Pular para o conteúdo

Desvendando Outras Causas de Dor Torácica Além de Infarto e Angina: Saiba Mais – Parte 2

Introdução:

Seja bem-vindo à segunda parte da nossa discussão profunda sobre as causas da dor torácica. Embora infarto e angina sejam comumente associados a este sintoma, é fundamental compreender que existem inúmeras outras condições médicas que podem gerar essa manifestação desconfortável e preocupante. A dor torácica, de fato, pode ser sinal de algo grave, mas também pode estar ligada a problemas menos alarmantes, contudo, que requerem atenção. Neste artigo, exploraremos outras possíveis causas de dor torácica além de infarto e angina, expandindo nossa visão e conhecimento. Mantenha-se conosco nessa jornada de aprendizado, pois entender o seu corpo é o primeiro passo para cuidar bem dele.

Causa da dor torácicaSintomas comunsTipo de dor
Cardiomiopatia hipertróficaDor no peito, falta de arSemelhante à angina
Dissecção aórticaDor intensa e súbita, sensação de rasgarParte de trás ou entre as escápulas
Angina de PrinzmetalDor no peitoClássica da angina
PericarditeDor no peito, sons cardíacos anormaisPiora com respiração profunda
MiocarditeDor no peitoSemelhante à dor isquêmica
Síndrome XDor no peitoClássica da angina
PneumotóraxFalta de ar, dor no peitoColapso do pulmão
Causas psicológicasDor no peito, hiperventilaçãoVariável

Problemas relacionados às válvulas cardíacas ou ao músculo cardíaco

Problemas nas válvulas cardíacas ou no músculo cardíaco, como a cardiomiopatia hipertrófica, podem causar dor semelhante à angina. Pessoas com diagnóstico de prolapso da valva mitral ou estenose aórtica, por exemplo, podem sentir dor no peito.

Dissecção aórtica

Uma causa rara e grave de dor torácica é a dissecção aórtica, onde as camadas da aorta (principal artéria do corpo) se separam e rompem. A dor da dissecção aórtica geralmente é intensa, súbita e sentida na parte de trás ou entre as escápulas, muitas vezes descrita como uma sensação de rasgar ou lancinante.

Outros problemas cardiovasculares

Angina de Prinzmetal ou Angina Variante

Pessoas sem doença arterial coronariana podem desenvolver a dor clássica da angina devido a um espasmo temporário das artérias coronárias. As artérias são geralmente normais e sem obstruções, embora possa haver bloqueio parcial ocasionalmente devido ao espasmo em um segmento.

Pericardite

A inflamação das membranas ao redor do coração pode causar dor no peito que piora com respirações profundas e pode ser aliviada ao se sentar e inclinar-se para frente. A pessoa pode ter sons cardíacos anormais e alterações características no eletrocardiograma (ECG).

Miocardite

A inflamação do músculo cardíaco também pode causar dor no peito, simulando dor isquêmica. A miocardite é geralmente causada por infecções virais.

Síndrome X

Pessoas com artérias coronárias normais podem sentir dor clássica de angina devido à síndrome X, que é mais comum em mulheres. Essa condição não tem causa conhecida.

Pneumotórax

O colapso de um pulmão permite que o ar escape para o espaço entre a parede torácica e o pulmão.

Causas psicológicas

Transtornos de pânico ou depressão podem levar a dor no peito. Hiperventilação, associada a ataques de pânico, também pode causar dor no peito, às vezes com alterações no ECG.

Dores referidas ou irradiadas

Dores referidas ou irradiadas podem ocorrer quando nervos que fornecem áreas da parede torácica também fornecem tecidos ao redor dos pulmões, diafragma ou revestimento do abdômen. Hérnia de disco ou artrite no pescoço podem causar dor referida no peito.

Natureza

Veja mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice