Pular para o conteúdo

Esteatose hepática e esteatohepatite não-alcóolica

INTRODUÇÃO – A doença hepática gordurosa não-alcoólica é uma condição médica que se caracteriza pelo acúmulo de gordura (chamada infiltração gordurosa) no fígado.

Existem dois tipos de infiltração gordurosa do fígado:

? O fígado gorduroso não alcoólico é uma condição geralmente benigna em que a infiltração gordurosa é simples e não há inflamação
? Esteatohepatite não-alcoólica (NASH) em que há infiltração gordurosa junto com inflamação hepática.
Para ser diagnosticado com qualquer forma, uma pessoa não pode ter uma história de uso de álcool pesado ou outro problema que pode estar causando a condição de fígado (como uma infecção com o vírus da hepatite C).

Fígado gorduroso não-alcoólico (NAFL) é uma condição geralmente benigna que se tornou cada vez mais comum nos Estados Unidos e Europa Ocidental como ganho de peso e obesidade se tornaram mais comuns. É agora a causa mais comum de transtorno hepático nos Estados Unidos e outros países industrializados ocidentais.

O NAFL é freqüentemente detectado quando os exames de imagem do abdômen são obtidos por outras razões (como o uso de um ultra-som para procurar cálculos biliares). As análises de sangue do fígado são normais, ou pode haver ligeiro aumento em duas das enzimas feitas pelo fígado, a ALT sérica (alanina aminotransferase) e / ou a AST sérica (aspartato aminotransferase). O diagnóstico pode ser confirmado com um ultra-som no quadrante superior direito. Se os testes de sangue do fígado são muito elevados ou se houver outros sinais de doença hepática (como amarelamento da pele), então uma biópsia do fígado pode ser recomendada para procurar outros problemas, como esteatohepatite não alcoólica (NASH).

A perda de peso é o principal tratamento para quem está em sobrepeso ou com obesidade.

A maioria dos pacientes com esteatose hepática nunca irão desenvolver inflamação (NASH), embora alguns terão esse problema.

Esteatohepatite não-alcoólica (NASH) é uma condição que causa inflamação e acúmulo de gordura e tecido fibroso (cicatriz) no fígado. Os níveis de enzimas hepáticas no sangue podem ser mais elevados do que as elevações suaves observadas com o fígado gordo não alcoólico (NAFL). Embora uma condição semelhante pode ocorrer em pessoas que abusam de álcool, NASH ocorre naqueles que bebem pouco ou nenhum álcool. A causa exata da NASH é desconhecida. No entanto, é visto com mais freqüência em pessoas com certas condições médicas, como diabetes, obesidade e resistência à insulina. Esta combinação de desordens, muitas vezes é chamado de síndrome metabólica.

Não está claro quantas pessoas têm NASH porque não causa sintomas. No entanto, NASH é diagnosticado em cerca de 3 a 5 por cento das pessoas nos Estados Unidos que têm uma biópsia do fígado. A maioria das pessoas está entre as idades de 40 e 60 anos, embora a condição também pode ocorrer em crianças com idade superior a 10 anos.

NASH é visto mais frequentemente em mulheres do que em homens.

A causa da NASH não é clara, embora a investigação está em curso na tentativa de encontrar tratamentos eficazes. No momento presente, o tratamento da NASH concentra-se no controle de algumas das condições médicas associadas a ele (como diabetes e obesidade) e monitoramento da progressão. Alguns estudos sugerem que as pessoas que bebem café têm um menor risco de desenvolver cicatrização do fígado, e alguns pesquisadores sugeriram que o consumo moderado de café pode ser benéfico.

Tal como acontece com a doença hepática gordurosa não alcoólica, as pessoas com NASH devem ser vacinadas contra a hepatite B, se ainda não estiverem imunes.

 

Quais as condições associadas à esteatohepatite não-alcoólica?

Embora a causa da NASH é desconhecida, é mais freqüentemente observada em pessoas com uma ou mais das seguintes condições.

? Obesidade – Mais de 70 por cento das pessoas com NASH são obesos. A maioria das pessoas obesas com NASH são entre 10 e 40 por cento mais pesado do que seu peso corporal ideal.
? Diabetes – Até 75 por cento das pessoas com NASH têm diabetes tipo 2.
? Hiperlipidemia – Cerca de 20 a 80 por cento das pessoas com NASH têm hiperlipidemia (níveis elevados de triglicéridos no sangue e / ou níveis elevados de colesterol no sangue).
? Resistência à insulina – A resistência à insulina refere-se a um estado no qual o corpo não responde adequadamente à insulina. A resistência à insulina geralmente ocorre em pessoas com hiperlipidemia que são obesas;

Este grupo de sintomas é conhecido como a síndrome metabólica e é freqüentemente visto em pessoas com NASH

? Drogas e toxinas – Vários fármacos utilizados para tratar condições médicas têm sido associados à NASH, incluindo amiodarona (marcas: Ancoron), tamoxifeno, esteróides (prednisona, hidrocortisona) e estrogênios sintéticos. Os pesticidas que são tóxicos para as células também têm sido associados à NASH.

 

Quais os sintomas de esteatohepatite não alcoólica?

A maioria das pessoas com NASH não tem sintomas. Raramente, NASH é diagnosticado em pessoas com fadiga, uma sensação geral de estar doente e um desconforto vago no seu abdômen superior direito, embora não esteja claro se estes sintomas estão relacionados com NASH.

 

Como se faz o diagnóstico de esteatohepatite não-alcoólica?

NASH é mais frequentemente descoberto durante os testes laboratoriais de rotina. Testes adicionais ajudam a confirmar a presença de NASH e descartam outros tipos de doença hepática. Os exames de imagem (como ultra-som, tomografia computadorizada ou ressonância magnética) podem revelar acúmulo de gordura no fígado, mas não podem diferenciar a NASH de outras causas de doença hepática com aparência semelhante. Uma biópsia hepática pode ser necessária para confirmar a NASH se outras causas de doença hepática não puderem ser excluídas.

Testes de enzimas hepáticas

No exame de sangue podem ser testadas duas enzimas hepáticas (aspartato aminotransferase [TGO] e alanina aminotransferase [TGP) que estão elevadas em cerca de 90 por cento das pessoas com NASH.

Outros exames de sangue – análises de sangue adicionais são úteis para descartar outras causas de doença hepática. Estes geralmente incluem testes para hepatite viral (hepatite A, B ou C), e podem incluir testes para causas menos comuns de doença hepática.

Biopsia do fígado – Embora outros testes possam sugerir um diagnóstico de NASH, às vezes uma biópsia do fígado é necessária para confirmá-lo. Uma biópsia hepática pode ser necessária se outras causas de doença hepática não puderem ser descartadas com exames padrão de sangue e imagem. A biópsia do fígado também pode ajudar a determinar a gravidade da inflamação, detectar cicatrizes do fígado (fibrose ou, quando grave, cirrose), e pode fornecer pistas sobre o curso futuro da condição. O procedimento envolve a coleta de uma pequena amostra de tecido hepático, que é enviado para um laboratório para exame microscópico e testes bioquímicos.

 

Quais os tratamentos para esteatohepatite não-alcoólica?

Não há cura para a NASH. O tratamento visa controlar as condições que estão associadas com a NASH, tais como obesidade, diabetes e hiperlipidemia. Vários tratamentos experimentais estão sendo estudados com medicamentos que tratam a resistência à insulina.

Perda de peso – redução de peso pode ajudar a reduzir os níveis de enzimas hepáticas, insulina, e pode melhorar a qualidade de vida. A perda de peso deve ser gradual (não mais de 1,6 kg por semana), já que uma rápida perda de peso tem sido associada com piora da doença hepática. Um médico ou nutricionista pode fornecer um plano de perda de peso individualizado.

Tratamento da resistência à insulina – Várias drogas estão disponíveis para pessoas com resistência à insulina, e eles estão sendo estudados em pacientes com NASH. Seu papel ainda não está provado.

Mais informações sobre tratamentos para a resistência à insulina estão disponíveis em uma revisão tópica separada.

Vitamina E – Para as pessoas com formas graves de NASH que também não têm diabetes ou doenças cardíacas, os profissionais de saúde às vezes recomendam suplementos de vitamina E. Há alguma evidência de que a vitamina E pode reduzir alguns dos danos no fígado que ocorre como parte da NASH, mas a evidência é fraca, e há também evidências de que altas doses de suplementos de vitamina E aumentam o risco de morte. Não tome vitamina E, a menos que o seu médico o recomende.

Medicamentos diversos – Vários medicamentos novos estão sendo testados em pacientes com EHNA, mas nenhum deles ainda provou ser benéfico em estudos grandes e de longo prazo.

 

 

Prognóstico de esteatohepatite não-alcoólica 

NASH é tipicamente uma condição crônica (ou seja, persiste por muitos anos). É difícil prever o curso de NASH em um indivíduo. Poucos fatores têm sido úteis na previsão do curso desta condição, embora características na biópsia do fígado podem ser úteis.

A boa notícia é que a maioria das pessoas com NASH não irá desenvolver problemas graves de fígado. Além disso, testes de função hepática são estáveis ao longo do tempo na maioria das pessoas com NASH.

No entanto, NASH pode progredir em algumas pessoas. Um estudo que acompanhou os danos ao fígado ao longo do tempo mostrou que a condição melhorou em cerca de 3 por cento das pessoas, manteve-se estável em 54 por cento das pessoas, e piorou em 43 por cento das pessoas.

A complicação mais grave da NASH é a cirrose, que ocorre quando o fígado fica gravemente marcado. Em um estudo, entre 8 e 26 por cento das pessoas com NASH desenvolveu cirrose. As mulheres diabéticas mais velhas podem estar em risco aumentado.

Pessoas com NASH muitas vezes têm a síndrome metabólica (resistência à insulina, obesidade e hiperlipidemia). A síndrome metabólica coloca as pessoas em maior risco de doença cardíaca. A boa notícia é que os tratamentos para NASH (particularmente perda de peso) também ajudam a tratar os outros problemas que são parte da síndrome metabólica.

Revisão da literatura atualizada até março de 2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice