Pular para o conteúdo

Sinusite crônica – Guia completo sobre Causas e Tratamentos

Rino Sinusite Crônica
Sinusite Cronica 1

Os seios paranasais são bolsas ocas de ar nos ossos da face e cabeça, que provavelmente existem para amortecer o cérebro em um trauma. Os seios são revestidos com uma fina camada de tecido que normalmente produz uma pequena quantidade de muco para manter os seios saudáveis ??e lubrificados e eliminar os germes.

A rinossinusite ocorre quando o revestimento dos seios fica infectado ou irritado, torna-se inchado e criando muco extra. O revestimento inchado também pode interferir na drenagem do muco.

A rinossinusite crônica refere-se a uma condição que dura pelo menos 12 semanas, apesar de ser tratada, e causa pelo menos dois dos seguintes sintomas:

  • Congestão nasal
  • Secreção mucosa do nariz ou muco que escorre pela parte de trás da garganta
  • Dor facial, pressão ou “plenitude”
  • Uma diminuição do sentido do olfato

A rinossinusite crônica é diferente da forma mais comum de rinossinusite (chamada de rinossinusite aguda), que é uma infecção temporária dos seios que ocorre frequentemente após resfriados. A rinossinusite crônica é um problema mais persistente, o que requer uma abordagem específica de tratamento. Às vezes ela é esquecida por ambos, pacientes e profissionais de saúde, porque os sintomas são de baixo grau e crônicos.

Se você foi tratado para rinossinusite com antibióticos várias vezes em um único ano ou se você tiver dois ou mais dos sintomas listados acima durante grande parte do ano, fale com seu médico se você pode ter rinossinusite crônica.

Quais são as causas?

Ao contrário da rinossinusite aguda, que geralmente é causada por infecção, a rinossinusite crônica muitas vezes tem causas mais complicadas e evasivas. Infecções podem certamente contribuir para a rinossinusite crônica ou agravá-la, mas as pessoas com a condição crônica geralmente têm uma longa inflamação que não pode ser explicada por uma infecção sozinha.

Os profissionais de saúde dividem a rinossinusite crónica em três categorias diferentes, dependendo das características que estão presentes.

  • Rinossinusite crônica sem polipose nasal – A rinossinusite crônica sem polipose nasal é o tipo mais comum de rinossinusite. Nesta forma de rinossinusite, o inchaço e a irritação do revestimento do seio podem ser causados ??por diferentes fatores, como alergias ou irritações a alérgenos no ar e infecções. Os fatores são diferentes para cada pessoa.
  • Rinossinusite crônica com polipose nasal – Algumas pessoas com rinossinusite crônica possuem pólipos nasais, que são crescimentos anormais dentro de seus narizes ou seios paranasais. Os pólipos podem se tornar grandes e numerosos o suficiente para entupir os seios, causando sintomas. Os cientistas não compreendem completamente por que algumas pessoas formam pólipos nasais. O tratamento envolve medicamentos para encolher os pólipos ou cirurgia para removê-los. Algumas pessoas precisam de ambos.
  • Rinossinusite crônica com alergia a fungos (“rinossinusite fúngica alérgica”) – Algumas pessoas com rinossinusite crônica desenvolvem uma forte resposta alérgica a fungos dentro de seus seios paranasais. É normal que o ar contenha pequenas quantidades de fungos (esporos aéreos), e a maioria das pessoas pode respirar ar contendo esporos fúngicos sem problemas. No entanto, em algumas pessoas, a alergia a fungos faz com que o revestimento do seio produza muco espesso, denso que preenche os seios paranasais. Para diagnosticar este tipo de rinossinusite crônica, um profissional de saúde pode encontrar muco espesso nos seios, ver fungos no muco sob o microscópio e/ou mostrar (com teste de alergia) que os pacientes são alérgicos a fungos.

Quais são os fatores de risco?

Vários fatores podem aumentar o risco de rinossinusite crônica ou piorar os sintomas uma vez que você tem a doença. Esses incluem:

  • Alergias – As alergias são muito mais comuns entre as pessoas com rinossinusite crônica do que entre as pessoas na população em geral. Isto é especialmente verdadeiro para as alergias que estão presentes durante todo o ano, como as de ácaros da poeira, pelo de animal, bolores e baratas. Alergias que são mal controladas podem piorar os sintomas da rinossinusite crônica.
  • Exposição ao fumo do tabaco ou irritantes no ar – A exposição à fumaça do cigarro ou certas toxinas ambientais, como o formaldeído, pode aumentar o risco de rinossinusite crônica.
  • Doenças do sistema imunológico – A maioria das pessoas com rinossinusite crônica tem sistemas imunológicos normais. No entanto, pessoas com certos problemas do sistema imunológico possuem um risco aumentado de rinossinusite crônica. Elas também podem ter problemas recorrentes com outras infecções, como infecções de ouvido e peito. O problema imunológico mais comum associado à rinossinusite crônica é a deficiência de anticorpos (hipogamaglobulinemia). No entanto, pode haver mais problemas sutis com a defesa imunológica que principalmente afetam apenas o nariz, seios paranasais e pulmões. O tipo de imunidade envolvido neste processo é chamado de imunidade inata. A imunidade inata funciona como um sistema de alarme para ativar outros componentes do sistema imunológico, como glóbulos brancos (granulócitos e linfócitos).
  • Infecções virais – Algumas pessoas desenvolvem rinossinusite crônica após terem repetidas infecções virais (como o resfriado comum), embora não esteja claro que as infecções realmente causem a rinossinusite crônica.
  • Desvio de septo – O pedaço de cartilagem que corre pela linha média do nariz e separa as narinas, chamado de septo, não é inteiramente reto em muitas pessoas. Essa é uma condição chamada de desvio de septo. Isso pode estar presente desde o nascimento ou se desenvolver mais tarde na vida como resultado de uma lesão do nariz. Um desvio de septo é uma causa comum de bloqueio nasal. Pode fazer com que uma narina ou, por vezes, ambas as narinas fiquem bloqueadas, mas não é uma causa comum de rinossinusite crônica.

Quais são os sintomas?

Como mencionado acima, os sintomas da rinossinusite crônica devem incluir dois ou mais dos seguintes:

  • Congestão nasal
  • Descarga mucosa do nariz ou muco que escorre pela parte de trás da garganta
  • Dor facial, pressão ou “plenitude”
  • Uma diminuição do sentido do olfato

Crianças pequenas podem ter outros sintomas, incluindo tosse crônica e halitose (mau hálito). Muitas pessoas com rinossinusite crônica também experimentam fadiga, embora este sintoma não seja usado para diagnosticar rinossinusite crônica (porque há muitas outras causas de fadiga não relacionadas a condições de sinusite). Ainda assim, a fadiga é uma característica proeminente da rinossinusite crônica e pode ser o sintoma mais difícil de se gerenciar.

Como é feito o diagnóstico?

A rinossinusite crônica é provável se uma pessoa tiver tido dois ou mais dos sintomas listados acima por um período de pelo menos três meses. Além disso, deve haver evidência de doença sinusal que possa ser vista em uma tomografia computadorizada dos seios paranasais (TC) ou em um procedimento chamado endoscopia sinusal.

A tomografia computadorizada é um procedimento que leva cerca de 15 minutos e envolve uma série de radiografias da cabeça e rosto. As radiografias dão uma imagem detalhada dos revestimentos do seio e de qualquer muco ou pólipo dentro dos espaços sinusais.

A endoscopia sinusal é um procedimento de consultório em que um médico otorrino usa um tubo fino ligado a uma câmera para ver dentro dos seios. A endoscopia também permite ao médico pegar uma amostra de muco de dentro dos seios para examinar sob o microscópio. (As amostras de muco do nariz, que são mais fáceis de obter, mas não são representativas do que é encontrado nos seios).

Condições relacionadas com a rinossinusite crônica – Os revestimentos do nariz e dos seios paranasais são semelhantes aos revestimentos dos pulmões. Cerca de uma em cada cinco pessoas com rinossinusite crônica também tem asma. As pessoas mais propensas a ter asma são aquelas que têm rinossinusite crônica e pólipos nasais.

Alguns pacientes com rinossinusite crônica, pólipos nasais e asma também têm uma condição chamada intolerância à aspirina. Os sintomas da intolerância à aspirina consistem em um agravamento notável nos sintomas nasais ou torácicos nas primeiras horas após tomar aspirina, ibuprofeno, naproxeno sódico ou outros anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

O agravamento dos sintomas pode envolver congestão nasal súbita, dor e pressão nos seios, sibilos, aperto no peito e tosse. Essas reações podem ser graves e até mesmo fatais. Em contraste, o acetaminofeno (paracetamol) geralmente não agrava sinusite e sintomas de asma. Se você acha que pode ter intolerância à aspirina, você deve evitar a aspirina e outros medicamentos semelhantes e conversar com seu médico.

Quais são os tratamentos?

Os revestimentos do nariz e dos seios são semelhantes aos revestimentos dos pulmões. Cerca de uma em cada cinco pessoas com rinossinusite crônica também tem asma. As pessoas mais propensas a ter asma são aquelas que têm rinossinusite crônica e polipose nasal.

Infelizmente, as pessoas com rinossinusite crônica geralmente precisam de tratamento ao longo da vida para manter os sintomas sob controle. Várias opções de tratamento estão disponíveis para pessoas com rinossinusite crônica, mas nem todos os tratamentos são apropriados para todas as pessoas. Diferentes combinações destes tratamentos serão recomendadas dependendo do tipo de rinossinusite crônica que você tem, da gravidade de seus sintomas e se outras condições também estiverem em jogo (como alergias ou asma).

Os profissionais de saúde geralmente recomendam começar com tratamento agressivo para deixar os sintomas e a inflamação sob controle e, em seguida, mudar para uma abordagem menos agressiva ao longo do tempo.

Os tratamentos potenciais para a rinossinusite crônica incluem:

Modificações no estilo de vida – As pessoas com rinossinusite crônica que fumam cigarros devem parar.

As pessoas que têm alergias ambientais como um fator que contribui para seus problemas de sinusite podem ser capazes de mudar as suas condições de trabalho ou casa para reduzir a exposição aos alérgenos específicos que as incomodam. (Veja o post “Gatilhos da na rinite alérgica”).

Lavagem diária com salina nasal – A maioria das pessoas com rinossinusite crônica descobre que lavar suas narinas diariamente com solução salina ajuda a reduzir os sintomas. Lavar o nariz antes de aplicar medicamentos também limpa o muco e reduz sua interferência com medicamentos.

Gotas, lavagens e sprays nasais de corticoides – Como todas as formas de rinossinusite crônica envolvem algum grau de inflamação (isto é, irritação e inchaço), a maioria das pessoas com a condição precisa de medicamentos para reduzir a inflamação.

Corticóides (comumente chamados de “esteróides”) são medicamentos anti-inflamatórios muito eficazes. Eles também diminuem a produção de muco e ajudam a encolher quaisquer pólipos que possam estar presentes. O uso de corticoides sob a forma de sprays nasais ou gotas tem a vantagem de colocar o medicamento bem onde é necessário e também de não tratar o resto do corpo onde a droga não é necessária, diminuindo efeitos colaterais adversos.

Seu médico provavelmente pedirá que você experimente um spray de corticoide inicialmente, pois os sprays são fáceis de usar. Pulverizações não chegam profundamente nas cavidades dos seios paranasais, mas elas reduzem o inchaço nas passagens nasais e abrem as áreas através das quais os seios drenam. Alguns estão disponíveis sem prescrição, enquanto outros não.

Se os sprays não parecerem estar funcionando bem o suficiente, o seu médico pode sugerir a mudança para gotas nasais ou adicionando uma solução de corticoides nasais à lavagem nasal salina. Gotas ou lavagens nasais ajudam a solução de corticoides a chegar mais para cima nos seios.

Se as gotas são prescritas, você deve colocá-las no nariz, deitado em posições específicas. Isso permite que o líquido se mova para os diferentes seios. O seu médico lhe dará instruções específicas sobre como usar estes medicamentos.

Pílulas de corticoides – Em alguns casos, o seu médico recomendará tomar corticoides (esteroides) pela boca (por via oral). O corticoide oral mais utilizado é a prednisona.

Corticoides tomados por via oral entram na circulação e entregam doses mais elevadas de drogas em comparação com sprays nasais, lavagens ou gotas. Isto pode resultar em melhor tratamento da inflamação e melhoria mais dramática nos sintomas. No entanto, os corticoides tomados por via oral suprimem as respostas imunes normais em todo o corpo e podem causar efeitos secundários. Assim, profissionais de saúde utilizam-os apenas quando necessário.

Antibióticos – Embora a rinossinusite crônica seja muitas vezes causada por inflamação em vez de infecção, infecções dos seios podem desenvolver e agravar os sintomas. Como resultado, algumas pessoas precisam tomar antibióticos. Não é incomum a necessidade de longos cursos de antibióticos, com duração de várias semanas, para tratar totalmente uma infecção sinusal em uma pessoa com rinossinusite crônica.

Modificadores de leucotrienos – Os profissionais de saúde ocasionalmente prescrevem um grupo de medicamentos chamados modificadores de leucotrienos para pessoas com rinossinusite crônica. Estes medicamentos incluem montelucaste, zafirlukast e zileuton. Esses tratamentos trabalham reduzindo a inflamação em uma maneira diferente dos corticoides. Estes medicamentos não são utilizados para todos os tipos de rinossinusite crônica, e eles parecem ser mais úteis para pessoas com rinossinusite crônica com polipose nasal que também têm asma.

Cirurgia – Embora os profissionais de saúde geralmente tentem controlar os sintomas de rinossinusite crônica com medicação primeiro, algumas pessoas precisam de cirurgia para reabrir as passagens dos seios e remover muco preso ou pólipos.

Situações em que a cirurgia é útil incluem as seguintes:

  • quando os sintomas de rinossinusite crônica não melhoram suficientemente com os tratamentos médicos mencionados acima e há evidência de doença sinusal persistente na tomografia computadorizada, como o bloqueio completo de um ou mais seios.
  • quando estão presentes pólipos nasais que não se encolhem suficientemente com o tratamento com esteroides.
  • quando se suspeita de “rinossinusite fúngica alérgica”. Pacientes com rinossinusite fúngica alérgica geralmente têm um ou mais seios que estão completamente bloqueados na tomografia computadorizada. Muitas vezes esses seios parecem na tomografia preenchidos com muco espesso e denso que é difícil de remover de qualquer outra forma, exceto cirurgia. A cirurgia também permite a coleta de amostras de muco, que são necessárias para confirmar o diagnóstico de rinossinusite fúngica alérgica.
  • quando há desvio grave do septo causando obstrução nasal ou dificuldade na drenagem dos seios.

Como discutido acima, a cirurgia pode ser muito útil no tratamento da rinossinusite crônica, embora por si só raramente seja suficiente para controlar os sintomas a longo prazo. Os fatores que causaram os revestimentos dos seios a tornarem-se irritados e inchados e produzirem muco extra devem ser abordados em primeiro lugar. Além disso, como muitas vezes é impossível eliminar esses fatores completamente, a maioria das pessoas necessita de medicamentos para controlar a inflamação ao longo do tempo

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice