Pular para o conteúdo

Tratamentos eficazes para rinite alérgica

rinite alérgica em criança - Desenho

Introdução:

A rinite alérgica é uma condição comum que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. É uma resposta alérgica a partículas no ar, como pólen, poeira e pelos de animais, que causam inflamação no nariz e outros sintomas incômodos. Embora não haja cura para a rinite alérgica, existem muitos tratamentos eficazes que podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Antes de explorar os tratamentos disponíveis, é importante entender as causas da rinite alérgica. Geralmente, a rinite alérgica é causada por uma reação do sistema imunológico a substâncias que ele reconhece como prejudiciais, mas que são inofensivas para a maioria das pessoas. Essas substâncias, conhecidas como alérgenos, podem variar de acordo com a região geográfica e a época do ano.

  1. Anti-histamínicos Os anti-histamínicos são a primeira linha de tratamento para a rinite alérgica. Eles funcionam bloqueando a ação da histamina, uma substância produzida pelo sistema imunológico em resposta aos alérgenos. Os anti-histamínicos podem ser comprados sem receita médica e estão disponíveis em várias formas, como comprimidos, sprays nasais e gotas oftálmicas.
  2. Corticosteroides Os corticosteroides são medicamentos que reduzem a inflamação causada pela rinite alérgica. Eles podem ser administrados por via nasal, inalatória, oral ou injetável. Os corticosteroides nasais são a forma mais comum de tratamento e são geralmente considerados seguros e eficazes.
  3. Imunoterapia A imunoterapia, também conhecida como vacinação contra alergia, é um tratamento que envolve a administração de doses crescentes de um alérgeno específico ao longo do tempo, com o objetivo de reduzir a resposta do sistema imunológico a esse alérgeno. A imunoterapia pode ser administrada por injeção ou sublingual (sob a língua).
  4. Desensibilização nasal A desensibilização nasal é um tratamento que envolve a administração de doses crescentes de um alérgeno diretamente no nariz, com o objetivo de reduzir a resposta do sistema imunológico a esse alérgeno. Esse tratamento é mais comumente usado para alérgenos ambientais, como ácaros e pólen.

1 – Reduzir a exposição aos gatilhos

Existem algumas medidas simples que podem reduzir a exposição a alérgenos e a gatilhos que provocam rinite alérgica. Essas medidas serão discutidas em detalhes em outro post.

Várias classes diferentes de medicamentos combatem a inflamação que causa os sintomas da rinite alérgica. Os melhores tratamentos dependerão dos sintomas e das preferências pessoais.

2 – Irrigação nasal e spray salino

Lavar o nariz com uma solução de água salgada (salina) é chamado de “irrigação nasal” ou “lavagem nasal”. O soro fisiológico também está disponível em um spray nasal.

A irrigação nasal é particularmente útil para tratar a descarga pós-nasal, espirros, secura nasal e congestão. O tratamento ajuda a lavar alérgenos e irritantes do nariz. Irrigação nasal também limpa o revestimento nasal. Os pacientes realizar a limpeza nasal  antes de aplicar sprays contendo medicamentos para obter um efeito melhor da medicação.

A irrigação nasal com solução salina aquecida pode ser realizada conforme necessário, uma vez por dia ou, se os sintomas forem graves, duas vezes por dia. A irrigação nasal possui poucos riscos quando realizada corretamente e com solução salina feita com água esterilizada. Os sprays nasais salinos e os kits de irrigação podem ser comprados livremente. As misturas salinas também podem ser adquiridas ou os pacientes podem fazer sua própria solução.

Podem ser utilizados vários dispositivos, incluindo seringas e frascos de sprays para efetuar a irrigação nasal. Pelo menos 200 ml de líquido (solução salina feita com água destilada ou fervida ou soro fisiológico estéril) é recomendado para cada narina.

Criança fazendo irrigação nasal com Soro

Como usar um spray nasal ?

Os sprays nasais funcionam melhor quando são usados corretamente e quando a medicação permanece no nariz, em vez de escorrer na parte de trás da garganta. Se o nariz está com crosta ou contém muco, o paciente pode limpá-lo com um spray nasal salino antes de um spray nasal que contém medicação.

A cabeça deve estar posicionada normalmente ou com o queixo ligeiramente abaixado. O spray deve ser dirigido para longe do septo nasal (a cartilagem que divide os dois lados do nariz). Após a pulverização, fungue suavemente para puxá-lo para as partes mais altas do nariz. Evite fungar muito, pois isso pode resultar na drenagem do medicamento para a garganta.

Algumas pessoas acham que segurando uma narina fechada com um dedo melhora a sua capacidade mover o spray para a parte superior do nariz. Cuspa fora qualquer medicamento que vá para a garganta, uma vez que o mesmo não é eficaz a menos que permaneça no nariz.

Efeitos colaterais – Os efeitos colaterais dos esteroides nasais são leves e podem incluir um cheiro ou sabor ligeiramente desagradável ou secagem do revestimento nasal. Em algumas pessoas, os esteroides nasais causam irritação, crostas e sangramento do septo nasal, especialmente durante o inverno. Os pacientes podem minimizar estes problemas reduzindo a dose do esteroide nasal, aplicando um gel nasal hidratante ou pulverizando o septo antes de usar o spray, ou mudando para um spray à base de água (em vez de álcool).

Estudos sugerem que os esteroides nasais são geralmente seguros quando usados por muitos anos. No entanto, se os pacientes usarem esses medicamentos durante anos, eles devem realizar exames nasais periódicos para verificar se há efeitos colaterais raros, como infecção nasal.

Corticóides tomados como comprimido ou inalados para os pulmões podem ter efeitos colaterais, especialmente quando tomados por longos períodos de tempo. Já as doses utilizadas em esteroides nasais são baixas e não estão geralmente associadas a esses efeitos colaterais. Geralmente os clínicos recomendam usar a menor dose eficaz.

O uso de sprays nasais de corticoides pode diminuir ligeiramente a taxa de crescimento em algumas crianças, se usado por longos períodos de tempo. Se uma criança requer um spray de esteroides nasais por mais de dois meses no ano, o responsável deve conversar com seu médico para aconselhamento.

Descongestionantes

Os descongestionantes (como a pseudoefedrina ou a fenilefrina) são frequentemente combinados com anti-histamínicos em antialérgicos orais, sem receita. No entanto, a fenilefrina não é eficaz no tratamento da rinite alérgica.

Descongestionantes orais elevam a pressão arterial e não são adequados para pessoas com pressão arterial elevada ou certas doenças cardiovasculares. Os homens com um alargamento da próstata que têm dificuldade em urinar podem notar um agravamento deste sintoma quando tomam descongestionantes.

Também estão disponíveis descongestionantes sob a forma de sprays nasais, incluindo oximetazolina e fenilefrina. No entanto, estes NÃO são recomendados para o tratamento da rinite alérgica. É melhor usar um medicamento que pode ser tomado com segurança por semanas ou mesmo meses, como um spray de corticosteroides nasais. Os sprays descongestionantes nasais não devem ser usados por mais de dois a três dias de cada vez porque podem causar um tipo de rinite chamado “rinite medicamentosa”, o que faz com que o nariz permaneça constantemente congestionado, levando a um ciclo vicioso em que a medicação é repetidamente. Esta condição pode ser difícil de tratar.

Cromolyn

Cromolyn previne os sintomas de rinite alérgica, interferindo na capacidade de células alérgicas para liberar substâncias químicas naturais que causam inflamação. Esta droga está disponível como um spray nasal sem receita, que deve ser usado três a quatro vezes por dia, de preferência antes dos sintomas terem começado, para efetivamente prevenir os sintomas da rinite alérgica.

Pílulas de imunoterapia colocadas sob a língua

A imunoterapia sublingual é uma forma de imunoterapia que é dada com uma pílula diária que se dissolve sob a língua. A imunoterapia sublingual é administrada todos os dias durante vários meses do ano. A primeira dose é dada no consultório clínico, mas depois disso, os pacientes podem tomá-la em casa. Este tipo de tratamento não envolve injeções e é muito seguro, pois raramente provoca reações alérgicas graves. No entanto, ele só está disponível para alguns tipos de alergias, e se os pacientes se esquecerem de tomar os comprimidos diariamente, o tratamento pode não funcionar.

Outros tratamentos

Outras drogas podem ser recomendadas para algumas pessoas com rinite alérgica.

  • Ipratrópio – A atropina nasal é eficaz para o tratamento de corrimento nasal grave. Este fármaco, disponível como brometo de ipatrópio, não é geralmente recomendado para pessoas com glaucoma ou homens com uma próstata alargada.
  • Modificadores de leucotrienos – A liberação de substâncias chamadas leucotrienos pode contribuir para os sintomas da rinite alérgica. Medicamentos que bloqueiam as ações dos leucotrienos, chamados modificadores de leucotrienos, podem ser muito úteis em pessoas com asma e rinite alérgica. No entanto, os corticosteroides nasais são mais eficazes do que os modificadores de leucotrienos para o tratamento da rinite alérgica. Assim, os modificadores de leucotrienos são geralmente reservados para pessoas que também têm asma ou que não podem tolerar sprays nasais (devido a hemorragias nasais).
Super Rinite Alergica Futurista Bela Imagem

Veja mais:

3 comentários em “Tratamentos eficazes para rinite alérgica”

  1. Avatar
    Paloma de Castro Malta Ribeiro Antonelli

    Seria legal usar também junto ao nome científico os nomes comerciais das medicação para leigos como eu entenderem melhor. Por exemplo o que seria a desloratadina? Li tudo mas não sei!

    1. Avatar

      Olá! Obrigado pelo seu comentário e sugestão. Compreendo que nem sempre é fácil identificar os medicamentos pelos seus nomes científicos. A desloratadina é um anti-histamínico utilizado para tratar sintomas de alergias, como coriza, espirros, coceira e olhos lacrimejantes. No Brasil, alguns nomes comerciais da desloratadina incluem Desalex, Neolor e Loratamed.

    2. Avatar

      Olá! Agradeço pelo seu comentário e sugestão. Entendo que, para leigos, pode ser mais fácil compreender os nomes comerciais das medicações em vez dos nomes científicos. A desloratadina é um exemplo de nome científico de um medicamento. Ela é um anti-histamínico usado no tratamento de alergias, como rinite alérgica e urticária. Alguns nomes comerciais da desloratadina incluem Desalex, Neolor e Loratamed. No entanto, lembre-se de que existem várias outras marcas disponíveis no mercado e os nomes comerciais podem variar de país para país. Sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento e peça orientações sobre a medicação mais adequada para o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice