Pular para o conteúdo

Rinite alérgica na gravidez

A rinite alérgica é uma condição comum que afeta muitas pessoas, e isso inclui mulheres grávidas. Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher passa por alterações, o que pode aumentar a probabilidade de desenvolver rinite alérgica. Neste artigo, discutiremos os sintomas e tratamentos para a rinite alérgica durante a gravidez.

Se você já tem rinite alérgica antes da gravidez, é importante saber que os sintomas podem piorar, melhorar ou permanecer inalterados durante a gestação. No entanto, é comum que as mulheres grávidas apresentem algum grau de congestão nasal nos estágios posteriores da gravidez, mesmo que nunca tenham tido rinite alérgica antes. Isso ocorre devido às mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante a gravidez. Esse tipo de congestão nasal é chamado de “rinite da gravidez”.

É importante ressaltar que a rinite da gravidez não responde aos medicamentos e desaparece após o parto.


Sintomas da Rinite Alérgica

Os sintomas da rinite alérgica durante a gravidez são semelhantes aos sintomas que qualquer pessoa com a condição pode experimentar. Isso inclui:

  • Coriza
  • Congestão nasal
  • Espirros
  • Coceira no nariz, na garganta ou nos olhos
  • Além desses sintomas, algumas mulheres grávidas também podem experimentar outros sintomas, como dores de cabeça, fadiga e irritabilidade.

O que causa rinite alérgica na gestação?

A sophisticated high resolution illustration for a medical post about allergic rhinitis during pregnancy. The image features a gentle and caring fema 1

A rinite alérgica ocorre quando o sistema imunológico reage a alérgenos, como pólen, poeira ou pelos de animais, como se fossem uma ameaça ao corpo. Durante a gravidez, o sistema imunológico da mulher passa por mudanças, o que pode aumentar a probabilidade de desenvolver rinite alérgica.


Tratamento da rinite alérgica na gravidez

A sophisticated high resolution horizontal illustration for a medical post about allergic rhinitis during pregnancy. The image features a gentle and

Durante a gestação, é importante ter cautela em relação ao uso de medicamentos.

A maioria dos medicamentos devem ser evitados ou utilizados na dose mais baixa possível para controlar os sintomas. Se você estiver grávida, é fundamental revisar qualquer medicação que esteja tomando (mesmo que seja de venda livre) e conversar com o seu médico em caso de dúvidas.

No entanto, existem várias opções de tratamento seguras que podem aliviar os sintomas da rinite alérgica durante a gravidez, incluindo:

  • Lavar as passagens nasais com solução salina
  • Usar um umidificador para manter o ar úmido
  • Evitar alérgenos conhecidos, como poeira e pelos de animais
  • Usar máscaras quando estiver exposto a alérgenos
  • Tomar remédios homeopáticos seguros recomendados por um médico

Mulheres que têm rinite alérgica leve podem ser capazes de controlar os sintomas usando apenas spray nasal salino ou irrigação nasal, que não contêm medicamentos. No entanto, se for necessário utilizar medicação para tratar a rinite durante a gravidez, é importante saber quais opções são consideradas possivelmente seguras. Vejamos abaixo:

Spray nasais

Alguns sprays nasais são uma opção sensata para as mulheres grávidas, porque muito menos medicação é necessária para controlar os sintomas quando se é pulverizado diretamente no nariz, em comparação com tomar a mesma medicação por via oral.

Os sprays nasais de Cromolyn, por exemplo, são seguros para uso durante a gravidez, uma vez que apenas uma pequena quantidade de droga é absorvida na corrente sanguínea e nenhum efeito colateral grave é conhecido.

No caso dos corticosteroides nasais, alguns são considerados seguros para uso durante a gravidez. No entanto, é importante salientar que existem mais informações sobre alguns medicamentos do que outros. Por exemplo, um estudo canadense mostrou que o uso da triamcinolona no primeiro trimestre pode aumentar o risco de defeitos congênitos respiratórios. Por esse motivo, é recomendado evitar o uso desse medicamento e optar por outras opções, como a fluticasona, budesonida ou mometasona, durante o primeiro trimestre.

Anti-histamínicos

Cetirizina, loratadina e clorfeniramina são considerados seguros para utilização durante a gravidez.

Descongestionantes

Durante a gestação, é importante ter cautela em relação ao uso da pseudoefedrina, uma vez que a sua segurança não foi completamente confirmada. Por esse motivo, é recomendado evitar o uso dessa substância durante o primeiro trimestre da gravidez, se possível. Após esse período, a pseudoefedrina deve ser usada somente quando necessário e de acordo com a indicação médica. No entanto, é importante ressaltar que ela não deve ser utilizada em mulheres com pressão arterial elevada ou pré-eclâmpsia.

Já a fenilefrina, por outro lado, deve ser evitada completamente durante a gravidez. Isso ocorre porque os efeitos desse medicamento sobre a saúde do feto não foram completamente estudados e, portanto, não se sabe se é seguro utilizá-lo durante a gestação.

Injeções contra alergia

Se você já estava recebendo injeções para tratar a rinite alérgica e nunca teve reações alérgicas no passado, é possível continuar com segurança com as injeções durante a gestação. No entanto, é importante salientar que a dose não deve ser aumentada durante a gestação, uma vez que isso pode aumentar o risco de uma reação alérgica grave, conhecida como anafilaxia.

É importante informar o seu médico caso esteja recebendo injeções para tratar a rinite alérgica antes da gestação, para que o médico possa avaliar o risco-benefício de continuar ou interromper o tratamento.

Esperamos ter ajudado a esclarecer as opções de tratamento para a rinite alérgica durante a gestação e lembramos que é fundamental sempre conversar com o seu médico para garantir a saúde da mãe e do feto.

Veja mais artigos sobre como escolher os melhores produtos para grávidas e para o seu bebê
https://gtdigital.online/dicas-de-saude-para-gestantes-e-produtos-indispensaveis-para-a-chegada-do-bebe/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice