo 2. Todos os 3 testes medem o açúcar (glicose) no sangue, de diferentes maneiras.
O seu médico decidirá qual o teste mais indicado para você.
Se um exame de sangue mostra que o açúcar no sangue de uma pessoa é maior do que o normal, mas não alto o suficiente para ser chamado de diabetes, os médicos chamam de “pré-diabetes”.
Pessoas com pré-diabetes estão em alto risco de desenvolver diabetes se não se cuidarem adequadamente.
- Teste de glicose em jejum – Este teste mede o seu nível de açúcar no sangue após jejum de 8 horas (pode tomar água). Pessoas com pré-diabetes têm glicemia de jejum entre 100 e 125.
- Teste de tolerância à glicose – Conhecido como GTT: _São feitas duas medidas de glicose sanguínea. A primeira medida em jejum e a segunda medida 02 horas após uma sobrecarga com açúcar.
As pessoas com pré-diabetes têm resultados de tolerância à glicose entre 140 e 199.
- Teste de hemoglobina glicada (também denominado HbA1C ou A1C) – É um exame de sangue que mostra qual seu nível médio de açúcar sanguíneo nos últimos 2 a 3 meses. Pessoas com pré-diabetes têm níveis de A1C entre 5,7 e 6,4.
O que devo fazer se tiver pré-diabetes?
Se você tiver pré-diabetes, faça mudanças no estilo de vida para reduzir a chance de desenvolver diabetes. Veja o que você deve fazer:
- Perder peso – Perder 5 a 10% do seu peso corporal pode diminuir muito seu risco. Se você pesa 100kg, isso significa que você deve perder 5 a 10kg. Se você pesa 70kg, isso significa que você deve perder 4 a 07kg.
- Alimenta-se adequadamente – Escolha uma dieta rica em frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura, diminuir carnes, doces e grãos refinados. Fique longe de bebidas doces, como refrigerante e suco
- Estar ativo por 30 minutos por dia – Você não tem obrigação de ir a academia para obter um benefício. Caminhar, dançar e subir escadas são atividades que podem ajudar.
- Parar de fumar – Se você fuma, pergunte ao seu médico ou enfermeiro sobre como parar de fumar. As pessoas são muito mais propensas a ter sucesso com ajuda de medicamentos.
- Tome os seus medicamentos – Se o seu médico prescreveu medicamentos, tome-os todos os dias, como indicado. Isso vale para medicamentos para prevenir a diabetes e para aqueles para baixar a pressão arterial ou colesterol. Pessoas com pré-diabetes têm um risco maior do que a média da população de sofrer ataques cardíacos, derrames e outros problemas, então todos esses cuidados são importantes.
#Publicado em Março de 2017
1 comentário