Pular para o conteúdo

Valsa e dança dos noivos (dicas)

Valsa e dança do casamento  

web-noivos-na-pista

Fiquei muito feliz com a dança do casamento. Muitos conhecidos nem sabiam que eu gostava de dança de salão, e esse foi um dos momentos mais comentados desse dia tão especial. Recebi com alegria os elogios.

E agora, muitas noivas e noivos estão entrando em contato para pedir informações sobre a música, o coreógrafo e outros detalhes da dança.

Relembrar um momento tão mágico será um prazer. Então, vou compartilhar com vocês algumas dicas para quem está planejando se casar e deseja realizar uma valsa ou uma dança.

Dicas rápidas:

  • Ensaie alguns dias com roupas e sapatos parecidos com os que você usará no dia do casamento.
  • Mantenha uma boa postura nos ensaios: ombros relaxados, cabeça erguida, olhares conectados, abdome contraído e escápula levemente contraída. Noivas na ponta do pé.
  • Sorria (na verdade, o sorriso foi natural, pois, como mencionei, foi um dia muito feliz)

A medida que eu for relembrando toda a preparação, compartilharei novas dicas.

Primeiro passo
“Toda grande jornada começa com um primeiro passo.”

Essa frase sempre me vem à memória. Não adianta sonhar se não nos mexermos e irmos atrás do que tanto queremos. Talvez o mais difícil seja realmente o primeiro passo. Depois, tudo parece começar a fluir.

Primeira decisão:

Nossa primeira decisão foi sobre o estilo da dança:

Optamos por manter a tradição da valsa e deixar uma segunda música livre de estilo (acabou sendo um bolero moderno com traços de zouk).

E eu ainda queria um samba de gafieira no meio da festa.

Como foi a escolha da música para a valsa?

Sendo sincero, no começo não escolhi a valsa que dançamos (Once Upon a Dream).

Eu fiquei encantado com a apresentação da Paola Oliveira na Valsa da Dança dos Famosos e decidi que queria a mesma coreografia para o casamento.

Fiz cerca de 10 aulas para aprender toda a coreografia. No final das 10 aulas, eu estava dançando “mais ou menos” a valsa, mas quando juntava para dançar com minha noiva, que tinha feito poucas aulas, não saía nem 20 segundos de valsa.

Foi quando caímos na real e percebemos que éramos médicos que nunca dançaram valsa e sem muito tempo para treinar. Percebemos que dançar uma valsa rápida com passos avançados, com todo o peso do vestido da noiva, não seria algo provável de acontecer.

Nesse ponto, fica uma dica para os noivos:

…por mais que o casamento seja um sonho em conjunto, a noite do casamento é, em especial, da noiva…

Dessa maneira, deixei que a música da valsa e a música da dança fossem escolhidas pela noiva.

A Valsa da Bela Adormecida (Once Upon a Dream) e Thinking Out Loud – Ed Sheeran foram as selecionadas entre as milhares de músicas…

Quanto tempo de preparação após a escolha das músicas?

08 meses

Fizemos a primeira aula dia 31 de outubro de 2015

Quem foram os coreógrafos?

Jean e Érica são para mim os melhores coreógrafos de Ribeirão Preto e também os melhores na Dança de Salão na cidade.  Isso nos ajudou muito a ter uma dança que nos agradasse.

Como foram as aulas?

O que parecia muito tempo, 08 meses, na verdade nos enganou. Só tínhamos aula de sábado e muitas vezes surgiam imprevistos (plantões, viagens, etc) e nada de aula.

Foi passando o tempo e foi ficando parecendo que teria que deixar de lado minha grande vontade de dançar um samba de gafieira…mas como todo bom brasileiro, eu não iria desistir tão fácil.

Quais as dificuldades que foram surgindo?

Primeira dificuldade – O sapato da noiva

web-cinderella

Quando eu descobri que a minha noiva tinha escolhido um sapato com um salto de 10,0 cm eu quase cai para trás.

Como que eu iria achar um sapato de dança que tivesse imensos 10 cm de salto?

Impossível, pesquisei muito….mas não tinha em nenhum canto do Brasil um sapato de dança com 10 cm de salto, que ficasse pronto a tempo de treinarmos com ele.

Como dançar com um sapato que a minha noiva não conseguia no começo fazer uns passos básicos de dança?

Segunda dificuldade – O vestido da noiva

web-making-of-noiva-studio-surinai-1

Durante muito tempo, a escolha do vestido tinha ficado como um segredo. Mas chegando perto do casamento, fui cada vez mais querendo saber como era o vestido e se realmente nós iriamos conseguir dançar. Eis que a minha noiva me fala:

-Meu vestido é estilo princesa, comprimido e com bastante volume….e bem pesado!

Além disso o vestido foi feito de tal maneira que o braço não poderia subir muito….só essa informação já me fez achar que nossa dança estava condenada…

Encontrando as soluções para o sapato e o vestido

Mesmo com todas as dificuldades eu queria dançar um samba de gafieira com velocidade moderada!

Houve momentos em que minha noiva, claramente pensava que o samba de gafieira seria desastroso.

Mas eu sinceramente me empenhei

Fui em várias costureiras para tentar criar um saiote que imitasse o vestido da noiva…não deu certo…Depois fui em um loja de noivas bem antigas e comprei um saiote de verdade…bem volumoso….o suficiente para imitar o vestido da noiva nos treinos…

O sapato, rodei todas as lojas de sapatos de dança de ribeirão preto…depois fomos em toda as lojas do shopping….só de passar nas vitrines eu já sabia cada milímetro de cada salto de sapato de tanto sapatos vistos..

E ainda tinha o problema do solado.

Um dica importante: Conhecer o tipo do piso para escolher o solado ideal.

Se for por exemplo uma borracha, vai prender muito….os giros não vão sair.

Se for muito liso, logicamente, vai escorregar, tirando a confiança do equilíbrio.

O que acabei fazendo foi escolher um sapato de borracha e levar até um sapateiro para colocar um solado parecido com couro de dança.

Porém acabou ficando muito escorregadio.

Me falaram para usar pó de breu. Cheguei a comprar o tal pó. Mas não funcionou muito.

O jeito foi pegar um estilete e ficar fazendo vários riscos no solado até atingir o atrito necessário para não escorregar muito no piso.

E a pista de Dança?

A nossa pista de dança foi adquirida com a Filx pista de Led.

Houve muita dúvida sobre o tamanho da pista. Eu queria sem dúvida o maior tamanho 7x6metros.  Porém muitos diziam que iria ficar muito grande e tal.

Nesse ponto eu insisti e ganhei o apoio da decoradora que nos disse que o tamanho ficaria bom para o número de convidados, e que ficaria bonita.

Depois de decidido o tamanho da pista, treinamos em cima do tamanho que tínhamos.

Fiz a marcação com um fita adesiva (dessas que os policiais usam para isolar alguma área em perigo) tanto na minha sala de casa (que estava sem móveis ainda) como no salão da nossas aulas de dança.

Nesse ponto, agradeço a Luciana que nos cedeu o Salão da Casa de Campo em uma noite para  podermos ensaiar no local pelo menos por um dia.

E agradeço o Harak da Conceito Videos que se disponibilizou a ir no local para verificar os melhores pontos para filmagem.

Dica: Ensaie já com o tamanho que você terá disponível no dia.

Nos ensaios mude sempre a posição de dançar pois na hora da dança você vai ficar completamente sem referência…acredite!

Qual a dica sobre o vídeo?

Além de contratar uma boa equipe de vídeo. As filmagens que ficaram mais bonitas para o vídeo de dança e também para o vídeo do casamento, foram as capturas em steadicam

‘’A steadicam é um equipamento criado por Garrett Brown. Consiste de um sistema em que a câmera é acoplada ao corpo do operador por meio de um colete no qual é instalado um braço dotado de molas, e serve para estabilizar as imagens produzidas, dando a impressão de que a câmara flutua.’’

Tirei essa explicação do google pois não conhecia o termo. Só fiquei conhecendo depois que vi as belas filmagens que o Daniel fez usando esse estilo.

É preciso saber dançar para fazer uma apresentação?

Não, eu não sabia dançar Valsa.

Sempre tive dificuldade em dança. Já disse que toda a facilidade que tenho para aprender medicina, me falta nas danças em gerais.

Há pessoas que já são mais preparadas. Minha noiva treinou bem menos do que eu e não cometeu erros.

Não é meu caso, minha esposa mesmo fala que eu sou muito confiante em tudo que faço, mas na dança parece o contrário.

No meu caso foi dedicação mesmo

Quando chegou 40 dias antes do casamento eu decidi que iria treinar meus passos sozinhos todos os dias.

Todos os dias, tivesse ou não de plantão eu treinava pelo menos 30 minutos, em média 01 horas, as vezes 02 horas.

Mesmo que fosse uma ou duas horas da madrugada, eu não ia dormir enquanto não treinasse pelo menos um pouco.

Queria dançar a valsa, a dança livre e o samba.

E afinal de contas, como foi o samba?

[wpvideo pJ3CH802]

Bom, o samba foi quase no final da festa, já estava tão feliz com todos os familiares e amigos presentes, com minha noiva que estava perfeita comigo e com tudo de bom que tinha acontecido; que na verdade, poderia dar certo ou não, não iria melhorar ou estragar o casamento.

E eis que o samba deu totalmente errado….Logo no começo da dança meu sapato enroscou no vestido da minha noiva, no desespero para eu tentar me livrar do enrosco, torci o ombro. Doeu bastante…achei que tinha lesionado no começo….

Mas era nosso dia….nossos amigos todos presentes nos incentivando a tentar novamente. Ganhamos uma segunda chance.

Uma segunda chance não se desperdiça né?

E por fim….deu tudo certo!

Parece que foi muito esforço, valeu a pena?

Tentei resumir, pois na verdade a programação da dança deu muito mais trabalho do que escrevi e do que se possa imaginar, mas valeu muito a pena.

O Casamento foi um sonho, o Casamento dançando com a Dani no cenário de conto de fadas, se transformou em um momento mágico que será para sempre lembrado por nós!

Sou médico e descobri que a medicina suga muito o tempo da maioria dos médicos. Infelizmente hoje a dança de salão ocupa um espaço pequeno na minha vida. Mas a satisfação desse momento, não vai se apagar.

Espero que vocês noivos que se interessaram em dançar no casamento, tenham muito sucesso, aproveitem muito esse dia tão especial e sejam muito felizes!

 Veja mais:

3 comentários em “Valsa e dança dos noivos (dicas)”

    1. Avatar

      Olá Carla! Fico muito feliz em saber que você gostou do artigo e encontrou valor no conteúdo que compartilhamos. Nos esforçamos para fornecer informações relevantes e de qualidade aos nossos leitores.

      Agradeço pelo seu comentário e pelo elogio. Esperamos que você continue acompanhando nossas publicações e encontrando informações úteis. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para compartilhar conosco. Tenha um ótimo dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice