Pular para o conteúdo

Visão geral sobre Acne

 

 

A acne é a desordem a mais comum da pele no Brasil, afetando aproximadamente 80 por cento dos adolescentes e 20 por cento dos adultos.

web-acne

 

Como se desenvolve a acne?

Resumidamente:

Oleosidade excessiva pelas glândulas sebáceas,

Entupimento dos poros, formando microcomedões, conhecidos popularmente como ´´cravos´´.

Proliferação bacteriana (Propionibacterium acnes)

Inflamação e formação das ´´espinhas´´.

 

Qual a relação das alterações hormonais com a acne?

Alterações hormonais durante a adolescência fazem com que as glândulas sebáceas se tornem aumentadas e a produção de sebo aumenta. Na maioria das pessoas com acne, os níveis hormonais são normais, mas as glândulas sebáceas são altamente sensíveis aos hormônios.

Em alguns casos, os níveis de hormônios das mulheres são afetados por algum problema de saúde adicional, como por exemplo a síndrome do ovário policístico.

 

Qual a duração da acne? 

Acne tende a se resolver entre as idades de 30 a 40 anos, embora possa persistir ou desenvolver pela primeira vez durante a idade adulta.

A acne pós-adolescente afeta predominantemente mulheres, em contraste com a acne adolescente, que afeta predominantemente homens.

A acne pode exacerbar antes do período menstrual de uma mulher, especialmente em mulheres com mais de 30 anos.

web-acne-mulher-com-lente-de-aumento

Quais outros fatores que levam a acne?

Fatores externos – Os cosméticos à base de óleo podem contribuir para o desenvolvimento da acne. Óleos e gorduras em produtos capilares também podem piorar lesões cutâneas. Produtos à base de água ou “não comedogênicos” são menos propensos a piorar a acne.

Pessoas com acne geralmente usam sabonetes e adstringentes. Enquanto esses tratamentos removem o sebo da superfície da pele, eles não diminuem a produção da oleosidade. Dessa forma, esfregar o rosto frequentemente ou de maneira agressiva com esses agentes pode piorar a acne.

Dieta – O papel da dieta na acne é controverso. Alguns estudos têm encontrado associações fracas entre o leite de vaca e um aumento do risco de acne, talvez por causa de hormônios que ocorrem naturalmente no leite.

Stress – O estresse psicológico, provavelmente, pode piorar a acne. Em vários estudos com alunos, a severidade da acne agravou-se durante períodos de maior estresse.

 

Quais os tratamentos para acne?

 

Não há um único melhor tratamento para a acne, e muitas vezes combinações de tratamentos são recomendadas.

Uma vez que as lesões de acne levam pelo menos oito semanas para amadurecer, você deve usar um tratamento por um mínimo de dois a três meses antes de decidir se o tratamento é eficaz ou se houve falha.

 

Quais os cuidados com a pele com acne?

Um aspecto importante do tratamento da acne são os cuidados com a pele.

Higiene da pele – Lavar o rosto não mais do que duas vezes por dia, não use sabonete, ao invés, use um agente de limpeza web-lavar-o-rosto
facial delicado para pele oleosa. Vigorosa lavagem ou esfregar de maneira excessiva pode piorar a acne e danificar a superfície da pele.

 

Não espremer ou apertar espinhas porque isso pode piorar a acne e causar inchaço da pele e cicatrizes. Também pode infectar as lesões.

Hidratantes – O uso de um hidratante minimiza a secura e descamação da pele, que são efeitos colaterais comuns de alguns tratamentos da acne. Hidratantes que são rotulados como “não-comedogênicos” são menos propensos a entupir os poros da pele.

Proteção solar – Alguns tratamentos de acne aumentam a sensibilidade da pele à luz solar (por exemplo, retinóides, doxiciclina). Para minimizar os danos solares na pele, evite a exposição solar excessiva e use um protetor solar com FPS 30 ou superior, de amplo espectro (que bloqueia a luz UVA e UVB) antes da exposição ao sol.

 

Quais os tipos de acne e seus tratamentos?

Acne não inflamatória – Acne não inflamatória causa comedões fechados ou abertos (cravinhos) sem vermelhidão ou inchaço da pele.

Muitas vezes são utilizados retinóides tópicos (tretinoína, adapaleno) para tratamento de acne não inflamatória.

 

Retinóides são geralmente aplicados uma vez por dia, embora possa ocorrer irritação e ter que diminuir o uso, e depois aumentar conforme tolerado. (Conforme orientado pelo médico – não usar sem orientação médica)

A maioria das pessoas se torna mais tolerante aos retinóides, após uso prolongado.

web-creme-no-rosto

A maioria dos retinóides estão disponíveis em gel ou creme. Pessoas com pele oleosa podem preferir a forma de gel porque eles têm um efeito de secagem, enquanto pessoas com pele seca podem preferir um creme.

Retinóides podem causar irritação da pele, sendo necessário aplicar um protetor solar com FPS 30 ou mais antes da exposição do sol.

Outros produtos para acne – Pessoas que não toleram retinóides podem tentar outros medicamentos tópicos, recomendados pelo médico, como por exemplo ácido azelaico, ou peelings de ácido salicílico. Esses tratamentos podem ser úteis na redução da acne não-inflamatória, e o ácido azelaico pode reduzir o escurecimento da pele relacionado à acne.

 

Quais tratamentos para acne inflamatória leve a moderada?

A acne leve a moderada com alguma inflamação, é geralmente tratada com uma combinação de medicamentos.

Geralmente peróxido de benzoíla com um antibiótico tópico e / ou retinóide (por exemplo, tretinoína), é mais eficaz do que o tratamento com um único agente.

Peróxido de benzoíla – O peróxido de benzoíla é normalmente aplicado duas vezes por dia. Pode ser combinado com um retinóide tópico, caso em que o peróxido de benzoíla é aplicado de manhã e o retinóide é aplicado à noite. Peróxido de benzoíla pode irritar a pele, às vezes causando vermelhidão e descamação da pele, e pode branquear roupas, toalhas, roupas de cama e cabelos.

Antibióticos tópicos – Antibióticos tópicos (cremes ou líquidos) controlam o crescimento de bactérias acne e reduzem a inflamação. Os antibióticos tópicos incluem eritromicina, clindamicina, sulfacetamida e dapsona.

 

Quais os tratamentos para acne moderada a grave?

Para pessoas com acne inflamatória moderada a grave , podem ser recomendados antibióticos orais ou um retinóide oral conhecido como Roacutan® (isotretinoína). A medicação tópica pode ser usada em combinação com antibióticos orais.

As mulheres muitas vezes se beneficiam de tratamento hormonal com uma pílula anticoncepcional.

Antibióticos orais – Os antibióticos orais trabalham para retardar o crescimento de bactérias produtoras de acne. No entanto, antibióticos orais podem ter efeitos colaterais incômodos, incluindo infecções vaginais em mulheres e transtornos de estômago.

Doxiciclina, limeciclina e minociclina são os antibióticos orais mais comumente prescritos para acne. Não podem ser utilizados durante a gravidez ou em crianças com menos de nove anos de idade.

web-antbiotics.jpg

Isotretinoína oral – Isotretinoína oral (Roacutan®) é uma medicação retinóide potente que é extremamente eficaz no tratamento da acne grave. Cura ou melhora significativamente a acne na maioria dos pacientes. A isotretinoína oral é eficaz no tratamento dos tipos mais desfigurantes de acne.

A isotretinoína oral é geralmente tomada em forma de pílula uma ou duas vezes por dia com alimentos por cerca de 20 semanas. Em alguns casos, a acne pode inicialmente piorar antes de realmente melhorar. Para reduzir o risco para esta erupção inicial de acne, a isotretinoína é por vezes dada a uma dose mais baixa para o primeiro mês de tratamento. Após o tratamento ser interrompido, a melhora pode continuar por até cinco meses.

 

Quais os efeitos da Isotretinoína Oral?

Efeitos secundários e riscos – Apesar dos seus efeitos positivos, a isotretinoína oral pode ter efeitos secundários graves e deve ser utilizada com precaução. Tomar isotretinoína durante a gravidez pode causar aborto espontâneo e malformações que ameaçam a vida do bebê. Por estas razões, há regras estritas no Brasil para os médicos no que se refere ao uso e prescrição da isotretinoína oral. As prescrições de isotretinoína são reguladas, e exige o seguinte: gravidez-proibida

? Todas as mulheres devem ter dois testes de gravidez negativos antes de receberem uma prescrição, e então eles devem ter testes de gravidez mensais ao longo do curso do tratamento.

? Qualquer mulher que é ou pode tornar-se sexualmente ativa com um parceiro masculino deve usar duas formas de controle de natalidade pelo menos um mês antes de iniciar a terapia e continuar até um mês após parar a isotretinoína.

 

Pode ocorrer uma variedade de efeitos secundários não relacionados com a gravidez durante a terapêutica com isotretinoína:

? Pode ocorrer secura ou descamação da pele, sensação de dor e rachaduras nos lábios, prurido, dor muscular, hemorragias nasais, dificuldade em usar lentes de contato e sensibilidade ao sol.
? Existe preocupação quanto à relação entre isotretinoína e depressão e comportamento suicida. Embora não haja evidência suficiente para concluir que ela provoca depressão ou comportamento suicida, os pacientes que tomam isotretinoína devem relatar qualquer sintoma de tristeza, depressão ou ansiedade ao seu médico.
? A isotretinoína pode causar aumentos nos níveis sanguíneos de triglicerídeos (substâncias gordurosas relacionadas ao colesterol), dano hepático, pancreatite e alterações nas contagens sanguíneas. Não está claro se o tratamento com isotretinoína aumenta o risco de doenças inflamatórias do intestino, tais como colite ulcerativa e doença de Crohn.
Enquanto muitos desses efeitos colaterais podem ser gerenciados sem parar a droga, outros podem ser perigosos e exigem que você pare de tomá-lo imediatamente. Fique em contato com seu médico e siga as instruções para fazer exames de sangue regulares para monitorar o colesterol, os triglicérides, a função hepática e a contagem de sangue.

 

Como é a terapia hormonal para acne?

web-pills

 

Terapia hormonal – O hormônio estrogênio pode ajudar a compensar o efeito de andrógenos (hormônios responsáveis pelo desenvolvimento da acne). Tratamento de estrógeno na forma de uma pílula anticoncepcional às vezes é recomendado para mulheres com acne moderada ou grave.

Nem todos os contraceptivos orais devem ser usados para o tratamento da acne. Alguns podem realmente piorar a acne. Certos tipos de dispositivos intra-uterinos (DIU) e algumas formas injetáveis de controle de natalidade também podem piorar a acne. Discuta as melhores opções com seu médico.

Espironolactona é outro medicamento que pode ser usado para tratar a acne em mulheres. A espironolactona reduz os efeitos dos andrógenos.

Os benefícios de pílulas anticoncepcionais e outros medicamentos hormonais podem não ser notados até três a seis meses após o início do tratamento. O tratamento com medicamentos hormonais não é recomendado durante a gravidez.

Acne e gravidez

Muitos tratamentos da acne não são seguros para o uso durante a gravidez. As mulheres que estão grávidas ou que pretendem engravidar devem considerar parar todos os tratamentos de acne antes de engravidar. Se a terapia de acne se tornar necessária, discuta as opções com seu médico. São poucas mas existem opções de tratamento na gravidez.

acne-e-espinha

 

Quer se aprofundar no assunto?

Deixo a disposição minha monografia 

Monografia – Atualização na abordagem e tratamento da acne na mulher adulta – Dr. Rafael Vinicius Otsuzi

#Publicado em fevereiro de 2017

 

Veja mais:

2 comentários em “Visão geral sobre Acne”

  1. Avatar

    Olá! gostei muito, mas eu queria saber sobre manchas escuras no rosto, por mexer nas acnes, isso me prejudica, tenho vergonha do meu rosto.

  2. Avatar

    Oi. Meu nome é Erika, 39 anos. Fiz o tratamento com Roacutan por um ano, mas ainda tenho espinhas, não como antes, mas agora minha pele ficou mais escura e com muitos cravinhos. Gostaria de saber qual a melhor opção agora pois estou pretendendo engravidar, o que devo fazer? Gostaria de uma resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice